Pesquisar

Sociedade

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Integrados, está finalizando o aterro do reparo realizado na rede coletora de água pluvial que atravessa a rua Antônio Lopes Lélis e deságua no ribeirão do bairro Santo Antônio. No local, além da recuperação da rede, foi construída uma caixa de passagem e um muro de sustentação próximo ao ribeirão, com o objetivo de garantir maior estabilidade ao manilhamento e melhorar o escoamento da água. Outra intervenção recente ocorreu em Novo Silvestre, onde foi realizada a recuperação da rede de esgoto paralela à galeria de água pluvial que atravessa a avenida Oraida Mendes de Castro (BR/MGC-120). A obra foi necessária após o entupimento da antiga rede. Além da limpeza e retirada de entulho, cerca de 20 metros da tubulação foram substituídos por tubos corrugados de 60 centímetros, que possuem maior capacidade de vazão. O ponto da intervenção é o mesmo onde a Prefeitura concluiu, em novembro do ano passado, a obra de extensão em 15 metros da galeria de água pluvial para a construção de um trevo no local. A intervenção integra o projeto de construção, revitalização e integração da área ao complexo do Centev/TecnoPARQ, em frente ao 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar. Pefeitura de Viçosa

13/03/2026– 10:32

A Câmara Municipal de Viçosa realizou, na noite de quinta-feira (12), uma audiência pública para discutir a etapa avaliativa do Plano Municipal Decenal de Educação (2015-2025). O encontro ocorreu no plenário da Casa e foi solicitado pelo vereador Professor Idelmino (PCdoB), reunindo representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de integrantes da comunidade educacional. A vereadora Maria Prisca (PT) também participou da reunião. Na abertura, Idelmino explicou que o plano, instituído pela Lei nº 2.487/2015, estabelece metas e estratégias para orientar as políticas educacionais do município ao longo de dez anos. Segundo o parlamentar, a audiência teve como objetivo promover o diálogo entre poder público e sociedade civil para avaliar os resultados do plano atual e contribuir com a construção do novo planejamento educacional para a próxima década. O documento é estruturado em cinco eixos principais: educação infantil; ensino fundamental e médio; educação de jovens e adultos (EJA); formação e valorização dos profissionais da educação; e gestão democrática e financiamento. A análise do eixo de educação infantil foi apresentada por Priscila Grasiois Ladeira Silva, da Secretaria Municipal de Educação. Segundo os dados apresentados, a rede municipal garante a universalização da pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, mas ainda enfrenta desafios no atendimento a crianças de 0 a 3 anos, com lista de espera. Atualmente, o município atende 719 crianças nessa faixa etária, enquanto instituições filantrópicas atendem outras 859, restando ainda 91 crianças aguardando vaga. Ao final da avaliação, das dez metas previstas para a educação infantil, duas foram totalmente cumpridas, sete parcialmente atendidas e uma não foi alcançada. O eixo do ensino fundamental e médio foi analisado pelo diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Grossi. Ele destacou que algumas metas foram cumpridas, como os índices de promoção escolar, enquanto outras permanecem parcialmente atendidas. Entre os indicadores positivos está o IDEB dos anos iniciais do ensino fundamental, que alcançou 6,2, superando a meta prevista de 5,9. Já nos anos finais do ensino fundamental o índice ficou abaixo do objetivo estipulado. Segundo o levantamento, cerca de 33% das metas foram plenamente cumpridas, enquanto 40% não foram alcançadas. Durante a avaliação do eixo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentada pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Ângela Salgado, foi destacada preocupação com a interrupção da modalidade na rede municipal. De acordo com ela, o encerramento das turmas acabou afastando estudantes que haviam retomado os estudos, dificultando o acesso desse público ao direito à educação. O eixo de formação e valorização dos profissionais da educação, apresentado por Fabiano Lima, diretor da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, indicou avanços como a implantação do plano de carreira dos trabalhadores da educação e a exigência de formação mínima adequada para os docentes. Por outro lado, metas relacionadas à ampliação da pós-graduação e à criação de programas de saúde e bem-estar para os profissionais não foram implementadas. A avaliação do eixo de gestão democrática e financiamento, apresentada por June Rodrigues Pereira Campos, apontou que algumas metas seguem em andamento, como a criação de cargos técnicos na Secretaria de Educação e a implantação do Sistema Municipal de Ensino. Entre os avanços destacados estão melhorias no transporte escolar, que atualmente atende cerca de 3 mil estudantes, além de maior autonomia administrativa das escolas. A secretária municipal de Educação, Renata Silva Cruz, destacou que temas como educação especial na perspectiva inclusiva e educação para as relações étnico-raciais não aparecem de forma central no plano atual. Segundo ela, o município possui cerca de 900 estudantes da educação especial matriculados nas diferentes redes de ensino, sendo 318 na rede municipal. Renata também mencionou a necessidade de ampliar infraestrutura acessível, transporte adaptado e atendimento educacional especializado. Ao final da audiência, o vereador Professor Idelmino informou que os participantes deverão encaminhar relatórios avaliativos sobre cada eixo, que servirão de base para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação. Também foi anunciada a organização da próxima Conferência Municipal de Educação e a realização de uma nova audiência pública para apresentar o texto preliminar do novo plano antes de seu envio à Câmara. A secretária Renata Cruz destacou ainda que, enquanto o novo Plano Nacional de Educação não é aprovado pelo Senado Federal, os municípios ainda não podem formalizar seus planos, mas devem continuar o processo de debate e construção coletiva. Câmara de Viçosa

13/03/2026– 10:28

A Ala Roque, que acolhe usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Nossa Senhora das Dores, passará por uma ampla reforma. Por meio de emenda impositiva, serão destinados R$ 300 mil para a requalificação do espaço, considerado fundamental para o atendimento da população. O investimento tem como objetivo proporcionar mais acolhimento e melhores condições de infraestrutura tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam no local. A iniciativa também contribuirá para a qualificação dos leitos e para a melhoria do atendimento prestado pelo SUS dentro do hospital. De acordo com a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV),  autora da emenda, o recurso chega para fortalecer a saúde pública e ampliar a qualidade do atendimento à população, especialmente para quem mais precisa dos serviços do sistema público.

13/03/2026– 10:15

Foi aprovado  durante a reunião plenária dessa segunda-feira (9), o Requerimento do vereador Wagner Gomides (PV). O documento solicita ao Poder Executivo informações sobre a possível realização de concurso público no município ainda em 2026. Caso exista previsão para a realização do certame, o parlamentar pede que sejam informadas as etapas em que se encontram os estudos, planejamentos ou procedimentos administrativos necessários para a realização do concurso. Caso contrário, o Executivo deverá indicar quando pretende promover o processo seletivo. Além disso, o vereador solicita informações sobre a existência de previsão orçamentária específica para a realização do concurso. Se a administração municipal não tiver planejada a realização do certame, o requerimento pede que sejam apresentados os motivos que justificam essa decisão. Ao defender a proposta durante a reunião, Wagner Gomides destacou que a realização de concurso público é uma expectativa da população e lembrou que o tema já foi mencionado anteriormente pelo Executivo. “O concurso público é uma expectativa da população. Acho que é do conhecimento de todos a promessa do Executivo em realizar um concurso neste ano de 2026, haja vista o tempo que já não se tem concurso na cidade e a quantidade de contratos existentes. [...] Na administração pública, os cargos têm que ser providos por meio de concurso público em sua primazia. Na necessidade, não havendo concursado, faz-se a contratação”, explicou.

13/03/2026– 10:09

Nesta quarta-feira (11), a Polícia Militar prendeu suspeitos por tráfico de drogas durante uma ocorrência registrada em Urucânia, na Zona da Mata mineira. De acordo com a PM, os militares receberam informações de que um veículo estaria se deslocando para o município transportando entorpecentes. Diante da denúncia, as equipes iniciaram monitoramento e se posicionaram estrategicamente nas proximidades do trevo de acesso à cidade. Quando o veículo suspeito foi visualizado, os policiais deram ordem de parada com sinais sonoros e luminosos. No entanto, o condutor desobedeceu à determinação e iniciou fuga em alta velocidade pela rodovia. Durante o acompanhamento, os militares observaram um objeto sendo arremessado pela janela do carro. A perseguição terminou quando o motorista perdeu o controle da direção e colidiu contra um barranco nas proximidades do trevo de acesso à área central do município. Após o acidente, os ocupantes do veículo tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais. Em diligências no local onde o objeto havia sido dispensado, os militares localizaram uma pedra bruta de substância semelhante a crack, que foi apreendida. Os suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e, após receberem atendimento médico, foram encaminhados à Polícia Civil de Minas Gerais, que dará sequência às investigações. O veículo utilizado na ação, um Renault Logan branco, também foi apreendido. Materiais apreendidos: 01 pedra bruta de substância análoga a crack 01 telefone celular 01 Carteira de Trabalho e Previdência Social Veículo apreendido: 01 automóvel Renault Logan, cor branca.  

13/03/2026– 10:06

A Câmara Municipal iniciou, na reunião plenária dessa segunda-feira (9), a análise do Projeto de Lei Complementar Substitutivo (PLCS) nº 4.163/2026. De autoria do Poder Executivo, a proposta prevê a criação de dois cargos de enfermeiro para a Instituição de Longa Permanência para Idosos e acrescenta duas vagas de técnico em enfermagem e uma de auxiliar administrativo na UBS Vila Oliveira/Palmeiras. O texto também regulamenta o horário de funcionamento dos setores da administração pública municipal. De acordo com a proposta, o limite será de oito horas diárias de trabalho, independentemente da carga horária semanal do servidor. O projeto ainda proíbe que o funcionário seja obrigado a cumprir jornada semanal que ultrapasse a carga horária máxima prevista em lei para o cargo. Além disso, o PLCS dispõe sobre o auxílio-alimentação dos servidores e institui o regime de escala 12x36. Após a leitura em plenário, o projeto foi encaminhado para análise das Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), Serviços Públicos Municipais (CSPM) e Orçamento e Tomada de Contas (COTC). Os colegiados irão emitir parecer antes de a matéria ser votada em plenário pelos vereadores.

13/03/2026– 10:03

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, divulgou o Boletim Informativo nº 3/2026 com atualização sobre os casos de Leptospirose notificados no município desde o dia 24 de fevereiro de 2026. De acordo com o boletim, até esta quinta-feira (12) foram registrados 78 casos suspeitos da doença. Até o momento, apenas um caso foi confirmado, referente ao óbito já informado anteriormente no Boletim nº 2/2026. Os demais casos seguem em investigação, aguardando os resultados dos exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Sintomas e orientações A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a ficar atenta aos principais sintomas da leptospirose, que podem incluir: febre dor no corpo dor de cabeça náuseas mal-estar Ao apresentar esses sinais, a recomendação é procurar uma Unidade de Saúde para avaliação médica e registro da notificação da suspeita. Nos casos de agravamento do quadro clínico — como febre alta persistente, vômitos intensos, dificuldade para respirar ou piora do estado geral — a orientação é buscar atendimento imediato em uma unidade hospitalar. Cuidados após enchentes A Secretaria também reforça a importância de adotar cuidados durante a limpeza de residências e estabelecimentos atingidos pelas enchentes. Entre as principais orientações estão: usar luvas e botas durante a limpeza evitar contato direto com água ou lama possivelmente contaminadas manter atenção a qualquer sintoma após exposição a áreas alagadas As equipes da rede municipal de saúde seguem monitorando a situação epidemiológica e intensificando ações de orientação, prevenção e vigilância, com o objetivo de proteger a população e garantir resposta rápida diante de possíveis casos da doença. Novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento das investigações e a conclusão das análises laboratoriais

12/03/2026– 11:27

A Prefeitura de Ubá continua realizando a distribuição de cestas básicas e materiais provenientes de doações para famílias atingidas pela enchente que afetou o município nas últimas semanas. O atendimento está sendo feito na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Praça São Januário, nº 28, no Centro (Fórum Cultural), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, estão sendo entregues cestas básicas e outros itens arrecadados por meio de campanhas de solidariedade organizadas para ajudar a população afetada. Cadastro para receber os donativos Para receber os donativos, será realizado um cadastro simplificado no momento do atendimento. As pessoas que foram atingidas pela enchente e ainda não fizeram o cadastro emergencial também poderão realizá-lo no mesmo local, na parte interna do Fórum Cultural, onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Social. A orientação é que, se possível, os moradores levem o CPF, para facilitar o processo de identificação. Quem já realizou o cadastro anteriormente não precisa repeti-lo, bastando comparecer ao local para receber os itens disponíveis. Informações e dúvidas Para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre o cadastro e a distribuição dos donativos, os moradores podem entrar em contato pelo WhatsApp (32) 3541-8535. O atendimento pelo aplicativo funciona até as 17h, em horário comercial. A Prefeitura de Ubá reforça que a distribuição está sendo realizada de forma organizada, com o objetivo de garantir que os itens arrecadados cheguem às famílias que mais precisam neste momento de recuperação da cidade.

12/03/2026– 11:18

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realizará no dia 29 de março a 25ª edição do tradicional Pescando no Parque, evento que acontece anualmente no Domingo de Ramos na lagoa do Parque Ipanema. A iniciativa integra a programação comemorativa pelos 62 anos do município e já se consolidou como uma das atividades mais tradicionais do calendário local. O evento surgiu a partir da necessidade da chamada “despesca”, ação utilizada para o controle populacional de peixes em viveiros e lagoas, como ocorre no Parque Ipanema. Além do manejo ambiental, a escolha da data acompanha uma tradição cultural da Semana Santa, período em que muitas famílias substituem o consumo de carnes vermelhas pelo peixe. Durante o evento, os participantes podem pescar livremente e levar os peixes para casa gratuitamente, unindo lazer, tradição e acesso ao alimento. Além da pesca livre, o evento contará com premiações especiais. Serão premiados: 🥇 1º, 2º e 3º lugares para os peixes mais pesados pescados até o meio-dia 🐟 Participante que pescar a maior quantidade de peixes durante o evento Os vencedores receberão prêmios e troféus, oferecidos pela ASPARD e pela ARPAVA. Aberto a toda a família, o evento possui regras para garantir igualdade entre os participantes. Será permitido apenas o uso de: vara linha anzol Não será permitido o uso de equipamentos profissionais, como redes, tarrafas ou molinetes. O Pescando no Parque é uma realização da Prefeitura de Ipatinga, com apoio de diversas instituições, entre elas: Sicoob Vale do Aço Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais Instituto Estadual de Florestas Infrater Engenharia Ao longo dos anos, o evento se consolidou como um momento de lazer, convivência familiar e contato com a natureza, reunindo moradores de Ipatinga e de cidades da região. Prefeitura de Ipatinga

12/03/2026– 11:08

A Universidade Federal de Viçosa, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, informou que foram suspensos os cronogramas de matrículas referentes aos editais Sisu/UFV e Complementar ao Sisu/UFV. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada em função do grande número de candidatos que ainda aguardam a análise documental necessária para efetivar a matrícula. Com isso, os cronogramas que estavam publicados no portal do processo seletivo da universidade estão temporariamente suspensos. A Pró-Reitoria de Ensino informou ainda que, assim que a análise da documentação avançar, serão realizadas novas chamadas, seguindo um cronograma atualizado, que será divulgado no mesmo endereço eletrônico do processo seletivo. A orientação da universidade é que os candidatos acompanhem as atualizações no site oficial do processo seletivo da UFV UFV

12/03/2026– 11:02

Viçosa encerrou o ano de 2025 com saldo positivo na abertura de empresas. De acordo com dados do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal, o município registrou 2.201 novos empreendimentos e 1.424 encerramentos, resultando em um saldo de 777 novas empresas no período. Entre os negócios abertos ao longo do ano, 1.712 correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs). Outras 489 empresas pertencem a diferentes portes empresariais. Em comparação com 2024, quando foram registradas 1.894 empresas abertas e 1.157 encerradas, o município manteve saldo positivo na dinâmica empresarial. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ramon Fernandes, os números refletem o movimento de fortalecimento do empreendedorismo na cidade. “Os dados mostram uma movimentação importante na abertura de empresas em Viçosa. Nosso trabalho tem sido facilitar esse processo, com iniciativas como a implantação da REDESIM e o fortalecimento da Sala Mineira do Empreendedor, que ajudam a tornar a abertura e a regularização de empresas mais ágeis”, afirmou. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem implantado ações voltadas ao estímulo do empreendedorismo em Viçosa. Uma dessas iniciativas foi a implementação da REDESIM, por meio da Lei Municipal nº 3.177/2025, que integra os órgãos responsáveis pelo registro empresarial, licenciamento e legalização de empresas. Com a implantação da rede no município, os processos de abertura, alteração e baixa de empresas passaram a ser realizados de forma mais ágil e com menos burocracia. O sistema também promove maior integração entre órgãos municipais, estaduais e federais, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios. Um dos principais instrumentos dessa estratégia é a Sala Mineira do Empreendedor, que oferece atendimento e orientação a contadores e empreendedores, além de apoio na formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), emissão e regularização de alvarás de localização e funcionamento e suporte em processos de alteração e baixa de empresas. O espaço também disponibiliza orientações sobre gestão empresarial, promove capacitações, facilita o acesso a serviços do Sebrae e realiza encaminhamentos para outras demandas relacionadas ao ambiente de negócios local. A Sala Mineira também atualizou o banco de dados das empresas do município por meio do programa Minas Livre para Crescer. Como parte das ações de incentivo ao empreendedorismo, a equipe participará no dia 28 de março do evento Tenda nas Comunidades, no bairro de Fátima, oferecendo orientações sobre os serviços disponíveis e auxiliando mulheres interessadas em formalizar o próprio negócio. Prefeitura de Viçosa

12/03/2026– 10:59

A moradora Neusa Nascimento Caetano utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa para cobrar providências do poder público sobre as condições da rua Reinaldo Jésus Araújo, via que liga o bairro Vale do Sol aos conjuntos habitacionais Benjamin José Cardoso (Coelhas I) e César Santana Filho (Coelhas II). A manifestação ocorreu durante a reunião ordinária realizada na segunda-feira (9) e contou com a presença de diversos moradores das comunidades no plenário. Muitos levaram cartazes denunciando a situação da estrada, principalmente a poeira provocada pelo tráfego de veículos em uma via ainda sem pavimentação. Durante a fala, Neusa relatou que os moradores convivem há anos com poeira intensa em períodos secos, lama durante as chuvas e descarte irregular de lixo ao longo da estrada. Segundo ela, os problemas afetam diretamente a rotina da comunidade, inclusive de crianças que dependem do transporte escolar. Para ilustrar as reclamações, a moradora apresentou vídeos gravados no local, mostrando a poeira levantada pela passagem de caminhões que utilizam a estrada, muitos deles transportando materiais de construção para loteamentos da região. De acordo com Neusa, os moradores também reclamam da falta de medidas paliativas, como a aplicação de água na via para reduzir a poeira. Ela ainda denunciou pontos de descarte irregular de resíduos, com acúmulo de lixo doméstico, entulho e restos de animais ao longo da estrada. Segundo a moradora, a situação pode contribuir para o surgimento de focos de doenças, como a dengue, além de representar risco ambiental. Neusa afirmou que a comunidade reivindica melhorias há cerca de 17 anos e criticou promessas feitas ao longo desse período que, segundo ela, ainda não foram concretizadas. A moradora também relatou casos em que crianças ficaram sem transporte escolar devido às condições da estrada, tendo que retornar a pé para casa. Ao final da manifestação, o presidente da Câmara, vereador Robson Souza (PSB), agradeceu a participação da moradora e lembrou que ela já utilizou a Tribuna Livre em outras ocasiões para tratar das demandas da comunidade. O parlamentar também comentou sobre o problema do descarte irregular de resíduos, destacando a necessidade de fiscalização e maior conscientização da população. Na sequência, o vereador Marco Cardoso (PRD), líder do governo na Câmara, afirmou que o Executivo municipal trabalha para viabilizar o asfaltamento da via. Segundo ele, existem recursos previstos para a obra, incluindo verba destinada pelo deputado federal Rodrigo de Castro, além de uma complementação obtida pelo vereador Betinho (PSB). Marcão explicou que parte da demora está relacionada à tramitação burocrática de projetos financiados com recursos vinculados à Caixa Econômica Federal. De acordo com o vereador, cerca de R$ 22 milhões em obras aguardam análise da instituição no município. Ainda segundo o parlamentar, o edital para a obra deve ser publicado nos próximos dias, com previsão de execução ainda este ano. O investimento total estimado para o asfaltamento da estrada é de aproximadamente R$ 1,6 milhão. O vereador também mencionou a possibilidade de implantação de um campo society na comunidade, com recurso destinado pelo deputado Roberto Andrade, caso seja identificado um terreno adequado pertencente ao município Câmara de Viçosa

12/03/2026– 10:55

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo