O projeto de lei estadual que torna Viçosa a "Capital Estadual do Doce de Leite", foi aprovado em primeiro turno, na semana passada, pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Doce de Leite Viçosa é produzido desde 1980 e é considerado o melhor do Brasil. Para virar lei, a proposta tem que ser aprovada em 02 (dois) turnos pelo plenário e ser sancionada pelo governador, Romeu Zema.
O projeto de lei é de autoria do Deputado Estadual Coronel Henrique e teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Viçosa. No ano passado, a Assembleia aprovou e o governador Romeu Zema sancionou, em janeiro deste ano, a Lei Estadual nº 24.033/2022, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa, produzido pelo Laticínios Viçosa, da Funarbe, órgão da UFV.
O projeto é de autoria do deputado Coronel Henrique e, originalmente, propunha a classificação da fabricação do doce como patrimônio imaterial do estado.
O empenho das prefeituras em implementar ações de educação ambiental nas escolas municipais foi reconhecido no dia 07 de dezembro, pela secretaria municipal e estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 9Semad). Ao todo, 115 escolas da rede pública de ensino, incluindo a Escola Municipal Reinaldo Alves Costa, de Ponte Nova, que fazem parte do “Programa Jovens Mineiros Sustentáveis” da Semad, foram homenageadas.
Dez receberam prêmios e 12 municípios foram destaques. Foi lançado também o edital 2023 do programa. O “Programa Jovens Mineiros Sustentáveis”, lançado oficialmente neste ano (2022) , selecionou via edital 65 municípios para a implantação de ações de educação ambiental nas escolas municipais. Durante a cerimônia no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, a titular da Semad, Marília Melo, lembrou do início do programa quando, em 2021, foi apresentado projeto-piloto em 04 (quatro)cidades.
A Escola Municipal João Francisco da Silva, do Distrito Cachoeira de Santa Cruz, em Viçosa, foi premiada com um computador e 01 (uma) placa de escola sustentável por ficar em 7º lugar no programa Jovens Mineiros Sustentáveis. A Escola Municipal Jair Gualberto da Rocha de Matipó foi a outra escola da Região Leste de Minas que teve prêmio idêntico ao da escola da Cidade Universitária.
Policiais militares de Minas Gerais começaram a usar câmeras portáteis nas fardas, conforme informações divulgadas pela corporação na última quinta-feira, 08 de dezembro incluindo militares de Ponte Nova e de municípios da região do Vale do Rio Piranga, que receberão as câmeras nos próximos dias seguindo o cronograma de entrega do governo.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que, no primeiro momento, são 1.040 equipamentos e a previsão é que todos estejam funcionando a partir de hoje, 12 de dezembro. As câmeras serão usadas por mais de quatro mil militares em turnos alternados. Ainda conforme a polícia, os equipamentos, com acesso à internet, podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento. No projeto foram investidos R$ 2,4 milhões.
No valor está incluso, além das câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos e mais de 1.000 pistolas de impulso elétrico, consideradas instrumentos de menor potencial ofensivo, que vão auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.
Nenhuma empresa protocolou proposta para a licitação realizada pela Prefeitura de Viçosa na manhã de sexta-feira passada, dia 09 de dezembro, que tinha por objetivo contratar empresa especializada em engenharia para promover a revitalização de um trecho de 06 quilômetros da linha férrea que corta a Cidade Universitária, desde a antiga estação do centro, passando pelo campus da UFV até a divisa com o município de Cajuri, mo Povoado de Cristais.
O edital previa um orçamento de R$ 892 mil e seria financiada, em parte, com recursos estaduais, garantido via convênio com Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade). A pasta enviou ao Município, em 2020, uma verba de R$ 500 mil, indicada via emenda parlamentar do deputado estadual João Leite (PSDB). O restante do custo, cerca de R$ 392 mil, seria complementado pela Prefeitura.
O objetivo da obra é garantir o restabelecimento da trafegabilidade da via permanente, que se encontra inativa desde 1994, de modo a atender o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, que prevê a reativação do modal ferroviário como alternativa para a melhoria da mobilidade na cidade e atração turística.
O trabalho da mineradora Zona da Mata Mineração (ZMM) causou o desabastecimento hídrico de moradores da zona rural de Teixeiras e Pedra do Anta, cidades que ficam na microrregião de Viçosa. Esse é o entendimento do Promotor de Justiça Murilo Rodrigues da Rosa, que também atua em Ponte Nova na Curadoria do Meio Ambiente, que recorreu à Justiça com Ação Civil Pública requerendo que a empresa seja responsabilizada pelo dano. A ZMM atua há mais 03 (três) anos na região explorando a magnetita.
O documento do Ministério Púbico de Minas Gerais confirma que o leito do córrego não existe mais devido a obras realizadas pela mineradora, sendo assim, impossível restaurar o curso d´água artificial no formato original. Uma audiência de conciliação entre as partes está marcada para 12 de dezembro na Justiça de Teixeiras. Em junho deste ano (2022), sítios do entorno da mineração viram um córrego artificial secar de uma hora para outra.
O córrego Vista Alegre na comunidade rural de São Pedro (Teixeiras) era usado por 04 (quatro) propriedades há pelo menos 50 anos para matar a sede de animais, irrigar a horta, mover um moinho de energia elétrica, entre outras utilidades. A liminar da Justiça obriga a empresa ZMM a apresentar em 30 dias um projeto técnico para solucionar definitivamente o problema.
Enquanto isso, a empresa deveria providenciar o fornecimento de água às propriedades por meio de caminhão-pipa, com qualidade e quantidade suficiente para atender os moradores. Entretanto, moradores denunciam que a água nunca chegou.
A Universidade Federal de Juiz de Fora informou ontem, em 29 de novembro, que avalia o valor e os impactos do montante efetivamente retirado em que foi atingida pelo novo corte de orçamento imposto pelo governo federal que foi de R$ 366 milhões.
A instituição não descartou o fechamento de alguns setores, alegando colapso ainda no mês de dezembro. Já a Universidade Federal de Viçosa publicou nota destacando que a nova retirada de recursos pode representar a supressão das atividades acadêmicas e administrativas.
Já o IF Sudeste MG, que inclui o campus do Instituto Federal de Minas Gerais em Ponte Nova divulgou que o corte orçamentário corresponde a R$ 375.431,33. A pró-reitora de Administração, Alice Aleixo, disse que apesar de ser 01 um) vultoso valor, o IF Sudeste MG está entre os institutos federais menos prejudicados, já que quase todo o orçamento já havia sido empenhado.
O goleiro viçosense João Victor Valente foi campeão Mineiro sub-14 com a equipe do Cruzeiro na semana passada. A Raposa ficou com o título após vencer o rival Atlético por 5 x 4 na disputa por pênaltis. A final aconteceu na Arena Gregorão, em Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
Com 14 anos de idade, João Victor esteve entre os 11 titulares do Cruzeiro na final e ajudou o clube a não ter a meta vazada. Essa foi a primeira temporada do atleta viçosense com a camisa celeste e também foi o primeiro título do goleiro pelo clube. Na fase classificatória, o Cruzeiro terminou em 4º lugar, com 17 pontos, enquanto o Galo foi o líder, com 25.
No hexagonal final deu Raposa, com o garoto João Victor Valente, de Viçosa, demonstrando que tem pela frente um grande futuro.
É fundamental para a resiliência da agricultura tropical que a produção de alimentos ocorra de maneira sustentável de modo a não comprometer a biodiversidade natural e os ecossistemas. Esse tema foi escolhido devido à reconhecida experiência e competência da UFV na produção científica e formação de recursos humanos em biodiversidade e meio ambiente.
Além disto a UFV tem como um dos seus pontos fortes ser a maior e mais antiga instituição de ensino, pesquisa e extensão tendo sua sede inserida no Bioma Mata Atlântica e localizado na Bacia dos rios Piranga e Doce. Estas bacias são um compartimento hidrográfico de grande importância na conservação da biodiversidade, recursos hídricos e genéticos.
Sua localização estratégica no coração do Bioma Mata Atlântica, tradição e sua vocação em pesquisa de ponta são atrativos para grupos de colaboradores internacionais para o estudo de biodiversidade aplicados à agricultura tropical sustentável e na preservação do meio ambiente.
Ao todo 10 programas de pós-graduação todos com conceito 5, 6 ou 7 darão suporte para as atividades relacionadas a este tema. A consolidação da internacionalização das pesquisas e dos programas de pós-graduação para o estudo da biodiversidade é fundamental para a visibilidade internacional da UFV e para aumentar a capacidade de captação de recursos para pesquisa. Além disto a internacionalização é fundamental para manter o nível de excelência desses programas de pós-graduação.
Um corpo foi encontrado na noite de 16 de novembro, em chamas e com marcas de tiros em um lugarejo em Viçosa, cidade da zona da mata mineira, a 49 quilômetros de Ponte Nova. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima estava com os braços e pernas amarrados e tinha ferimentos na boca. Os militares também localizaram 01 (uma) cápsula calibre 38 e marcas no chão produzidas por pneus de um veículo. O corpo ainda não foi identificado e o caso será encaminhado para a Polícia Civil.
Outra notícia de Viçosa: um ciclista de 71 anos morreu após ser atropelado na tarde da última quinta-feira, dia 17 de novembro, na Colônia Vaz de Melo, quando transitava pela Rodovia MGC-482, que liga Viçosa a Porto Firme. O idoso chegou a ser atendido e encaminhado ao Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos. O acidente aconteceu por volta das 16 horas. O motorista do veículo Gol envolvido no acidente estava visivelmente abalado com o fato e contou aos policiais militares que ele seguia atrás de um caminhão em direção a Porto Firme. Segundo ele, o ciclista esperou o caminhão passar, mas não viu a aproximação do carro. O motorista tentou desviar, mas não foi o bastante. O carro envolvido no acidente pertence à Prefeitura de Coimbra.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou na tarde de ontem, dia 17 de novembro, uma recomendação para o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados. A medida é válida para os campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba e inclui o reforço de outras medidas de biossegurança. A instituição justificou a recomendação pelo aumento do número de pessoas com sintomas gripais, assim como de casos confirmados da COVID-19 no Brasil.
A orientação é da Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde da UFV. De acordo com a recomendação, as máscaras devem ser usadas nas salas de aula e laboratórios, além de outros setores acadêmicos e administrativos. A ação se aplica a todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão e eventos realizados pela instituição. Já em ambientes abertos, o uso é recomendado apenas em situações de aglomeração. Caso apresente sintomas gripais, o uso é recomendado independentemente do ambiente.
Em Ponte Nova não existe, ainda, nenhuma recomendação. Segundo dados da secretaria municipal de Saúde houve testagem positiva para idosos do Asilo Municipal, mas com sintomas leves, uma vez que todas as etapas de vacina foram realizadas nos internados daquela Instituição de Longa Permanência para Idosos. Na comunidade em geral de Ponte Nova são contabilizados cerca de 20 contaminados, mas sem internação em leitos hospitalares.
Está marcada para o dia 12 de dezembro, às 13 horas, no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), localizado no Fórum Governador Bias Fortes, em Teixeiras, audiência de conciliação entre o Ministério Público e a Zona da Mata Mineração para resolver o problema da falta d’água a 04 (quatro) propriedades rurais, após rompimento de um barramento do córrego Vista Alegre, provocado pela movimentação sistemática de carros e máquinas para extração de magnetita na comunidade de São Pedro, em Teixeiras.
O Ministério Público entrou com Ação Civil Pública em 03 de novembro contra a empresa Zona da Mata Mineração S.A relatando que a empresa é responsável pelo empreendimento minerário na “Fazenda Vidraça”, localizado na zona rural dos Municípios de Teixeiras e Pedra do Anta. Afirma que em 28 de maio deste ano ocorreu a ruptura de um barramento de concreto construído por antigos moradores rurais no leito do Córrego Vista Alegre, que formava um desvio de suas águas gerando um curso d’água artificial que abastecia as referidas propriedades rurais bem como as demais propriedades situadas no entorno da empresa. Tal ruptura levou as propriedades rurais à situação de desabastecimento.
Em 08 de novembro, a Juíza de Direito, Dra. Isadora de Castro Silva, de Teixeiras, concedeu liminar determinando que a Zona da Mata Mineração S.A apresente, no prazo de 30 dias, projeto técnico elaborado por profissional habilitado, que contemple solução definitiva para o problema de desabastecimento das 04 (quatro) propriedades rurais, indicando as fontes de captação de água bruta para irrigação de dessedentação animal e demais atividades produtivas e como se dará a forma de distribuição e reserva de água nos imóveis atingidos.
O time iGEM UFMG/UFV recebeu medalha de ouro e prêmio de melhor hardware na Internacional Genetically Engineered Machine (iGEM Global), maior competição de engenharia de sistemas biológicos do mundo, promovida pelo (MIT) Massachusetts Institute of Tecnology. A notícia foi recebida durante a iGEM Grand Jamboree, fase final da competição, que aconteceu em Paris entre os dias 26 e 28 de outubro. O prêmio veio para a categoria Inovação Terapêutica.
O projeto do time composto por estudantes e pesquisadores das universidades federais de Viçosa e de Minas Gerais foi indicado para 03 (três) das 05 (cinco) categorias da competição: Integração com a Comunidade, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Terapêutica. Nessa última, ele ficou entre os 05 (cinco) melhores projetos terapêuticos.
Desde o início do ano, a equipe iGEM UFMG-UFV estava trabalhando num projeto que tinha como proposta o uso de probióticos no tratamento de doenças intestinais causadas por parasitas. Essas doenças, que constituem um problema de saúde pública, afetam 36% dos brasileiros e 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo. Como ocorrem especialmente em crianças e adolescentes, podem levar à redução do desenvolvimento físico e mental devido à desnutrição provocada pelos vermes.
Na tentativa de minimizar este problema, a equipe desenvolveu uma bactéria probiótica com capacidade de produzir uma enzima que elimina vermes intestinais. A equipe produziu ainda um hardware de baixo custo para o cultivo destes probióticos, mesmo em ambientes sem infraestrutura laboratorial, como acontece nas regiões mais carentes, cujas populações são afetadas pelas verminoses.
Além de toda a inovação do programa de computador proposto, o custo dele também é significativo, girando em torno de 300 dólares. Este valor está bem abaixo do preço dos equipamentos do mercado, que varia de 10 a 150 mil dólares.