Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais descobrem produto que elimina o mosquito da dengue sem danos à saúde humana e ao meio ambiente. Por oferecer uma alternativa aos inseticidas convencionais, esses produtos são de interesse para empresas e governos que pretendem reduzir a proliferação do Aedes aegypti.
Os cientistas provaram a eficácia de "alquilpoliglicosídeos" na eliminação do mosquito sem danos à saúde humana e ao meio ambiente. A pesquisa trata do uso de surfactantes naturais obtidos de fontes renováveis para o controle de larvas de mosquitos.
Segundo a divulgação da UFV, os surfactantes propostos são apresentados como uma nova forma de controle de larvas aquáticas, inclusive aquelas resistentes aos inseticidas convencionais, tendo em vista a diferente forma de ação do produto.
De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue se tornou um problema de saúde pública no Brasil neste ano de 2022. De janeiro até a 3ª semana de agosto, foram mais de 1,3 milhão de casos da doença, quase o triplo do mesmo período do ano passado. Casos de chikungunya e de zika também tiveram aumento.
Diante do aumento de casos positivos de coronavírus em Viçosa, a secretaria municipal de Saúde emitiu ontem, quinta-feira, 10 de novembro, comunicado oficial alertando os viçosenses para a ampliação de testagem da doença. Segundo a nota, houve aumento de quase 27% de testagem positiva.
A OMS/Organização Mundial de Saúde informa que a nova variante foi encontrada em 65 países e no Brasil foi detectada no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo, onde aconteceu a primeira morte ocasionada pela BQ1. Em Ponte Nova, a secretaria municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre a situação. No portal da Prefeitura não existe atualização de dados do coronavírus há mais de 02 (dois) meses.
O Festival de Teatro de Viçosa se encerrou domingo, dia 06 de novembro e divulgou a lista com os vencedores da 4ª edição. Diversos espetáculos foram apresentados na Estação Cultural Hervé Cor-dovil, de forma gratuita, durante 04 (quatro) dias, nas categorias adulto, infantil e alternativo.
Em 2022, o Festevi contou com modalidades competitivas presencial e virtual com apresentações das 03 (três) três categorias em ambas. Os espetáculos vencedores de cada uma delas receberam a premiação de R$ 1.500,00. Nesta edição também foram premiados com troféus as modalidades: melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor direção, melhor figurino, melhor maquiagem e me-lhor paisagem sonora.
Na categoria infantil o melhor espetáculo foi "Um amorzinho de história" encenado pela Cia de Teatro Pais e Filhos de São João Nepomuceno. O espetáculo levou também os prêmios de melhor direção, melhor maquiagem, melhor figurino, melhor paisagem sonora e melhor ator.
A Semana do Lixo Zero 2022 terá início na segunda-feira, 07 de novembro em Viçosa. Neste ano, o tema será "Lixo Zero é Coletivo e Comunidade", com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de mudança na relação com os recursos naturais. Os organizadores ainda esperam difundir o conceito de lixo zero e mobilizar pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa.
A iniciativa segue até domingo, dia 13 de novembro. A programação completa do evento está disponível no site da Universidade Federal de Viçosa. Exposições, corrida sustentável, oficinas e trilha de educação ambiental são algumas das atividades a serem realizadas em diversos pontos da cidade.
O conceito de lixo zero está relacionado ao máximo aproveitamento e ao correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, além também da redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários ou para serem queimados, provocando liberação de gás carbônico, que é prejudicial à saúde das pessoas e dos animais.
Após assistir a uma reportagem na TV, o produtor Henrique Machado teve a ideia de produzir morango em Canaã. O município, na região de Viçosa, não tinha tradição no cultivo da fruta, o que gerou muitas dificuldades no início, como, por exemplo, encontrar mudas, mão de obra e aprender mais sobre o manejo. Mas ele insistiu e passou a produzir morangos diferenciados, além de belos, saborosos e saudáveis.
Para isso, contou com a assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, a Emater-MG, tanto no processo de certificação da produção livre de agrotóxicos, quanto na elaboração do projeto para conseguir crédito rural para iniciar a lavoura. Henrique Machado está na produção de morangos há aproximadamente 05 anos. Atualmente, ele tem cerca de 40 mil pés de morango, entre os cultivados no sistema tradicional, no solo, e os cultivados em estufa. Sua produção semanal alcança em torno de 500 caixas.
A 4ª edição Festival de Teatro de Viçosa (Festevi) começou ontem, quinta-feira, dia 03 de novembro com programação presencial e virtual. A apresentação dos espetáculos ocorre até o próximo domingo, dia 06 de novembro. A entrada do público é gratuita. A secretaria de Patrimônio e cultura anunciou que haverá diversas oficinas culturais.
A edição do Festevi deste ano vai contar com 02 (duas) mostras competitivas, sendo uma delas presencial e outra on-line. Ambas as modalidades contarão com espetáculos de 03 (três) categorias: adulto, infantil e alternativo. O espetáculo vencedor receberá a premiação de R$ 1.500,00.
Nesta edição, também haverá troféus para as modalidades: melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor direção, melhor figurino, melhor maquiagem e melhor trilha sonora. Todas as apresentações acontecem na Estação Cultural Hervé Cordovil, antiga estação de trens de Viçosa.
Após 02 (dois) anos sendo realizada em Belo Horizonte por conta da pandemia de COVID-19, a terceira etapa da capacitação de novos instrutores para o Senar MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Minas Gerais) voltou a acontecer em Viçosa.
O objetivo do encontro é preparar os profissionais para atuar nos cursos e programas do Senar oferecidos em todo o estado. A turma de 18 profissionais teve 05 (cinco) dias de treinamento conduzido pela gerente pedagógica do Sistema Faemg/Senar, Cristiane Trigueiro, com apoio da analista Marília Saraiva.
Os candidatos são das áreas de piscicultura, fruticultura, cafeicultura, bovinocultura, caprinocultura, cria e recria de bezerras, boas práticas de fabricação de queijos, máquinas florestais, máquinas pesadas, caldeira, comercialização de café e recuperação de pastagens.
A capacitação inclui o ensino da metodologia usada pelo Senar, a realização dos planos instrucionais, a aplicação dos métodos aprendidos em microaulas e a apresentação das normas de instrutoria e sistemas e documentação
Cristimar do Vale Castro, coordenador municipal da Defesa Civil de Viçosa, informou que a Ponte do Silvestre, localizada na Rua José Arimateia Lustosa, que está sendo reconstruída, deve ter mais uma etapa concluída até a próxima semana.
De acordo com Cristimar, a previsão é de que a empresa responsável pela obra, a Minascon Ltda, faça a concretagem da ponte até a próxima semana.“vamos aguardar, está na dilação de prazo e previsto em contrato. Além disso, a Defesa Civil da cidade está licitando mais uma obra para o local, que são os muros de contenção com gambião”. Afirmou Cristimar
A obra foi orçada em R$ 1.440.676,15, e está sendo realizada pela Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com recursos financeiros da Defesa Civil Nacional. A obra foi liberada em setembro/2021, está em execução desde novembro do mesmo ano e tinha, inicialmente, a previsão de término para abril de 2022.
Fonte: primeiroasaber.com.br
A PM de Viçosa registrou mais um homicídio nessa terça-feira 1º de novembro, sendo o terceiro em menos de oito dias. O crime ocorreu por volta das 7h da manhã no bairro Paraíso, localizado na MG 280. Populares acionaram a PM após ouvirem disparos de arma de fogo e perceberem que um homem havia sido alvejado e estava caído na rodovia. De acordo com o BO, os militares foram até o local onde encontraram um homem de 37 anos caído no solo sem os sinais vitais após ter sido alvejado pelos disparos. Segundo informações repassadas para a polícia, a vítima transitava pela rodovia em uma motocicleta Yamaha/Lander azul quando sofreu o atentado. Após ser alvejado, o homem perdeu o controle da motocicleta e caiu.
Os militares acionaram a perícia da Polícia Civil que realizou os trabalhos de praxe e em seguida liberou para o serviço funerário fazer a remoção.
Há quatro dias, a polícia já havia registrado o homicídio de um jovem de 22 anos que segundo a polícia foi alvejado por tiros e morreu na rua Cabo Tomaz, no Morro do Pintinho, no bairro Bela Vista, em Viçosa. No dia do crime a polícia informou que recebeu informações de que a vítima foi alvejada durante troca de tiros com desafetos e durante o confronto morreu. No local do crime a perícia encontrou diversas capsulas deflagradas de calibre ponto 40 e ainda munições intactas de revólver calibre 38.
De acordo com informações da polícia, durante a troca de tiros, a vítima portava um revólver calibre 38 que não foi encontrado na cena do crime e os militares acreditam que a arma foi roubada pelos autores. A vítima desse homicídio tinha passagens pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e era investigado por participação em homicídios e, recentemente havia saído da prisão. Ainda segundo apurações, a sequência de homicídios começou no dia 25 de outubro, quando criminosos armados mataram um homem de 34 anos na frente do Cesec (Centro Estadual de Educação Continuada), na rua Afonso Pena, centro de Viçosa.
Moradores do local acionaram a Polícia Militar após ouvirem estampidos de disparos de arma de fogo. Segundo informações, a vítima foi surpreendida pelos autores quando saia do Cesec. No local do crime, os militares encontraram diversas capsulas deflagradas de pistola calibre 380 e 9 milímetros. A perícia da Polícia Civil foi acionada e após realizar os trabalhos de praxe liberou o corpo da vítima para o IML. As polícias Militar e Civil estão em buscas dos autores dos crimes.
Cesec, local onde ocorreu um dos homicídios
Fonte: primeiroasaber.com.br
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve pesquisadores em destaque no estudo que reúne 2% dos cientistas mais influentes do mundo, publicado pela Universidade de Stanford (EUA) no mês de outubro. O levantamento incluiu 22 campos científicos e 176 subcampos e utilizou como métricas as citações da base de dados Scopus para avaliar o impacto de pesquisadores em suas carreiras e também ao longo do último ano.
Ao todo, 15 pesquisadores da UFV estão nas listas divulgadas pela Stanford, sendo que 02 (dois) estão dentre os 100 mil mais citados ao longo de suas carreiras. São eles: Cosme Damião da Cruz, do Departamento de Biologia Animal e Fábio Murilo DaMatta, do Departamento de Biologia Vegetal. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, ter 15 pesquisadores da UFV no levantamento da Stanford é mais uma demonstração da qualidade e do potencial das pesquisas desenvolvidas na UFV, que contribuem cada vez mais para o avanço de estudos em diversas áreas do conhecimento.
Um grave acidente entre 02 (dois) caminhões na MGC-120, próximo à comunidade de Canta Galo, entre Ponte Nova e Viçosa, deixou a rodovia interditada no final da tarde de quarta-feira, dia 26 de outubro. O Corpo de Bombeiros e equipes do SAMU Regional estiveram no local e resgataram os motoristas, que estavam gravemente feridos. Eles foram levados para o Hospital Arnaldo Gavaza Filho, em Ponte Nova.
As causas do acidente serão reveladas pela perícia técnica que foi acionada para realizar os trabalhos necessários. Segundo informações repassadas aos militares, um dos caminhões transita de Viçosa para Ipatinga quando colidiu frontalmente com o outro que seguia sentido de Ponte Nova para a Cidade Universitária. A rodovia só foi liberada depois das 23 horas. Com isso, motoristas que precisam passar pelo local tiveram que usar 01 (uma) estrada de chão nas proximidades do Distrito Vau Açu.
Na manhã de quarta-feira, 26 de outubro, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Poder Executivo de Viçosa sediou a 2ª reunião do Comitê de Acompanhamento do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. A iniciativa foi da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabrielle Wakim.
A reunião teve como pauta a apresentação de funcionamento da Casa das Mulheres, da Polícia Militar e da Delegacia da Mulher, onde os presentes puderam comentar sobre as competências e desafios de cada uma. De acordo com Gabrielle, o objetivo dessas apresentações de trabalho é entender como cada equipamento funciona e como o trabalho em conjunto pode ser melhorado.
No encontro foi discutida a realização de capacitação dos profissionais da Rede para o atendimento especializado de mulheres vítimas de violência, que será oferecido pela Casa das Mulheres. As capacitações, inicialmente serão oferecidas apenas para as Unidades Básicas de Saúde e para os Centros de Referência de Assistência Social. Na segunda etapa, com o aprimoramento no atendimento às mulheres, as capacitações serão oferecidas para demais profissionais dos equipamentos públicos de Viçosa.