A Prefeitura de Ubá atualizou, nesta quarta-feira (25), as informações oficiais sobre a enchente histórica que atingiu o município entre a noite do dia 23 e a madrugada do dia 24 de fevereiro de 2026. Em aproximadamente três horas e meia, foram registrados 174 milímetros de chuva, provocando alagamentos de grande proporção, danos estruturais severos e impactos significativos na rotina da cidade.
Vítimas e situação social
Até o momento, estão confirmados 06 óbitos:
03 mulheres (32, 65 e 75 anos);
03 homens (45 e 74 anos).
Há ainda 02 pessoas desaparecidas, ambas do sexo masculino (35 e 50 anos). As buscas continuam.
Desabrigados e desalojados
16 pessoas desabrigadas, acolhidas em abrigos públicos;
178 pessoas desalojadas, temporariamente em casas de parentes e amigos.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém equipes com técnico de enfermagem, enfermeiro e médico para acompanhamento permanente nos abrigos.
Infraestrutura e acessos
O levantamento preliminar aponta 13 pontes totalmente interditadas, entre elas:
Ponte Major Siqueira – Av. Cristiano Roças
Rua dos Viajantes
Ponte da Rua Antônio Batista (Geladeira)
Em frente ao Bahamas Mix
Ponte do bairro Rosa de Toledo (acesso ao Fazendinha)
Ponte de acesso ao Città d’Lucca
Ponte da Rua Nossa Senhora Aparecida
Ponte Major Fusaro (Gelovita)
Ponte Olaria (acesso à creche)
Ponte do Aeroporto (trevo para Guidoval)
Ponte da Av. Dr. Riani (Polícia Rodoviária)
Ponte Rodovia Ubá x Visconde do Rio Branco (Ubá Pequeno)
Ponte do Bairro Solar: acesso restrito para veículos pequenos.31 pontes rurais também foram danificadas.
As comunidades de Ubari e Zueira permanecem isoladas, com equipes atuando para restabelecer o acesso. Equipes com engenheiros, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Defesa Civil de Ubá e Assistência Social realizam vistorias técnicas nas áreas afetadas, incluindo os bairros Santa Alice, Industrial e Região Central.
Limpeza e recuperação
A Prefeitura mobilizou:
06 equipes de trabalho
15 retroescavadeiras
20 caminhões
As frentes atuam principalmente na Avenida Beira-Rio e entorno, além de outros pontos críticos. A Secretaria de Planejamento já iniciou o levantamento detalhado dos danos para elaboração dos projetos de recuperação urbana.
Energia elétrica
O fornecimento está praticamente normalizado.Cerca de 1% da cidade (480 clientes) permanece sem energia, especialmente no calçadão e regiões adjacentes.
Abastecimento de água
ETA Peixoto Filho: 100% restabelecida
Unidade Miragaia: previsão de normalização até o fim do dia
A orientação é para uso consciente da água, priorizando o consumo humano.
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde funcionam de forma excepcional, priorizando urgências e pessoas afetadas.
Urgências odontológicas:
São José
Bom Pastor
Xangrilá
Ponte Preta
Peluso
Atendimentos eletivos seguem temporariamente suspensos.
Previsão e alerta
A previsão indica possibilidade de chuva entre 40 e 60 milímetros, mantendo o município em estado de atenção.
A Defesa Civil orienta que a população:
Evite áreas alagadas e pontes interditadas;
Respeite bloqueios de segurança;
Busque informações apenas nos canais oficiais.
Evite fake news. Informações desencontradas dificultam o trabalho das equipes e geram pânico.
Doações e apoio humanitário
Doações de:
Água potável
Materiais de higiene e limpeza
Alimentos não perecíveis
Pontos de entrega:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Praça São Januário, 28, Centro
Câmara Municipal de Ubá – Rua Santa Cruz, 301, Centro
Doações de outros municípios devem ser direcionadas ao Horto Florestal.
Doações via PIX
Agência: 0270-4Conta Corrente: 76.765-4Secretaria Municipal de Desenvolvimento SocialChave PIX (CNPJ): 18.128.207/0001-01
A Defesa Civil Municipal de Ubá e a Prefeitura seguem com atuação integrada entre secretarias, forças de segurança e parceiros regionais, mantendo como prioridade absoluta a preservação de vidas, assistência às famílias atingidas e a recuperação da cidade. Novos boletins serão divulgados conforme a consolidação dos levantamentos e a evolução da resposta.
Prefeitura Municipal de Ubá
Defesa Civil Municipal – Ubá/MG
O Centro de Terapias de Santana do Paraíso (Cetesp) recebeu novos computadores que irão fortalecer a estrutura de atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A doação foi realizada pela Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA), empresa do setor de base florestal que atua no leste de Minas Gerais e é reconhecida pelos investimentos estruturados em iniciativas sociais.
Com os novos recursos tecnológicos, o centro amplia sua capacidade de organização, registro e acompanhamento da evolução terapêutica dos pacientes, além de otimizar os fluxos administrativos e a análise de dados assistenciais. Segundo o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, a parceria fortalece o serviço prestado à população:
“A aquisição destes equipamentos para o Cetesp garante mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes técnicas. Essa parceria demonstra que, quando poder público e iniciativa privada caminham juntos, quem ganha é a população.” A aquisição dos equipamentos foi viabilizada por meio de edital de demandas sociais, com articulação do CECAN, entidade responsável pela gestão do Cetesp.
De acordo com Reynaldo Damasceno, diretor do Instituto Cidadania e Desenvolvimento Social (ICDS), o apoio representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido: “Caminhando para o segundo ano do trabalho do ICDS e CECAN à frente da gestão da política pública do autismo em Santana do Paraíso, as empresas da cidade e região já começam a reconhecer e a apoiar essa parceria, que é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do projeto.”
👶 Atendimento especializado
O Cetesp atende crianças e adolescentes de 2 a 14 anos com diagnóstico ou suspeita de TEA, além de oferecer acompanhamento e orientação às famílias. A unidade conta atualmente com 27 profissionais especializados no desenvolvimento infantil. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santana do Paraíso e o CECAN, marca filantrópica do ICDS, o centro também disponibiliza:
🚐 Transporte exclusivo para famílias que necessitam
💻 Teleconsultas de psicologia
📚 Ações integradas com a Secretaria Municipal de Educação
👨👩👧👦 Suporte direto a pais e responsáveis
A iniciativa consolida o Cetesp como referência regional no cuidado e desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA.
Prefeitura de Santana do Paraíso
A Prefeitura de Ipatinga realiza neste sábado (28) o “Dia D – Minas Unida Contra o Aedes”, uma grande mobilização voltada ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação segue as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e da Seção de Controle de Zoonoses.
🔎 Ações intensificadas
Ao longo do sábado, as equipes irão intensificar:
🏠 Visitas domiciliares
📚 Orientações educativas
🚫 Estratégias de bloqueio
🌫️ Aplicação de fumacê em áreas mapeadas com base em critérios epidemiológicos
O objetivo é reduzir a circulação do mosquito e eliminar possíveis criadouros, especialmente neste período de chuvas e altas temperaturas, que favorece a proliferação do Aedes.
📍 Programação começa na sexta (27)
As atividades têm início já na sexta-feira (27), com ações na Praça 1º de Maio, no Centro. No local haverá:
🚐 Presença do Vacimóvel
🧪 Testagens rápidas
ℹ️ Orientações à população
A iniciativa também reforça a importância da mobilização do “Dia D” e amplia a conscientização sobre a prevenção.
🗣️ Compromisso coletivo
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destaca que o enfrentamento às arboviroses exige o envolvimento direto da população.
“O ‘Dia D’ é um momento estratégico para reforçarmos as ações que já acontecem durante todo o ano, mas o combate ao mosquito começa dentro de casa. Cada morador precisa fazer sua parte, eliminando água parada e permitindo o acesso dos agentes de combate às endemias.”
Segundo ele, o município mantém monitoramento constante dos índices e atua com planejamento e análise de dados para evitar o aumento de casos.
⚠️ Atenção redobrada
A Prefeitura orienta que os moradores verifiquem regularmente:
Caixas d’água
Calhas
Ralos
Recipientes expostos à chuva
Objetos que possam acumular água
O combate ao Aedes deve ser diário e permanente. Ipatinga está unida na proteção da saúde da população.
Prefeitura de Ipatinga
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Viçosa recebeu, no gabinete do secretário Ramon Fernandes, representantes da Associação de Estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal de Viçosa e do Diretório Central dos Estudantes da UFV para tratar de uma demanda relacionada à permanência e à regularização documental de estudantes estrangeiros no município. Participaram da reunião os estudantes Edvaldo Mateus Alexandre, Denilson João Sapalo Palanga, Rodrigo Henrique João Gola, Samuel Mussassa Muanda Kizubo e o coordenador-geral do CBB, Wellington Martins, representando o DCE.
Demanda apresentada
Durante o encontro, foi destacada a necessidade de implantação de um posto de atendimento para renovação anual de vistos em Viçosa. Atualmente, o procedimento é realizado em Juiz de Fora, o que obriga os estudantes a deslocamentos frequentes — muitas vezes em mais de uma viagem — gerando custos com transporte, alimentação e hospedagem. A situação impacta diretamente o orçamento dos estudantes internacionais e dificulta a regularização documental.
Articulação junto à Polícia Federal
A Secretaria manifestou apoio à demanda e ressaltou a importância da pauta para a comunidade acadêmica e para o fortalecimento de Viçosa como cidade universitária de referência. Segundo o secretário Ramon Fernandes, o município já articula, junto aos órgãos competentes, a instalação de um posto da Polícia Federal do Brasil na cidade, com atendimento para emissão de passaportes e demais serviços, o que poderá contemplar também a regularização migratória de estudantes estrangeiros.
O secretário destacou ainda que a gestão do prefeito Ângelo Chequer vem atuando de forma estratégica e simultânea em diversas frentes para viabilizar a iniciativa. De acordo com ele, todas as providências de responsabilidade do Município já foram adotadas, restando, neste momento, exclusivamente a autorização da diretoria da Polícia Federal para que o projeto seja formalmente aprovado e implementado.
Prefeitura de Viçosa
O carnaval da criançada do CMEI Professora Maria José Santana, no bairro Santo Antônio, foi marcado por muita alegria e animação no último dia 13 (sexta-feira). A convite da diretora Márcia Elizabeth Teixeira Andrade, os músicos da Lira Santa Rita — Ramon, Márcio, Paulo Sérgio, Luís Balbino e a maestrina Patrícia Matias — executaram marchinhas de grande sucesso que embalaram antigos carnavais. Ao som das tradicionais músicas carnavalescas, as crianças participaram com entusiasmo, fantasiadas e contagiadas pelo clima festivo. A iniciativa reforça a importância da música e da cultura popular no ambiente escolar, proporcionando momentos de integração, aprendizado e diversão.
Fonte: Prefeitura de Viçosa
A excelência de uma profissional de Viçosa ganhou reconhecimento oficial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na tarde desta terça-feira, 24 de fevereiro, a Casa realizou, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a entrega de votos de congratulações à cabeleireira Joelma Santos, vencedora de premiação internacional na França.
A cerimônia ocorreu no Auditório José Alencar e reuniu autoridades, familiares, amigos e profissionais da área da beleza. A placa foi entregue pela deputada Ana Paula Siqueira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. A homenagem foi motivada pela conquista do primeiro lugar na categoria Penteado Expert do concurso Afro Excellence Award, realizado em novembro do ano passado, em Lyon. O evento internacional reuniu especialistas em tranças, cabelos naturais e produções artísticas, com foco em cabelos cacheados, crespos e frisados.
Representando o Legislativo municipal, participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Robson Souza, além dos vereadores Marco Cardoso e Omar Luz. A presença dos parlamentares reforçou o reconhecimento da cidade à trajetória da profissional, que há mais de 25 anos atua no segmento e tem como marca a valorização da estética afro.
O deputado Roberto Andrade destacou que o reconhecimento institucional valoriza trajetórias que projetam Minas Gerais no cenário internacional. Segundo ele, a conquista de Joelma representa orgulho para Viçosa, para o Estado e para o país, ao levar para a Europa técnica, criatividade e a força da cultura afro-brasileira. Em dezembro de 2025, a Câmara de Viçosa também homenageou Joelma com uma placa alusiva, atendendo a requerimento do vereador Marco Cardoso, reforçando o reconhecimento local à profissional que vem elevando o nome do município além das fronteiras do Brasil.
Fonte: Câmara de Viçosa
A partir do dia 02/03, a Prefeitura de Ponte Nova inicia o novo formato da coleta de lixo no município. Após um ano de estudo e planejamento, o serviço foi reorganizado para:
✅ Ampliar o atendimento
✅ Aumentar os dias de coleta
✅ Atender locais que antes não eram contemplados
Agora, a coleta passa a acontecer de segunda a sábado em praticamente toda a cidade, com reforço no eixo comercial central, garantindo mais organização, eficiência e qualidade de vida para a população. Nos cards informativos, a população pode conferir as rotas completas, com dias, horários e bairros atendidos. Essa é mais uma ação para manter Ponte Nova limpa, organizada e bem cuidada, com um serviço mais eficiente e próximo da população.
No último sábado (21/02), a Prefeitura de Ponte Nova realizou a campanha de vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos — e o resultado foi muito positivo: 466 crianças e adolescentes vacinados. Uma adesão que nos enche de alegria e mostra que a prevenção é um compromisso de todos! 🙌
A vacina reforça as medidas diárias de combate ao mosquito, como eliminar água parada e manter quintais limpos.
📅 A partir de quarta-feira (25/02), a vacina continua disponível para o público de 10 a 14 anos.
📍 Procure uma das 4 salas de vacina:
PSF Esplanada
PSF Santo Antônio
Materclínica
PSF São Pedro
🕢 Horário de atendimento: 7h30 às 16h
📌 Importante: Levar cartão de vacina, documento e estar acompanhado de um responsável.
A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e é essencial para reduzir casos graves e internações.
💚 Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade. Proteja quem você ama!
A Prefeitura de Ponte Nova convida você para a grande caminhada de conscientização e uma programação especial preparada para cuidar da sua saúde!
📅 Sábado, 28/02
🕢 Saída às 7h30
📍 Concentração: Sede da Guarda Mirim
🚶♂️ Percurso: até o Banco do Brasil – Centro
✅ Ações do Dia D:
Caminhada educativa
Vacinação com o Vacimóvel
Aferição de pressão arterial
Práticas corporais
Uma mobilização para reforçar os cuidados e prevenir a dengue em nossa cidade.
💚 Proteja você e sua família. Vamos juntos combater a dengue!
A secretária-executiva Maria Regina de Carvalho Martins e o auxiliar administrativo Bruno Gomides Crivelato, do Cisamapi, participaram de cursos presenciais promovidos pela Escola de Gestão Municipalista (EGM), vinculada à Associação Mineira de Municípios, com foco no aprimoramento técnico e na inovação na gestão pública.
A participação dos servidores reforça o compromisso do Cisamapi com a qualificação contínua de seus profissionais e com a adoção de práticas cada vez mais eficientes, seguras e inovadoras na administração pública. O investimento em capacitação reflete diretamente na melhoria dos serviços ofertados aos municípios consorciados, fortalecendo a gestão, a transparência e a qualidade no atendimento às demandas regionais.
Fonte: Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga.
A Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde (CASES) da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova realizou, no dia 23 de fevereiro, em sua sede, a primeira reunião do Comitê Gestor de Acesso Eletivo das microrregiões de saúde de Ponte Nova e Viçosa. O encontro reuniu referências técnicas dos municípios da área de abrangência da regional.
No período da manhã, a reunião foi dedicada à microrregião de Ponte Nova; à tarde, aos municípios da microrregião de Viçosa. O objetivo foi discutir o acesso eletivo no Sistema Único de Saúde, ou seja, a regulação e organização do fluxo de pacientes que necessitam de consultas, exames e cirurgias não urgentes, conforme a Resolução SES nº 10.836/2025.
Segundo a coordenadora da CASES/Ponte Nova, Ludmila Branco Macedo, o Comitê terá a função de discutir e pactuar indicadores e dados a serem monitorados, respeitando as especificidades do território. Entre as atribuições estão o levantamento da demanda reprimida por procedimentos e especialidades, análise das filas de espera, cálculo do tempo médio de atendimento e avaliação da oferta instalada e contratualizada, além da identificação de necessidades de ajustes e pactuações intermunicipais.
O grupo também deverá acompanhar o percentual de agendamentos realizados frente à demanda, a taxa de cancelamentos e faltas, gargalos na assistência, entraves na regulação e o cumprimento das pactuações vigentes. Outro ponto importante é a organização dos fluxos das Ofertas de Cuidado Integral (OCIs), pacotes do SUS que reúnem consultas, exames e procedimentos para agilizar diagnóstico e tratamento de doenças como câncer de mama, problemas cardíacos, oftalmológicos e auditivos.
Para Ludmila, os municípios demonstraram grande receptividade ao início dos trabalhos. Segundo ela, os gestores aguardavam um espaço formal para alinhar fluxos de encaminhamento e buscar soluções para demandas reprimidas e vazios assistenciais identificados no território. Também participam do Comitê representantes da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) regional e o apoiador do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) – polo Ponte Nova, como convidado.
De acordo com a referência técnica da CASES/Ponte Nova, Natália Ferreira da Silva, o Comitê cria um canal mais amplo de comunicação e participação, permitindo que demandas municipais cheguem a instâncias superiores, como a Comissão Macrorregional e o Grupo Condutor Estadual da Regulação do Acesso à Assistência, podendo se transformar em políticas públicas efetivas. A reunião tratou ainda da pactuação do cronograma anual, prevendo encontros bimestrais no primeiro ano, além da possibilidade de definição de novos indicadores a serem monitorados.
Iformações: Tarsis Murad
A Câmara Municipal de Timóteo aprovou, na reunião ordinária desta segunda-feira (23/02), o Substitutivo nº 01 ao PL 4.734, que estabelece diretrizes para o monitoramento e avaliação das condições das principais vias da cidade. A proposta, de autoria do presidente da Casa, Adriano Alvarenga, foi aprovada em primeira votação. Segundo o texto, o monitoramento poderá abranger itens como condições do pavimento e drenagem, sinalização viária, iluminação pública, acessibilidade, segurança de pedestres e condutores, além da conservação de calçadas e dispositivos viários. A fiscalização deverá ocorrer conforme o planejamento administrativo e a disponibilidade orçamentária do município.
Dois projetos relacionados à fibromialgia foram aprovados em primeira votação. O PL 4.728 reconhece a fibromialgia como deficiência para todos os fins legais em Timóteo. A medida busca garantir acesso a direitos e benefícios previstos em leis municipais, ampliando a proteção social das pessoas diagnosticadas com a doença. Já o PL 4.729 altera dispositivo da Lei nº 4.055/25, que trata do atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia. A proposta amplia as formas de comprovação da condição, que atualmente se restringem ao laudo médico. Com a mudança, será possível comprovar por meio da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia e do cordão do girassol.
Autor das duas matérias, o vereador Dr. Lair Bueno defendeu os projetos durante a sessão, destacando a necessidade de empatia com quem convive com a doença. As propostas também foram assinadas pelas vereadoras Leninha Dimas e Pastora Sônia e pelo vereador Marcus Fernandes. Durante a reunião, o plenário aprovou ainda a realização de audiência pública, prevista para março, para debater a situação do contrato e dos serviços de saúde do Hospital e Maternidade Vital Brazil. Também foi aprovada a convocação do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Robson Rodrigues, para comparecer à Câmara no dia 3 de março. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a oferta de Assistentes de Educação Especial, a convocação de aprovados no edital nº 1/2023, a situação dos profissionais contratados sem vínculo permanente e informações sobre kits escolares e uniformes.
Informações: Câmara de Timóteo