Em cena há 92 anos, a “Marcha Nico Lopes foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural Imaterial do Município de Viçosa, após aprovação do Projeto de Lei de autoria do vereador Bartomélio Martins, o professor Bartô do PT (Partido dos Trabalhadores). A atual Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bárbara Santos, no uso da Tribuna Livre relembrou a importância da Marcha Nico Lopes para os estudantes, uma vez que promove trocas e aprendizado, além de ser um momento em que os alunos conseguem se manifestar a favor da liberdade de expressão, enquanto reforça a relevância dos movimentos sociais e coletivos.
‘A primeira Marcha Nico Lopes foi realizada em 1929, por alunos da recém-criada Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Nesse período, a Escola contava com apenas 50 alunos e diz a lenda que foi um deles, Antônio Secundino de São José, que se juntou com alguns amigos e criou a marcha. O nome da manifestação foi escolhido em homenagem a Antônio Lopes Sobrinho, o Nico Lopes, velhinho boêmio e figura folclórica de Viçosa que conquistou a simpatia dos estudantes.
De incêndios em vegetação que normalmente seguem até o final de setembro foram interrompidos pela chuva que resolveu dar as caras mais cedo. Em setembro do ano passado foram registradas 5.407 ocorrências de incêndios em vegetação, ao passo que no mês de setembro deste ano foram registrados 3.603 atendimentos, uma redução de mais de 33% que pode ser atribuída ao grande esforço do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em ações de prevenção, reforço na capacidade de resposta e também pela chegada das chuvas em Minas.
Em Ponte Nova, o Corpo de Bombeiros registrou só no mês de setembro, 21 focos de incêndio. Mas, enquanto o assunto ainda era fogo, o Corpo de Bombeiros já trabalhava o planejamento das ações para o período das águas. O plano de preparação para enfrentamento ao período chuvoso 2022/2023 foi lançado na semana passada, enquanto vários treinamentos dessa natureza acontecem no estado.
O plano contém ações que visam reduzir o impacto e prejuízos causados pelas enchentes, inundações, alagamentos, enxurradas, movimentos de massa em encostas e tempestades que assolam os grandes centros urbanos e as populações ribeirinhas.
O Silvestre FC de Viçosa, venceu o Juventos FC, de Brumadinho, por 3 x 1, e conquistou nos pênaltis a classificação para a grande final do Campeonato Mineiro Amador 2022. O confronto aconteceu sábado, 08 de outubro, no Estádio João Francisco, em Viçosa. A equipe do Silvestre entrou em campo com o desafio de tirar a desvantagem de 2 x 0 que o Juventus havia construído no último fim de semana, em Brumadinho.
Nos acréscimos, o Silvestre fez história. No momento em que o cronômetro marcava 55 minutos, o clube de Viçosa marcou o seu terceiro tento na partida e levou o jogo para a disputa por pênaltis, onde saiu vencedor por 4 x 2. O Silvestre enfrenta agora o Paraopeba, de Sete Lagoas. Os detalhes da final, horários, mandos de campo e dias ainda serão divulgados pela Federação Mineira de Futebol. Participando do torneio desde o dia 06 de agosto, o Silvestre FC já passou por 05 (cinco) fases eliminatórias, deixando para trás o Laranjal, Leopoldina, Atalanta, Barra Alegre e Juventos FC.
A Câmara de Vereadores de Viçosa aprovou nesta semana a autorização para que a Prefeitura faça um empréstimo de R$ 10 milhões para concluir a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa. As obras foram alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI/ETE Barrinha). O Projeto de Lei Complementar foi enviado pelo Executivo para análise dos vereadores. Com a aprovação, a Prefeitura poderá contratar a operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal para finalizar as obras, que estão em andamento e têm cerca de 40% concluídas.
A construção da ETE/Barrinha foi alvo de uma CPI que teve o relatório final apresentada pela câmara em fevereiro deste ano. No documento, foi apresentado o desperdício de mais de R$ 1 milhão na compra de material considerado inservível para execução da obra. Sete (07) reuniões foram realizadas ao todo, sendo a 1ª com o objetivo de deliberar o relator da comissão, a 2ª para definir o cronograma de trabalho e nas outras 05 (cinco) restantes foram realizadas as oitivas das testemunhas e dos diretores da empresa Perfil Engenharia, a empresa que constrói a ETE em Viçosa,m que é a mesma que toca as obras da ETE de Ponte Nova
Dono de currículo abrilhantado por passagens por universidades europeias e pelo domínio de 07 (sete) idiomas, Edson Ferreira Martins, 43 anos, pós-doutor em estudos clássicos com especialidade em Machado de Assis é acusado por alunas e ex-alunas da UFV (Universidade Federal de Viçosa) de um leque de crimes que abrange abuso de poder, violência física, assédio moral e sexual e estupro — um escândalo silencioso que virou, em 2019, alvo de uma sindicância.
O escândalo foi alvo de uma sindicância interna na UFV e se desdobrou em um processo administrativo disciplinar que começou em 2019. A investigação da universidade já colheu depoimentos considerados tão contundentes que os responsáveis decidiram enviá-la ao Ministério Público Federal de Minas Gerais, onde corre sob sigilo de Justiça.
N.L, ex-aluna diz o seguinte no depoimento que corre em sigilo no Ministério Púbico: “Edson me deu de tudo para beber — vinho, cerveja, vodca. Fiquei sem capacidade de discernir, vulnerável, e ele me estuprou. Ele me atormentou até meu último dia em Viçosa. Entrei em depressão e perdi 07 (sete) quilos. Dez anos depois, ainda faço terapia”.
O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação. Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 01 (um) mês a menores de 05 (cinco) anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 04 (quatro) milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.
O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Em Ponte Nova, a vacinação está sendo efetuada nos PSF Rasa, Santo Antônio, Vau Açu e Anna Florência, durante a semana e no dia 30 de setembro. Terá vacinação também no PAM (Posto de Atendimento Médico), na Esplanada.
Uma idosa de 66 anos foi resgatada no último fim de semana desacordada e em estado grave durante um incêndio em um apartamento na Rua Cônego Modesto Paiva, em Vilosa. Segundo os militares do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 19h23min de domingo, 25 de setembro. Populares informaram que saía muita fumaça da janela do imóvel e por isso acionaram os militares.
Por uma janela, os bombeiros conseguiram entrar no apartamento, que fica no 2º andar do prédio. Para retirar a idosa, foi necessário arrombar o portão de acesso ao imóvel. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, o excesso de fumaça que tomou por completo o apartamento foi por causa de uma panela de pressão esquecida no fogão.
No dia 15 de setembro, também em Viçosa, a estrutura do segundo pavimento de uma residência ficou comprometida depois de um incêndio registrado na Rua João batista da Silva, no Bairro São José do Triunfo. Neste caso, as chamas teriam se iniciado após uma vela atingir um sofá. O fogo rapidamente se alastrou, consumindo também outros móveis da casa. Morreu um passarinho que estava preso em 01 (uma) gaiola.
O desmatamento e a febre amarela, que dizimaram milhares de macacos, em 2017, no Brasil, praticamente extinguiram o sagui-da-serra-escura ou sagui-da-taquara (Callithrix flaviceps). Este pequeno animal que vive na Mata Atlântica acabou de entrar para a lista internacional de primatas em sério risco de extinção. Para tentar salvar a espécie, os Saguis-da-serra serão trazidos para reprodução assistida na Universidade Federal de Viçosa.
O professor Fabiano de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal, é um dos pesquisadores que assinam os artigos que embasam a chamada Red List (lista Vermelha), que acende o sinal vermelho para a perda de espécies de primatas. Entre elas, 04 (quatro) são brasileiras e 02 (duas) ocorrem na região Sudeste.
Na lista, estão o bugio-ruivo, típico da Mata Atlântica, e o macaco-caiarara, que ocorre em alguns trechos de floresta Amazônica, além do recém-descoberto zogue-zogue do Mato Grosso. Entre os mais ameaçados, os Saguis talvez sejam os mais sensíveis e carentes de cuidados.
O viçosense Vitor do Val Gomide, médico veterinário responsável pela empresa Laticínios Gomide, de Viçosa, foi eleito o Melhor Queijeiro do Brasil durante o 2º Mundial de Queijos do Brasil, que aconteceu em São Paulo entre os dias 15 a 18 de setembro. O evento que reconhece os melhores queijos do mundo, com foco nos brasileiros, aconteceu no Teatro B32, em São Paulo.
A feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais foi realizada em frente ao teatro, na Praça da Baleia, com acesso gratuito. Mais de 100 produtores de todo Brasil puderam expor e vender seus produtos na feira. A primeira etapa do Concurso foi durante a Expozebu, em Uberaba, no qual os participantes tinham que elaborar um queijo de leite cru na frente dos juízes.
Esse queijo voltou à fábrica para ser maturado pelos queijeiros por 4,5 meses até a data do Mundial. A segunda etapa do Concurso foi a elaboração de um queijo proposto pelos juízes, no qual deveria ser um queijo original, de casca fina, cilíndrico, que fundia na boca e com um elemento vegetal brasileiro. Vitor agradou o paladar dos 08 (oito) jurados, sendo 04 (quatro) franceses, 03 (três) brasileiros e 01 (uma) espanhola ao apresentar um queijo com café, embalado na folha de bananeira, e ganhou a medalha Super Ouro do Mundial de Queijos.
A Prefeitura de Viçosa e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) firmaram, na última segunda-feira, 19 de setembro, acordo de cooperação técnica que busca possibilitar mais comodidade para o trabalho dos recenseadores, em Viçosa.
Pelo documento, o município vai fornecer a eles, pelo período de 45 dias, passagens gratuitas no transporte público coletivo, serviço prestado pela Viação União, durante o translado pelos bairros da cidade para a aplicação dos questionários.
O acordo só foi possível depois que o recenseador Emílio Saliveres Alderete esteve na reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa no dia 06 de setembro propondo o transporte para os trabalhadores do IBGE. Emílio Saliveres Alderete afirmou, na ocasião, que eles estariam vivendo “quase um regime de escravidão”, e por conta dessas condições pelo menos 25 recenseadores de Viçosa aderiram o movimento da greve nacional de trabalhadores.
Um homem, de idade não informada, foi preso após acionar a Polícia Militar e alegar um suposto roubo no Centro de Viçosa. O fato aconteceu ontem 22 de setembro. Segundo informações da PM, ele disse que teve o dinheiro da empresa que trabalha levado. Os militares iniciaram busca, percorrendo os trajetos e itinerários que a suposta vítima disse ter feito, verificando circuitos de monitoramento eletrônico.
Como nada de diferente foi percebido, o homem acabou assumindo que mentiu e que, na verdade, perdeu os R$ 2 mil. Ele recebeu voz de prisão por falsa comunicação de crime. A pessoa que faz a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando a atuação de uma autoridade no intuito de investigar o falso crime, pode ser responsabilizada pelo crime de comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, e está sujeita a uma pena de até 06 meses de detenção e multa.
Cobertura vacinal no Brasil vai muito mal, principalmente para crianças. Isto é uma enorme tristeza, pois além do Brasil ter milhões de crianças suscetíveis a doenças preveníveis com vacinas, o Programa Nacional de Vacinação (PNI) é reconhecido internacionalmente como um dos programas de saúde mais bem-sucedidos do mundo.
Desde 2015, o Brasil enfrenta uma queda na cobertura vacinal de todas as doenças para as quais existem vacinas. Entre os motivos apontados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), estão: falta de informação dos profissionais de saúde acerca do calendário vacinal; falta de informação da população; pouca confiança em governantes, instituições e profissionais de saúde; horário limitado de funcionamento dos postos de saúde; desinformação; comunicação falha; e crescimento do movimento contra vacina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em julho, que o Brasil está entre os 10 países com maior quantidade de crianças com a vacinação atrasada. O índice de cobertura vacinal é medido pela vacina DPT3, que previne difteria, tétano e coqueluche e exige 03 (três) doses que devem ser aplicadas nos primeiros meses de vida.
De acordo com a OMS, a cobertura vacinal recomendada para as vacinas infantis é de 90% a 95%. Atualmente, 03 (três) em cada 10 crianças brasileiras não receberam as vacinas necessárias, mesmo que a vacinação infantil seja obrigatória pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, desde 1990.
SARAMPO E POLIOMIELITE
Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da Organização Mundial da Saúde, como resultado do esforço nacional para acabar com uma doença infantil altamente contagiosa e potencialmente grave, mas para a qual existe vacina. No entanto, em 2018 o vírus voltou a circular no país. Entre 2018 e 2021, houve quase 40 mil casos de sarampo no país, com 40 óbitos.
Outra doença que foi erradicada do país desde a década de 1990 e corre o risco de voltar é a Poliomielite. A pólio é altamente contagiosa e pode se disseminar mesmo que a pessoa com o vírus não apresente sintomas. Foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro. Cerca de 04 (quatro) milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 01 (um) a 04 (quatro) anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as 03 (três) doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. (Com informações do Portal Drauzio Varella)
Vacinação contra o sarampo está abaixo da média