Pesquisar

Viçosa

Por Isabela Ferreira Alves para o Estado de Minas (EM) Prefeito diz não mais aguentar a pressão e decide liberar economia Viçosa, na Zona da Mata mineira, decidiu, nesta quinta-feira (10) aderir ao Programa Minas Consciente, do governo do estado, passando para a onda verde, fase mais permissiva do plano estadual. O Minas Consciente prevê, conforme parâmetros de acompanhamento da COVID-19 nos municípios e capacidade de atendimento aos doentes, quais atividades econômicas devem ser liberadas. Em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito Ângelo Chequer fez um desabafo público. "Confesso a vocês, estou cansado e vamos perder essa luta (contra o novo coronavírus), por teimosia”, disse. Ele se referia aos vários setores da classe empresarial que pressionam a administração municipal para o fim do isolamento social como forma de prevenção à COVID-19 e maior liberação da economia. “A pressão é muito forte sobre o comitê especial da doença que criamos, sobre a Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, temo até mesmo pela nossa integridade física”, lamentou Chequer. Programas como o rodízio de CPF, pelo qual os moradores da cidade têm dias certos para se dirigirem às compras, no comércio local e às barreiras sanitárias ficam extintos. Clubes, bares e cinemas, que permaneciam fechados, vão ser abertos, com a adesão ao Minas Consciente e consequente migração para a onda verde do plano, conforme orientado pelo estado. “As pessoas não conseguem entender que dependemos economicamente dos estudantes e que as aulas não vão voltar. Houve um declínio de apenas 5% nas notas fiscais emitidas em Viçosa e, em contrapartida, somos a cidade com os melhores índices de enfrentamento à COVID-19 na Região Sudeste e a segunda melhor do Brasil. Só que, agora, não interessa mais quantas vidas foram poupadas. Então, não reclamem se nossa estrutura de saúde não suportar”, alertou. Balanço De acordo com o último balanço, houve dois novos casos da COVID-19 confirmados em Viçosa, nesta quinta-feira (10). Uma mulher de 57 anos testou positivo em laboratório particular. Ela não apresentou sintomas. O segundo caso trata-se de um homem de 73 anos, que apresentou dor no corpo, cansaço e perda do apetite. O teste PCR foi feito no laboratório da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com essas ocorrências, o município registra 315 casos positivos. São 29 pessoas em isolamento domiciliar, uma internada em leito clínico, dois óbitos e 283 curados. Nos hospitais, dois leitos clínicos estão ocupados com um paciente de Viçosa com diagnóstico positivo e um de Cajuri. Um paciente de Porto Firme está internado em UTI.    

15/09/2020– 16:58

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) acaba de lançar o livro Café Arábica do plantio à colheita, com informações sobre os aspectos mais importantes da cultura do café. A UFV é integrante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embra-pa) Café, e publica o livro com os créditos autorais de Ney Sakiyama, Hermínia Martinez, Marcelo Tomaz e Aluízio Borém. Ao longo dos 13 capítulos, a obra trata de assuntos como descrição botânica, produção de mudas e plantio, nutrição e adubação, identificação, entre outros tópicos, numa escrita clara e objetiva,visando orientar e transferir o conhecimento para estudantes, técnicos e cafeicultores. O Brasil se destaca, há várias décadas, como o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café, em nível mundial. Estima-se que o consumo global do produto gira em torno de 168 milhões de sacas. Em 2020, a safra brasileira deverá ser de aproximadamente 60 milhões de sacas de 60 kg, volume físico que corresponde a 35% do consumo mundial do produto. De acordo com a UFV, a produção dos cafés do Brasil se desponta como uma das atividades agrícolas mais importantes para o país, gerando mais de US$ 5 bilhões de receita cambial com exportações e aproximadamente R$ 29 bilhões de faturamento bruto das lavouras cafeeiras.

06/09/2020– 12:13

Na noite do dia 27 de agosto, por volta das 22h20min, um homem ameaçou matar a filha e se suicidar após discussão com a sua esposa na Rua Nossa Senhora das Graças, no Bairro Bom Jesus, em Viçosa. Ele foi detido por que os policiais encontraram armas de fogo em sua residência. A mulher do homem disse aos policiais militares que quando estava chegando do trabalho recebeu uma ligação do seu esposo, reclamando da vida conjugal, parecendo estar sob o efeito de bebida alcoólica. Temendo sofrer agressões, ela se deslocou para a casa da sua mãe, mas mesmo assim o homem continuou a fazer ligações a ofendendo com palavras, além de dizer: “se você não vier aqui, vou matar nossa filha com um tiro e me matar”. A PM recebeu o chamado da ocorrência e destacou uma viatura para o atendimento. Chegando ao local eles abordaram e deram buscas no homem e na casa, onde encontraram 02 (dois) revólveres, de calibres 32 e 38, em locais distintos: em uma gaveta e na porta do guarda-roupa. O homem disse aos militares que as armas de fogo tinham pertencido ao seu avô que deixou de herança para ele.   Com informações do Portal "Primeiro a saber".  

02/09/2020– 19:28

A PM de Meio Ambiente de Meio de Viçosa atendeu denúncia anônima, alegando que uma empresa, estaria realizando maus-tratos a animais, contrariando a Lei Federal que regulamenta o uso científico de animais para fins de pesquisa. Os policias militares constaram irregulares e aplicaram multas no valor de R$ 229.380,44. Trabalharam na ação policial em agosto, dia 11:2º sargento Marum; 3° sargento Lúcio Roque; 3º sargento Rigueira e o cabo da PM Souza.   No local vistoriado pelos policiais existem um canil, um gatil, uma suinocultura, uma bovinocultura e uma equinocultura onde são realizados experimentos científicos com medicamentos veterinários. Em consulta ao sistema, a empresa possui credenciamento no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).   No boletim de ocorrência da PM ficou anotado que foram encontrados no canil alguns cães com doença de pele (sarna), que segundo o responsável, são para testar a eficácia dos medicamentos veterinários. Os resultados obtidos são enviados ao laboratório responsável pelo medicamento. Houve registro de equinos com doenças de pele para a mesma finalidade.   Na empresa também foram encontrados 02 (dois) abatedouros, um de animais de médio porte (suínos) e o outro para animais de grande porte (bovinos e equinos). A empresa não possuía licenças para o funcionamento das atividades potencialmente poluidoras, como a suinocultura e o abate de animais de médio e grande porte. Foram lavrados autos de infração e suspensas suas atividades até a devida regularização junto ao órgão ambiental.   A PM de Meio Ambiente constatou a existência de 02 (dois) poços tubulares com diâmetros de 100 milímetros, divergindo da informação prestada para a equipe. Eles apresentaram certidão de uso insignificante para os 02 (dois) poços, onde constava o diâmetro dos poços com 150 milímetros, ou seja, ficou evidenciada a inserção de dados falsos no sistema do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).   As declarações falsas prestadas na certidão de registro de uso insignificante da água amoldam-se ao crime de falsidade ideológica tipificado no artigo 299 do decreto-lei no 2.848/1940 (Código Penal): “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante  

02/09/2020– 12:07

A prefeitura de Viçosa repassou R$ 100 mil para a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA) para a realização de mil castrações de cães e gatos na cidade. O convênio tem o objetivo de realizar o controle populacional de animais em situação de rua. Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não podem arcar com os custos de uma castração, também terão prioridade para a castração dos animais de estimação. Os recursos financeiros são destinados à contratação de veterinários, compra de medicamentos, anestésicos e materiais necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Todos os animais castrados serão registrados e marcados na orelha com uma espécie de tatuagem em formato de coração, para que possam ser identificados posteriormente. O cadastro dos animais para a castração é feito pelo formulário disponível na internet, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos, assim como o envio de uma conta de água como comprovante de endereço. O tutor deve preencher um formulário para cada animal que deseje castrar. É possível também levar um animal em situação de rua para castrar e dar lar temporário durante a recuperação e, quem sabe, adotá-lo de forma permanente.  

07/08/2020– 10:10

O setor de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde e o Departamento de Fiscalização da secretaria municipal de Fazenda realizam vistorias em estúdios e espaços adaptados em academias, para a realização de atividades físicas. Até o momento, 04 (quatro) locais em Viçosa estão autorizados a retomarem as atividades nas próximas 24 horas. A vistoria segue as normas previstas no decreto nº 5.517/2020, que estabelece a normatização técnica e sanitária destinada a regulamentar o funcionamento de estúdios de personal training. Para ser vistoriado, o profissional responsável técnico pelo espaço físico onde o atendimento será realizado deve preencher o formulário no site da PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa), que também é válido como termo de responsabilidade e será assinado junto com o proprietário do negócio. Para que sejam aprovados na vistoria, a academia e/ou estúdio devem cumprir as normas previstas no decreto, incluindo o rodízio por CPF. Nas áreas comuns, como secretaria e recepção, é obrigatório oferecimento de álcool 70% para mãos e solução desinfetante para calçados (em tapetes ou panos); retirada de catracas; medição de temperatura de todos os alunos e colaboradores; higienização constante dos espaços de uso comum; e disponibilizar materiais informativos com as normas previstas no decreto. Os vestiários deverão estar fechados, assim como os bebedouros e o espaço deverá ter ventilação no ambiente, com exaustores para renovação do ar, com a proibição do uso de ar condicionado. Até o fechamento desta edição as academias de Ponte Nova continuavam fechadas e sem previsão de retorno das atividades. O protocolo de reabertura já foi entregue à prefeitura municipal de Ponte Nova, por profissionais do setor, no dia 02 de junho.  

05/08/2020– 15:10

O processo de retomada das atividades econômicas em Viçosa deu mais um passo na última segunda-feira, dia 03 de agosto, quando prefeitura municipal regulamentou por decreto reabertura de restaurantes e lanchonetes no município, para liberação de acesso para clientes. O decreto nº 5.525/2020 foi assinado pelo Prefeito Ângelo Chequer e contém diretrizes técnicas e sanitárias aprovadas pelos membros do Conselho Técnico e do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Viçosa). O procedimento para liberação dos espaços é o mesmo válido para os demais estabelecimentos comerciais, com a obrigação de preenchimento de formulário online com termo de responsabilidade e solicitação de vistoria. A partir dessa semana, engenheiros da prefeitura, fiscais técnicos e sanitários irão percorrer os estabelecimentos para conferir a adequação às normas e liberar o funcionamento. Cada local terá uma quantidade máxima de clientes permitida, de acordo com a área. Para o prefeito Ângelo Chequer, a reabertura é mais um passo seguro nas medidas adotadas durante a pandemia: "o setor, assim como vários outros na cidade, foi prejudicado e aguardou, de forma correta, o momento certo para a reabertura. Contamos com os proprietários para cumprirem as normas e com o respeito dos consumidores e clientes". Regras específicas Para manter as portas abertas, os restaurantes e lanchonetes devem seguir normas específicas, de acordo com a natureza do estabelecimento: Horário de funcionamento: de 08h às 23h, de domingo a quinta; sextas e sábados, de 08h à 00h; Sinalização e distanciamento de clientes a cada 2 metros em filas de espera e mesas com espaçamento de 4m²; Aferição de temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento; Período máximo de 2 horas de permanência no estabelecimento; Permissão para ficarem juntos, na mesma mesa, no máximo 05 pessoas, desde que sejam do mesmo convívio familiar; Cardápio digital (site ou whatsapp) ou físico, somente se for descartável; Serviço de refeição somente estilo "à la carte", sem opção de self service; Retirada de itens de decoração e galheteiros das mesas; Proibição de ar condicionado e ambientes fechados; Fechamento de "espaços kids" e áreas de recreação, bem como oferta de jogos de tabuleiro e similares. O decreto também estipula normas para a segurança dos trabalhadores de restaurantes e lanchonetes. Entre elas, a obrigação do uso de EPIs, higienização periódica com álcool 70%, instalação de placas de vidro ou acrílico nos balcões, incentivo ao pagamento com cartão e atenção com funcionários que se enquadram nos grupos de risco. As cozinhas de cada estabelecimento serão medidas para definição de quantas pessoas estão permitidas a frequentar o espaço simultaneamente. O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Serras de Minas, Denis Lourenço, esteve presente no momento da assinatura do decreto e disse que os associados estão prontos para cumprir as regras: "estamos há quase 05 (cinco) meses sem funcionar e, com esse decreto, podemos retomar nossas atividades com segurança para quem trabalha conosco e para os clientes que quiserem voltar a frequentar os espaços". Ainda segundo o decreto, o sistema de rodízio de CPF não se aplica aos restaurantes e lanchonetes e o sistema de entrega e retirada, que já vinha sendo praticado desde abril, continua valendo. Para vendedores ambulantes, trailers de lanches e similares, a Prefeitura estuda um novo decreto, com regras próprias e compatíveis com a natureza dos estabelecimentos.    

05/08/2020– 14:32

A 1ª Vara Cível da comarca de Viçosa deferiu na sexta feira, 24/07, um pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para impedir que a prefeitura municipal de Viçosa prorrogue por mais 15 anos o contrato de prestação de serviço com a concessionária do transporte coletivo na cidade, a Viação União. A Justiça determinou, ainda, a intimação do Executivo para instaurar e concluir, no prazo de 30 meses, nova licitação para a concessão do serviço de transporte público, sob pena da configurar, em tese, ato de improbidade administrativa. De acordo com a decisão judicial, a previsão de renovação do contrato contida na cláusula oitava “constitui violação ao princípio da legalidade, tendo em vista a possibilidade de o prazo contratual ultrapassar, com a prorrogação, os 15 anos fixados pelo parágrafo único do art. 3º da Lei Municipal nº 1.576/04”. Líder Notícias divulgou na semana passada a ação do Ministério Público Na edição 395 do Líder Notícias, divulgada em 23 de julho (à noite), foi divulgada a notícia de que o Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa havia ajuizada uma Ação Civil Pública para impedir a prorrogação do contrato entre a Prefeitura e a Viação União. Segundo a ação, em Procedimento Administrativo de Fiscalização Continuada, instaurado pela Promotoria, ficou demonstrado que a execução do serviço pela concessionária foi marcada por diversas irregularidades: frota de veículos com a idade média acima da estipulada; atrasos dos ônibus; carência de linhas e horários; violações aos direitos das pessoas com deficiência entre outros. Os documentos do órgão ainda atestam que diversos direitos básicos dos usuários foram infringidos, em especial os relativos à participação no acompanhamento e na avaliação dos serviços. Entre os documentos, está um abaixo-assinado com 1.093 assinaturas de usuários do serviço de transporte.

03/08/2020– 11:18

O prefeito Ângelo Chequer (PSDB) sancionou no dia 1º de julho,o “Plano Decenal de Cultura” de Viçosa. O documento é um instrumento de gestão em médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais no município. A medida foi discutida com artistas em audiência pública. Entre as propostas a serem executadas estão: readequar as condições físicas do espaços culturais existentes; ampliar espaços públicos disponíveis para atividades culturais e eventos na cidade; construir uma sede própria para o Centro Experimental de Arte e ampliar a divulgação da programação cultural de Viçosa. Uma das diretrizes da ação é garantir o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais de forma descentralizada e representativa quanto à diversidade da produção cultural.

14/07/2020– 11:25

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo