Pesquisar

Viçosa

Uma mulher de 47 anos, de Viçosa, perdeu mais de R$12.000 em um golpe do telefone no sábado (12/12). A mulher disse para policiais militares que recebeu uma ligação informando que ela havia ganhado um celular em um sorteio, e que para retirar o prêmio ela deveria repassar seus dados bancários. A mulher de 47 anos, disse também que em seguida, ela recebeu uma nova ligação informando que na verdade se tratava de um golpe e que ela precisaria ir até uma agência do seu banco pedir ao gerente para ajudá-la a realizar o estorno do dinheiro que havia sido roubado da sua conta. Foram furtados da conta da mulher R$12.700,00 e a Polícia Civil está investigando o caso.

18/12/2020– 10:28

Ygor Breno Venceslau Pereira, de 24 anos, foi assassinado a tiros no início da noite do dia 29 de novembro, em Cristais, zona rural de Viçosa. Por volta das 18 horas, a PM recebeu informações de que um homem estava caído no chão com diversos ferimentos provocados por tiros de arma de fogo na cabeça. Os policiais foram até o local e lá encontraram o corpo já sem vida. A perícia da Polícia Civil também foi para o local e realizou os trabalhos de praxe, onde constatou que o homem foi alvejado diversas vezes na face, no pescoço e na cabeça. No local do crime, o perito encontrou seis cápsulas deflagradas de calibre 380, sete cápsulas 9 mm e uma bala de calibre 38. Familiares da vítima disseram à polícia que Ygor e a namorada estavam transitando pela localidade em uma motocicleta quando foram atropelados por um carro. Ygor saiu correndo e 03 (três) homens que estavam no carro o perseguiram e o executaram com diversos tiros. Testemunhas disseram também que após matar a vítima, os homens se aproximaram da namorada dele e disseram que não iam matá-la, mas que ela tinha que correr do local. Segundo apurações da polícia, Ygor estava sendo ameaçado de morte por causa de dívidas com drogas. Os militares realizaram rastreamento, mas os autores do crime ainda não foram encontrados.

03/12/2020– 10:26

O cadastramento, feito por meio do setor de Vigilância em Saúde, ajuda na organização de caravanas para doação de sangue no Hemominas em Ponte Nova, quando houver urgência na doação de sangue. Para se cadastrar como doador, o cidadão deve preencher um formulário acessado pela internet. As obras do Hemominas de Viçosa estão avançadas. A sede funcionará no Consórcio Intermunicipal de Saúde de Viçosa (CISMIV) e contará com uma sala de coleta, sala de triagem, local para recuperação e um local para lanchonete. O valor do projeto é de R$ 105.585.34 e será dividido entre os municípios que integram o consórcio.

30/11/2020– 10:15

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com uma Ação Civil Pública na segunda-feira passada, dia 16/ 11, para que o Governo de Minas promova a implemen-tação em Viçosa de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a respectiva Central de Regulação e da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião de Saúde Leste do Sul. Segundo a Promotoria de Justiça, a região, com população de cerca de 700 mil habitantes, é a única do estado que ainda não conta com os serviços do Samu e com uma Rede de Urgência e Emergência devidamente articulada. Conforme apontado na ação, a implantação do Samu da Região Ampliada de Saúde Leste do Sul foi aprovada em 2014 através de deliberação, mas a Promotoria afirma que nunca foram adotadas medidas concretas no sentido de efetivar a implantação do serviço. Já outra deliberação, de 2017, aprovou a implantação da Rede de Urgência e Emergência da região, com o respectivo financiamento. De acordo com o promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca Magalhães, “a insuficiência e a falta de qualidade de serviços de atendimento de urgência e emergência em saúde que são vivenciadas no âmbito do município de Viçosa e no seu entorno são fatos absolutamente notórios, sendo os resultados dessa insuficiência e falta de qualidade, muitas vezes trágicos”. A ação foi distribuída para a 2ª Vara Cível da Comarca de Viçosa e pede que seja deferida liminar obrigando o Estado de Minas Gerais a implantar os serviços. Além disso, foi pleiteada a condenação do Estado a indenizar os danos morais coletivos causados em valor sugerido de um milhão de reais. (Com informações do G1)

25/11/2020– 13:37

Um trabalho pioneiro desenvolvido na UFV, sobre o potencial antitumoral da planta brasileira Carpotroche brasiliensis, conhecida como Sapucainha, foi escolhido para a capa da edição de dezembro de 2020, do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), o periódico de maior impacto científico na América Latina, na área de Química. O artigo é de autoria da doutoranda Liseth Suarez Osório, do Programa de Pós Graduação em Agroquímica, sob a orientação do professor Marcelo Henrique dos Santos. O trabalho contou ainda com a colaboração dos professores Antônio Demuner e Eduardo Varejão, do Departamento de Química, e dos estudantes Bianca de Sousa (doutoranda) e Guilherme Ferraz (iniciação científica), além da parceria externa dos professores Marisa Lonta (Unifal-MG) e Eduardo Pilau (UEM), e dos estudantes Evandro Silva (UEM) e Guilherme Silva (Unifal-MG). O grupo de pesquisadores isolou compostos naturais bioativos (ácidos graxos ciclopentênicos), das sementes da Carpotroche brasiliensis, e utilizou de reações químicas para obter novos compostos bioativos. Foram realizados testes contra células derivadas de cânceres humanos (mama, fígado e pulmão), sendo que os compostos naturais e modificados exibiram resultados promissores quanto à capacidade de inibir o crescimento de células tumorais, principalmente relacionadas ao câncer de pulmão. Embora seja comestível, o fruto não é muito apreciado para o consumo, mas a fauna nativa, especialmente de roedores, o procuram avidamente. As sementes da planta possuem um óleo de alta toxicidade de uso contra parasitas e insetos. No passado, era muito utilizado contra hanseníase. Devido ao caráter ornamental, pela forma incomum dos frutos, a espécie tem sido, eventualmente, cultivada e adotada em reflorestamentos.

23/11/2020– 00:25

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu na Justiça uma liminar obrigando o município de Viçosa e a empresa Viação União LTDA, concessionária de serviço público de transporte coletivo na cidade, a substituir, em 30 dias, todos os abrigos de pontos de ônibus existentes no município por modelos que atendam a legislação e as normas de acessibilidade. Pela decisão, os antigos e os novos abrigos ainda devem conter espaço específico para pessoa com deficiência, símbolo internacional de acessibilidade e passeio adequado para uso dos cadeirantes. De acordo com a decisão judicial, é dever do Poder Público adotar medidas que assegurem a integração das pessoas com deficiência, de modo que não tenham sua mobilidade reduzida e que possam viver com maior independência e dignidade. Na liminar, é citado ainda que a concessionária de transporte assinou o referido acordo com o município, no qual foi estabelecido que o reajuste do valor das passagens estaria condicionado à construção de 20 pontos de ônibus conforme projeto do Instituto de Planejamento do Município de Viçosa (Iplam). Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência de Viçosa, os abrigos instalados pela Viação União não atendem as exigências mínimas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nem o projeto do Iplam, pois estariam em desacordo com as condições específicas de pontos de embarque e desembarque de passageiros, além de não contarem com espaço para cadeirante, com símbolo internacional de acesso e com passeio adequado. “A Viação União, reiteradamente, descumpriu cláusulas do acordo firmado com o município de Viçosa. A concessionária não hesitava em assinar os termos do compromisso que permitiam reajustes das tarifas cobradas pelo transporte público de passageiros, mas relutava em cumprir suas obrigações relativas à construção de abrigos de pontos de ônibus acessíveis”, afirmou o promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca Magalhães, autor da Ação Civil Pública (ACP).

10/11/2020– 23:05

A  ação  é  coordenada  pela Universidade  Federal  de  Viçosa (UFV) com o apoio de orga-nizações  ligadas  à  agroecologia  e  à  agricultura  familiar, como o Centro de Tecnologias Alternativas  da  Zona  da  Mata (CTA-ZM),  a  Articulação  Mineira  de  Agroecologia  (AMA) e  grupos  e  organizações  que integram o Polo Agroecológico e  de  Produção  Orgânica  da Zona  da  Mata  mineira. A  UFV  realizou  Chamada Pública  e  21  organizações  de agricultores  familiares  de  Viçosa, Ponte Nova, Juiz de Fora, Muriaé, Divino, Ervália, Teixeiras, Acaiaca, Jequeri, Carangola,  Visconde  do  Rio  Branco  e Lima  Duarte  se  habilitaram  a fornecer diversos tipos de alimentos agroecológicos e orgânicos in natura e processados. Serão atendidas cerca de 1.500 famílias. São  frutas,  verduras,  legumes,  arroz,  feijão,  farinha  de mandioca,  fubá,  canjiquinha, temperos,  café,  açúcar  mascavo,  rapadura,  bolos,  biscoitos  e pães de queijo. Entidades e famílias vinculadas à rede socioassistencial  dos  12  municípios da Zona da Mata, além de Belo Horizonte,  Governador  Valadares, Montes Claros, Caldas e Poço Fundo, receberão os alimentos. Para  o  professor  da  UFV Marcelo Miná Dias, que acompanhou o processo de aquisição de alimentos, a UFV, como parte  do  Estado  brasileiro  e de  suas  políticas  públicas, está tendo a oportunidade de fortalecer  seus  vínculos  com os  agricultores  familiares, com a sociedade civil e com o poder público regional. “Neste  momento  em  que  as  atividades  presenciais  estão  suspensas ou bastante limitadas, a  Universidade  conseguiu,por  meio  do  PAA,  mobilizar recursos, agricultores e agentes  públicos  em  benefício  de um  bem-comum”. Toda a ação é realizada com recursos  de  emendas  parlamentares dos Deputados Federais  mineiros  Rogério  Correia, Patrus Ananias, Padre João e a Frente  Parlamentar  de  apoio ao  fortalecimento  e  desenvolvimento do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da  Mata,  órgão  que  foi  instituído  em  2018,  através  da  Lei Estadual  23.207,  o  Polo  tem como  objetivo  incentivar  a agroecologia  e  a  produção  orgânica na região, garantir ações de  segurança  e  soberania  alimentar  e  reconhecer  e  visibilizar  a  agricultura  familiar  e os povos tradicionais, em suas dimensões produtivas e socioculturais.

19/10/2020– 14:36

O Boletim epidemiológico da sexta-feira (09/10) confirmou 04 novos casos de coronavírus em Viçosa. Com isso, o município registra um recorde de novos casos no período de uma semana, com 37 pessoas infectadas. A média móvel hoje é de 5,3 casos por dia nos últimos 07 dias (entre 03/10 e 09/10), uma alta de 47% em relação a 02 (duas) semanas quando a média móvel era de 3,6 casos por dia. Na comparação com o mês passado (setembro), a alta da média de confirmação de casos por dia chega a 96%. Em Ponte Nova, a média de infectados entre os dias 05/10 e 09/10 foi de 6,6 pessoas.  Entretanto, a média de Viçosa é dividida em 07 (sete) dias o que permite comprovar estatisticamente que em Ponte Nova o número cresce mais em proporção do que em Viçosa.  Em 07 (sete) dias foram 52 casos e a média seria de 7,4 pessoas diariamente infectadas. Diante da situação, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Ponte Nova publicou nota nas redes sociais solicitando maior apoio da população, principalmente no sentido da distância física, uso de máscara e permanecer em casa (ou onde morar), para evitar aglomerações que contribuem para proliferação do vírus que já matou mais de 150 mil pessoas no Brasil e 1.100.000 em todo o mundo. Se continuar neste ritmo e o aumento na ocupação de leitos dos hospitais, Ponte Nova poderá regredir da Onda Amarela para Onde Vermelha (programa Minas Consciente do governo do Estado) e voltará a fechar bares, restaurantes, pesque pagues e outros setores comerciais. Em Ponte Nova, a média de infectados em 07 dias é de 52 pessoas Viçosa registra um recorde de novos casos no período de uma semana, com 37 pessoas infectadas

11/10/2020– 11:30

O livro Manga Ubá é o mais novo lançamento da editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mostra as boas práticas agrícolas para produção destinada à agroindústria. Os autores são Afonso Mota Ramos, Flávio Alencar d’Araújo Couto, Priscila de Matos Rezende, Flávia Mara Vieira Lelis, Selene Daiha Benevides e Ronaldo Perez (professores da UFV). O livro tem 64 páginas e foi escrito ainda em 2005, mas só agora houve o lançamento oficial. No Portal da UFV encontramos esta, entre outras informações: “o propósito desta obra é oferecer aos produtores da (*) manga Ubá informações acerca de boas práticas agrícolas, ou seja, cuidados exigidos durante o plantio, colheita e pós-colheita, para que a fruta chegue com qualidade à indústria”. São apresentadas no livro as técnicas de melhoria para o setor, que servirão de base para integração dos produtos aos sistemas de exploração agrária, permitindo que eles participem da Produção Integrada de Frutas (PIF) e da Produção Orgânica, um sistema de exploração agrária que objetiva produzir alimentos de melhor qualidade mesmo utilizando defensivos e contaminantes, porém de forma racional. (*) O nome dessa manga é uma homenagem à cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde ela começou a ser cultivada. A mangueira que dá origem a esse tipo é bem produtiva, rendendo mais de 1.000 (mil frutos) por ano. Bastante usada pela indústria de sucos, a manga Ubá é uma das variedades que possui altos teores de vitamina C. O livro Manga Ubá é o mais novo lançamento da editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mangueira

10/10/2020– 11:09

A prefeitura municipal de Viçosa divulgou nesta quinta-feira (17) que os vendedores ambulantes poderão retomar as atividades durante a pandemia do coronavírus. O Decreto nº 5544/2020 abrange os trabalhadores cadastrados no Programa "Vendedor Legal".   De acordo com a administração local, a medida foi adotada porque o trabalho de vendedores ambulantes não é contemplado pelo programa Minas Consciente e, por isso, o município definiu as próprias diretrizes para regulamentar a atividade.   Para retomar as atividades, os vendedores ambulantes devem apresentar um manual de boas práticas e comprovar a adequação às regras previstas no decreto. Apenas após a aprovação durante vistoria de fiscais o trabalho poderá ser retomado. O decreto prevê, entre outras normas de higienização, o uso de produtos para limpeza constante das mãos e dar preferência para pagamento com cartão e plataformas digitais.    

18/09/2020– 09:48

A prefeitura municipal de Viçosa divulgou nesta quinta-feira (17) que os vendedores ambulantes poderão retomar as atividades durante a pandemia do coronavírus. O Decreto nº 5544/2020 abrange os trabalhadores cadastrados no Programa "Vendedor Legal".   De acordo com a administração local, a medida foi adotada porque o trabalho de vendedores ambulantes não é contemplado pelo programa Minas Consciente e, por isso, o município definiu as próprias diretrizes para regulamentar a atividade.   Para retomar as atividades, os vendedores ambulantes devem apresentar um manual de boas práticas e comprovar a adequação às regras previstas no decreto. Apenas após a aprovação durante vistoria de fiscais o trabalho poderá ser retomado. O decreto prevê, entre outras normas de higienização, o uso de produtos para limpeza constante das mãos e dar preferência para pagamento com cartão e plataformas digitais.    

18/09/2020– 08:50

O município de Viçosa, na Zona da Mata, decidiu no dia 10/09  aderir ao Programa Minas Consciente, do governo do estado, passando para a onda verde, fase mais permissiva do plano estadual. Em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito Ângelo Chequer fez um desabafo público. "Confesso a vocês, estou cansado e vamos perder essa luta (contra o novo coronavírus), por teimosia”, disse ele. Ele se referia aos vários setores da classe empresarial que pressionaram a administração municipal para o fim do isolamento social como forma de prevenção à COVID-19 e maior liberação da economia. Ele disse que a pressão foi muito forte sobre o comitê especial da doença criado no início da pandemia. “Hoje, temo até mesmo pela nossa integridade física”, lamentou Chequer. Programas, como o rodízio de CPF e as barreiras sanitárias ficam extintos. Clubes, bares e cinemas, que permaneciam fechados, vão ser abertos, com a adesão ao “Minas Consciente” e consequente migração para a onda verde do plano, conforme orientado pelo estado, que permite aos municípios ser menos restritivio, desde que o sistema de saúde de seja bem aparelhado, como é o caso de Viçosa. Para o chefe do poder executivo, a economia de Viçosa depende dos estudantes e que as aulas não vão voltar. Ele informou que houve um declínio de apenas 5% nas notas fiscais emitidas em Viçosa. “Em contrapartida, somos a cidade com os melhores índices de enfrentamento à COVID-19 na Região Sudeste e a segunda melhor do Brasil. Só que, agora, não interessa mais quantas vidas foram poupadas. Então, não reclamem se nossa estrutura de saúde não suportar”, alertou um desalentado prefeito.

16/09/2020– 10:23

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo