Para quem vive em Minas Gerais garante que o famoso Doce de Leite Viçosa, desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV), é uma iguaria de relevante interesse. Poderia até ser um patrimônio imaterial do estado, como já aconteceu com Queijo da Canastra, a Comunidade Qilombola dos Arturos e Contagem e a Folia de Reis, mas acabou sendo aprovado como de relevante Interesse Cultural. O projeto de lei agora segue de volta para a Comissão de Cultura, antes de ser apreciado em 2º turno.
Autor da proposta, o deputado Coronel Henrique (PSL) escreveu, em sua justificativa: “o Doce de Leite Viçosa, produzido no Município de Viçosa desde 1980, é reconhecido pelo público e por especialistas como o melhor doce de leite do Brasil. A versão tradicional do doce participa do evento mais respeitado do país, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos (organizado pela Epamig e Instituto de Laticínios Cândido Tostes) desde 2000, sendo sempre premiado entre os três primeiros colocados. O Doce de Leite Viçosa venceu o concurso em nove ocasiões”.
A Fundação Arthur Bernardes – Funarbe é a responsável pela produção e gestão dos produtos Viçosa. A parceria com a UFV proporciona a realização de pesquisas que objetivam o aprimoramento, excelência e qualidade dos produtos. Para tanto, o Laticínio Funarbe conta com equipe altamente capacitada e utiliza matéria-prima de primeira linha, processada com tecnologia de ponta e seguindo rigorosos padrões técnicos. Esses diferenciais garantem ao Doce de Leite Viçosa pureza, ricos valores nutricionais e deliciosos sabores, conferindo qualidade superior ao produto.
Um gari de 39 anos ficou ferido ao ser atropelado por uma motocicleta na manhã da segunda-feira, 03/05, no centro de Viçosa. O acidente aconteceu por volta das 07 h na Rua Gomes Barbosa, centro da cidade. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o gari foi atropelado por uma motocicleta Honda CG 150 prateada, com placa de Viçosa.
Um estudo realizado nos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa (UFV), credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), identificou as cepas P1 (SARSCoV-2), B.1.1.7 e B.1 do coronavírus em 17 pacientes, sendo 09 (nove de Viçosa e 08 (oito) de Ponte Nova. Todas corres ponderam a variantes do vírus causador da COVID-19. O resultado revelou a presença das variantes britânicas B.1.1.7 e B.1 em uma amostra cada e da P1, variante brasileira, em 15 amostras.
As 17 amostras foram colhidas entre os dias 05 e 09 de abril e todas elas corresponderam a linhagens variantes do vírus que evoluíram nos últimos meses. As amostras foram coletadas pelos laboratórios da UFV, em Viçosa, que realiza exames no campus desde o início da pandemia. Segundo a instituição, foram cerca de 50 mil testes em toda a região durante este período. Os novos resultados foram informados à secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 20 de abril, semana passada.
Segundo o professor e coordenador do Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus do Departamento de Fitopatologia, Francisco Murilo Zerbini, o sequenciamento pode ser feito de duas formas: apenas na região do genoma que codifica a proteína Spike (S) - responsável pela entrada do novo coronavírus nas células - ou pelo genoma completo do vírus.
O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardos (PSD), sancionou na sexta-feira passada, 16 de abril, a Lei 2.891/2021, que instituiu o Programa de Recuperação Fiscal do Município de Viçosa (Refis). A medida referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi tomada por causa da pandemia da COVID-19. A aprovação pela Câmara ocorreu no dia anterior, 15/04.
O PL nº 006/2021 é de autoria do próprio chefe do Executivo e permite o refinanciamento de dívidas pela população mais afetada economicamente pela crise financeira que ocorre durante o período de pandemia. Além disso, de acordo com o Executivo, o Refis tem o objetivo de facilitar a quitação de débitos do Município com o Fisco Municipal.
Conforme estabelece a Lei 2.891/2021, a opção pelo Refis pode ser feita até o dia 29 de junho e o pagamento pode ser feito à vista ou em até 36 vezes, com descontos que variam de 30% a 90% nos juros e nas multas. Os contribuintes interessados em aderir ao Refis IV devem procurar a secretaria municipal de Fazenda ou entrarem em contato pelo telefone (31) 3892-8219.
Um menor de 16 anos foi apreendido pela PM, em Viçosa, com 501 pinos de cocaína, no dia 14/04, por volta das 13h19min, na Rua Elvira Santana. A mãe do menor, uma mulher de 37 anos, encontrou a droga guardada em sua casa e acionou os militares. A mulher de nome Sara, de 37 anos, avistou a viatura policial que realizava operação de combate ao crime organizado e disse que estava procurando um objeto entre os pertences do filho quando encontrou uma sacola cheia de pinos de cocaína.
No local, os militares constataram a veracidade da informação. A mãe do menor disse aos policiais que sempre que sai para trabalhar vários amigos de seu filho frequentam a sua casa, contra a vontade dela. Ela acredita que um desses frequentadores tenha deixado tal substância para seu filho para guardar. Os 501 pinos de cocaína renderiam mais de R$ 25 mil.
Os militares conduziram a mãe até o local onde o seu filho poderia ser encontrado. O menor foi localizado e abordado. Foi submetido a busca pessoal pelos militares e nada de ilícito foi encontrado com ele. Questionado pelos militares, o menor disse que a substância encontrada realmente se tratava de cocaína e que estaria “segurando” para um indivíduo, o qual mal conhece, mas que sabe morar que mora para os lados de Mariana.
O prefeito de Viçosa, Raimundo da Violeira (Raimundo Nonato Cardoso/PSD), sancionou no dia 1º de abril lei que determina infrações administrativas e multas para organizadores e participantes de eventos clandestinos durante a pandemia de COVID-19 em Viçosa.
Conforme a lei municipal, são consideradas infrações: realizar e/ou participar de evento de qualquer natureza para fins de lazer ou comemoração que gere aglomeração; ou ceder imóvel, a título oneroso ou gratuito, para realização de evento que cause aglomeração.
A nova lei, de autoria do vereador Daniel Cabral (PCdoB), foi aprovada pela Câmara Municipal em 17 de março e prevê que os fiscais poderão lavrar auto de infração e instaurar processo administrativo. As penalidades serão imputadas a quem causou a infração ou se beneficiou direta ou indiretamente.
Punições
As infrações administrativas serão punidas com multa, dobrada a cada reincidência; embargo do local, a partir da segunda ocorrência; cassação do alvará de localização e funcionamento do estabelecimento, a partir da terceira ocorrência, vedando-se a obtenção de novo alvará pelo prazo de 12 meses.
Em caso de realização do evento por pessoa jurídica, os organizadores deverão pagar R$ 100 por pessoa presente no local. Já os eventos realizados por pessoa física, a multa só será para quem ceder o imóvel para realização do evento, que pode ser multado entre R$ 150 a R$ 1.500, dependendo da gravidade da aglomeração.
Um problema no motor foi a causa do incêndio. As pessoas que estavam dentro do veículo conseguiram sair sem ferimentos, mas o ônibus foi destruído pelas chamas. É o que registrou o Boletim de Ocorrência do Corpo de Bombeiros Militar, que conteve a expansão das chamas em uma operação que durou cerca de 30 minutos.
Um ônibus de turismo, que trafegava no sentido Coimbra para Viçosa, pegou fogo na terça-feira, 13/ 04, na BR-120, em frente ao Motel Aeroporto, por volta das 17 h, em Viçosa. De acordo com militares do Corpo de Bombeiros, um problema no motor foi a causa do incêndio.
O trânsito no local não chegou a ser interrompido pelo incidente, já que antes do início dele, o motorista conseguiu colocar o ônibus no acostamento. No momento do acidente viajavam, além do motorista, 04 (quatro) passageiros.
O ônibus foi totalmente destruído pelo fogo, que foi apagado pelo Corpo de Bombeiros
O veículo foi completamente destruído pelas chamas
A cápsula desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que proporciona maior segurança durante intubação de pacientes com a COVID-19 foi patenteada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A cápsula, conforme o documento do INPI, apresenta itens de inovação, por isso, foi patenteada. São eles: o número de acessos dos profissionais, vedação regulável com válvulas associadas a mangas íris e luvas de cano longo que aumentam a proteção; a tecnologia baseia-se em uma incubadora neonatal; as vantagens são que as vigias laterais permitem acesso de até 03 (três) profissionais da saúde e o sistema de barreira é totalmente montável e de baixo custo.
Criadores
A equipe responsável pela invenção é composta por pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em áreas diversas do conhecimento, como, além de medicina e enfermagem, arquitetura e engenharia: Andreia Guerra Siman, Alexandre Santos Brandão, Flávia Batista Barbosa de Sá Diaz, André Teixeira da Costa, Celso Oliveira Barcelos, Vinícius Resende de Castro, Leonardo Fenyves Ferreira.
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou no final de março, a conclusão de 02 (dois testes) rápidos para detecção da COVID19. A instituição de ensino superior, localizada a 43 quilômetros de Ponte Nova, ressaltou ainda que os testes têm custo até 100 vezes menor do que os que utilizam kits importados.
De acordo com a Universidade Federal de Viçosa, a instituição será uma das primeiras a desenvolverem testes sorológicos com tecnologia própria no Brasil. O primeiro, que usa uma técnica já conhecida, será utilizado para um inquérito epidemiológico em Viçosa e o outro é um novo teste para detecção rápida de anticorpos contra o vírus, que dá resultados seguros em até 10 (dez) minutos.
Segundo levantamento realizado pelos pesquisadores, enquanto um kit importado custa cerca de R$ 200,00 o valor dos testes desenvolvidos para UFV será em torno de apenas R$2,00. Segundo o G1, a administração da UFV planeja realizar um inquérito epidemiológico do coronavírus em Viçosa em colaboração com professores dos Departamentos de Microbiologia, Fitopatologia e Medicina e Enfermagem.
EDUCAÇÃO DO CAMPO
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está com as inscrições abertas para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza. São 60 vagas disponíveis e o ingresso é no primeiro semestre de 2021. O curso atende a residentes ou trabalhadores do campo, quilombolas e indígenas com experiências ligadas à Educação do Campo, educadores populares e do campo, participantes de movimentos sociais, Escolas Família Agrícola, Sindicais e demais escolas situadas no meio rural. Os interessados precisam ter participado da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A inscrição é feita pelo site da UFV até dia 30 de abril.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) voltou a realizar exames do tipo RTPCR para detecção da Covid19 para pacientes de Viçosa e Ponte Nova. De acordo com a instituição, Ponte Nova já adquiriu os insumos para 02 (dois) mil testes e recomeçou a testagem dia 8 de março. O objetivo é colocar os laboratórios credenciados trabalhando em capacidade máxima para atender às demandas da cidade neste período crítico da pandemia.
A Prefeitura de Viçosa comprou a mesma quantidade e ainda aguarda a chegada do material. Entretanto, o reitor Demetrius David da Silva autorizou a utilização de recursos próprios da Universidade, por um período de 15 dias, para a retomada imediata dos testes para o município.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, a administração da UFV colocou toda a estrutura à disposição para ações de combate ao coronavírus. Em abril, seis laboratórios foram credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realizar testes do tipo PCR, considerados os mais precisos para detectar a COVID-19.
No início, todos os testes foram realizados com recursos próprios da UFV, até que a secretaria estadual de Saúde pudesse enviar insumos para as testagens. Nesta primeira etapa, a universidade realizou cerca de 45 mil exames atendendo às Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Manhuaçu, Ponte Nova e Patos de Minas e Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.
A responsável pela Rede de Laboratórios de testes para COVID-19, professora Poliane Alfenas Zerbini, explicou que a UFV está novamente colocando à disposição das prefeituras toda infraestrutura necessária para a realização dos testes. “Estamos fazendo o máximo possível porque sabemos que o momento é muito delicado, e que uma testagem eficiente ajuda a prever e aliviar a pressão no sistema de saúde”, afirmou Poliane.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve decisão que determina que o município de Viçosa e a Viação União Ltda substituam todos os abrigos de pontos de ônibus existentes no município por modelos que atendam a legislação e as normas de acessibilidade. A pedido do Ministério Público a Justiça de Viçosa concedeu liminar, em outubro de 2020, dando 30 dias para a substituição dos abrigos.
A Prefeitura Viçosa não concordou com a decisão de 1ª Instância e interpôs agravo de instrumento questionando a decisão. Na última terça-feira, 16 de março, o recurso foi julgado pela 2ª Câmara Cível do TJMG, que manteve quase integralmente a decisão de primeiro grau, tendo apenas estendido o prazo de 30 dias para seis meses.
Segundo a decisão, além de trocar os abrigos por modelos que atendam as normas de acessibilidade, os pontos de ônibus devem conter espaço específico para pessoa com deficiência, símbolo internacional de acessibilidade e passeio adequado para uso dos cadeirantes. De acordo com o promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca Magalhães, a concessionária, reiteradamente, descumpriu cláusulas dos termos de acordos firmados com o município. “É perceptível que a concessionária não hesitava em assinar os termos de acordo que permitiam reajustes das tarifas cobradas pelo transporte público de passageiros, mas relutava em cumprir as obrigações relativas à construção de abrigos de pontos de ônibus acessíveis”, alegou o promotor na Ação Civil Pública que obteve êxito.