...

JURIDICANDO!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A nova política de preços da Petrobras!
Olá, tudo bom?
Mais uma vez esclarecemos primeiramente que não estamos aqui para defender político X, Y ou Z, mas apenas para abordar os avanços legislativos a nível federal. Em 2022, abordamos a Lei Federal 14.292, que teve como um dos seus pilares a desoneração tributária como forma de forçar a queda dos preços dos combustíveis. À época, com todas as vênias, funcionou.
Agora, o Governo Federal e a Petrobras, na última terça-feira, lançaram uma nova sistemática de política de preços de combustíveis e derivados, em substituição ao chamado Preço de Paridade de Importação (PPI), que definia o reajuste dos combustíveis, em especial a gasolina e o óleo diesel, com base em simulações sobre o custo de importação dos produtos. Á época tal questão foi aplaudida face às ingerências políticas sistemáticas sobre a Petrobras.
Segundo divulgações, a nova política de preços não considerará mais o custo de importação e visa a busca por clientes e o custo de oportunidade de venda dos produtos. Após tal anúncio, houve um corte de 12,6%, ou R$ 0,40, do preço da gasolina nas refinarias, de 12,8% ou R$ 0,44 do preço do diesel, além de 21,3%, ou R$ 8,97 do preço do botijão de gás de 13 kg. Todavia, o repasse ao consumidor final pode não ocorrer em razão do aumento do ICMS no início de junho.
Lembrando que nós temos petróleo cru em abundância mas não temos autossuficiência em refino, o que demanda importação. O diesel importado, por exemplo, representa um quarto da demanda brasileira. Aguardemos o novo modelo, embora especialistas tenham alegado falta de transparência e insegurança em novas importações, o que pode causar problemas de abastecimento. Vamos aguardar e torcer para que ocorra o melhor. Um abraço!
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content