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Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão: 25 de setembro

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O Dia Nacional da Rádio e da Radiodifusão é comemorado em 25 de setembro. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira.

Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Hoje, mais de o9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com uma cobertura de 83,8% dos domicílios, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert).

Em seu início, as emissoras de radiodifusão não eram empresas de radiodifusão, e sim clubes ou sociedades. Centenas de pessoas eram sócias e contribuíam com uma quantia mensal para ajudar nas operações. É por isso que as emissoras tinham denominação de “Rádio Clube” ou “Rádio Sociedade”.

Entretanto, esse formato revelou-se insustentável. A partir dos anos 1930, as sociedades de radiodifusão foram se transformando em empresas comerciais. O entusiasmo dos anunciantes foi imediato, mostrando a força do rádio também como veículo publicitário. Já a televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950 com a TV Tupi, de Assis Chateaubriand. Havia os que achavam que a TV ia “matar” o rádio, mas nada disso aconteceu.

O Rádio e a Internet

Irradiando notícias, avisos de utilidade pública, transmissões esportivas e música, o rádio continua cada vez mais forte. O surgimento de emissoras de rádio e o funcionamento nas 24 horas do dia, cobrindo o mundo via internet, deixou o rádio imprescindível para o dia a dia dos brasileiros.

Quem fala na “era de ouro do rádio” referindo-se a tempos passados não se dá conta de que a era de ouro é hoje. Rádio e internet têm uma relação mais próxima do que a maioria das pessoas imagina.

A combinação das 02 (duas) pode gerar uma série de novas possibilidades bastante vantajosas para ambas, bastando empregar a estratégia correta. Que tal conversar com seus ouvintes usando as redes sociais? Ou disponibilizar sua estação para ser ouvida via streaming?

Com a popularização das transmissões ao vivo pela internet, não é mais necessário usar um aparelho tradicional de rádio para ouvir as suas estações. Dessa forma, o meio se torna independente da sua estrutura original para se tornar acessível de muito mais dispositivos diferentes, desde computadores até smartphones. Trata-se de um impulso enorme para o potencial de audiência de qualquer estação.

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