Pesquisar

Sociedade

Na última segunda-feira (9), foi realizada uma roda de conversa com café compartilhado no Salão Paroquial da Rasa, reunindo participantes do grupo de atividade física e moradores da comunidade para um momento de diálogo, acolhimento e informação sobre a saúde da mulher. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar sobre duas importantes campanhas de saúde realizadas neste mês: o Março Amarelo, dedicado à conscientização sobre a endometriose, e o Março Lilás, voltado à prevenção e combate ao câncer do colo do útero. Durante o encontro, foram realizadas palestras com orientações sobre prevenção, autocuidado e qualidade de vida. As atividades foram conduzidas pela farmacêutica Adriana C. Monteiro, pela educadora física Carmen Leite e pela enfermeira Ana Cristina Veiga Bassos. A iniciativa foi promovida pela equipe do PSF da Rasa, reforçando o compromisso dos profissionais de saúde em levar informação, cuidado e acolhimento à comunidade. Além de compartilhar conhecimento, o encontro também proporcionou um espaço de troca de experiências entre as participantes, destacando a importância da informação e do acompanhamento regular para a promoção da saúde feminina. A realização de ações como essa fortalece o trabalho de conscientização e incentiva o cuidado contínuo com a saúde da mulher.

12/03/2026– 10:17

A auxiliar de creche Luciana Gama de Oliveira participou da Tribuna Livre da reunião plenária da última quinta-feira (5), na Câmara Municipal, para defender a reivindicação da categoria sobre o enquadramento dos profissionais no Plano de Carreira do Magistério Municipal. Durante a participação, Luciana se apresentou como representante das servidoras que atuam nas creches do município e explicou que o objetivo da presença na Tribuna foi apresentar aos vereadores os fundamentos da demanda e buscar apoio do Legislativo caso um projeto de lei sobre o tema seja encaminhado pelo Poder Executivo. Ela destacou o caráter técnico e coletivo da pauta e afirmou que as profissionais desempenham atividades pedagógicas no cotidiano das unidades de educação infantil.“Além de exercermos regência de turma e função docente comprovada, somos também obrigadas a participar como professores em reuniões e horas coletivas”, afirmou. Segundo Luciana, a reivindicação busca o reconhecimento formal de funções que, de acordo com ela, já são exercidas na prática há anos pelas servidoras. “O enquadramento não cria professores, ele apenas reconhece oficialmente quem sempre foi professora na prática”, declarou. Durante a fala, ela também citou a Lei Federal nº 15.326/2026 como um marco que reforça a valorização dos profissionais que atuam diretamente nas creches, destacando a importância do reconhecimento desses trabalhadores que atuam no chamado “chão da creche”. Luciana ainda criticou a atual administração municipal pela demora no envio de um projeto de lei sobre o tema e pela falta de diálogo na elaboração de minutas que envolvem a categoria. Ao longo da exposição, a representante também ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido nas creches e destacou que as atividades de cuidado fazem parte do processo educativo. “Não existe cuidado neutro ou cuidado sem pedagogia na creche. Quem atua diretamente com bebês e crianças pequenas educa o tempo todo”, disse. Ela enfatizou ainda que a proposta apresentada pela categoria não busca privilégios, mas sim uma adequação funcional baseada nas atribuições exercidas pelas servidoras. “Ninguém aqui está pedindo ascensão funcional, ninguém está pedindo burla ao concurso público, ninguém está pedindo privilégio. O que se propõe é uma adequação funcional excepcional por lei municipal específica baseada na identidade material das atribuições e no exercício histórico da função”, afirmou. Após a exposição, vereadores se manifestaram sobre o tema, destacando a importância da valorização dos profissionais da educação infantil e a necessidade de buscar segurança jurídica para uma eventual inclusão da categoria no Plano de Carreira do Magistério Municipal.

12/03/2026– 10:06

A luta pelos direitos das mulheres foi tema de uma das Tribunas Livres da reunião plenária da última quinta-feira (5), realizada pela Câmara Municipal, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Para falar sobre o assunto, os vereadores receberam a cidadã Ana Bárbara Silva Moreira. Formada em Direito e ativista de pautas sociais, ela destacou que o 8 de março não é uma data de comemoração, mas de reflexão e mobilização. “O Dia Internacional da Mulher não pode ser reduzido a flores, a homenagens ou a discursos simbólicos. Ele precisa ser um grito coletivo por mudança. [...] É um dia de luta. É um dia que existe porque, ao longo da história, mulheres precisaram enfrentar violência, discriminação e silenciamento para conquistar direitos básicos. Direitos que deveriam sempre ter sido garantidos. E infelizmente, quando olhamos para o presente, percebemos que essa luta continua”, afirmou. Durante a fala, Ana Bárbara destacou que a data também serve para lembrar que a igualdade ainda não chegou para todas e questionou a baixa representatividade feminina em espaços de poder. “Nós somos maioria do eleitorado feminino. Por que ainda somos tão poucas em todos os cenários políticos? E não é só no cenário político, nos espaços de poder, nos espaços de liderança, em empresas”, pontuou. Ela também lamentou os casos de feminicídio registrados no país e ressaltou que a violência contra a mulher é um problema estrutural. “Quando uma mulher é assassinada simplesmente pelo seu gênero, por ser mulher, isso não é um acaso, isso não é uma tragédia isolada, isso é uma violência estrutural. [...] As mulheres não querem privilégios, as mulheres querem viver. Querem andar nas ruas sem medo, querem voltar para casa em segurança e querem existir com dignidade”, destacou. Ao final do discurso, Ana Bárbara agradeceu a oportunidade e pediu o apoio dos vereadores para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres, ampliar a rede de enfrentamento à violência e garantir que a pauta feminina tenha espaço permanente dentro da Câmara. “A luta contra a violência contra as mulheres não pode ser tratada como um problema apenas das mulheres. Ela precisa ser assumida como uma responsabilidade coletiva, porque enquanto uma mulher apanha, enquanto uma mulher é silenciada, enquanto uma mulher é assassinada, a democracia também está sendo violentada. [...] Cada mulher que perde a vida para a violência é um lembrete de que a nossa luta ainda não terminou”, enfatizou. Após a fala, os vereadores parabenizaram Ana Bárbara pelo discurso e destacaram a importância de que a luta pelos direitos das mulheres seja permanente, e não restrita apenas ao 8 de março. O presidente da Câmara, vereador Wellington Neim (PP), lembrou que o Legislativo municipal possui um canal de atendimento voltado ao público feminino. “No início do nosso mandato, criamos o COC e a Procuradoria da Mulher justamente para dar um acolhimento a vocês. Então, o que estiver ao nosso alcance, enquanto Poder Legislativo, a gente está aqui à disposição de vocês”, afirmou. A vereadora Fernanda Bitenco (Agir) também reforçou que o Dia Internacional da Mulher deve ser visto como um momento de reflexão e luta por direitos. “É o dia de lutar. É o dia de a gente ser valorizada, ser mais visada”, disse. Os parlamentares ainda ressaltaram que muitas mulheres enfrentam diferentes tipos de violência, como agressões físicas e psicológicas, e destacaram a importância da Central de Atendimento à Mulher – o “Ligue 180”. O que é o canal 180 A Central de Atendimento à Mulher, “Ligue 180”, é um serviço do Governo Federal voltado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. O atendimento é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além de registrar denúncias, o canal oferece orientações sobre os direitos das mulheres e informações sobre a legislação. As denúncias podem ser encaminhadas aos órgãos competentes e direcionadas à rede de atendimento especializado, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres. Também é possível acionar o canal por meio de chat no WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180. Em casos de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

12/03/2026– 09:57

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, durante a reunião plenária da última segunda-feira (9), o requerimento do vereador Wellington Neim (PP). O documento solicita à Prefeitura informações sobre as providências para a demolição de imóveis em estado de abandono na rua Desembargador Paula Mota, no bairro Vila Oliveira. O vereador questiona quais medidas já foram adotadas ou estão em andamento para que seja realizada a demolição das casas, além de pedir uma previsão para a execução do serviço. De acordo com o documento, moradores da região relatam que os imóveis foram parcialmente destruídos por enchentes ocorridas há vários anos. Na época, as famílias que viviam no local foram realocadas e as casas passaram a ficar sob responsabilidade do município, mas a demolição ainda não foi realizada. Atualmente, segundo relatos da comunidade, os imóveis acumulam sujeira, têm atraído roedores e estariam sendo utilizados por usuários de drogas, situação que gera preocupação e transtornos para quem mora nas proximidades. Durante a votação do requerimento, Wellington Neim destacou a situação enfrentada pelos moradores e reforçou a necessidade de uma solução definitiva para o problema. “São casas que foram afetadas pela enchente que devastou a comunidade da Vila Oliveira. Essas casas foram totalmente invadidas, destruídas. As pessoas foram até alocadas para outros locais e, com isso, as casas estão sob a responsabilidade da Prefeitura e estão de pé. As pessoas estão usando lá como ponto de droga. Gostaria de reafirmar aqui que, há dois meses, foi feita uma limpeza no local pelos agentes da Prefeitura, tirou esses usuários de drogas de lá, porém os lugares são usados totalmente para fins indevidos”, afirmou o vereador.

12/03/2026– 09:42

A Prefeitura de Ubá mantém diversas frentes de trabalho mobilizadas para avançar na limpeza, remoção de entulhos e recuperação das áreas atingidas pela enchente histórica que atingiu o município no final de fevereiro. As equipes atuam de forma integrada e coordenada, com o suporte de maquinário pesado, caminhões-pipa, retroescavadeiras, caminhões hidrovácuo e outros equipamentos especializados na desobstrução da rede de drenagem pluvial, visando restabelecer o mais rapidamente possível a normalidade na cidade. Principais ações realizadas na segunda-feira (9) Bairros Industrial e CopacabanaDuas equipes concentraram esforços em ações de rescaldo e limpeza, com retirada de resíduos e reorganização de espaços afetados nas ruas Giovani Biscotto e Conselheiro Augusto César. Região centralMúltiplas equipes executaram limpeza geral, rescaldo e lavagem de vias com caminhões-pipa. Os trabalhos abrangeram a Praça Guido Marlière, Praça da Independência, Rua Antenor Machado, Avenida Beira-Rio, Calçadão Deputado Ibrahim Jacob (São José) e o entorno do Hospital São Vicente de Paulo de Ubá. Recolhimento de entulhos e móveisRondas contínuas pelo centro garantiram a coleta de móveis e resíduos depositados nas calçadas por moradores e comerciantes já atendidos. Destaque para pontos como Avenida Governador Valadares, Rua Conselheiro Augusto César e Rua XV de Novembro. Bairros Ponte Preta, Meu Sonho e Mangueira RuralEquipes da SUMA – Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Ubá realizaram retirada de entulhos, móveis e limpeza geral, com apoio de retroescavadeira e caminhões. Houve atuação intensa nas ruas Jofre Costa Marques, Inês Guiducci, Ana Sol e Olinda Comini Sperandio, todas próximas ao Rio Ubá. Atendimento com caminhões-pipaFoi dada prioridade para estabelecimentos comerciais afetados, com atendimento em locais como Rua José Campomizzi, Calçadão Deputado Ibrahim Jacob (São José), Rua Peixoto Filho, Rua Coronel Carlos Brandão, Avenida Padre Arnaldo Jansen, Avenida Beira-Rio e Rua XV de Novembro. Desobstrução de bueiros e galerias pluviaisCaminhões hidrovácuo concentraram esforços na área central, atuando no Calçadão, na Avenida Beira-Rio e na Rua Coronel Carlos Brandão, próximo à garagem do prédio Otocy Vilela. Região do AeroportoEquipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ubá recolheram móveis e entulhos na Avenida Ângelo Sperandio, na área frontal do terminal. Na parte posterior, militares do Exército Brasileiro realizaram limpeza e remoção de resíduos acumulados. Bairro Paulino FernandesA equipe de arborização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente efetuou a retirada de árvores caídas, além do corte e recolhimento de materiais vegetais de grande porte. As ações fazem parte da força-tarefa municipal montada para acelerar a limpeza urbana, garantir a segurança viária e apoiar moradores e comerciantes na retomada das atividades. A Prefeitura reforça que as equipes permanecem mobilizadas diariamente, ampliando o atendimento nas regiões mais impactadas pela enchente. Prefeitura de Ubá

10/03/2026– 10:59

A Prefeitura de Ubá encaminhou à Câmara Municipal de Ubá, nesta segunda-feira (9), um conjunto de projetos de lei com medidas de apoio a comerciantes, produtores rurais, profissionais liberais, entidades assistenciais e contribuintes afetados pelas fortes chuvas que atingiram o município no fim de fevereiro. As propostas têm como objetivo ajudar na retomada das atividades econômicas, reduzir impactos financeiros para a população e apoiar instituições que prestam atendimento social. Auxílio para comerciantes e profissionais liberais Um dos projetos cria o Fundo de Amparo aos Empresários, Comerciantes e Profissionais Liberais de Ubá (FAECLU). A proposta prevê um auxílio de R$ 10 mil, pago em parcela única, para comerciantes, empresários e profissionais liberais que tiveram prejuízos com a enchente, como perda de mercadorias, equipamentos ou danos em estabelecimentos. O fundo poderá chegar a até R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões de recursos do município, além da possibilidade de receber doações, repasses de outros entes federativos e emendas parlamentares. Isenção de IPTU e taxa de lixo Outro projeto prevê isenção ou perdão do IPTU e da Taxa de Manejo de Lixo para imóveis residenciais e comerciais que sofreram danos com a enchente. O benefício poderá ser concedido para o ano de 2026, mediante solicitação do proprietário ou responsável pelo imóvel e comprovação dos prejuízos. Os pedidos serão analisados por uma comissão formada por representantes da Defesa Civil e de setores da Prefeitura. Suspensão temporária de cobranças Também foi enviado à Câmara um projeto que permite adiar o pagamento de dívidas municipais para contribuintes atingidos pela enchente. Parcelas de débitos vencidas entre 24 de fevereiro e 31 de março poderão ser pagas em maio ou junho, sem cobrança de juros ou multas. Além disso, até 30 de junho, poderão ser suspensas medidas como protestos, inclusão em cadastros de inadimplentes e novas cobranças judiciais para quem comprovar prejuízos causados pelas chuvas. Apoio ao setor rural Para ajudar na recuperação das atividades no campo, a Prefeitura também propôs o repasse de até R$ 200 mil para entidades que representam produtores e trabalhadores rurais. Os recursos serão destinados ao Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubá, com R$ 100 mil para cada entidade, para apoiar produtores e trabalhadores que tiveram perdas nas lavouras e na infraestrutura rural. Apoio à cooperativa de agricultoras Outro projeto autoriza o repasse de R$ 50 mil para a Cooperativa de Agricultoras e Familiares de Ubá e Região (COOPEFEME). O recurso vem de emenda parlamentar federal e será utilizado para a compra de equipamentos destinados ao fortalecimento de hortas comunitárias, contribuindo para a produção de alimentos e geração de renda para famílias atendidas pela cooperativa. Apoio a entidades assistenciais Um terceiro projeto autoriza o repasse de R$ 209.356,91 para instituições filantrópicas do município que também foram afetadas pelas chuvas. Os recursos são provenientes de doações recebidas pela Prefeitura por meio de PIX e serão destinados ao apoio e à manutenção das atividades dessas entidades. Os valores serão distribuídos da seguinte forma: Asilo São Vicente de Paulo de Ubá – R$ 52.339,25 Departamento de Assistência Social João de Freitas – R$ 52.339,22 Sociedade Beneficente Anália Franco de Ubá – R$ 52.339,22 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubá (APAE) – R$ 52.339,22 As instituições prestam atendimento social e assistencial à população. Os recursos deverão contribuir para a recuperação das atividades e continuidade dos serviços oferecidos à comunidade. Outras medidas já adotadas Além dos projetos enviados ao Legislativo, a Prefeitura também publicou decretos com medidas emergenciais, como a isenção da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento para estabelecimentos atingidos pela enchente. Os projetos agora serão analisados e votados pelos vereadores da Câmara Municipal de Ubá. Se aprovados, passarão a valer após a sanção e publicação das leis.

10/03/2026– 10:54

Um jovem de 18 anos foi detido na tarde de domingo (8) após ser flagrado armado durante patrulhamento da Polícia Municipal de Ipatinga no bairro Caravelas, em Ipatinga. De acordo com a corporação, moradores acionaram os agentes relatando que um homem estaria armado e tentando realizar assaltos utilizando uma motocicleta. Com base nas denúncias, a equipe se deslocou até o endereço indicado e localizou o suspeito no pátio de um estabelecimento comercial na Avenida Colatina. Durante a abordagem, o jovem tentou reagir, mas acabou sendo contido pelos agentes. Na revista pessoal, os policiais constataram que ele vestia três camisas sobrepostas, utilizava uma touca ninja e carregava uma pistola calibre .32, municiada com oito cartuchos intactos. Ainda segundo a polícia, a motocicleta utilizada pelo suspeito havia sido furtada. O veículo foi apreendido e removido para um pátio credenciado, enquanto o material encontrado com o jovem também foi recolhido. O rapaz, natural de Governador Valadares, possui antecedentes criminais e, conforme o registro policial, havia sido liberado do sistema prisional na terça-feira anterior (3). Em relato aos agentes, ele teria confessado que pretendia cometer um assalto, indicando possível preparação para uma nova ação criminosa poucos dias após deixar a prisão. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de plantão da Polícia Civil de Minas Gerais, onde foram adotadas as providências cabíveis. Fonte: O Plox

10/03/2026– 10:46

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está recebendo novos equipamentos destinados à UPA de Ipatinga e ao Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). O investimento ultrapassa R$ 1 milhão em recursos do município e tem como objetivo fortalecer e qualificar a rede pública de saúde. Os equipamentos já chegaram à cidade e vão ampliar a capacidade de atendimento, modernizar a estrutura das unidades e oferecer mais segurança tanto para os pacientes quanto para as equipes de saúde. No Hospital Municipal Eliane Martins, serão incorporados os seguintes equipamentos: 7 desfibriladores externos automáticos (DEA); 3 monitores multiparâmetros de 12 polegadas; 4 eletrocardiógrafos digitais de 12 canais; 2 ultrassons portáteis com carrinho; 5 balanças digitais infantis de até 25 kg; 15 camas Fowler automáticas; 25 cadeiras fixas interlocutor; 25 cadeiras giratórias. Segundo a administração municipal, esses equipamentos são fundamentais para o monitoramento contínuo de pacientes, diagnósticos mais rápidos e maior precisão nos atendimentos, especialmente em casos de urgência e internação. Já a UPA receberá: 20 poltronas reclináveis para medicação; 7 camas Fowler automáticas; 1 bomba de vácuo. Os itens proporcionarão mais conforto aos pacientes e melhores condições operacionais para os profissionais que atuam na linha de frente. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, o investimento representa um avanço importante para o sistema de saúde do município. “Esse é apenas o início de uma série de investimentos em equipamentos para a nossa rede de saúde. O objetivo da gestão é atualizar todo o parque tecnológico do Hospital Municipal e da UPA, garantindo mais segurança para os pacientes, mais qualidade no atendimento e também melhores condições de trabalho para os nossos servidores, que utilizam esses equipamentos diariamente na assistência à população”, destacou. A administração municipal segue investindo na rede pública de saúde, buscando garantir mais qualidade, tecnologia e dignidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde em Ipatinga. Prefeitura de Ipatinga

10/03/2026– 10:36

Um homem foi preso pela Polícia Militar  na tarde da última sexta-feira (6), suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na modalidade “delivery” em Viçosa. De acordo com a polícia, por volta das 16h30 equipes passaram a monitorar a residência do suspeito, localizada na Rua Cristóvão Colombo, no bairro João Brás, após levantamentos indicarem que ele estaria realizando a venda e a entrega de entorpecentes. Os militares acompanharam o momento em que o homem saiu do imóvel e realizaram a abordagem. Durante a ação, foram feitas buscas pessoais e, em seguida, buscas na residência, conduzidas pela equipe policial. No local, os policiais apreenderam diversos materiais relacionados ao tráfico de drogas. Entre os itens encontrados estavam duas barras de maconha, três tabletes da mesma substância, um invólucro com maconha e uma porção de haxixe. Também foram localizados 50 recipientes e 80 pinos contendo cocaína. Além das drogas, os militares recolheram um caderno com anotações, um telefone celular, R$ 2.133 em dinheiro, uma faca com resquícios de maconha na lâmina, 150 isqueiros e 40 pacotes de papel seda. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil de Minas Gerais, onde o caso será investigado.

10/03/2026– 10:30

A partir desta terça-feira, 10 de março de 2026, a Unidade São Sebastião (Centro) do Complexo Hospitalar de Viçosa passou a operar com um sistema de controle de acesso por reconhecimento facial. A medida tem como objetivo reforçar a segurança de pacientes, visitantes e colaboradores. Com a nova tecnologia, visitantes e acompanhantes precisarão realizar um cadastro de identificação digital para entrar nas dependências do hospital. O sistema substitui ou complementa os métodos tradicionais de controle de acesso, permitindo que apenas pessoas autorizadas circulem pelas áreas assistenciais. Para entrar na unidade, os visitantes deverão seguir algumas etapas: 1️⃣ Cadastro inicialO visitante deve se dirigir à recepção para realizar o registro facial no sistema. 2️⃣ Apresentação de documentoNo momento do cadastro, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, como RG, CNH ou CPF. 3️⃣ Liberação de entradaApós o registro, o acesso ao hospital será realizado automaticamente por totens ou catracas equipadas com câmeras de reconhecimento facial. Segundo o Complexo Hospitalar, a implantação do sistema integra um plano estratégico de modernização e segurança institucional. O controle mais rigoroso busca evitar a entrada de pessoas não identificadas, além de proteger a privacidade dos pacientes e organizar melhor o fluxo de acompanhantes, especialmente durante os horários de visita.

10/03/2026– 10:16

O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Viçosa retomará suas atividades na próxima quarta-feira, dia 11. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa e a Fundação Hemominas, com o objetivo de facilitar o acesso da população à doação de sangue. As coletas serão realizadas quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, ampliando as oportunidades para que moradores da cidade e da região possam participar desse gesto de solidariedade. Para doar, é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone (31) 3874-8398, número que também atende via WhatsApp. A Prefeitura de Viçosa reforça que doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania, fundamental para garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões em hospitais da região. O PACE Viçosa funciona no 2º andar da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv), localizado na Rua José dos Santos, nº 120, entre o Tribunal de Justiça (Fórum) e o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), no antigo Colégio de Viçosa, atual sede da Prefeitura. A administração municipal convida todos os doadores aptos a participarem e contribuírem com essa importante ação em prol da saúde e da vida. Prefeitura de Viçosa

10/03/2026– 10:05

Nos dias 4 e 5 de março, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), mais uma capacitação com o tema “Alfabetização Baseada em Evidências Científicas”. A iniciativa foi realizada por meio do Departamento Pedagógico de Educação Infantil e do Departamento de Educação Inclusiva. Participaram da formação professores e especialistas da Educação Infantil, incluindo profissionais que atuam nos 1ºs e 2ºs períodos, organizados em duas turmas. O objetivo foi ampliar conhecimentos e fortalecer práticas pedagógicas voltadas ao processo de alfabetização nas escolas da rede municipal. A capacitação foi conduzida pelas formadoras Luciana Araújo e Claucia Santos, com coordenação da chefe de departamento Daniela Godoy. Durante o encontro, os educadores receberam orientações sobre a instrução fônica, com foco no desenvolvimento da consciência fonológica — habilidade essencial para que as crianças compreendam a relação entre sons e letras. A metodologia utilizada segue recomendações baseadas em evidências científicas, consideradas fundamentais para apoiar o desenvolvimento da leitura e da escrita na fase inicial da aprendizagem. A iniciativa faz parte das ações da Secretaria de Educação voltadas à formação continuada dos profissionais da rede, buscando aprimorar as práticas pedagógicas e contribuir para a melhoria da alfabetização dos estudantes.

10/03/2026– 09:57

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo