Pesquisar

Viçosa

A Prefeitura de Viçosa intensificou nesta semana o trabalho de fiscalização em estabelecimentos comerciais do município. Na semana passada, exatamente em 10/03, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil (PC) e da Vigilância Sanitária, o Departamento de Fiscalização multou e interditou 27 estabelecimentos. Em todos os locais são averiguados, entre outras medidas, se há, entre funcionários e clientes, o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel para todos, controle de lotação para garantir o distanciamento de 02 (dois) metros entre as pessoas, organização de filas nos caixas, na entrada e saída dos estabelecimentos e aferição da temperatura corpórea. As ações seguem até o fim de semana.

23/03/2021– 09:30

A vida útil do aterro sanitário de Viçosa está chegando ao fim e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela operacionalização do serviço, ainda não conseguiu concluir o processo de licenciamento ambiental para ampliação do empreendimento. Inaugurado em 2003, o aterro de Viçosa recebe, em média, 55 toneladas de lixo por dia. A informação foi obtida pelo Líder Notícias no site oficial do jornal Folha da Mata e confirmada pelo SAAE em 08 de março. A autarquia estima que a área atual do aterro, localizada na margem da Rodovia MG 482, saída para Porto Firme, só consiga receber resíduos por mais 04 (quatro) meses e já planeja levar o lixo para fora de Viçosa. Para conseguir uma nova licença, a autarquia firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a secretaria de estado de Meio Ambiente, por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram - Ubá), em setembro de 2019. O TAC tem validade de 02 (dois) anos e estabelece uma série de pontos a serem cumpridos pelo Saae, sendo o principal deles a apresentação do estudo para ampliação da operação do aterro. Só que, para a entrega deste estudo, a Supram estabeleceu um prazo de 150 dias. No final de 2020, o SAAE chamou a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para fazer o estudo, mas o atual diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, Marcos Nunes Coelho Júnior, teme que o trabalho não seja entregue no prazo. Uma empresa foi licitada, mas não entregou o trabalho em 09 (nove) meses de espera. “Na metade de janeiro fizemos contato com a Supram e fomos atualizados da situação. Cerca de 40% dos pontos acordados no TAC foram cumpridos, mas o ponto principal, que é a entrega do estudo para ampliação, não foi. Vamos pedir a renovação do TAC para que a UFV consiga nos entregar os estudos necessários”, ressalta Marcos.

16/03/2021– 10:23

Em fevereiro, na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), representantes da Autarquia se reuniram com diretores da Perfil Engenharia., empresa responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Viçosa) e da empresa Fraga Marques, firma fiscalizadora. Na ocasião, a empresa Perfil Engenharia Ltda, a mesma que está construindo a ETE de Ponte Nova, confirmou o aviso prévio aplicado aos seus empregados. Segundo o representante da empresa, a medida foi realizada em caráter preventivo, necessária diante da possibilidade de paralisação dos serviços, visto o SAAE ter sido notificado desde junho de 2020 para a realização da reprogramação. Outros pontos informados pela Perfil Engenharia foi o encaminhamento de documentos à prefeitura municipal de Viçosa no ano de 2020, nos quais solicitava a previsão de reajuste no contrato e realinhamento dos preços de insumos devido ao aumento destes materiais durante o período da pandemia do coronavírus. Com relação a reprogramação, o SAAE informa que foi enviada em dezembro de 2020, estando em fase de análise pela Caixa Econômica Federal (CAIXA). O SAAE se comprometeu a manter contato com a Caixa Econômica Federal evitando situações que atrasem a reprogramação.

16/03/2021– 10:15

O Decreto 5.619/2021 foi assinado na noite da segunda-feira, 8 de março O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, assinou um novo decreto restringindo ainda mais as medidas que devem ser tomadas pela prefeitura e população no combate à COVID-19 no município, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da doença. O Decreto 5.619/2021 vai entrar em vigor, nesta quarta-feira, 10 de março. De acordo com o novo documento, o atendimento presencial em bancos, casas lotéricas e outras instituições financeiras será em forma de rodízio, de acordo com o último dígito dos CPFs. Nos dias pares serão atendidos os clientes cujo último digito do CPF seja par, e nos dias ímpares, os que possuem documento terminado em ímpar. Nenhuma atividade será permitida em clubes, campos de futebol, espaços de prática de esportes coletivos e pesque pagues. Eventos em residências, repúblicas, clubes, sítios e pesque pagues estão proibidos sob pena de sanções previstas em lei. O comércio e prestadores de serviços somente poderão funcionar até às 20 horas, durante a semana. Aos sábados o atendimento ao público será somente até as 12 horas; aos domingos nenhum estabelecimento comercial poderá funcionar. Nesta relação estão os bares, restaurantes, trailers e serviços considerados essenciais pelo Plano Minas Consciente. A exceção é para os delivres, serviços funerários, postos de gasolina e revendedores de gás de cozinha e serviços destinados à saúde humana e animal de emergência que estejam trabalhando em regime de plantão. O estacionamento de veículos nas praças do Rosário e Silviano Brandão somente será autorizado obedecendo ao critério de par ou ímpar de acordo com o último algarismo de cada placa, da mesma forma aplicada ao rodízio dos CPFs. O controle sanitário e epidemiológico será adotado para a circulação de pessoas no calçadão Arthur Bernardes, Travessa Sagrados Corações e no terminal rodoviário, inclusive, com a colocação de gradis. Em nenhuma via da cidade será permitida a circulação de pessoas sem o uso da máscara e quem desobedecer poderá sofrer sanções previstas em lei. Veja a baixo o novo decreto em resumo para a população

09/03/2021– 11:15

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou na segunda-feira (1º) uma portaria normativa que proíbe atividades em grupo no campus Viçosa. De acordo com o documento, além da proibição da prática de atividades coletivas de esporte e lazer no campus, o acesso ao campus só será permitido com grupos de no máximo de 04 (quatro) pessoas e todas as áreas verdes mais frequentadas serão fechadas. O reitor Demétrius David destacou que apesar das inúmeras e diversas campanhas realizadas no campus Viçosa, uma pequena parcela da comunidade ainda promove aglomerações. Esta é a última tentativa de cessar essas situações antes de recorrer ao fechamento total do campus. Os campi Florestal e Rio Paranaíba têm o funcionamento definido pelas direções locais e não estão inclusos nesta medida.   Estabelecimentos são interditados após promoverem aglomerações Dois bares e uma churrascaria funcionavam no município, mas não seguiam as regras da Onda Vermelha do ‘Minas Consciente’. Três estabelecimentos foram interditados durante o fim de semana em Viçosa após promoverem aglomerações. A informação foi divulgada na segunda-feira dia 1°/03 pela prefeitura municipal de Viçosa.

08/03/2021– 03:34

A secretaria municipal Saúde de Viçosa (Semsa) recebeu na quinta-feira, 18/02, uma denúncia de que uma funcionária da área da Saúde, que estava afastada da função há alguns anos, recebeu uma dose do imunizante. Como ela não atua na linha de frente do combate à COVID-19, a Semsa explicou que ela não deveria ter sido imunizada neste momento. Ela será convidada a prestar esclarecimentos e apresentar provas que justifiquem a vacinação, podendo responder administrativamente se for comprovado uma infração. A administração municipal reforçou que todas as denúncias serão apuradas, independente de quem as tenham cometido. Segundo nota da Semsa, a população pode contribuir com a fiscalização da vacina, apresentando denúncias na Ouvidoria Geral do Município de Viçosa pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (31) 3891- 6009 ou (31) 3892-5921. O denunciante informe a identificação da pessoa vacinada irregularmente, data e local da vacinação, quem aplicou a vacina e, se possível, encaminhar algum documento que compre a denúncia como fotos e vídeos.

01/03/2021– 11:00

A Prefeitura de Viçosa informou que os moradores da cidade que forem receber a vacina contra a Covid-19 deverão fazer o Cartão Nacional da Saúde (CNS), do Sistema Único de Saúde (SUS). Aqueles que fizeram o cartão em outra cidade devem atualizar o cadastro. De acordo com a administração municipal, é necessário estar cadastrado e portar o CNS para ter acesso aos serviços de saúde da cidade, já que o documento permite registrar as informações e o histórico de atendimento dos pacientes da rede pública de saúde. O registro é usado nos hospitais, unidades básicas de atendimento, farmácia popular e demais setores. Para solicitar o CNS, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e apresentar o documento de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de endereço de Viçosa. A decisão vai de encontro a portaria do Ministério de Saúde em consonância com o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, determinando que: “o acesso a vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma”. Isso inclui também as vacinas contra a COVID-19. O direito decorre da gratuidade e universalidade do SUS.

16/02/2021– 11:45

Um morador de Viçosa, natural de Porto Firme se afogou na tarde do sábado, 30 de janeiro, em um rio, na zona rural de Presidente Bernardes. Por volta das 14 horas. Pessoas do lugar acionaram a Polícia Militar e relataram que Geraldo de Barros Martins, de 47 anos, havia se afogado no rio, na cachoeira do Zé Bento. Algumas testemunhas disseram à polícia que o homem e um amigo haviam saído de Viçosa e ido até a cachoeira, onde estavam consumindo bebidas alcoólicas. As testemunhas disseram também que a vítima entrou no rio para nadar e se afogou. Segundo o relato, moradores da localidade conseguiram localizar e retirar o corpo das águas. Os militares acionaram a perícia da Polícia Civil que foi até o local, e após realizar os trabalhos de praxe, liberou o corpo da vítima para ser encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Conselheiro Lafaiete. A filha do homem afogado foi até o IML e reconheceu o corpo do pai.

07/02/2021– 12:00

O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (Raimundo da Violeira) assinou no último dia 21 de janeiro, o contrato de prestação de serviços com a empresa GML Engenharia Ltda., de Belo Horizonte, vencedora da Concorrência Pública 024/2020, contratada pela Prefeitura para a construção do estádio de futebol de Viçosa. A oficialização do ato, ocorrido no gabinete do prefeito, teve a participação do representante da empresa, Márcio Massaud Mesquita Filho; do secretário municipal de administração, Luan Campos Monteiro; do procurador-geral do município, Adriano de Castro Antônio e do controlador municipal, Israel Rosa. O Campo de Futebol de Viçosa será erguido em área pública situada no bairro Cidade Nova, na rua Leonor de Oliveira. Sua área é de cerca de 19 mil m² e do projeto consta a construção de um campo gramado, vestiários e arquibancada (para 800 pessoas) em concreto estrutural. O empreendimento deverá ter rampa de acessibilidade e área de VIÇOSA estacionamento para veículos, sistema de combate a incêndio e pânico e contará com moderno sistema de irrigação e drenagem. O custo total da obra é de R$1.924.804,00, sendo R$ 593.684,00 provenientes de convênio firmado com a Segov/MG (Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais) e R$ 1.331.120,00 de contrapartida do município. O prazo para a sua conclusão é de até 120 dias, a partir da liberação da ordem de serviço pela prefeitura, prevista para os próximos.  

04/02/2021– 10:22

O reitor Demetrius David da Silva recebeu em 22/10, o prefeito de Viçosa Raimundo da Violeira, o secretário de Saúde Júlio César de Abreu Cotta e o secretário de Administração Luan Campos Monteiro. O principal objetivo da reunião foi alinhar a continuidade das ações de apoio ao município, principalmente na área da saúde, em função da pandemia de COVID-19. O reitor disse que é primordial o esforço coletivo para a retomada da testagem, que está suspensa desde o fim de dezembro por falta de insumos. Como ainda não foram enviados pela secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais, a prefeitura de Viçosa se propôs a agilizar a compra dos materiais necessários para que a testagem volte a acontecer o quanto antes. Os testes realizados pelos laboratórios da UFV estiveram entre os pontos discutidos. O reitor lembrou que o volume de testagem e a rapidez dos resultados entregues pela Universidade foram fundamentais para que a média de casos em Viçosa fosse 10 vezes menor que a média nacional e o sistema de saúde não ficasse sobrecarregado.

02/02/2021– 13:41

Ronald Ferreira Gomes, de 31 anos, foi assassinado a tiros em Viçosa na noite do dia 24/01, na Rua Professor Fernando Rocha no Bairro Vau Açu. A PM recebeu várias ligações informando que estava ocorrendo vários disparos de arma de fogo, mas o chegar no citado endereço já havia dezenas de pessoas na via pública. Pessoas do local informaram que a vítima era usuário de crack e que cometia vários furtos pela cidade e que estes fatos podem ter relação com o crime. Pelo relato dos populares, Ronald Ferreira Gomes recebeu vários tiros e que ele havia descido um barranco correndo e que provavelmente estaria ferido ou morto naquele local, que é um lote ao lado da residência do Ronald. Os policiais constataram que ele já estavam sem sinais vitais e chamaram o perito da Polícia Civil. A perícia recolheu 12 estojos vazios de calibre 09 mm e relatou que a vítima Ronald apresentava 04 (quatro) perfurações no corpo, sendo 01 (um) no peito, 01 (um) no braço próximo ao ombro e 02 (dois) na axila (sovaco). Em seguida providenciaram a remoção do corpo para a funerária local. Duas testemunhas relataram que estavam sentados em um banco de madeira no local de costas para a rua jogando no celular o “Free Fire”, uma febre entre jovens. Afirmaram que Ronald também estava sentado no banco ao lado quando uma motocicleta desceu a rua, vindo possivelmente pelo trilho que dá acesso à Rua Boa Vista no Bairro Boa Vista. Eles disseram aos policiais que a motocicleta estava com 02 (dois) ocupantes e parou ao lado deles. Neste momento, o passageiro da motocicleta desceu e disse ao Ronald: “e aí?” Em seguida sacou uma arma de fogo preta, possivelmente uma pistola semiautomática e começou a dar vários tiros contra o Ronald. As testemunhas correram para suas casas.

29/01/2021– 14:19

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) concluiu o desenvolvimento de um VLP, conhecida como uma partícula viral parecida com o vírus da COVID-19. O material servirá para desenvolver uma nova vacina, para criar testes sorológicos para a detecção da doença e para estudos sobre o impacto no organismo humano. A pesquisa foi liderada pelo professor Sérgio Oliveira de Paula, do Departamento de Biologia Geral da UFV. Segundo a UFV, o “candidato vacinal” será enviado para os laboratórios da Fiocruz de Pernambuco, onde serão conduzidos os testes com animais de laboratórios para checar a indução de uma resposta imune protetora capaz de inibir o vírus Sars-CoV-2. O pesquisador explicou que a VLP foi desenvolvida com tecnologias de engenharia genética e é muito semelhante ao coronavírus. “O Brasil é uma das maiores referências mundiais em produção de vacina e pode contribuir muito com o esforço mundial de desenvolvimento dessas vacinas contra novas doenças que tendem a aparecer com uma certa frequência a partir do momento em que há um desequilíbrio ambiental planetário”, afirmou o professor Sérgio. Os projetos começaram a ser desenvolvidos no final de agosto de 2020, quando o Ministério da Ciência e Tecnologia abriu editais para financiamento das pesquisas envolvendo o coronavírus e são conduzidos no Laboratório de Imunovirologia Molecular da UFV. A equipe de pesquisadores também desenvolve mais 02 (dois) candidatos vacinais para a COVID-19.

25/01/2021– 11:24

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo