Pesquisar

Viçosa

Após 28 anos de trabalho, o 1° Sg Claudio Roberto Ramos da Silva, entrou para a reserva militar na última semana do ano de 2021. Cláudio estava lotado no 3° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa, ele é morador da cidade de Três Rios/RJ, e toda semana cumpria suas escalas de trabalho no 3° Pelotão. Ao Grande Deus, Senhor dos Senhores, a ele toda honra, toda glória, todo louvor, toda gratidão por te chegado até aqui! Hoje é dia de agradecer a Deus por todas as coisas que ele fez por mim, digo hoje, porém todos os dias eternamente eu o agradecerei por tudo, disse o militar. Encerro a minha carreira no CBMMG e aos meus pais, aos professores, a minha Esposa, aos instrutores, aos amigos e companheiros desta carreira que como militares começaram comigo em 1985 no Exército Brasileiro, por um ano e no Corpo de Bombeiros em 1993, a todos a palavra é agradecimento por fazerem parte desta história de vitórias na minha vida, assim me cabe deixar esta palavra: EBENÉZER "Até aqui nos ajudou o SENHOR", pois acima de todas as coisas Deus é que me concedeu esta benção e digo que sem Jesus não chegamos a lugar nenhum, a ele toda honra, toda, glória, todo louvor e gratidão afirmou o militar. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. II Timóteo 4.7, concluiu Cláudio em tom de muita alegria e satisfação de poder encerrar sua carreira de forma honrosa Claudio e seus amigos de farda do 3° Pelotão Viçosa

02/01/2022– 12:23

A secretaria  municipal de Saúde (Semsa) de Viçosa anunciou na semana passada (21/12) que encerrará as atividades da Central de Atendimento COVID-19 no próximo dia 31 de dezembro. O espaço, cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) funciona na Rua Cristóvão Longuinho Santana, no Bairro Fátima, e até a data prevista para o encerramento, continuará realizando os atendimentos às pessoas com sintomas da doença e testes para detectar o vírus. A partir do dia 03 de janeiro de 2022, aqueles que estiverem com algum sintoma de COVD-19 poderão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atendimento médico. As unidades funcionam  de segunda-feira a sexta-feira, das 07 h às 17 h. Além disso, a Semsa informou que disponibilizará um ponto de coleta de amostras no estacionamento do Hospital São Sebastião, que fica na Rua Tenente Kummel, nº 36, Centro. O horário de coleta será das 13 h às 17 h. Em Ponte Nova, o Centro de Referência COVID-19 do HAG/CISAMAPI com 60 leitos e que funcionava nas dependências da antiga Policlínica Milton Campos, Rua Padre Nicolau Caríssimo, 113, em Palmeiras, foi desativada há mais de 02 (dois) meses. A Central de Imunização (vacinação) funciona ao lado PSF Sette de Barros, localizado na Rua João Alves de Oliveira, Triângulo, via que dá acesso ao Bairro Rasa. Mortalidade pós-COVID-19 Estudos mostram que a mortalidade pós-COVID-19 é maior nos 12 meses seguintes à infecção grave. Tem gente que se recupera da fase aguda da COVID-19  em duas ou três semanas; outros carregam sequelas que duram meses. Trombose, embolia pulmonar insuficiência respiratória e a piora da função cardiovascular podem aumentar a morbidade e o risco de óbito precoce, mesmo em quem se recuperou da fase aguda da doença. Um estudo publicado este ano, na revista “Nature”, mostrou que a infecção pelo Sars-CoV-2 está associada ao aumento da mortalidade nos 06 (seis) meses seguintes. Outro demonstrou que pacientes com as formas graves na fase aguda da COVID-19 – definida como aquelas que exigiram hospitalização – correm risco maior de novas internações do que aqueles que não precisaram ser hospitalizados nos primeiros dias da doença. Pesquisadores da Universidade da Flórida acompanharam todos os adultos que testaram positivo para o Sars-CoV-2, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2020, nos ambulatórios, unidades de pronto atendimento e hospitais ligados à Universidade, com o objetivo de avaliar o impacto da infecção na mortalidade tardia. Os que faleceram nos primeiros 30 dias depois de apresentar o primeiro PCR-positivo, foram excluídos do estudo, porque o óbito foi atribuído à fase aguda. Nos demais, o acompanhamento durou 365 dias, contados a partir do primeiro teste PCR-positivo. Um grupo de pacientes com teste PCR negativo serviu de controle. Como foram os estudos Os resultados dos estudos mostram que o certo é vacinar No total, ficaram 13.638 participantes distribuídos em três grupos: 01) 178 (1,3%) que apresentaram COVID-19 grave na fase aguda; 02) 246 (1,8%) que tiveram COVID-19 de gravidade leve ou moderada; 03) 13.214 (96,9%) controles sem infecção pelo coronavírus. Embora as vacinas não evitem a possibilidade de adquirir o coronavírus, todos os estudos realizados até agora demonstram que elas nos protegem contra as apresentações graves da doença na fase aguda. Os resultados mostraram que a mortalidade nos 12 meses seguintes à infecção inicial, foi mais alta no grupo que desenvolveu a forma grave da COVID-19, na fase aguda. Nos que desenvolveram doença leve ou moderada nessa fase, o acompanhamento por 12 meses não revelou diferenças na mortalidade em comparação com o grupo controle. Pacientes com 65 ou mais anos de idade e doença inicial grave correram mais risco de morrer nos 12 meses seguintes, do que os do grupo controle e os do grupo de doença leve ou moderada. Entre estes e os controles, a mortalidade nesse período foi igual. Naqueles com menos de 65 anos, o histórico de doença grave na fase aguda aumentou 62% o risco de morte, em relação aos dois outros grupos. De modo geral, podemos dizer que pacientes com menos de 65 anos, que tiveram COVID-19 grave, apresentam mortalidade mais elevada do que os mais velhos – com 65 anos ou mais.    

29/12/2021– 08:00

No último 20 de novembro, às 10 h, a cidade Cajuri recebeu com festas as locomotivas que foram doadas pelo SESC-MG, direto do Distrito Grussaí, que pertence ao município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, após um trabalho conjunto da Superintendência de Ferrovias, órgão da secretaria de estado de Infraestrutura; da Comissão Parlamentar pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que é presidida pelo deputado estadual João Leite (PSDB). Em julho de 2020 foi assinado convênio em cerimônia na Universidade Federal de Viçosa para a reativação do trecho de 06 (seis) quilômetros entre a Estação Hervé Cordovil (Viçosa) até a Comunidade dos Cristais (Cajuri), passando pelo campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O trecho foi reformado a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, do deputado João Leite. Outra emenda de R$ 620 mil possibilitará a expansão até ao município de São Geraldo. O projeto do está dentro Circuito Turístico Serras de Minas. “Muitas autoridades foram convidadas e tudo promete que essa data vai se transformar num dia histórico. Esperamos a presença do Ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do secretário de Infraestrutura de Minas, Fernando Marcato, do senador Carlos Viana, do deputado federal Lucas González e do deputado estadual João Leite”, disse o presidente do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa, professor da UFV, Jershon Morais. Professor Jershon Morais (em pé) é o grande batalhador desta história. O documento assinado em 08 de julho de 2020, teve as seguintes digitais: prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB); vereador Arlindo Carneiro (PT); prefeito de São Geraldo, Marcílio Barros (PSDB); reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius da Silva; o presidente do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa, Jershon Morais e o deputado Carlos Henrique Coelho Campos (PSL), representando o deputado João Leite (PSDB), autor da emenda do convênio. Em Ponte Nova, o Núcleo de Preservação Ferroviária (Ferropon) e a AmaCopa/Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências assinaram termo de cooperação para reativação de 01 (um) trecho de cerca de 03 (três) quilômetros entre Copacabana e a Fazenda do Engenho para implantação do “Biclotrem Imperador”, cedido pelo professor Jershon Morais, que detém a sua patente industrial. Será em regime de comodato. Locomotivas foram restauradas pelo SESC-MG em Grussaí, no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro Professor Jershon Morais (em pé) é o grande batalhador desta história Deputado estadual João Leite é o presidente da Comissão Parlamentar pró-Ferrovias da ALMG Biciclotrem Imperador, cedido pelo professsor da UFV, Jershon Morais, foi restaurado pela AmaCopa

23/11/2021– 23:00

UFV Professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que realizam pesquisas com a macaúba, espécie de palmeira nativa brasileira há cerca de 10 anos, tiveram um projeto de desenvolvimento da rede de valor sustentável da espécie aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o governo da Alemanha. O financiamento é de mais de R$ 1 milhão e tem como objetivo apoiar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de bioeconomia. No início dos anos 2000, a partir do Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel, verificou-se que a macaúba era uma das espécies de planta mais promissoras para a produção de biodiesel e bioquerosene, que são fontes de energia limpa. As pesquisas serão realizadas pelos professores do Departamento de Agronomia (DAA) através do projeto AcroAlliance. No Brasil, ele será coordenado pela UFV, com a participação do Instituto Agronômico (IAC) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Na Alemanha, a coordenação será da Universidade de Hohenheim (UHOH), com a participação do Instituto Fraunhoufer (IVV).

17/11/2021– 15:43

UFV Professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que realizam pesquisas com a macaúba, espécie de palmeira nativa brasileira há cerca de 10 anos, tiveram um projeto de desenvolvimento da rede de valor sustentável da espécie aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o governo da Alemanha. O financiamento é de mais de R$ 1 milhão e tem como objetivo apoiar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de bioeconomia. No início dos anos 2000, a partir do Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel, verificou-se que a macaúba era uma das espécies de planta mais promissoras para a produção de biodiesel e bioquerosene, que são fontes de energia limpa. As pesquisas serão realizadas pelos professores do Departamento de Agronomia (DAA) através do projeto AcroAlliance. No Brasil, ele será coordenado pela UFV, com a participação do Instituto Agronômico (IAC) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Na Alemanha, a coordenação será da Universidade de Hohenheim (UHOH), com a participação do Instituto Fraunhoufer (IVV).

17/11/2021– 15:43

VIÇOSA Para garantir que produtos como carne, leite e derivados cheguem ao supermercado com a qualidade que o consumidor precisa, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em conjunto com a Universidade Laval, no Canadá, desenvolveram um teste capaz de detectar espécies de bactéria nos produtos. Conforme a instituição, o teste está em processo de registro de patente e poderá ser usado também em controle de contaminações em hospitais e de infecções em indivíduos imunossuprimidos, que são pessoas que passaram por transplantes ou que tenham o vírus da AIDS. Conforme divulgado pela UFV, a técnica consiste em pingar uma gota da substância desenvolvida nas superfícies ou em soluções com suspeita de contaminação. Esta solução foi desenvolvida com uso de uma proteína de um vírus que infecta, especificamente, bactérias do gênero Pseudômonas. Se estas estiverem presentes, uma espécie de grumo preto se forma na superfície em menos de 01 minuto. A professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFV, Monique Eller, é uma das responsáveis pela invenção do teste de detecção. Ela explicou que, na fase de processamento de laticínios e carnes, a espécie da bactéria Pseudômonas fluorescens se desenvolve mesmo sob refrigeração, com produção de enzimas que conseguem se manter ativas depois dos processos de pasteurização e esterilização. No leite, por exemplo, se a contaminação aconteceu antes do tratamento térmico, as enzimas que não foram inativadas continuam agindo dentro da caixa, provocando algo semelhante a uma nata no fundo da embalagem, processo conhecido como gelificação. O desenvolvimento destas bactérias em produtos lácteos também gera manchas coloridas nos produtos e afeta o rendimento na produção dos derivados lácteos, causando prejuízos. Surto de COVID-19 no Hospital São João Batista, em Viçosa O Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa, suspendeu as internações de pacientes no CTI geral, após a confirmação de um surto de COVID-19 na unidade. As informações foram confirmadas na tarde de segunda-feira passada, 1º de novembro. De acordo com a direção do hospital, 04 pacientes estão contaminados, além de 01 (um) técnico de enfermagem e 01 (um) enfermeiro. Na última semana de outubro, 01 (um) paciente do CTI testou positivo para COVID-19 e, diante disso, o HSJB realizou o rastreio em todas as pessoas que tiveram contato com o caso contaminado. O primeiro resultado, feito em 26 funcionários e 07 (sete) pacientes deu resultado negativo. Dois pacientes foram transferidos do CTI geral para o CTI Covid, exclusivo para tratamento da doença. Outra paciente foi levada para ocupar um dos leitos clínicos da ala exclusiva para COVID-19. O HSJB determinou a suspensão da visitação e de novas internações até a realização de novo rastreio. Todos os profissionais de plantão passarão por testagem. Situação da COVID-19 agravou-se no HSJB, em Viçosa

09/11/2021– 16:46

VIÇOSA Para garantir que produtos como carne, leite e derivados cheguem ao supermercado com a qualidade que o consumidor precisa, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em conjunto com a Universidade Laval, no Canadá, desenvolveram um teste capaz de detectar espécies de bactéria nos produtos. Conforme a instituição, o teste está em processo de registro de patente e poderá ser usado também em controle de contaminações em hospitais e de infecções em indivíduos imunossuprimidos, que são pessoas que passaram por transplantes ou que tenham o vírus da AIDS. Conforme divulgado pela UFV, a técnica consiste em pingar uma gota da substância desenvolvida nas superfícies ou em soluções com suspeita de contaminação. Esta solução foi desenvolvida com uso de uma proteína de um vírus que infecta, especificamente, bactérias do gênero Pseudômonas. Se estas estiverem presentes, uma espécie de grumo preto se forma na superfície em menos de 01 minuto. A professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFV, Monique Eller, é uma das responsáveis pela invenção do teste de detecção. Ela explicou que, na fase de processamento de laticínios e carnes, a espécie da bactéria Pseudômonas fluorescens se desenvolve mesmo sob refrigeração, com produção de enzimas que conseguem se manter ativas depois dos processos de pasteurização e esterilização. No leite, por exemplo, se a contaminação aconteceu antes do tratamento térmico, as enzimas que não foram inativadas continuam agindo dentro da caixa, provocando algo semelhante a uma nata no fundo da embalagem, processo conhecido como gelificação. O desenvolvimento destas bactérias em produtos lácteos também gera manchas coloridas nos produtos e afeta o rendimento na produção dos derivados lácteos, causando prejuízos. Surto de COVID-19 no Hospital São João Batista, em Viçosa O Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa, suspendeu as internações de pacientes no CTI geral, após a confirmação de um surto de COVID-19 na unidade. As informações foram confirmadas na tarde de segunda-feira passada, 1º de novembro. De acordo com a direção do hospital, 04 pacientes estão contaminados, além de 01 (um) técnico de enfermagem e 01 (um) enfermeiro. Na última semana de outubro, 01 (um) paciente do CTI testou positivo para COVID-19 e, diante disso, o HSJB realizou o rastreio em todas as pessoas que tiveram contato com o caso contaminado. O primeiro resultado, feito em 26 funcionários e 07 (sete) pacientes deu resultado negativo. Dois pacientes foram transferidos do CTI geral para o CTI Covid, exclusivo para tratamento da doença. Outra paciente foi levada para ocupar um dos leitos clínicos da ala exclusiva para COVID-19. O HSJB determinou a suspensão da visitação e de novas internações até a realização de novo rastreio. Todos os profissionais de plantão passarão por testagem. Situação da COVID-19 agravou-se no HSJB, em Viçosa

09/11/2021– 16:46

O Grupo de Pesquisas em Incêndios Florestais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveu 03 (três) iniciativas com o objetivo de fornecer conhecimento sobre incêndios e combate às chamas, que provocaram danos ambientais em todo o país por conta do período de seca. Em meados de agosto, o grupo concluiu um Manual de Prevenção e Combate de Incêndios Florestai elaborado para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O documento apresenta um roteiro para que os funcionários promovam ações nas áreas florestadas onde estão as usinas e instalações da Cemig. Segundo o professor Filipe Tamiozzo, o trabalho é resultado de muitas pesquisas e novos conhecimentos para lidar com incêndios. Os autores são professores do DEF e pesquisadores da Universidade de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal de Alto Minho, em Portugal. Todas as técnicas podem ser empregadas em qualquer área florestal. O material é público, pode ser consultado no site da Cemig e ainda apresenta orientação para formação de brigadas de incêndio.

02/11/2021– 00:16

Atividades remotas aconteciam desde julho de 2020, mas agora há novas decisões para o próximo ano. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV definiu que para o acesso às disciplinas presenciais ou semipresenciais será obrigatória a apresentação de documento constando o esquema vacinal completo contra a COVID-19. Desde o último dia 25 de outubro, o Cap-Coluni em Viçosa começou a transição do ensino remoto para o híbrido com alunos cujas famílias se manifestaram favoráveis a essa possibilidade em uma pesquisa realizada pela direção da unidade. Mas, as aulas presenciais só retomarão em 2022. Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) segue em sistema remoto até dezembro deste ano (2021), Entre os dias 24 de janeiro e 02 de abril de 2022, as disciplinas de graduação serão oferecidas prioritariamente no formato presencial, mas podendo ocorrer ainda nas modalidades semipresencial e remota em casos justificados e após aprovação das coordenações dos cursos e colegiados dos departamentos ou institutos de ciências.

31/10/2021– 16:35

VIÇOSA Criminosos armados assassinaram um homem na noite de 25 de outubro, segunda-feira passada. 25 de outubro. O crime aconteceu por volta das 21 horas, na Rua Doutor Brito. Acionada por moradores, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros que foram averiguar a situação e constaram que a vítima não havia resistido aos ferimentos. O homem assassinado estava pilotando uma moto. Era conhecido no circuito policial pela prática de crimes e foi perseguido pelos criminosos que estavam em um carro. Testemunhas informaram que a vítima, que é bastante conhecida no meio policial, pela prática de crimes, transitava pela Rua dos Passos sentido centro e ao acessar a Rua Doutor Brito foi perseguida por criminosos que estavam em uma motocicleta. Ao tentar fugir dos agressores, acabou colidindo frontalmente com um Toyota Corolla prateado que seguia em sentido contrário. Com a colisão, a vítima foi projetada por cima do automóvel e caiu atrás do carro. Após a colisão da motocicleta da vítima com o automóvel, os agressores continuaram atirando e alvejaram diversas vezes a vítima que estava caída. Os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. A Polícia Militar mantém rastreamento com o objetivo de localizar os autores deste crime, mas até o momento do fechamento desta edição, os assassinados continuavam desaparecidos.

31/10/2021– 14:36

Atores e grupos podem se inscrever para o Festival de Teatro de Viçosa (FesteVi) que será realizado, de forma virtual, entre os dias 04 e 07 de novembro. Esta é a terceira edição do FesteVi e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro, no portal oficial da secretaria municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa. O evento terá 02 (duas) mostras. Uma delas, a mostra oficial, terá caráter competitivo, para qual serão selecionados 12 espetáculos teatrais nas categorias infantil, adulto e monólogo. O espetáculo vencedor de cada uma das 03 (três) categorias receberá a premiação de R$ 2 mil. Nesta edição também haverá 02 (duas) novas premiações em dinheiro: R$ 500 para o melhor ator e R$ 500 para a melhor atriz. Além disso, a Prefeitura de Viçosa também ressaltou que o troféu deste ano leva o nome de Jeane Doucas, em uma homenagem Festival de Teatro de Viçosa está com inscrições abertas ao trabalho e à arte da atriz, diretora e multiartista de Viçosa. Já a mostra paralela, não competitiva, contará com a participação de espetáculos em qualquer linguagem cênica, compondo até 300 minutos na grade do FesteVi. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura da secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes e faz parte do calendário oficial do município.

17/10/2021– 18:14

Segundo o promotor de Justiça, Luís Cláudio, os acusados obtiveram vantagem ilícita no recebimento de 02 (duas) doses extras e indevidas da vacina contra o coronavírus. O casal José Lúcio dos Santos e Maria da Conceição Costa dos Santos são acusados de terem tomado 04 (quatro) doses cada de vacinas, sendo as doses recebidas em Viçosa e no Rio de Janeiro. O Ministério Público (MP) denunciou os acusados nas sanções do artigo (*)171, § 3º do Código Penal, tendo os delitos sido praticados na forma do artigo 69, caput, do Decreto-Lei nº. 2.848/1940. E pediu que seja fixada indenização por danos morais coletivos em R$ 500.000,00 para cada um. (*) Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. De acordo com o promotor Luís Cláudio, sugeriu-se que o valor indenizatório seja destinado preferencialmente à Fundação Assistencial Viçosense (Hospital São João Batista) tendo em vista o papel de referência que a entidade assumiu para atender pacientes de Viçosa e região contaminados com a COVID-19. Além da denúncia oferecida pelo MP, a Prefeitura de Viçosa também ajuizou uma ação contra o morador responsável por fraudar o esquema de vacinação. Antes do Ministério Público oferecer a denúncia oficialmente, cobrando R$ 1 milhão do casal que tomou as doses da vacinas, reuniões com os advogados dos autores foram realizadas, buscando um consenso. Na ocasião, o MP sugeriu que Maria da Conceição Costa dos Santos pagasse uma quantia de R$ 300 mil, enquanto seu marido, José Lúcio dos Santos, pagasse R$ 396 mil. Entretanto, os advogados do casal negaram o pedido.

10/10/2021– 16:24

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo