Foi solta na semana passada, precisamente no dia 19 de outubro, a viçosense que havia sido presa em flagrante, em Belo Horizonte, suspeita de aplicar golpe do falso Pix e ter dado prejuízo de mais de R$ 30 mil a uma clínica médica de Belo Horizonte. Barbara Elisa Balbino, de 32 anos, teve a liberdade concedida após audiência de custódia no Fórum Lafayette em Belo Horizonte, sem a necessidade de pagamento de fiança.
De acordo com a decisão da juíza Juliana Baretta Kirche Ferreira Pinto, Barbara deve cumprir algumas determinações judiciais. Ela não poderá sair de Viçosa por mais de 30 dias, sem autorização da Justiça. Além disso, ela também deve manter seu endereço atualizado e comparecer a todos os atos do inquérito e ação penal. A Justiça ainda prevê que ela use tornozeleira eletrônica e permaneça em casa durante a noite dos dias úteis, com recolhimento domiciliar integral aos fins de semana e feriados, pelo prazo de 06 (seis) meses. Ela deve manter distância mínima de 500 da clínica médica.
O Departamento de Engenharia Florestal da UFV acaba de assinar um convênio com a empresa Econew para pesquisa do potencial do bambu para a produção de carvão vegetal. Os estudos, que começaram em agosto com a escolha das mudas a serem plantadas, podem ajudar o país fornecendo mais uma alternativa de energia renovável a partir do carvão vegetal.
A parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) conta ainda com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), sediada na UFV. O professor Sebastião Valverde, que coordena o projeto disse que a possibilidade de se chegar ao carvão vegetal de bambu é uma inovação. De acordo com ele, o produto tem potencial para substituir o carvão mineral e poderá apresentar maior produtividade que o carvão vegetal produzido a partir do eucalipto.
O Silvestre Futebol Clube voltou a vencer o Paraopeba, dessa vez por 2 x 0, e se tornou o campeão do Campeonato Mineiro Amador 2022. A decisão aconteceu no Campo da Barrinha na tarde de sábado, 22 de outubro em Viçosa. Os gols do Silvestre foram marcados por Kikito e Mael.
No dia 15 de outubro, o Silvestre Futebol Clube já havia vencido o Paraopeba fora de casa. Na ocasião, a equipe ganhou pelo placar mínimo, com gol de Altair. A vantagem construída em Sete Lagoas permitia ao Silvestre ser campeão até mesmo com um empate em Viçosa.
Durante todo o torneio o Silvestre mandou os seus jogos no estádio João Francisco, no Distrito Silvestre, onde estava invicto. Contudo, para a disputa da final, a Federação Mineira de Futebol transferiu a partida para o Campo da Barrinha por medidas de segurança.
Estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizaram, desde as 06 h da manhã do dia 18 de outubro, uma paralisação contra os cortes orçamentários sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior. De acordo com Centros Acadêmicos da UFV, tais cortes afetam a continuidade da universidade enquanto um âmbito público e com sua qualidade no ensino.
Com a paralisação, as principais vias que ligam Viçosa à universidade foram fechadas desde o início da manhã, com exceção para ambulâncias e ônibus escolares. Rodovias e ruas que ligam outras cidades à instituição permaneceram abertas, como a nova P.H Rolfs e pela estrada que liga Viçosa a Paula Cândido. A manifestação é uma ação do Diretório Central dos Estudante e aconteceu durante todo o dia. Durante a parte da manhã foram realizadas intervenções artísticas e com cartazes e faixas. Na parte da tarde aconteceu aula pública nas 04 (quatro) Pilastras.
Na noite do dia 18/10, ontem houve caminhada saindo da UFV até ao centro de Viçosa. Vale lembrar que, com a manifestação, os professores liberaram os alunos das aulas. Em nota, o DCE afirma que as universidades públicas representam a possibilidade de um outro projeto de país e, por isso, o atual governo enxerga na educação e nos professores um inimigo.
O radialista e ex-vereador Paulo Roberto Cabral, “Paulinho Brasília”, foi homenageado na noite de terça-feira, 18 de outubro, pelos seus 40 anos de carreira no rádio. O ato aconteceu durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa. A homenagem foi solicitada pelo vereador Marcos Fialho (sem partido). Como justificativa para a homenagem, o vereador Marcos Fialho reforçou que o trabalho prestado por Paulinho Brasília é muito importante, pois no seu programa há a participação direta da população sobre temas relevantes do Município.
“Dar voz às pessoas, para que elas possam comentar sobre diversos assuntos é um dos pontos mais importantes e admiráveis do seu trabalho. Além de destacar aqui o seu talento e profissionalismo, ao longo desses 40 anos, sendo 33 deles em Viçosa”, afirmou o parlamentar municipal viçosense ao homenagear Paulinho Brasília, que já foi locutor em Ponte Nova. Paulinho Brasília além de conduzir o programa popular da 95 FM, foi vereador da Câmara de Viçosa no mandato de 2013 à 2016. E logo após, no mandato de 2017 a 2020, foi secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.
A gestão financeira do Terminal Rodoviário Joventino Octávio Alencar, em Viçosa, será investigada em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O requerimento para instauração do processo foi aprovado nesta semana na Câmara Municipal. A CPI vai apurar possíveis irregularidades na administração da rodoviária no período de janeiro de 2021 a outubro de 2022. A Comissão vai contar com 05 vereadores e o prazo de conclusão dos trabalhos será de 90 dias.
Em Ponte Nova, o vereador Zé Roberto Júnior (Rede) voltou a denunciar a precária situação da Rodoviária Nova, o Terminal Rodoviário Reinaldo Alves Costa, que fica no CDI. Redes de esgoto estouradas, lâmpadas queimadas, sujeira e falta de papel higiênico nos banheiros. Zé Roberto Júnior disse que a situação é precária há mais de 01 (um) quando fez a denúncia pela primeira vez.
O Silvestre FC venceu por 1 x 0 a equipe do Paraopeba no primeiro confronto da final do Campeonato Mineiro Amador 2022. A partida aconteceu neste sábado, 15, no estádio das Magnólias, em Paraopeba. O jogo de volta será realizado no próximo sábado, dia 22 de outubro, as 15 horas no Estádio João Francisco em Viçosa.
Para ficar com o título, basta a equipe não perder. A vantagem do Silvestre foi construída logo no 1º tempo. Aos 15 minutos, em uma bela jogada de contra-ataque, Altair recebeu dentro da área e marcou, dando a vitória para a equipe de Viçosa. Este foi o 8ª triunfo do Silvestre em 11 jogos no Campeonato Mineiro Amador. Ao todo, a equipe marcou 22 gols e sofreu 11. Jogando em casa, no Distrito Silvestre, no estádio João Francisco, o time está invicto, com 04 (quatro) triunfos e 01 (um) empate.
Um jovem de 19 anos foi morto a tiros na manhã de sexta-feira, 14 de outubro, enquanto saia da casa da namorada na Rua dos Passos, no Centro de Viçosa. Segundo informações da Polícia Militar, diversas testemunhas contaram que um carro prata chegou próximo ao rapaz e um dos ocupantes deu vários tiros. O jovem caiu no chão e morreu no local. Ainda conforme os policiais militares, o jovem tinha passagem por roubo e tráfico de drogas. Nenhum suspeito havia sido identificado até a última atualização desta matéria jornalística. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.
A Universidade Federal de Viçosa está com inscrições abertas para o curso “Agricultura da vida: produção de alimento para gestante”. A disciplina é totalmente on-line e as aulas serão realizadas entre os dias 26 de outubro e 26 de novembro. O curso será oferecido pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV e conta com 1.000 vagas, disponibilizadas principalmente para mulheres rurais. A carga horária é de 60 horas. A disciplina é dividida em três módulos e aborda desde as mudanças corporais que acontecem durante a gestação, bem como as necessidades nutricionais neste período, até as práticas agrícolas e estratégias empreendedoras para agregação de valor aos alimentos produzidos.
O “Agricultura da vida: produção de alimento para gestante” foi pela metodologia storytelling, em que a aluna conhecerá a história da personagem Regina e saberá como a gestação transformou a vida dela e da comunidade, inclusive com oportunidade para ela empreender. A história será apresentada no formato de audionovela e quadrinhos. Entre os capítulos da história, os conteúdos serão abordados em videoaulas e apostilas. Também integra o curso um minidocumentário, com exemplos de mulheres do campo empreendedoras. As interessadas devem efetuar as inscrições na inernet até o dia 23 de outubro.
A Federação Mineira de Futebol realizou na tarde de terça-feira, 11 de outubro, o sorteio dos mandos de campo da final do Campeonato Mineiro Amador 2022. O primeiro confronto da decisão acontece neste sábado, 15/10, em Sete Lagoas, casa do Paraopeba FC. Na semana seguinte, no dia 22/10, o mando será do Silvestre FC, no estádio João Francisco. Ambas as partidas têm início marcado para 15 horas.
No último sábado, 08/10, a equipe de Silvestre, que é distrito de Viçosa conseguiu a classificação para a final do torneio de forma emocionante. Jogando em Viçosa, o Silvestre venceu o Juventos de Brumadinho por 3 x 1, com gol aos 55 do segundo tempo. O Silvestre FC e conseguiu avançar de fase nas cobranças por pênaltis.
As inscrições de espetáculos para serem apresentados no 4º Festival de Teatro de Viçosa (FESTEVI) foram encerradas no dia 02 de outubro. Ao todo, foram recebidas 22 propostas para a Mostra Presencial e 35 para a Mostra Virtual, totalizando 11 estados brasileiros inscritos.
Os espetáculos selecionados pela curadoria do FESTEVI para a Mostra Virtual serão transmitidos pelo canal da secretaria municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa no YouTube (https://youtube.com/secultvicosa) a partir do dia 04 de novembro e ficarão disponíveis até o dia 06. Já as peças teatrais selecionadas para a mostra presencial serão apresentadas em Viçosa-MG, durante os dias 04, 05 e 06 de novembro, na Estação Cultural Hervé Cordovil. A programação completa com as datas e horários de estreia e apresentação das peças será divulgada nas próximas semanas.
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. E neste ano de 2022 vai cair no sábado.
A data escolhida para comemorar o dia do professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827 quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”, e através desta norma todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde 04 (quatro) professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.