Aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto, o 1º Torneio Municipal de Vôlei Feminino de Viçosa. A competição reuniu 12 times de voleibol, que foram divididos em 04 (quatro) chaves. Todos os jogos foram realizados no ginásio do Complexo Esportivo Municipal e reuniram vários torcedores durante todos os confrontos.
Após 12 jogos, foram classificadas para a fase semifinal as equipes de maior índice técnico de cada chave. “Valkírias” e “Viva Vôlei” foram para a final, Biológicas UFV e VFM Voleibol disputaram o 3º lugar. No fim da manhã do domingo, 07 de agosto, as estudantes de Ciências Biológicas conquistaram uma posição no pódio para a atlética da UFV ao vencer por 2 x 0, ganhando a medalha de bronze do evento.
Na final, equipe das “Valkírias” foi a campeã do 1º Torneio Municipal de Vôlei Feminino de Viçosa, ganhando por 2 sets a 1. As meninas do time “Viva Vôlei” receberam a medalha de prata. Para Camila Silveira Leonel, jogadora do time vencedor, além de conquistar a vitória, o torneio valeu a pena também pela experiência de participação em um evento municipal e pela valorização do voleibol na cidade.
“É o primeiro campeonato que a gente tem a oportunidade de participar aqui em Viçosa. Era uma defasagem que tinha para nós que gostamos do esporte. A estrutura foi excelente, os árbitros, toda a infraestrutura. E que venham outros campeonatos que a gente possa jogar! Foi um final de semana maravilhoso para o esporte aqui em Viçosa” completou Camila.
Já se passaram mais de 07 (sete) anos e 05 (cinco) meses após o assassinato do adolescente ponte-novense de 17 anos, Gabriel Oliveira Maciel. O caso, que chocou a opinião pública das ci-dades de Ponte Nova e Viçosa, onde ele foi assinado em 06 de março de 2015, finalmente terá seu desfecho nos próximos dias.
Após a última audiência de instrução realizada na sexta-feira passada, 05/08, no Fórum Arthur Bernardes, em Viçosa, o juiz deu aos advogados 10 dias para que eles apresentem suas teses de sustentação do crime. Após isso, caberá a ele a aos promotores definirem a sentença aos suspei-tos do crime.
De acordo com a avó de Gabriel, Regina Coeli de Oliveira, a Polícia Civil localizou 06 (seis) sus-peitos de terem cometido o crime. Desde 2021, 05 (cinco) audiências de instrução foram realiza-das em Viçosa. O objetivo era ouvir o maior número de testemunhas e fontes possíveis do caso.
Relembre o caso do assassinato de Gabriel
Gabriel Oliveira Maciel desapareceu após uma calourada em Viçosa, no dia 06 de março de 2015. Três dias depois, foi encontrado morto, nu e em uma vala localizada em área da UFV, Estrada do Couceiro. De acordo com informações repassadas pela família da vítima, o último registro de Ga-briel vivo foi através de uma foto de WhatsApp, enviado pelo próprio garoto para a família, em que ele aparecia ao lado de sua suposta namorada, quem o havia levado para a festa, com autorização da avó.
Segundo o Boletim de Ocorrência da época, o Conselho Tutelar foi até a casa da suposta namo-rada após o registro do caso. Inicialmente, ela confirmou que esteve com o adolescente na festa e que ele teria feito uso de drogas e bebida alcoólica sem moderação. Ela contou que foi embora e o deixou na festa após discutirem. Contudo, dias depois, ela mudou a versão.
Em novo depoimento, a namorada, na época de 19 anos, mudou a forma como citou as ações do jovem na festa. Dessa vez, ela contou que Gabriel bebeu pouco e não usou drogas. Ela disse que ele estava totalmente lúcido quando se falaram pela última vez, quando iria para casa.
Regina Coeli, avó de Gabriel, e a mãe dele, Sayonara Maciel, mostram fotografia do adolescente. A foto é de 2016, quando a família cobrava mais agilidade na apuração do crime (foto do Estado de Minas)
A 8ª Edição do Eco Bike Guará, realizado no último domingo de julho (31/07)contou com a participação de 537 atletas, entre homens e mulheres, divididos em subcategorias. Além disso, o evento ainda contou com o percurso kids para a diversão infantil, atrações musicais, café da manhã, almoço, área kids, ducha e camarote open bar. Campeões do desafio: masculino: Welisson Fialho, de Guaraciaba; na categoria feminino a vencedora foi Giovana Fontes, de Viçosa.
Na noite da quinta – feira 04 de agosto, o Corpo de Bombeiros de Ponte Nova, foi acionado e compareceu na BR 120 entre Ponte Nova e Viçosa, onde uma carreta tanque estava pegando fogo perto do trevo do Vau – Açu próxima ao local conhecido como (Santinha do Vau – Açu).
De acordo com o BO, o incêndio teve inicio na cabine do motorista tomando todo o veículo que transportava gasolina e óleo diesel para a empresa Cooperal/Betim, tendo o combustível vazado atingindo a vegetação causando um incêndio descontrolado interditando os dois lados da pista.
Os militares do Corpo de Bombeiros realizaram o isolamento do local iniciando os trabalhos de contenção das chamas utilizando aproximadamente 5 mil litros de água. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo Márcio Lázaro Marçal não sofreu ferimentos.
Aconteceu no sábado, dia 23 de julho, das 13 horas até 17 horas, a primeira reunião aberta do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. O encontro, realizado na Escola Municipal Paraíso, na comunidade rural do Paraíso, contou com as presenças dos gestores da APA e representantes ambientais.
Na ocasião, foram desenvolvidas oficinas e palestras socioeducativas sobre a Unidade de Conservação. A Bacia do São Bartolomeu é uma Área de Proteção Ambiental instituída por decreto municipal em outubro de 2017. Trata-se da maior unidade de conservação de Viçosa, localizada na região do Paraíso e no campus da UFV, com área total de 3,5 mil hectares.
O Plano de Manejo da APA está sendo elaborado pela empresa Econsult de Aracaju, capital de Sergipe e a secretaria municipal de Meio Ambiente tem até outubro deste ano para aprovar o documento no Conselho Gestor da APA. A empresa foi contratada em fevereiro e vai receber R$ 97 mil por seus serviços.
Outro importante documento, em elaboração desde junho, é o Plano de Recuperação da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. A Geoline Engenharia, de Contagem, foi a vencedora da licitação e vai receber, da prefeitura, R$ 99 mil para o cumprimento de um contrato de 04 (quatro) meses.
A UFV (Universidade Federal de Viçosa) abriu nesta semana as inscrições para a 92ª edição da Semana do Fazendeiro. O maior evento de extensão da universidade será realizado presencialmente entre 13 e 19 de agosto, em Viçosa. De acordo com a UFV, além de capacitações, o evento vai contar com os tradicionais leilões de bovinos e equídeos, torneio leiteiro, minifazenda, feira de produtos agrícolas e artesanais e atividades culturais e de lazer para toda a comunidade.
O tema da 92ª Semana do Fazendeiro será “Plantar, Cuidar, Florescer: Sonhos, Conquistas, Vidas”. A programação inclui a “XIII Troca de Saberes” e as semanas da Mulher Rural e da Juventude Rural. Neste ano, o evento também receberá a Caravana Fertbrasil, por meio da qual a Embrapa apresentará tecnologias de uso de fertilizantes na agricultura.
As inscrições têm o valor de R$ 135 e dão acesso a até 10 cursos e às Conversas com Especialistas, que são orientações coletivas sobre determinadas áreas temáticas e de atuação dos inscritos. Elas podem ser feitas pela internet até o dia 05 de agosto.
Podem se inscrever pessoas com vínculo com o meio rural como produtores e familiares, trabalhadores do setor agropecuário, integrantes de movimentos sociais e de ONGs, agentes municipais, estaduais e federais e estudantes de escolas agrotécnicas.
Minifazenda durante a Semana do Fazendeiro
As obras da construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa (ETE/Barrinha) foram aceleradas pela Perfil Engenharia desde abril e a construtora responsável vem cumprindo as etapas do cronograma previsto, com reais possibilidades de que a estrutura esteja pronta até meados do próximo ano. A informação foi dada pelo diretor-presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa, Marcos Nunes Coelho Júnior em visita ao canteiro de obras na semana passada. Desde 1999, o Saae vem realizando obras de interceptação de esgotos sanitários ao longo do ribeirão São Bartolomeu e seus afluentes e cerca de 10 quilômetros desses interceptores já foram concluídos.
Em Ponte Nova, a Estação de Tratamento de Esgoto continua com suas obras em andamento, mesmo de forma lenta, uma vez que os trabalhadores estão de aviso-prévio. Enquanto isso, os diretores da Perfil Engenharia negociam com a Prefeitura e o DMAES reajustes no contrato que ficou defasado em função da inflação que atingiu os principais insumos como ferragens e cimento. Em Ponte Nova, a batalha para o tratamento de esgoto remonta aos anos 2.000, precisamente quando foi protocolado pedido do DMAES na FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), em Belo Horizonte, no final da 2ª gestão do prefeito Zezé Abdalla em 2004, após estudos preliminares do Plano Diretor de Esgoto que apontou como solução a construção de 01 (uma) mini-ETE no Pachequinho, com o tratamento de esgotamento sanitário de 12 mil pessoas, mas abortado pelo prefeito seguinte Dr. Taquinho Linhares que só veio concluir todo o Plano Diretor de Esgoto no último ano de seu governo, em 2008.
O curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa teve o melhor desempenho no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais. Segundo o resultado, divulgado esta semana, foram quase 80% dos alunos aprovados na edição 2021. A prova é requisito obrigatório para que bacharéis em direito se tornem advogados.
O estado de Minas Gerais também foi o que obteve o maior índice de candidatos aprovados: 35%. Ao todo, 15.557 candidatos se inscreveram e 5.399 foram aprovados. Depois da UFV, a UFMG teve o maior percentual de aprovação: 76,5%. O coordenador do curso de Direito da UFV, Davi Santana de Lelis, lembra que o curso já foi agraciado com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, no triênio 2019/2022, e sempre esteve entre os melhores de Minas Gerais. Para ele, o mérito do bom desempenho do curso é a dedicação dos alunos à formação acadêmica e ao exame da OAB.
Da redação do Líder Notícias, Ricardo Motta
Em Minas Gerais, um novo pico de casos de coronavírus está para chegar. A projeção, divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Bacheretti, durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, indica para as 02 (duas) primeiras semanas de julho um aumento de casos provavelmente ainda maior que os 122% atuais, a taxa de incidência nos últimos 07 (sete dias). Este crescimento era esperado e justificado por fatores sazonais, como o período de frio, maio e junho, e o pós-feriado de Corpus Christi, que também trouxe dados represados.
O secretário abordou também os dados atuais de vacinação no estado, com destaque para a cobertura vacinal infantil da 2ª dose, que ainda não atingiu 50% das crianças entre 5 e 11 anos. Em Ponte Nova nas últimas 72 horas 77 novas pessoas foram contaminadas, mas o ritmo de pessoas curadas segue na mesma linha mantendo-se uma média de 100 pessoas contaminadas. A Vigilância Epidemiológica de Viçosa divulgou novo Boletim Epidemiológico de COVID-19: foram realizados 251 testes de detecção do coronavírus, sendo 86 resultados positivos e 165 negativos. Foram registradas 283 altas. Nos hospitais, onze pessoas estão internadas, sendo 10 em leito clínico e uma no CTI.
Da redação do Líder Notícias, Ricardo Motta.
O professor Guilherme Siniciato Terra Garbino, do Departamento de Biologia Animal, foi o ganhador do Oliver Pearson Awardde 2022, premiação anualmente concedida a jovens profissionais, com até 05 (cinco) anos da defesa do doutorado, que atuam na disciplina de mastozoologia (estudo dos mamíferos) em pesquisa, ensino e curadoria na América Latina.
O anúncio aconteceu no dia 21 de junho, durante o 101° encontro anual da American Society of Mammalogists (ASM) em Tucson (Arizona), nos Estados Unidos. Guilherme é o primeiro professor da UFV e o 7º a receber este prêmio, criado, em 2003, em homenagem ao zoólogo e ecólogo Oliver Payne Pearson, especialista em investigações sobre pequenos mamíferos. Além de dinheiro para pesquisa, o ganhador também recebe um auxílio para participar do próximo encontro da ASM.
No caso do professor Guilherme, a verba será utilizada na aquisição de novos equipamentos e na preservação da coleção de mamíferos do Museu de Zoologia, da qual é curador, que dispõe de espécimes raros e alguns dos mais antigos do país.
Apenas em 22 dias de junho, Viçosa já contabiliza mais do que o dobro de casos confirmados de COVID-19 em comparação a maio. Neste mês, a Vigilância Epidemiológica da cidade confirmou 719 casos da doença na cidade, enquanto no mês passado 276 casos foram confirmados. Além disso, também no mês de junho, após 47 dias um novo óbito foi registrado. A confirmação aconteceu na terça-feira, 21/06, e a última morte registrada na cidade havia sido no dia 04 de maio /2022.
Na quarta-feira, 22/06, a cidade voltou a bater recorde de casos. O maior número registrado desde fevereiro havia sido o da última segunda-feira, 20/06, com 113 confirmações. No entanto, 126 pacientes foram diagnosticados em 22/06, superando a marca anterior. Viçosa contabiliza, atualmente, 16.741 casos confirmados de Sars-Cov2, sendo que 16.127 pessoas estão recuperadas da doença. São 462 casos ativos e 152 óbitos registrados desde o início da pandemia.
A greve dos trabalhadores da educação municipal de Viçosa chegou ao fim na noite do dia 10 de junho, após o aceite da proposta enviada pelo Executivo. A greve foi deflagrada por tempo indeterminado no dia 18 de maio e se estendeu por 24 dias, sendo finalizada com a conquista do Piso Salarial Profissional na carreira e reajuste também para outras categorias da educação em greve. De acordo com o Executivo, em cumprimento à proposta, serão apresentados ao Legislativo Municipal 02 (dois) projetos de lei. O primeiro, propõe reajuste salarial linear na carreira do magistério municipal de 2,5%, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2022. O segundo, tratará da revisão na carreira do magistério municipal, também, com reajuste salarial linear na carreira de 7,25%, a ser pago a partir de novembro de 2022, sem efeitos retroativos. Para o ano de 2023, a proposta é de 10% na carreira e de mais 10% para 2024, também, sem efeitos retroativos