Pesquisar

Sociedade

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova realizou, na última segunda-feira (9), uma reunião para apresentar mudanças no processo de regulação assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. O encontro foi promovido pela Coordenação de Acesso aos Serviços de Saúde (CASES) e reuniu hospitais da região, representantes dos Núcleos Internos de Regulação (NIR), municípios e supervisores de leitos indicados pelos gestores municipais. Participaram representantes das cidades de Ponte Nova, Viçosa, Raul Soares, Dom Silvério, Rio Casca e Alvinópolis. A pauta principal foi o monitoramento e a supervisão de leitos hospitalares e o papel estratégico do NIR na organização do fluxo de pacientes dentro das unidades de saúde. A discussão foi fundamentada na Resolução SES/MG nº 9.977/2025, que estabelece normas para a supervisão de leitos hospitalares no SUS em Minas Gerais, em articulação com o processo de regulação. O Núcleo Interno de Regulação é responsável por gerenciar o fluxo de pacientes nos hospitais, otimizando a utilização dos leitos e garantindo que cada paciente seja encaminhado de forma adequada para o tratamento necessário. De acordo com a coordenadora da CASES da Regional de Ponte Nova, Ludmila Branco Macedo, as novas diretrizes reforçam o NIR como principal ponto de comunicação entre os hospitais e a central de regulação assistencial. Entre os pontos de atenção destacados estão: prazo máximo de 30 minutos para resposta às comunicações da regulação; atualização do status do paciente a cada 12 horas, no mínimo; atualização do mapa de leitos três vezes ao dia; adoção de protocolo de priorização das solicitações. Outro avanço previsto é a implantação de uma nova ferramenta estadual de regulação em plataforma única, que permitirá a integração com sistemas municipais, hospitalares e com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS Ponte Nova, Ana Flávia Paiva Mendes, ressaltou que as mudanças também estão alinhadas à Resolução SES/MG nº 10.838/2025, que regulamenta o Módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado – o programa Valora Minas. Segundo ela, a atualização dos processos deve melhorar a organização dos fluxos assistenciais e reduzir a peregrinação de pacientes entre diferentes unidades de saúde. A expectativa é que a medida também contribua para a desospitalização de pacientes que já não precisam permanecer internados, possibilitando o encaminhamento para outros serviços da rede, como o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). As mudanças fazem parte de um conjunto de ações do Estado para aprimorar a gestão de leitos e tornar mais eficiente o acesso da população aos serviços hospitalares do SUS. Por Tarsis Murad

10/03/2026– 09:49

Na Secretaria de Fazenda, André deixou o cargo, que passa a ser ocupado por Marcelo Melo, até então responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para o lugar de Marcelo, foi nomeado Samuel Irias, que já integrava a equipe da pasta e atuava como chefe de departamento. Já na Secretaria de Obras, o engenheiro Marcus Vinícios, servidor do quadro da Prefeitura, assumiu a função anteriormente exercida por Bruno. As mudanças integram o processo de reorganização administrativa do governo municipal.

10/03/2026– 09:44

Militares do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, lotados em Ponte Nova, localizaram, na tarde desta segunda-feira (9), o corpo de um homem de aproximadamente 70 anos que estava desaparecido desde a noite de domingo (8).De acordo com informações repassadas pela filha da vítima aos militares, ele foi visto pela última vez por volta das 22h, ao sair de um bar na comunidade da Penha, zona rural de Guaraciaba. A familiar relatou ainda que o pai não retornou para casa e que seus pertences foram encontrados sobre uma ponte próxima ao local. Com o auxílio de imagens de câmeras de monitoramento, os bombeiros identificaram o momento em que o homem desce em direção à comunidade, não sendo mais visto em seguida. Após buscas na área, o corpo foi localizado debaixo de uma galhada de bambu, dentro do rio, em uma área de remanso, a cerca de 200 metros do ponto onde ele teria entrado na água. A Perícia Técnica da Polícia Civil de Minas Gerais foi acionada e, após os trabalhos de praxe, liberou o corpo para remoção.

10/03/2026– 09:37

O Hospital Arnaldo Gavazza realizou, na manhã deste domingo (8), a aplicação de polilaminina em um paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento ocorreu no Bloco Cirúrgico da instituição e contou com a participação dos neurocirurgiões Dr. João e Dr. Olavo, que vieram de fora especialmente para realizar a intervenção. A medicação foi fornecida pelo Laboratório Cristália por meio de um processo de concessão especial. Esse tipo de solicitação ocorre quando não há outras possibilidades terapêuticas disponíveis para o paciente. Nesses casos, o pedido é encaminhado ao laboratório e posteriormente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para autorização. Neste caso específico, o paciente também recorreu à Justiça para obter acesso ao medicamento. O paciente está internado no hospital há mais de dois meses e apresenta quadro de tetraplegia. A aplicação da polilaminina foi realizada com a expectativa de estimular a recuperação de movimentos. De acordo com os especialistas envolvidos no procedimento, quanto mais cedo a medicação é aplicada após a lesão, maiores tendem a ser as chances de resposta, embora os resultados possam variar de acordo com cada caso. O procedimento ocorreu sem intercorrências. Após a aplicação, o paciente foi encaminhado ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) para observação e, caso apresente evolução clínica estável, poderá retornar ao quarto em cerca de 24 horas. A polilaminina é uma substância que vem sendo estudada como uma possível alternativa terapêutica para lesões na medula espinhal. Ainda em fase de estudos e pesquisas, a medicação busca estimular a regeneração de conexões nervosas, o que pode contribuir para a recuperação de movimentos em alguns pacientes. Fonte: HAG

09/03/2026– 11:51

Na última sexta-feira (6), foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes do evento do Projeto Imposto Solidário 2026, iniciativa da Associação Amigos da Base, em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova e a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova). Participaram da coletiva o presidente da associação, Rafael Bartolomeu, e o prefeito de Ponte Nova, Dr. Milton Irias (Avante). Durante o encontro, eles destacaram a importância de conscientizar a população sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais do município, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal do Idoso. Segundo os organizadores, a mobilização busca ampliar o número de contribuintes que realizam a destinação, permitindo que recursos que normalmente seriam enviados integralmente à União permaneçam na cidade, financiando iniciativas voltadas ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos em Ponte Nova. O Projeto Imposto Solidário, iniciativa da Associação Amigos da Base realizada em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova e a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova), inicia em 2026 o seu terceiro ano de mobilização social. A abertura do novo ciclo será marcada por um evento no dia 14 de março, a partir das 16h, no GranValle Espaço de Eventos (antigo Babilônia), em Ponte Nova. O encontro reunirá empresas, escritórios de contabilidade, lideranças e cidadãos da cidade e da região com o objetivo de fortalecer a campanha de conscientização sobre a destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas para projetos sociais locais, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal do Idoso. Criado em 2023, o Imposto Solidário nasceu com o objetivo de informar e mobilizar contribuintes para que parte do imposto de renda pago permaneça em Ponte Nova, financiando iniciativas sociais do próprio município. Pela legislação brasileira, contribuintes que fazem a declaração pelo modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido para esses fundos municipais, sem pagar nada a mais por isso. Evolução da mobilização Antes da criação do projeto, Ponte Nova destinava aproximadamente R$ 95 mil por ano do imposto de renda de pessoas físicas para os fundos sociais da cidade. Com o início do Imposto Solidário, em 2023, esse cenário começou a mudar. No primeiro ciclo do projeto (2023/2024), o valor destinado saltou para cerca de R$ 460 mil, quase cinco vezes mais do que o registrado anteriormente. Já no segundo ano (2024/2025), a mobilização ganhou escala e alcançou um resultado histórico, com aproximadamente R$ 1,3 milhão destinados por pessoas físicas, colocando Ponte Nova entre as cinco cidades que mais arrecadam em Minas Gerais por meio da destinação do Imposto de Renda. O desempenho chama ainda mais atenção quando comparado ao porte do município. Mesmo sendo apenas a 50ª cidade do estado em potencial arrecadatório e a 58ª em número de declarantes pelo modelo completo, Ponte Nova alcançou o 5º lugar em Minas Gerais em volume de recursos destinados, superando proporcionalmente cidades muito maiores e chegando a se aproximar de Uberlândia, que possui cerca de 76 mil declarantes. Impacto social dos recursos Os recursos destinados aos fundos municipais têm financiado diversas iniciativas voltadas à proteção e ao desenvolvimento social. Nos últimos anos, o Fundo da Infância e Adolescência beneficiou entidades como Fundação Menino Jesus, APAE, Guarda Mirim, Animal Amigo (equoterapia) e Capoeira Senzala, entre outras iniciativas voltadas à educação, inclusão e assistência social. Já os recursos direcionados ao Fundo Municipal do Idoso têm como objetivo ajudar a financiar parte da construção do novo Asilo Municipal – ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). A nova estrutura pretende oferecer melhores condições de acolhimento para os atuais residentes, além de ampliar o número de vagas para idosos do município. O projeto também prevê a implantação de um serviço inédito na cidade: a chamada “creche do idoso”, modalidade em que o idoso passa o dia na instituição recebendo cuidados e participando de atividades, retornando para casa no período da noite. Atualmente, esse tipo de serviço ainda não é oferecido pelo asilo municipal. A área onde será construído o novo equipamento já passou por terraplanagem, e os projetos de arquitetura e engenharia estão em fase final de elaboração, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2026. A expectativa é que, com os recursos já arrecadados e a ampliação das destinações neste terceiro ano do projeto, as obras possam ser iniciadas em breve. Meta para 2026 Para 2026, o Imposto Solidário inicia seu Ano III com uma meta ainda mais ambiciosa: superar a marca de R$ 2 milhões em destinações e colocar Ponte Nova entre as três cidades que mais arrecadam em Minas Gerais por meio desse mecanismo. O evento do dia 14 de março marcará o início dessa nova etapa e já conta com forte adesão da sociedade. Com o apoio da ACIP, todas as 50 mesas disponíveis para o encontro foram adquiridas antecipadamente por empresas e escritórios de contabilidade parceiros do projeto, o que garantirá um público maior que nas edições anteriores. Durante o evento também serão divulgados os nomes das empresas e dos escritórios de contabilidade parceiros do Imposto Solidário 2026, cuja participação tem sido fundamental para ampliar a conscientização entre os contribuintes. Atualmente, Ponte Nova possui mais de 4.600 pessoas físicas que declaram imposto de renda pelo modelo completo, mas apenas 298 realizaram a destinação no último ano, o que demonstra o grande potencial de crescimento da campanha. Além das mesas adquiridas pelas empresas parceiras, a organização informa que ainda há convites avulsos disponíveis para o público. Os interessados podem adquirir ingressos diretamente na ACIP, pelo telefone (31) 3817-2492, ou com Bruno Cezarino (Cerimonial) pelo telefone (31) 98340-1675. A organização convida a população a participar do encontro e a integrar essa mobilização que busca ampliar os recursos destinados a projetos sociais no município. Imposto Solidário Ponte Nova 2026 será realizado no próximo sábado  14 de março, a partir das 16h no GranValle Espaço de Eventos (antigo Babilônia) – Ponte Nova (MG)

09/03/2026– 11:31

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a Operação Sanitas para combater a comercialização ilegal de medicamentos de origem estrangeira sem registro no Brasil. A ação foi realizada em municípios do Vale do Aço, em Minas Gerais, e investiga a introdução e venda irregular do medicamento tirzepatida, comercializado como “Lipoless”, de origem paraguaia e sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com as apurações, atua na região um grupo criminoso voltado à importação clandestina e à venda de medicamentos emagrecedores contrabandeados do Paraguai, sem qualquer autorização legal para circulação no país. Além da ausência de registro nos órgãos reguladores brasileiros, há indícios de que os produtos eram armazenados e transportados sem condições adequadas de segurança sanitária, o que pode comprometer a eficácia e representar riscos à saúde dos consumidores. Mandados cumpridos em três cidades Durante a operação, foram cumpridas ordens judiciais em quatro endereços, sendo dois em Ipatinga, um em Caratinga e outro em Coronel Fabriciano, todos na região do Vale do Aço. As diligências resultaram na prisão de dois homens suspeitos de participação no esquema de comercialização ilegal. Além das prisões, a Justiça determinou duas medidas cautelares diversas da prisão, tendo como alvos um homem e uma mulher, que deverão cumprir determinações judiciais enquanto o inquérito segue em andamento. Apreensões e continuidade das investigações Durante o cumprimento dos mandados, policiais federais apreenderam aparelhos celulares e veículos de alto padrão, que serão submetidos à análise pericial. Segundo a Polícia Federal, o material recolhido poderá aprofundar as investigações, identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar a real extensão da comercialização irregular do medicamento na região. As investigações continuam para identificar novos participantes do esquema e verificar o alcance da venda ilegal dos produtos. A Polícia Federal também destacou a importância da colaboração da população e informou que denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelos canais oficiais, com garantia de sigilo. Fonte: O Plox

06/03/2026– 11:35

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, realizou nesta terça e quarta-feira (3 e 4) uma capacitação voltada a todos os Agentes de Combate às Endemias do município. O treinamento abordou a Vigilância Entomológica com uso de ovitrampas, estratégia que passa a integrar as ações de enfrentamento às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya. A formação contou com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e reuniu agentes, supervisores e coordenadores do setor de Zoonoses. A programação incluiu uma etapa teórica, realizada no Hospital Municipal Eliane Martins, e atividades práticas, com montagem das armadilhas, abordagem aos moradores e manuseio do sistema de monitoramento. A ovitrampa é uma armadilha utilizada para identificar a presença de ovos do mosquito Aedes aegypti em pontos estratégicos da cidade. Diferentemente do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado poucas vezes ao ano, a nova estratégia permitirá monitoramento contínuo e mais preciso dos índices de infestação, possibilitando ações mais rápidas e direcionadas. De acordo com a gerente do Departamento de Zoonoses, Vanessa Andrade, a iniciativa vem para fortalecer o trabalho já desenvolvido no município.“A ovitrampa será instalada em pontos fixos e vai nos ajudar a mapear a presença do mosquito de forma mais frequente. Com isso, conseguimos agir antes mesmo que o mosquito chegue à fase adulta, tornando o combate mais eficaz”, destacou. O agente de combate às endemias Glauco Ferreira também ressaltou a importância da nova metodologia.“Após as paletas chegarem ao laboratório, verificamos a presença ou ausência de ovos e realizamos a contagem. Essa informação nos dá uma visão mais frequente do índice de infestação no município e nos permite direcionar ações mais pontuais e imediatas para melhorar o combate ao mosquito”, explicou. A estratégia também está alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde, incluindo o monitoramento da resistência do mosquito aos inseticidas e a adoção de novas metodologias de controle vetorial. A Prefeitura reforça que a colaboração da população será fundamental. Ao ser procurado pelos agentes, é importante permitir a instalação da armadilha, que não representa risco e é essencial para orientar as ações de prevenção. Com a capacitação, Ipatinga avança no aprimoramento das políticas de combate às arboviroses, investindo em tecnologia, planejamento e qualificação das equipes para proteger a saúde da população Prefeitura de Ipatinga

06/03/2026– 11:31

Enquanto a cidade de Ubá ainda enfrenta os impactos da enchente histórica que atingiu a região da Zona da Mata mineira no fim de fevereiro, uma rede de solidariedade também se mobiliza para cuidar dos animais afetados pela tragédia. Na tarde desta quinta-feira (5), na região da Rodoviária de Ubá, os médicos-veterinários Rafaela Pelegrim, Hugo Almeida, Jamel Jarmakini e Luiz Silva realizaram o atendimento de um cão comunitário bastante conhecido pelos moradores da região. O animal, chamado carinhosamente de “Negão”, vive nos arredores da rodoviária e foi encontrado com um ferimento na pata traseira direita, necessitando de cuidados urgentes. Os profissionais voluntários chegaram ao local, realizaram a captura com segurança e prestaram os primeiros atendimentos veterinários para avaliar e tratar o ferimento. Enchente histórica em Ubá A mobilização ocorre em um momento delicado para o município. Entre a noite de 23 e a madrugada de 24 de fevereiro, Ubá registrou cerca de 170 milímetros de chuva em apenas três horas e meia, provocando uma das maiores enchentes da história recente da cidade. O nível do Rio Ubá ultrapassou 7 metros, causando alagamentos, destruição de pontes, desabamentos e grandes prejuízos para moradores e comerciantes. Diante desse cenário, o trabalho dos protetores de animais se tornou ainda mais importante. No município, grupos de voluntários têm atuado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ubá, prestando serviços essenciais de resgate, alimentação e atendimento veterinário para animais em situação de risco. Segundo os protetores, a demanda por ajuda é grande neste período pós-enchente. Em muitos casos, os animais estão feridos, debilitados ou assustados, o que torna a captura mais difícil e exige cuidado redobrado das equipes. Como ajudar Para manter as ações de resgate e atendimento, o Grupo de Apoio Animal (AAPA) iniciou uma campanha de arrecadação solidária, destinada à compra de medicamentos, ração e materiais para tratamento. PIX solidário:📌 joicymendesrodriques4036qmail.com Pontos de coleta de doações: Papão Mendes Gás Centro Vet Clínica Solução Pet Amor Animal A iniciativa reforça que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela cidade, a solidariedade continua mobilizando voluntários que dedicam tempo e esforço para garantir proteção e cuidado também aos animais que vivem nas ruas de Ubá

06/03/2026– 11:26

A Prefeitura de Ubá informa que haverá alterações temporárias no trânsito neste sábado, 7 de março, na Avenida Beira-Rio, em razão da continuidade das ações de limpeza na região central da cidade. Trecho com intervenção Margem direita da Avenida Beira-Rio (sentido bairros → Centro):ficará totalmente interditada no trecho entre a Ponte da Bandeira (Ponte da Rua Capitão Ananias Teixeira de Abreu) e a Ponte São José. Margem esquerda da avenida (sentido Centro → bairros):funcionará em mão dupla no mesmo trecho, garantindo a circulação de veículos. Outras orientações Será permitida a travessia de veículos nas vias transversais ao longo do trecho interditado. As pontes da região operarão em mão dupla, facilitando o fluxo e a mobilidade entre os dois lados da avenida. A Prefeitura orienta os motoristas a redobrarem a atenção, respeitarem a sinalização provisória e, sempre que possível, utilizarem rotas alternativas. As medidas são necessárias para garantir a segurança das equipes de trabalho e a continuidade dos serviços de limpeza urbana

06/03/2026– 11:20

A primeira sessão do ano do CineCom será realizada neste domingo (8) e integra a programação do Integra Calouros, evento de recepção e acolhimento dos novos estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).A exibição acontecerá no horário e local tradicionais do projeto: às 19h, no gramado das Quatro Pilastras, no campus de Viçosa. O filme apresentado será Lady Bird - A Hora de Voar. Dirigido por Greta Gerwig e lançado em 2017, o longa conta a história de Christine McPherson, uma estudante do último ano do ensino médio que enfrenta conflitos familiares, as descobertas do primeiro amor e os desafios da autodescoberta, enquanto sonha em ingressar em uma universidade longe da cidade onde vive. As sessões do CineCom são gratuitas e abertas ao público. A iniciativa é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFV. A programação completa das atividades culturais do Integra Calouros, realizadas nos três campi da universidade, pode ser consultada no site oficial do evento. UFV

06/03/2026– 11:18

A Prefeitura de Viçosa realizou a aquisição de tênis escolares que serão distribuídos aos estudantes da rede municipal de ensino. Ao todo, foram comprados 4.565 pares de tênis, além de dois pares de meias para cada aluno, em um investimento de R$ 489.523,50. Para a Educação Infantil, foram adquiridos 1.979 pares de tênis com velcro, garantindo mais praticidade e autonomia para as crianças menores. Já para os estudantes do Ensino Fundamental, foram comprados 2.586 pares de tênis com cadarço. A Secretaria Municipal de Educação de Viçosa já iniciou a distribuição dos calçados para as escolas da rede. Cada unidade será responsável por organizar a logística de entrega aos estudantes. Os tênis deverão ser retirados pelos pais ou responsáveis diretamente nas escolas, que irão informar previamente o cronograma de distribuição. A entrega será realizada de forma organizada, contemplando todas as unidades da rede municipal. Além dos calçados, o kit de uniforme escolar também está chegando às escolas, conforme os quantitativos solicitados por cada unidade, e em breve será disponibilizado aos alunos. A iniciativa tem como objetivo valorizar a educação e garantir mais igualdade, conforto e dignidade aos estudantes da rede municipal de ensino. Prefeitura de Viçosa

06/03/2026– 11:15

A cidade de Viçosa receberá, em junho de 2026, um curso de capacitação para árbitros de futebol ministrado pelo professor Márcio Eustáquio Santiago, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF). A programação prevê dois dias de atividades. Na sexta-feira, as aulas acontecerão das 18h30 às 22h. Já no sábado, a capacitação será realizada em dois períodos: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com conteúdos teóricos e práticos voltados à arbitragem. A definição sobre a realização do curso ocorreu em uma reunião realizada no final de fevereiro na Câmara Municipal de Viçosa. A iniciativa será viabilizada por meio de emenda impositiva destinada pelo vereador Ronildo Antônio Ferreira, conhecido como DJ Rony (PMN). O valor da emenda destinada para a realização do curso é de aproximadamente R$ 13 mil. Desse total, 12% serão repassados à Liga Esportiva para cobrir custos operacionais do evento. A capacitação será aberta tanto para novos árbitros quanto para profissionais que já atuam na área. Dirigentes de equipes também poderão participar. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas. O curso será realizado por meio de parceria entre a Diretoria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Viçosa, a Liga Esportiva de Viçosa e a Associação dos Árbitros de Viçosa.

06/03/2026– 11:12

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo