Pesquisar

Viçosa

No início da tarde de sexta-feira, 16 de setembro, seguranças particulares, ajudados por populares, conseguiram impedir que um bandido concluísse um assalto à mão armada a uma joalheria no Calçadinho da Travessa Sagrado Coração de Jesus, no centro de Viçosa. Segundo policiais militares que foram chamados para prender e encaminhar o frustrado assaltante para a Delegacia Regional de Polícia Civil. Ele tentou o assalto, mas ao ser impedido ele tentou fugir empunhando uma arma de fogo. O bandido foi derrubado por uma pessoa e perdeu a arma. Eles imobilizaram o criminoso até a chegada de policiais militares, que o prenderam em flagrante. Os policiais ainda saíram à caça de um homem que está sendo apontado como comparsa do assaltante. Toda a ação policial foi acompanhada por centenas de pessoas que passavam pelo local.

21/09/2022– 15:23

O Festival de Teatro de Viçosa (Festevi), promoção do Departamento de Cultura da Prefeitura, está com inscrições abertas para a sua 4ª edição, que será realizada entre os dias 03 e 06 de novembro. Atores, diretores e grupos de todo o Brasil pode se inscrever gratuitamente até o dia 02 de outubro. Na edição de 2022 o Festevi vai contar com 02 (duas) mostras competitivas, sendo 01 (uma) delas presencial e outra on-line. Para ambas as modalidades serão selecionados espetáculos de 03 (três) categorias: adulto, infantil e alternativo. O espetáculo vencedor de cada 01 (uma) das 03 (três) categorias receberá a premiação de R$ 1.500,00. Nesta edição, também haverá troféus para as modalidades: melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor direção, melhor figurino, melhor maquiagem e melhor paisagem sonora. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line. As peças serão analisadas por uma Comissão de Seleção composta por profissionais especialistas na área teatral, a qual divulgará a lista de selecionados no dia 10 de outubro.

21/09/2022– 15:21

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa no último dia 13 de setembro, o vereador Marco Evangelista (Marcão Paraíso), do PSDB afirmou que o prefeito Raimundo da Violeira, bem como a administração pública, perderam uma verba de R$ 600 mil que era destinada a construção do novo estádio de futebol de Viçosa, no Bairro Cidade Nova. O projeto inicial do campo municipal previa dimensões padrão FIFA, estacionamento, portaria, bilheteria, setor administrativo, sanitários públicos, vestiário para 02 (dois) times e arbitragem, posto policial e médico. Além disso, sala de imprensa, cabines de rádio e TV e arquibancada para 800 pessoas, cumprindo as exigências de acessibilidade. O anúncio da construção do estádio foi feito em 2020, na gestão do prefeito Ângelo Chequer. Na ocasião, foi afirmado que a obra seria licitada pela Prefeitura de Viçosa (PMV) em aproximadamente R$ 2 milhões. Desses, R$ 600 mil eram provenientes da emenda parlamentar conseguida pelo deputado estadual Roberto Andrade (Avante).

19/09/2022– 11:10

A estrutura do segundo pavimento de uma residência ficou comprometida depois de um incêndio registrado na tarde de ontem, 15 de setembro, na Rua João Batista da Silva, no Bairro São José do Triunfo, em Viçosa. Segundo informações do Corpo dos Bombeiros, as chamas teriam iniciado após uma vela atingir um sofá. O fogo rapidamente se alastrou, consumindo também outros móveis da casa. Segundo a corporação, foram utilizados aproximadamente 1.000 litros de água para controlar a situação. A alta temperatura causada pelo incêndio comprometeu parte da estrutura, que precisou ser parcialmente interditada. Ainda conforme os bombeiros, a Defesa Civil também esteve no local realizando a vistoria técnica. Um pássaro, que se encontrava preso em 01 (uma) gaiola, morreu devido à inalação de fumaça.

16/09/2022– 10:58

Será realizado em Coimbra no dia 8 de outubro o I Congresso de Doenças Raras do Interior de Minas. O será realizado das 13h às 20h e contará com Teste do pezinho ampliado e diagnóstico precoce; palestras, depoimentos e show cultural. O evento será realizado na Escola Municipal Padre Jaime Antunes De Souza Rua São Sebastião, 64-434, auditório, centro/Coimbra, sob a responsabilidade da PanDI que é um grupo de apoio a pessoas com as doenças raras: Panhipopituitarismo e diabetes insipidus ; sem fins lucrativos, com o objetivo principal de informar e acolher pacientes e familiares! A PanDI foi fundada oficialmente no dia 7 de outubro de 2017 por Roberta Ladeira que têm os dois diagnósticos desde 2013. Adquiridos pós cirurgia de retirada de um macroadenoma hipofisário. Ainda no final desde mesmo ano o grupo conseguiu um reforço de peso, o atual padrinho da causa, o jogador de futebol Marcos Rocha (Palmeiras) que cede sua imagem e ajuda nas campanhas de conscientização, também lutando por mais visibilidade para as doenças raras cujo principal problema é a desinformação em todos os setores: civil, médico e político. O Líder Notícias traz reportagem completa sobre o evento na edição 508 da próxima sexta - feira 23 de setembro.  

16/09/2022– 10:28

A imprensa de Viçosa divulgou informações de que os hospitais de Viçosa não terão mais serviços de imagem dentro de suas instalações. Isso por causa da saída do Centro de Imagem, que se deu por ação proposta pelo Ministério Público, que obrigou os hospitais a fazer licitação, mas não houve interessados pelos serviços. Procurado, o presidente da Fundação Assistencial Viçosense (FAV), entidade mantenedora do Hospital São João Batista (HSJB), Joaquim Andrade Neto, disse que, no Caso do São João Batista, a saída do Centro de Imagens já ocorreu há alguns meses e, desde então, o hospital tem procurado se adequar para atender seus pacientes. Segundo ele, a primeira iniciativa foi a de alugar um tomógrafo de 04 (quatro) canais, a preço de R$ 22 mil por mês, que já se encontra no hospital, pronto, mas não pode funcionar. Enquanto isso, já foi feita a licitação de um tomógrafo próprio, de 32 canais, o suficiente para atender com sobra a demanda. “A empresa vencedora da licitação tem 180 dias para entregar o aparelho e o dinheiro do pagamento do aparelho, num total de R$1,6 milhão já está na conta da Prefeitura de Viçosa e foi repassado pelo Estado, a partir de uma emenda parlamentar do deputado Roberto Andrade, no primeiro semestre”, pontuou o presidente. Joaquim disse que o pessoal para operar as máquinas já foi treinado e os aparelhos estão em perfeitas condições de entrar em funcionamento imediatamente. O problema é que a Vigilância Sanitária Estadual (Ponte Nova), a quem cabe a competência do licenciamento, fez a vistoria dos aparelhos e do local e o hospital já enviou toda a papelada há mais de um mês, mas aquele órgão fiscalizador ainda não liberou a licença para funcionamento (alvará) e garantiu: “logo que a Vigilância Sanitária Estadual liberar, os aparelhos entrarão imediatamente em atividade”. A administração do Hospital São Sebastião (HSS) foi questionada sobre o mesmo assunto, mas não se manifestou. Lá, o Centro de Imagem funcionou normalmente até a última sexta-feira (02/09) e, no final de semana encerrou de vez suas atividades no local. A partir daí, todos os exames de imagem necessários para os pacientes serão de responsabilidade HSS.

08/09/2022– 16:28

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) recebeu na semana passada, a primeira turma para o recém-criado curso de pós-graduação lato sensu em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto. São oferecidas 32 vagas para graduados e pós-graduados em diversas áreas do conhecimento, com entrada por processo seletivo. Outras 22 vagas são destinadas a técnicos da Vale e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As aulas serão ministradas majoritariamente de forma remota e a parte prática presencial em finais de semana. O curso tem duração de um semestre e é totalmente gratuito. O curso tem duração de um semestre e é totalmente gratuito. O curso de especialização em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto é resultado de uma parceria entre a UFV e a empresa Vale S. A., que possui sob sua guarda e proteção diversos patrimônios culturais arqueológicos na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Segundo o coordenador do curso e professor do Departamento de História, Jonas Marçal de Queiroz, os sítios arqueológicos são estruturas históricas construídas nos séculos XVIII e XIX que, apesar dos esforços de manutenção e proteção por parte da empresa, demandam definição e aplicação de métodos específicos de conservação preventiva, bem como ações de Educação Patrimonial.

25/08/2022– 16:35

Nos últimos anos Ponte Nova vem se destacando em campeonatos de artes marciais na região do Vale do Rio Piranga, com vários atletas competindo principalmente nas categorias box, Muay Thay e Jiu-Jitsu. Mantendo essa tradição, que cada dia ganha mais adeptos, no dia 17 de setembro atletas da academia RLT / Nova União Ponte Nova, participarão da 5ª edição do WR FIGTH, na cidade de Coimbra, município vizinho de Viçosa. Os atletas que representarão Ponte Nova na competição: João Paulo Xavier, modalidade: box (90 kg); Robinho (69 kg)e Weverton Reis Selvagem (60 kg). Os atletas serão acompanhados pelos treinadores mestre Reinaldo Lana (RLT); Loverty Gomes (Nova União) e Márcio Laroba, que atua como treinador, apoiando o mestre Reinaldo e Loverty Gomes.          

25/08/2022– 11:40

Ainda com foco na implantação do Samu na região, o Treinamento da Rede de Urgência e Emergência (RUE) para a turma 02 será neste 22 de agosto, entre 08 horas e 12 horas, no auditório da Engenharia Florestal da UFV. O treinamento da RUE objetiva capacitar os profissionais a atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência. O treinamento é direcionado a enfermeiro, técnico de enfermagem, recepção e profissionais de nível superior da equipe complementar, envolvendo 61 profissionais de 09 (nove) hospitais da região. Incluindo os de Ponte Nova: Arnaldo Gavazza Filho e Nossa Senhora das Dores, que enviarão 10 profissionais cada um. Viçosa: 20 profissionais; Rio Casca, Alvinópolis, Raul Soares enviarão 05 (cinco) pessoas cada 01 (uma). As cidades de Guaraciaba e Dom Silvério mandarão 03 profissionais de saúde cada 01 (uma). Nos dias 1º e e 02 de agosto, uma equipe de colaboradores do Hospital Nossa Senhora das Dores participou do treinamento da Rede de Urgência e Emergência (RUE), promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE). Dez colaboradores do HNSD estiveram presentes. O treinamento foi para o processo de introdução de tubo laríngeo, que é utilizado nas situações de emergência para garantir que o paciente permaneça em condições de sobrevivência até a chegada a um centro hospitalar. Participaram do treinamento Natália Cristina da Costa; Halline Emeliane Aparecida Martins; Maria Pascoalina de Jesus Silva; Paulo Henrique de Oliveira Sodré; Ana Rita Hudson; Cléria Eduarda de Araújo; Natalia Yasmine Salgueiro Ribeiro; Sônia Aparecida Câmara Vieira; Walter Maciel de Souza e Tiago Lisboa Castro Couto. Primeira turma do HNSD com os profissionais responsáveis pelo treinamento

19/08/2022– 11:33

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Viçosa foi inaugurada no dia 11 de setembro. Neste primeiro momento, a exemplo de outras cidades da região, somente a base (sede) foi estabelecida. O funcionamento oficial só começa com a instalação da rede 192. O Coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Júlio César de Oliveira Andrade, informou que todas as operadoras de telefonia já foram acionadas e o serviço deverá entrar em operação até setembro próximo. Durante a solenidade, os pronunciamentos focaram em agradecimento a todos que contribuíram para a efetivação do serviço em Viçosa e na microrregião, que inclui também os municípios de Canaã, Cajuri, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Araponga. Essas 02 (duas) últimas cidades também possuem bases do serviço). O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores locais e autoridades do município e de cidades próximas, entre elas, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; Danilo de Castro, ex-deputado Federal e ex-secretário; Josy Duarte, superintendente de Saúde de Ponte Nova; Rainério Rodrigues Fontes, secretário de Saúde de Viçosa; e Marcus Antônio Amarante Viana Schitini, ex-secretário de Saúde de Viçosa e ex-superintendente Regional de Saúde. A sede está localizada anexa à Casa 38 da Vila Gianetti, onde se encontra instalado o Grupamento de Prevenção e Vistoria do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Além do Corpo de Bombeiros, são parceiros do Samu 192, as prefeituras da região, polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e Estadual.

19/08/2022– 11:28

Mais de 90 mil mudas altas são plantadas em áreas de reflorestamento na Zona da Mata. O projeto foi desenvolvido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa) e com viveiristas da região de Dona Eusébia. Além de preservar as florestas que já existem, o reflorestamento de algumas áreas é uma medida de ajudar o meio ambiente. Na Zona da Mata, uma técnica inédita e inovadora de restauração florestal foi desenvolvida pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa) e com viveiristas da região de Dona Euzébia. Estão sendo plantadas mudas altas de espécies nativas da Mata Atlântica nas cidades de Viçosa, Ubá, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. A técnica foi desenvolvida a partir de um dos principais desafios encontrados na restauração florestal: a competição entre mudas de nativas e gramíneas. "As mudas de árvores nativas sofrem com a competição das espécies invasoras agressivas, como a braquiária, o que resulta, geralmente, em elevadas taxas de mortalidade das mudas plantadas", explicou a companhia. Para evitar tal situação, mudas mais altas (mudas de espera), com altura média de 2,5 metros, 05 (cinco) vezes maior do que o padrão (cerca de 50 cm), estão sendo plantadas nas áreas de reflorestamento. Com o plantio de mudas altas, ocorre o sombreamento mais rápido das gramíneas exóticas, o que contribui para o enfraquecimento e, até mesmo, a erradicação dessas espécies, que prejudicam o desenvolvimento das mudas pequenas. Além disso, reduz o número de adubações, coroamentos e replantios, em função do escape das mudas da competição com as espécies agressivas. Outra vantagem é a tendência a reduzir a competição entre mudas de nativas e de espécies exóticas.

19/08/2022– 11:22

Estão abertas as inscrições para o 8º Festival de Música de Barzinho em Viçosa. O evento retorna presencialmente na Praça Silviano Brandão nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Os interessados devem se inscrever pela internet até domingo, até 14 de agosto. A mostra é uma competição em âmbito municipal. O objetivo é estimular e promover cantores, cantoras e músicos que se apresentam em bares e restaurantes da cidade. Quem pode ser inscrever? Pessoas acima de 18 anos residentes de Viçosa; pelo menos há 01 (um) ano na área da música; artistas solos, duplas e trios; serão selecionados 10 participantes, que serão divididos em 02 (dois) grupos; as 02 (duas) melhores formações de cada noite e a melhor dentre as 06 (seis) eliminadas participarão da final no dia 27 de agosto. Os 03 (três) primeiros colocados receberão os prêmios de R$ 2.000, R$ 1.500 e R$ 1.000. Além disso, o artista mais votado pelo júri popular receberá a premiação de R$ 1.000.    

12/08/2022– 10:00

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo