A secretaria municipal de Saúde de Viçosa firmou parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa) para a realização da análise de resultados de exames de Arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, Vírus Respiratórios Influenza A e B e Vírus Sincicial Respiratório, Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao coronavírus e febre maculosa.
[Ao todo serão repassados à instituição de ensino superior um valor equivalente a R$ 2,5 milhões para o investimento em análises laboratoriais dos exames realizados pelas macros e microrregiões de saúde.
Rainério Fontes, secretário de Saúde de Viçosa evidencia que o valor destinado também é importante para financiar os recursos das cidades que fazem parte deste acordo: municípios das macrorregiões de Ubá e de Muriaé e das microrregiões de Ponte Nova e de Viçosa.
“Normalmente os municípios realizam a coleta dos exames que são encaminhados para Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Agora os exames serão encaminhados ao LabTec-Centro Colaborador SES/UFV e com isso teremos agilidade e rapidez nos resultados facilitando, assim, o diagnóstico da doença e o tratamento dos pacientes” destaca.
O Hospital São Sebastião de Viçosa terá 100 dias para estruturar a equipe de profissionais de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. A medida foi determinada pela Justiça após pedido do Ministério Público. Além disso, em 30 dias, a unidade deverá implementar, efetivamente, a equipe executora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, conforme a portaria do Ministério da Saúde.
A sentença prevê multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento das cláusulas citadas e ainda condena a instituição a pagar R$ 10 mil se algum quesito não for cumprido. A Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público havia sido proposta em 2020.
À época, a liminar visava garantir a adequação do quantitativo de profissionais de enfermagem ao bom funcionamento do espaço, a composição correta da equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a produção de Manual de Boas Práticas, definindo a equipe necessária conforme os serviços ofertados e o quantitativo de recursos humanos necessários ao perfil da demanda.
O Concurso da Polícia Militar de Minas Gerais está com 02 (dois) editais abertos para preenchimento de 3.170 vagas. Há oportunidades para oficiais de saúde (60 postos), oficiais com bacharelado em direito (180), soldados especialistas (109) e soldados combatentes (2.821). Os salários variam de R$ 4.360,83 a R$ 11.037,14.
Quem tem interesse em participar, seja do sexo masculino ou feminino, deve ficar atento aos prazos para inscrição. Os processos seletivos possuem cronogramas distintos. Soldados combatentes: de 1º a 30 de março; soldados especialistas e oficiais de saúde: de 20 de março a 19 de abril e Oficiais, com formação em direito: de 03 de abril a 03 de maio.
Mais de 70 jogos de apostadores da Zona da Mata e Campo das Vertentes foram premiados no concurso 2.558 da Mega-Sena,com 05 (cinco) ou 04 (quatro) acertos. Somente para as regiões são mais de R$ 168.568,96 faturados. As dezenas sorteadas na quarta-feira, 25 de janeiro, foram 02-10-18-25-34-44.
O prêmio principal não foi vencido por nenhum palpite. Duas das apostas levaram os maiores prêmios da região, ao palpitarem 5 dos números sorteados. Elas são Muriaé e Além Paraíba , com R$ 57.766,14 e R$ 28.883,07, respectivamente.
Outras cidades onde estão as apostas ganhadoras: Alfredo Vasconcellos, Argirita, Barbacena, Barroso, Bicas, Carandaí, Divinésia, Ervália, Guarani, Juiz de Fora, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei, Tocantins, Ubá, Viçosa e Visconde do Ripo Branco.
Uma iniciativa em Viçosa, Minas Gerais, poderá colocar o Brasil numa posição de destaque no mercado de produtos derivados da planta da maconha no futuro, como medicamentos e matérias-primas renováveis, além de produção de tecidos. A startup “ADWA Cannabis” se dedica à seleção de variedades da planta que poderão se adaptar bem ao clima brasileiro, além do estudo das características do solo, irrigação e controle de insetos em plantas cultivadas na UFV (Universidade Federal de Viçosa).
A instituição federal é tradicional no ensino de agronomia e cedeu as instalações para a empresa do engenheiro agrônomo Sérgio Rocha. As plantas da startup passam por cruzamento genético e geram informações que ajudarão a entender quais as melhores para cada objetivo e condição climática brasileira.
São estudos técnicos a longo prazo, avalia Sérgio Rocha. Ele explica que o experimento dele é como o cultivo da soja nos anos 50 no Brasil. Nos primeiros anos, não se teve sucesso e foi preciso investimento em melhoramento genético para produzir plantas adaptadas ao nosso clima. Os recursos para tocar o negócio são inteiramente financiados por investidores sem ligação com a UFV.
Engenheiro agrônomo Sérgio Rocha tem licença judicial para cultivar maconha na UFV com a finalidade de produzir tecidos
Agendada pelo presidente da Câmara de Viçosa, vereador Rafael Cassimiro (PSDB), por solicitação do Superintendente da FUNARBE (Fundação Arthur Bernardes), Milton Lourenço, aconteceu na tarde da quinta-feira passada, 12 de janeiro, uma reunião no Plenário da Câmara para discutir acerca dos cães abandonados no Município, em especial, na Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O ofício encaminhado pelo superintendente da FUNARBE alerta sobre questões ambientais e de saúde pública. Aumentado com a problemática do abandono e da reprodução desordenada de cães no Município de Viçosa, em especial no Campus Universitário, onde vivem inúmeros cães de rua em situação de abandono.
Além isso, Milton Lourenço disse que há episódios de ataques a funcionários, ciclistas e motociclistas. Na reunião estavam representantes da SOVIPA (Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais); representantes da secretaria de Meio Ambiente e setor de Projetos da UFV.
Reunião da Funarbe com representantes da Prefeitura de Viçosa e Sovipa debateram o controle da proliferação de cães de rua
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais anunciou final de semana a prorrogação do período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2023. O prazo, que terminaria na sexta-feira, 13 de janeiro, agora passou para a sábado, 21 de janeiro.
Os pais, responsáveis e jovens maiores de 18 anos ganharam mais tempo para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula. Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) podem consultar a escola para a qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educação.mg.gov.br.
O encaminhamento dos alunos inscritos no Sucem foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I/aluno com deficiência; II/zoneamento; III/zona; IV/aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V/aluno já integrante da rede pública de ensino e VI/aluno com menor idade.
Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab), estiveram no dia 12, quinta-feira da semana passada, com o reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Demetrius David da Silva. Eles buscam apoio da instituição para melhorar a qualidade e os preços das análises de potabilidade da água fornecida para as populações.
Segundo a superintendente do Cisab-Zona Mata, Iolanda Gonçalves, bióloga de Guaraciaba, os municípios que fazem parte do consórcio gastam juntos, em média, quase R$10 milhões por ano com análises de água e efluentes. O consórcio, sediado em Viçosa, está finalizando a construção de um grande laboratório com o objetivo de reunir interesses em comum para reduzir os custos de análises.
Ao pedir apoio à UFV, o presidente do consórcio e prefeito de Senador Firmino, Willian Mussi, comentou que o novo laboratório vai reduzir os custos, mas que também será preciso garantir a qualidade das testagens para atender à população e às exigências da legislação.
O deputado estadual de Viçosa, Roberto Dias de Andrade (Patriota), pode ser candidato à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além dele, o atual vice-presidente, Antônio Carlos Arantes (PL), pode ser o candidato da base do governador Romeu Zema (Novo). Roberto é o atual líder de governo na Assembleia de MG.
Nos últimos 02 (dois) anos foi o principal responsável pela defesa dos assuntos e projetos de lei de interesse do governo estadual. Os deputados estão de recesso e retornam no dia 1º de fevereiro. O primeiro compromisso após o recesso será a eleição da nova Mesa Diretora.
O presidente da Assembleia tem funções estratégicas, como substituir o Chefe do Executivo diante do impedimento do governador ou do vice e ainda colocar em pauta votação de projetos de lei. Para ser eleito presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa, o candidato precisará obter 39 votos entre os 77 deputados.
O medicamento que suprime o apetite é o primeiro injetável aprovado no Brasil para esse fim e deve ser aplicado semanalmente sob supervisão médica. Ele já é comercializado em outros países, como os Estados Unidos, para a mesma finalidade. A semaglutida já foi aprovada pela Anvisa em 2018 para outra função: o tratamento de diabetes tipo 2, por meio do medicamento Ozempic.
Ainda não há data para que o Wegovy chegue ao mercado brasileiro. Isso porque após a aprovação da Anvisa, é necessário aguardar a finalização de outros processos como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
A aprovação anunciada em 02/01 é baseada nos resultados de um programa de ensaios clínicos que apontou redução média de 17% de gordura corporal entre pacientes que consumiram o medicamento durante pouco mais de um ano.
Segundo nota da agência, o remédio é indicado na presença de, pelo menos, uma comorbidade relacionada ao peso, por exemplo, disglicemia (pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2), hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular.
Um dos principais objetivos da administração municipal de Viçosa para 2023, o concurso público para provimento de cargos em diversas áreas, deve sair ainda neste primeiro semestre. Na semana passada, o secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos, se reuniu com o analista de mercado da Fundação e Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, Fabiano Melo Siqueira, para alinhar um possível acordo para que a Fundação conduza o certame no município de Viçosa.
No encontro, o secretário repassou as demandas de cargos e quantitativo de vagas, cerca de 500, além de informar que alguns destes serão reestruturados num novo plano de carreira da administração municipal, que será enviado à Câmara de Vereadores até fevereiro. Assim, trabalha-se com a possibilidade de 01 (um) ou 02 (dois) concursos para o preenchimento destas vagas, a depender desta reestruturação, com o primeiro deles sendo realizado até o final do primeiro semestre deste ano.
Pais, responsáveis ou os próprios estudantes maiores de idade, que realizaram o Cadastramento Escolar 2023, têm a próxima sexta-feira, 13 de janeiro, para confirmar a matrícula na rede estadual de Ensino de Minas Gerais. De acordo com informações da secretaria de estado da Educação, só estarão com a vaga garantida aqueles que fizerem essa validação.
Os estudantes que foram encaminhados para alguma escola da rede municipal de Ensino, devem observar o calendário estabelecido em cada cidade e entrar em contato com a secretaria municipal de Educação para garantir a confirmação da matrícula. No ano passado, 727 municípios aderiram ao cadastramento unificado do Sucem (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula) .
Nessas localidades, o encaminhamento dos estudantes para matrícula pode ser feito tanto para escola estadual ou municipal. Nos estabelecimentos de ensino que não aderiram ao Sistema, o cadastro é valido apenas para as escolas estaduais. Ponte Nova aderiu ao sistema é os estudantes que mudaram de escolas estaduais para municipais devem confirmar o cadastro ligando para a secretaria municipal de Educação discando 3817-6946.