Pesquisar

Viçosa

No domingo, de 10 de janeiro, por volta das 3h, na Rua Aimorés, localizado no Bairro São Sebastião em Viçosa, a Polícia Militar recebeu um chamado para o atendimento a uma casa que havia sofrido uma tentativa de roubo por um homem de 30 anos. A casa é a residência de um idoso. Os militares ao chegar no local do chamado, encontraram o homem caído com várias escoriações pelo corpo. Segundo testemunhas, o homem subiu no telhado da casa e tentou entrar na residência, porém ele acabou caindo quando o proprietário da residência acendeu as luzes. Ao cair no chão, populares começaram a agredir o suspeito indignados com a tentativa do furto. Na casa da vítima, a PM socorreu o suspeito, que foi encaminhado p hospital, de onde liberado após assinatura do termo circunstanciado.

14/01/2021– 13:15

Na tarde de 05/01, por volta das 17h30mn, um homem sem carteira atropelou 02 (duas) pessoas na Avenida Gumercindo Iglesias, no Bairro Vau Açu, na vizinha cidade de Viçosa. Tomando o depoimento do idoso que provocou os atropelamentos, os policiais constataram que ele estava com olhos avermelhados e apresentou várias versões desconexas, pois estava visivelmente alterado/alcoolizado. O condutor que provocou o acidente, além de embriagado é também inabilitado. No boletim de ocorrência, os policiais registraram que foram chamados no local dos fatos. Conversaram com a vítima que disse que estava na avenida no canto da rua, ao lado de uma Fiat Strada e de uma motocicleta, quando de repente foi atropelado por um veículo Ford Fiesta, de cor prata, que era conduzido por um idoso de 63 anos, quando caiu no chão. Depois, o idoso bateu também no Fiat Strada que estava estacionado no local. Ele ainda assumiu perante as testemunhas e posteriormente perante o médico plantonista do Hospital São João Batista que consumiu 02 (dois) litrões de cerveja. As vítimas de atropelamento, que estava se queixando de dores na perna direita, nas costas e no braço esquerdo, foi atendido no Hospital São João Batista.

14/01/2021– 13:00

UFV A Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou um edital para financiamento de propostas para Polo de Agroecologia e Produção Orgânica da Zona da Mata. De acordo com a instituição, serão oferecidas até 45 bolsas de extensão para estudantes de graduação nos 03 (três) campi da UFV: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. O projeto será financiado com recursos decorrentes de emenda parlamentar do deputado federal Padre João (PT). As propostas devem ser voltadas para os seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, escola família agrícola e cultura popular na região. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 11 e 20 de janeiro pelo site da UFV. A bolsa será de 10 meses com o valor de R$ 400. As atividades serão iniciadas em fevereiro com término previsto para 30 de novembro deste ano (2021). O projeto tem os objetivos: incentivar a criação de propostas de extensão e fortalecer as ações já existente: reafirmar a extensão universitária como espaço de construção do conhecimento agroecológico; promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade e entre diferentes saberes e práticas: estimular ações voltadas para o fortalecimento da agroecologia, da cultura popular e temas correlatos; reconhecer a importância da extensão universitária na formação de discentes e na qualificação de docentes e técnicos.

11/01/2021– 09:12

Durante a operação “Sentinela” na Zona da Mata, realizada pela PM, em 29 de dezembro, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 02 (duas) residências na cidade de Visconde de Rio Branco, onde os policiais militares realizaram a apreensão de vários materiais roubados em Viçosa. Dois homens, de 35 e 49 anos, foram presos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Os materiais encontrados foram apreendidos. Na primeira residência foram encontrados: 01(um) CRV de veículo, 01(uma) balança de precisão; 01(uma) bobina de saco plástico; 01(uma) porção de substância análoga à maconha; 01(um) saco com vários recipientes de plástico; 64 saquinhos com substância análoga à cocaína; 02 (dois) coldres para revólveres; 01(um) revólver de calibre 38 cromados; 01(um) revólver de calibre 22 cromado; 04 (quatro) munições de calibre 38; 01(um) laser pointer; 01(uma) machadinha; 01(uma) coronha para revólver; 01(uma) pedra bruta aparentando conter ouro; 06 (seis) anéis dourados; 07 (sete) pingentes dourados; 03 (três) pulseiras douradas; 07(sete) cordões dourados; 01 (um) cordão dourado; 02 (dois) celulares; R$14.485,00 e 02 (dois) dólares. Na segunda residência, os militares apreenderam: 01 (um) colete balístico camuflado com placa; 01 (uma) empunhadura para revólver de borracha; 01(uma) balança de precisão; 01(uma) balança de precisão de mão; 04 (quatro) celulares; 03(três) rolos de fita; 01(um) caderno com anotações; 03 (três) CRLV’s; 01(um) rolo de papel filme; R$ 6.685,00; 04 (quatro) munições de calibre 38; 06 (seis) munições de calibre 22; 11 tabletes de maconha; 07 (sete) porções de cocaína; 06 (seis) porções de maconha; e 16 pinos cocaína.

08/01/2021– 11:18

Viçosa deve ganhar em 2021 um novo campo municipal de futebol. O contrato com a construtora que venceu a licitação foi assinado neste mês pelo prefeito Ângelo Chequer e a ordem de serviço já foi expedida pela Prefeitura de Viçosa. A obra está orçada em cerca de R$ 2 milhões e a previsão de conclusão é de 120 dias após o início dos trabalhos. A estrutura ocupará uma área quase 19 mil metros quadrados na Rua Leonor de Oliveira, no Bairro Cidade Nova, onde ficava um antigo campo que estava abandonado e que já pertencia à prefeitura. A construção ficará sob responsabilidade da GML Engenharia. O campo terá dimensões padrão Fifa (105x68m), estacionamento, portaria, bilheteria, setor administrativo, sanitários públicos, vestiário para dois times e arbitragem, posto policial e médico, sala de imprensa e cabines de rádio e TV e arquibancada para 800 pessoas, cumprindo as exigências de acessibilidade. A nova estrutura será disponibilizada para os campeonatos e atletas do município. Presidente da Liga de Futebol de Viçosa, José Maria de Oliveira Barbosa se mostrou esperançoso para utilizar o novo espaço assim que a pandemia for superada. “Essa construção vai nos ajudar muito. Viçosa nunca teve estádio, então vai ajudar o futebol no geral, não só os campeonatos da cidade. Por causa da pandemia está tudo parado, não tive contato com os clubes. No início do ano vamos nos reunir e conversar, mas enquanto estiver assim (pandemia), não tem como reunir Se Deus quiser, fazendo esse estádio, a minha esperança é que no próximo campeonato municipal possamos jogar com o estádio cheio”, disse o dirigente. O futebol em Viçosa tem competições de base, que vão do sub-13 ao sub-17 além da categoria máster e o campeonato municipal, que dá ao campeão o direito de representar a cidade no Campeonato Mineiro Amador. Como a disputa não foi realizada este ano, caso seja em 2021, terá o time do Silvestre FC como representante da cidade. Estádio será construído neste espaço

05/01/2021– 15:34

Polícia Militar e Civil de Viçosa montaram uma operação para deflagrar dois crimes acontecidos na cidade de Porto Firme. Na segunda-feira, 21 de dezembro, Túlio Egídio da Silva, de 32 anos foi assassinado a tiros por volta das 20h, na Rua Martins Santana, do Bairro Josafá Sobreira, e um outro há 18 dias antes, no dia 8 de dezembro, onde Cleverson André Eufrásio, de 38 anos, foi assassinado, também a tiros, no mesmo bairro. Outros assassinatos em Porto firme Na tarde de 27 de dezembro, também foi registrado outro assassinato de Matheus Iuri Ferreira da Costa, de 23 anos, na localidade da Fazenda Estiva, Morro do Cabral, zona rural. O homem foi morto a tiros. A PM também foi acionada no dia 27 de dezembro por volta das 17h por moradores da zona rural, que relataram ver um homem numa estrada de terra caído e a aparentemente sem vida. Os policiais foram para o local e encontraram o corpo da vítima, da denúncia, sem vida. Segundo a PM, a vítima apresentava diversas perfurações provenientes de disparos de arma de fogo. Nenhuma pessoa do local reconheceu a vítima. A perícia da Polícia Civil foi acionada e após perícia divulgou informações sobre onze perfurações no corpo da vítima. No glúteo, nas costas, na barriga, no ombro, pescoço e cabeça. Informou também que recolheu no local 05 (cinco) estojos de munições deflagradas de calibre 40 e um projétil do mesmo calibre. Segundo a PM, durante a ocorrência foram recebidas informações de que o homem era morador do Bairro Santo Antônio, em Viçosa. Os militares foram até o endereço da vítima, onde parentes reconheceram o corpo de Matheus através de fotografias levadas pela polícia. Os militares estão à procura do autor dos disparos que ainda não foi localizado. Mais três baleados No mesmo dia de 27 de dezembro, por volta das 20h, policiais militares foram chamados em um bar na localidade de Ponte Alta, zona rural de Porto Firme, onde pessoas que estavam no lugar relataram que o vereador de Porto Firme, José Geraldo Januário, conhecido como “Nem Coutinho”, estava com uma arma de fogo em punho e atirou em participantes de um jogo de baralho que acontecia no local. Os disparos acertaram três homens, um de 44 anos, outro de 46 e um outro de 39. Todos foram atingidos no abdômen. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Pronto Socorro Municipal, onde foram atendidas, e duas delas foram transferidas para os hospitais de Viçosa. Segundo a polícia, o autor dos disparos, José Geraldo Januário, fugiu do local do crime em um veículo que foi encontrado próximo à casa da mãe dele, na mesma localidade. O veículo utilizado pelo vereador na fuga foi apreendido e removido para o pátio credenciado do Detran.

01/01/2021– 08:30

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Viçosa, obteve liminar judicial que determina o prazo de 30 dias, para que a Casa de Caridade de Viçosa e a Fundação Assistencial Viçosense cumpram medidas para melhorar o atendimento, respectivamente, nos hospitais São Sebastião e São João Batista, sob pena de multa diária R$ 250,00 por descumprimento de obrigação, limitada a R$ 100 mil. A liminar foi proferida pela juíza Daniele Viana da Silva Vieira Lopes, na Ação Civil Pública proposta pelo promotor de Justiça Felipe Valente Vasconcelos Sousa do Ministério Público, com o objetivo de obrigar as instituições responsáveis a regularizar o número dos profissionais nas equipes da área de enfermagem e dos demais setores dos hospitais, entre outras medidas. Hospital São João Batista - Deverá elaborar o Manual de Boas Práticas ou documento equivalente que defina a equipe multiprofissional necessária, de acordo com os serviços ofertados, e também o quantitativo de recursos humanos necessários, de acordo com o seu perfil de demanda, nos termos da Resolução RDC n° 63/2011, da Anvisa. Hospital São Sebastião - Deverá promover a adequação do quantitativo, tanto de profissionais de enfermagem do serviço de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e da UTI Neonatal, conforme a Resolução RDC n° 07/2010, da Anvisa, quanto da composição da equipe executora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, conforme a Portaria n° 2.616/98, do Ministério da Saúde. Deverá, ainda, elaborar o Manual de Boas Práticas ou documento equivalente que defina tanto a equipe multiprofissional necessária, de acordo com os serviços ofertados, quanto o quantitativo de recursos humanos necessários, de acordo com o seu perfil de demanda, nos termos da Resolução RDC n° 63/2011, da Anvisa. Mesmo durante a pandemia o Hospital Nossa Sra. das Dores não deixou de realizar as Reuniões Multidisciplinares do Corpo Clinico. Hospitais de Viçosa terão que melhorar atendimento/Foto Hospital São Sebastião

28/12/2020– 11:11

Em decisão publicada na sexta-feira passada, 18 de dezembro, a Justiça acatou Ação Civil Público do pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG e suspendeu instalação de antena de telefonia celular móvel em área residencial na cidade de Viçosa. A Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente concluiu que a instalação da Estação Rádio Base (ERB) violava a Constituição Estadual, do Estatuto da Cidade e da lei de zoneamento e uso e ocupação do solo municipal. Na ACP, o MPMG apontou que a instalação estaria em desacordo com a Lei Municipal nº 1.420/00, que não estabeleceu as zonas em que torres de comunicação poderiam ser instaladas e a Lei Municipal nº 2.722/2018, que trata da instalação de antenas de rádio, TV e telefonia no município. A decisão liminar monocrática suspende as obras e atividades de instalação da ERB, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por dia de descumprimento, limitada ao valor de R$ 2 milhões. Além disso, o promotor de Justiça, Felipe Valente Vasconcelos Sousa, apontou que a torre de comunicação, com 63 metros de altura, desbordava dos limites verticais estabelecidos para a zona residencial 4, que tem como características predominantes o uso residencial a restrição à verticalização. “A elevada altura da ERB causa grande impacto paisagístico, afugentando a harmonização estética com a edificação e a integração dos equipamentos à paisagem urbana”, afirmou. Legislação ponte-novense e riscos à saúde  A legislação de Ponte Nova sobre colocação de antenas celulares em Ponte Nova é de 2007 e foi introduzida no Código Municipal de Posturas e teve como autor o atual prefeito Wagner Mol. As instalações não podem estar próximas de escolas, por exemplo. A licença passa por análise do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) e os empreendedores ainda precisam compensar ambientalmente a instalação, com destinação de recursos para causas ecológicas. De acordo com os estudos do professor Luciano Vieira (Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a abrangência da radiação emitida pelas torres é de, no mínimo, 50 metros a partir do ponto de edificação. Isso significa que, se a distância da residência à torre for menor que esse valor, a população que vive naquele local está exposta à radiação.    

24/12/2020– 22:12

A iniciativa de professores do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da Universidade Federal de Viçosa de capacitar equipes de enfermagem para realização da paramentação e desparamentação segura dos equipamentos de proteção individual (EPIs), para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, foi reconhecida e selecionada para integrar o conjunto de Iniciativas Nursing Now Brasil. Com este reconhecimento, o projeto intitulado Biossegurança na utilização dos equipamentos de proteção individual: contribuições dos professores da Universidade Federal de Viçosa passará a ser referência para capacitação de profissionais de enfermagem nos 16 países onde estão localizadas as ações do Nursing Now. Além de treinar mais de 500 profissionais de saúde na região de Viçosa, os professores do DEM também criaram protocolos de conferência (checklists) do uso adequado de EPIs e produziram vídeos que estão disponíveis na internet para ampliar o alcance dos treinamentos.

24/12/2020– 19:04

A Prefeitura de Ponte Nova, anunciou ontem (23/12), que preencheu o protocolo do Instituto Butantan de São Paulo para a compra de 26.000 (vinte e seis mil) doses da vacina Coronavac, que será produzida pelo instituto em parceria com a indústria farmacêutica chinesa Sinovac. A vacina foi desenvolvida para a imunização da doença COVID-19 causada pelo novo coronavírus. A prefeitura pretende imunizar com as doses contra a COVID-19, pessoas com mais de 60 anos, grupos de risco (diabéticos, renais crônicos, doenças pulmonares crônicas) e profissionais de saúde do município. Segundo fontes da prefeitura, será apenas o início da imunização da cidade que será realizado através do seu plano de contingência da COVID 19. O prefeito Wagner Mol, que agora também é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI), eleito na segunda-feira, 22/12, está também incentivando os prefeitos associados à instituição para efetuarem a adesão ao termo junto ao Butantã, com o objetivo de promover um bloqueio regional contra o Covid-19. Em Viçosa, o prefeito Ângelo Chequer viajou para São Paulo e assinou o termo de compromisso para a compra, no mesmo instituto (Butantan), e para a mesma vacina (Coronavac), de doses para o programa de imunização da cidade. A assinatura do termo aconteceu ontem, 23/12. O termo de compromisso foi assinado pelo Prefeito Ângelo Chequer, pessoalmente, na presença do diretor responsável do instituto, Luís Capelotto. Segundo fontes da prefeitura de Viçosa, as doses deverão começar a chegar na cidade em janeiro de 2021, provavelmente uma segunda remessa em fevereiro, e uma outra bem maior a partir de maio de 2021, mas não foi divulgado quantas doses ao certo. O Prefeito Wagner Mol de Ponte Nova assinou ontem (23/12) o protocolo para compra de 26.000 doses da Coronavac O Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (esq), assinou ontem (23/12), em São Paulo, o termo de compromisso para a compra da Coronavac ao lado de Luís Capelotto (diretor responsável do Butantan)

24/12/2020– 15:34

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou na terça-feira passada, 15 de dezembro, um projeto de lei que reconhece a prática de atividades físicas como essenciais para a população, em estabelecimentos prestadores de serviços e espaços públicos. A proposição segue agora para sanção ou veto do prefeito Ângelo Chequer (PSDB). O objetivo é que este setor seja considerado essencial e continue funcionando durante a pandemia de COVID-19 e protocolos mais restritivos estabelecidos pelo programa estadual “Minas Consciente”. Na justificativa do projeto Ângelo Chequer, foi pautado que o exercício físico regular e orientado tem importante impacto na prevenção, tratamento e recuperação dos principais agravos crônico-degenerativos “Academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais e demais modalidades esportivas devem ser consideradas como ferramentas de prestação de serviços essenciais à saúde, ensejando o direito à dignidade da pessoa humana e aos profissionais do setor, inclusive em tempos de pandemia”, afirmou em trecho do projeto.

19/12/2020– 12:46

Na tarde do dia 13/12, às 17h, domingo passado, Renata Rosa de Paula Fonseca, de 32 anos morreu em um acidente de trânsito em São Miguel do Anta. Policiais Militares de Viçosa receberam um chamado para o atendimento de um acidente com 02 (duas) pessoas em uma motocicleta Honda NXR 150 Bros preta e foram até ao Km 130 da Rodovia MGC 482, em São Miguel do Anta, onde havia acontecido o acidente. O condutor da motocicleta, um homem de 52 anos, disse aos militares que seguia na rodovia que liga São Miguel do Anta a Viçosa e perdeu o controle da motocicleta ao realizar uma curva quando o veículo derrapou na pista arremessando ele e a passageira ao solo. O condutor teve leões leves e foi socorrido por uma ambulância e encaminhado para o Hospital São João Batista, em Viçosa, onde foi medicado e liberado. Um perito esteve no local e após realizar os trabalhos de praxe liberou o corpo da vítima para ser encaminhado para a necropsia pela funerária. A motocicleta foi apreendida e removida para o pátio credenciado do Detran em Viçosa. O homem foi preso e levado para Delegacia de Polícia Civil por infração do Código de Trânsito Brasileiro. O Boletim de Ocorrência registrou que condutor da motocicleta apresentava sinais de embriaguez com olhos vermelhos e hálito etílico. Ele foi submetido ao teste do bafômetro onde foi registrada a concentração de 0,16 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

18/12/2020– 10:45

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo