Pesquisar

Sociedade

A Prefeitura de Viçosa lançou o projeto “Mãos que Transformam”, uma iniciativa colaborativa que reúne pintores da comunidade, voluntários e apoiadores locais para revitalizar as fachadas das escolas municipais. A ação busca fortalecer o sentimento de pertencimento, valorizar os espaços escolares e incentivar o cuidado coletivo com o patrimônio público. O projeto tem como objetivo geral promover a pintura colaborativa das fachadas das unidades de ensino, oferecendo ambientes mais acolhedores, bonitos e valorizados para estudantes, profissionais e toda a comunidade escolar. Entre os objetivos específicos, estão: Envolver pintores voluntários na revitalização dos prédios escolares; Promover estética e identidade visual dos espaços educativos; Estimular a integração entre comunidade, escolas e poder público. O público participante inclui pintores profissionais e amadores, equipes diretivas das escolas municipais, Secretaria de Educação, Secretaria de Serviços Integrados, além de pais, responsáveis e demais voluntários interessados. A estratégia de ação prevê a mobilização dos pintores, seleção das escolas conforme necessidade, definição de um padrão de cores, realização de mutirões de pintura e oferta de apoio logístico — como tintas, pincéis, rolos, escadas e equipamentos de proteção. Todas as atividades terão registro e divulgação. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do QR Code disponível na arte oficial do projeto. Informações: Prefeitura de Viçosa

05/12/2025– 11:01

Militares da 85ª Companhia do 58º Batalhão da Polícia Militar prenderam, na noite desta quinta-feira (4), um jovem de 23 anos suspeito de tentar matar um rapaz de 19 anos no bairro Petrópolis, em Timóteo. A equipe foi acionada após denúncias de que um homem teria efetuado disparos de arma de fogo contra outro na Estrada Pedra Linda. No local, os policiais encontraram a vítima, que relatou estar sendo ameaçada pelo suspeito há algum tempo. Segundo o jovem, ao sair de uma mercearia acompanhado de amigos, ele foi surpreendido pelo agressor. Testemunhas contaram à PM que o autor chegou a anunciar que mataria o rapaz e tentou atirar três vezes — um dos disparos, porém, falhou. A vítima afirmou que, enquanto corria para se proteger, dois tiros foram efetuados em sua direção, mas nenhum a atingiu. O ataque ocorreu em via pública. Ainda conforme a vítima, câmeras de segurança instaladas no ponto onde ocorreram os disparos podem ter registrado toda a ação, o que poderá contribuir para as investigações. Os policiais localizaram o suspeito em sua residência. Ao ser abordado, ele negou participação no crime e afirmou não possuir arma de fogo. Buscas foram realizadas no imóvel e nas imediações, mas nenhum armamento foi encontrado. O jovem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as demais providências legais. Fonte: O Plox

05/12/2025– 10:57

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a duas estratégias temporárias para ampliar a cobertura vacinal entre adolescentes. As ações seguem orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, reforçando a proteção contra doenças graves e garantindo mais oportunidades de atualização do cartão de vacinas. Meningocócica ACWY: ampliação até 31 de dezembro de 2025 A primeira medida envolve a vacina meningocócica ACWY. Além da aplicação de rotina aos 12 meses e para adolescentes de 11 a 14 anos, o imunizante passa a ser ofertado também para adolescentes de 15 anos que ainda não tenham recebido a dose. A ampliação é válida até 31 de dezembro de 2025.O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destaca que a iniciativa é fundamental para esse público, especialmente porque a meningite é uma doença de evolução rápida e potencialmente fatal, mas evitável com a vacinação adequada. HPV: dose única para jovens de 15 a 19 anos A segunda estratégia temporária amplia a vacinação contra o HPV4. Tradicionalmente destinada a adolescentes de 9 a 14 anos, a vacina passa a ser recomendada—em ação de resgate—para jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, sem histórico vacinal. A aplicação será feita em dose única e de forma simultânea em todos os municípios de Minas Gerais até dezembro deste ano. O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo e pode causar verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenir essas complicações ao longo da vida. Vacinação disponível nas UBS As vacinas ACWY e HPV estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga, conforme o horário de funcionamento das salas de vacina. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os imunizantes são seguros, eficazes e essenciais para a proteção individual e coletiva, e orienta que pais, responsáveis e adolescentes procurem a UBS mais próxima para atualizar a situação vacinal. Fonte: Prefeitura de Ipatinga

05/12/2025– 10:51

Ação da PM na Avenida dos Andradas identifica veículo adulterado após denúncia e confirma clonagem A Polícia Militar prendeu, na tarde desta quarta-feira (3), um homem de 26 anos e apreendeu uma motocicleta clonada na Avenida dos Andradas, no bairro São Sebastião, em Ubá. A abordagem foi realizada após denúncia indicando que uma moto com placa de Itaúna estaria circulando de maneira suspeita pela cidade. Durante a verificação, o condutor não apresentou a documentação do veículo. A checagem do QR Code da placa constatou que ela não existia no sistema. Além disso, o motor e as etiquetas identificadoras apresentavam sinais de adulteração. Em contato com a empresa proprietária da motocicleta original, a PM confirmou que o veículo legítimo seguia estacionado em Itaúna, o que confirmou a clonagem. O suspeito foi preso em flagrante, passou por atendimento médico padrão no Hospital Santa Isabel e, em seguida, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. A motocicleta foi removida por guincho. A Polícia Militar reforça a importância das denúncias anônimas para o combate a crimes e irregularidades veiculares. Informações podem ser repassadas pelos telefones 190 e 181. Fonte: Notícias Rio Pomba

05/12/2025– 10:45

Na manhã desta quinta-feira (04), o auditório do Centro Administrativo sediou o 1º Encontro Microrregional do Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Ubá e da Gerência Regional de Saúde (GRS). A atividade integrou a programação do Dezembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção do HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), reunindo profissionais de saúde de diversos municípios da microrregião. O encontro teve como foco fortalecer o diálogo técnico, alinhar protocolos e qualificar a atuação conjunta entre os municípios participantes. Cada cidade contou com quatro vagas, destinadas a referências municipais de IST, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, profissionais da Atenção Primária à Saúde e farmacêuticos. Durante a programação, foram discutidos temas essenciais para o cuidado integral: Fluxograma de manejo das ISTs e encaminhamentos ao SAE de Ubá; Atribuições e responsabilidades técnicas entre o SAE e os municípios de residência; PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), estratégias centrais da prevenção combinada ao HIV. Ao promover esse alinhamento, o encontro reforça o compromisso regional com a prevenção, a informação qualificada e o acesso ampliado aos serviços de saúde, pilares fundamentais do Dezembro Vermelho. A iniciativa também consolida o trabalho integrado entre os municípios, garantindo que a população seja atendida de forma padronizada, segura e baseada nas melhores evidências disponíveis. A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirma seu compromisso em apoiar ações que ampliem o cuidado, a prevenção e a promoção da saúde em toda a microrregião. Fonte: Prefeitura de Ubá

05/12/2025– 10:39

No dia 24 de janeiro, acontece a 29ª Edição da Corrida de São Sebastião, um evento que une tradição, fé e superação a cada passo! Prepare o tênis, a energia e o coração… porque essa edição promete ser memorável!  Ponte Nova vai correr, vibrar e celebrar unida mais uma vez! Fique ligado nas próximas informações e marque aquele parceiro de corrida pra já entrar no ritmo!

05/12/2025– 10:36

Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semej), sob responsabilidade do secretário Rafael Pacheco, o Campeonato Municipal de Futebol de Várzea de Ponte Nova – o tradicional Ruralzão – chega à fase semifinal da edição 2025. As equipes classificadas são: E.C Anna Florência/Olaria Santa Helena F.C E.C Vau Açu Brito F.C (melhor segundo colocado; os demais foram campeões de seus grupos) Segundo o professor Rafael Pacheco, as semifinais serão disputadas no campo do Centro Municipal de Esporte, Lazer e Cidadania (CMELC), localizado na Rua João Piranga, no bairro Triângulo. Confrontos das semifinais – domingo, 7 de dezembro, a partir das 8h E.C Anna Florência/Olaria x Santa Helena F.C E.C Vau Açu x Brito F.C A grande final está marcada para 14 de dezembro, também no CMELC, a partir das 10h. Críticas ao formato do Ruralzão repercutem na Câmara Na reunião da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (1º), três vereadores utilizaram a tribuna no expediente da Palavra Livre para criticar o atual modelo da competição: Wellington Neim (PP), presidente do Legislativo Marcinho de Belim (PDT), secretário da Mesa Diretora Gustavo de Fizica (MDB) Para os parlamentares, o formato atual não cumpre a proposta original do Ruralzão, que seria valorizar e movimentar as comunidades rurais, unindo famílias e fortalecendo o esporte no campo. Eles criticaram o fato de os jogos ocorrerem em campos urbanos, como Anna Florência e o próprio CMELC. “O negócio deveria ser para unir famílias no meio rural. Vou procurar o professor Rafael para ver se encontramos uma saída para esse impasse”, afirmou Wellington Neim (PP). Semej responde e afirma estar aberta ao diálogo A editoria do Líder Notícias ouviu o secretário municipal Rafael Pacheco, que destacou que o modelo da competição deve partir da vontade das equipes participantes. Segundo ele, a Semej está aberta a aprimorar a organização, mas ressaltou que foram consultadas as comunidades sobre a disposição de sediar partidas, e apenas três se manifestaram favoravelmente: E.C Anna Florência Santa Helena F.C Nacional F.C, do distrito de Rosário do Pontal Rafael reforçou que, caso mais comunidades rurais se disponham a receber jogos, a estrutura do campeonato poderá ser revista.

05/12/2025– 10:29

“Uma sala climatizada é boa para o aprendizado do aluno e também para dar condições para os próprios profissionais da educação poderem trabalhar”, destacou o vereador Guilherme Belmiro (PT) durante a reunião plenária da Câmara Itinerante, realizada no último sábado (29), na Praça Cid Martins Soares (Praça de Palmeiras). O requerimento de informações nº 197/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes. No documento, Guilherme Belmiro solicita à Prefeitura dados detalhados sobre a climatização das salas de aula da rede municipal de ensino. O vereador questiona quais escolas já possuem salas climatizadas com ar-condicionado e pede que o Executivo informe se há projetos, estudos, licitações ou planejamentos em andamento para ampliar a climatização na rede municipal. Durante a discussão da matéria, Belmiro ressaltou a relevância do tema ao citar uma pesquisa recente segundo a qual apenas 17% das escolas de Minas Gerais possuem ar-condicionado instalado. Para ele, a climatização é um fator essencial: “Uma sala climatizada é boa para o aprendizado do aluno e também para dar condições para os próprios profissionais da educação poderem trabalhar.” O vereador defendeu que a Prefeitura avance no planejamento e na execução de políticas públicas que melhorem o ambiente escolar, garantindo mais conforto térmico e melhores condições de ensino e trabalho.

05/12/2025– 10:14

O Projeto de Lei (PL) nº 4.157/2025, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na reunião plenária da Câmara Itinerante realizada no último sábado (29), na Praça de Palmeiras. A proposta ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o município e o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e autoriza a celebração de um Contrato de Prestação de Serviços. De acordo com a Prefeitura, o objetivo do PL é possibilitar a implantação e o uso de sistemas tecnológicos voltados à gestão de obras públicas municipais. A iniciativa é considerada estratégica para aprimorar processos de planejamento, fiscalização, acompanhamento e prestação de contas das obras executadas no município. A administração municipal destaca que a parceria com o Ciga permitirá ao município utilizar ferramentas integradas para o gerenciamento de obras, incluindo registro digital de medições, controle físico-financeiro, acompanhamento fotográfico, emissão de relatórios e integração com os setores de planejamento e controle interno. A proposta passou pelas comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Serviços Públicos Municipais (CSPM) e de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), todas favoráveis à votação em plenário. A CFLJ ainda apresentou emendas para aprimorar a redação do projeto. Agora, para começar a valer, o texto depende da sanção do prefeito, dr. Milton Irias (Avante). Sobre o Ciga O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) é um consórcio público de direito público voltado à modernização administrativa. Sua atuação envolve o desenvolvimento e o compartilhamento de soluções tecnológicas e administrativas entre municípios, com o objetivo de fortalecer a gestão pública por meio da inovação.

05/12/2025– 09:58

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) certificou, na noite desta terça-feira (2), 14 unidades acadêmicas e administrativas com o Selo UFV + Sustentável, durante a cerimônia O legado verde UFV: da semente à árvore, realizada no auditório da Biblioteca Central. A iniciativa reconhece setores que se destacaram na adoção de práticas em prol da sustentabilidade, distribuídos nas categorias Semente, Muda e Árvore, de acordo com a pontuação obtida. Nesta primeira edição, os setores participantes desenvolveram 500 ações sustentáveis distribuídas em sete eixos temáticos, envolvendo mais de sete mil pessoas da comunidade acadêmica, entre professores, técnicos, estudantes e terceirizados. Para o diretor da Diretoria de Meio Ambiente (DAM), Ulisses Bifano Comini, o resultado demonstra que “sustentabilidade não se faz sozinho”, destacando a importância do engajamento da comunidade. Ulisses ressaltou que a formação profissional passa também pela vivência cotidiana da sustentabilidade e que a participação das unidades contribuiu para aproximar as equipes de seus próprios espaços de trabalho. “A sustentabilidade faz parte hoje da nossa instituição e das nossas rotinas”, afirmou. A participação no Selo UFV + Sustentável é totalmente voluntária. Cada unidade candidata deve instituir uma comissão interna, responsável por planejar e divulgar as ações. No primeiro ciclo, 84 membros compuseram essas comissões. Uma das representantes, Karin Ferraz, do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) — certificado na categoria Árvore, com 48 ações — destacou o caráter colaborativo do selo. Em sua avaliação, o envolvimento espontâneo e não competitivo fortalece a integração entre setores com realidades distintas e valoriza iniciativas coletivas. “Isso mostra a força da UFV e o desejo de realmente construir um futuro mais sustentável”, disse. Reconhecimento institucionalA vice-reitora Rejane Nascentes elogiou o trabalho das comissões e o engajamento da comunidade universitária, que, segundo ela, demonstra o sentimento de pertencimento à instituição. Ela também destacou que o Selo UFV + Sustentável está concorrendo a um prêmio da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), cujo resultado será divulgado no dia 12. Para Rejane, o projeto é grandioso por integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, contribuindo para preparar a universidade para os desafios ambientais contemporâneos. Também compôs a mesa oficial o pró-reitor de Administração, Leonardo de Assis Vidigal, ao qual a DAM é vinculada. Durante a cerimônia, a engenheira civil Patrícia das Graças Luís de Queiroz, responsável pela área de sustentabilidade da DAM, apresentou a metodologia do Selo UFV + Sustentável, criado a partir do objetivo institucional nº 15 do PDI 2020–2023, que prevê a institucionalização de práticas de desenvolvimento sustentável. Ela destacou a cultura institucional favorável e a ampla participação como pontos fortes do primeiro ciclo. Mais do que uma premiação, o selo representa o compromisso coletivo da Universidade com a melhoria contínua dos espaços, rotinas e serviços. Unidades certificadas Categoria Semente• Departamento de Letras• Departamento de Solos• Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável Categoria Muda• Departamento de Comunicação Social• Departamento de Economia Rural• Departamento de Medicina e Enfermagem Categoria Árvore• CenTev• CAp-Coluni• Departamento de Administração e Contabilidade• Departamento de Economia• Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica• Departamento de Química• Laboratório de Embalagem• Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (diretorias vinculadas) O Selo UFV + Sustentável avalia ações implementadas em sete eixos temáticos: Gestão e Administrativo Água e Esgoto Qualidade de Vida Energia Elétrica Materiais de Compras e Consumo Resíduos Acessibilidade As unidades são classificadas conforme o nível de engajamento e impacto das ações, nas categorias Semente, Muda e Árvore. Fonte: UFV

04/12/2025– 15:17

A Câmara Municipal de Viçosa realizou, na tarde desta quarta-feira (3), a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem 2025, iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com instituições de ensino do município. O evento reuniu autoridades, familiares e estudantes, que foram recebidos no plenário sob aplausos. A mesa de honra foi composta pelo vice-presidente da Câmara e coordenador-geral da Escola do Legislativo, vereador Sérgio Marota; pela vereadora Jamile Gomes, coordenadora técnica; pelo secretário adjunto de Educação e ex-vereador, Wallace Calderano; pela coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Patrícia Oliveira Fontes; e pelo professor José Roberto Duarte Moraes, representante das escolas participantes. Ao abrir oficialmente a solenidade, o vereador Sérgio Marota destacou a relevância do Parlamento Jovem para a formação cidadã e o incentivo ao debate público entre estudantes. Ele também agradeceu às escolas envolvidas — Colégio Carmo, Colégio Effie Rolfs, Escola Estadual Alice Loureiro e Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres — e às famílias pelo apoio. Durante o evento, foi realizada a entrega oficial do conjunto de propostas elaboradas pelos alunos ao longo do projeto. O documento, apresentado pela estudante Eloá Maciel Lopes, reúne sugestões debatidas e aprovadas na plenária municipal e que agora serão encaminhadas aos vereadores, podendo subsidiar futuras discussões no Legislativo. Em suas falas, a coordenadora pedagógica Patrícia Fontes e o professor José Roberto Duarte ressaltaram a importância de aproximar a juventude das instituições políticas e do funcionamento do poder público. Já o secretário adjunto Wallace Calderano enfatizou que o projeto fortalece a compreensão dos jovens sobre participação social e responsabilidade coletiva. A vereadora Jamile Gomes também destacou a expressiva participação feminina nesta edição, incentivando as estudantes a continuarem ocupando espaços de decisão dentro e fora da política institucional. A cerimônia foi encerrada com a entrega dos certificados aos participantes. A Escola do Legislativo convidou os alunos do 1º e 2º ano a retornarem em 2026, quando o tema do Parlamento Jovem Minas será “Inclusão social da pessoa com deficiência e com neurodivergência”. Criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais de todo o estado, o Parlamento Jovem busca promover formação política entre estudantes do ensino médio, oferecendo espaços de estudo, debate e prática cidadã. Fonte: Câmara de Viçosa

04/12/2025– 15:06

A Prefeitura de Viçosa abriu as inscrições para o Concurso Fotográfico Natal Iluminado 2025, promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos e Juventude, em parceria com o Departamento de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Casa do Empresário. A iniciativa vai premiar registros fotográficos feitos na cidade durante o período natalino. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário digital ( Formulário). Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, que concorrem em categorias separadas. Amadores devem inscrever imagens feitas com celulares ou dispositivos não profissionais. Profissionais devem enviar fotos capturadas com câmeras DSLR ou mirrorless. Todas as imagens inscritas precisam ser inéditas, ter resolução mínima de 1500px e estar nos formatos JPEG ou PNG. Cada participante poderá enviar até duas fotos por semana, desde que sejam de sua autoria e propriedade. Avaliação e etapas As fotos serão analisadas por um júri técnico e também passarão por votação popular nas redes sociais da Prefeitura. A fórmula do concurso prevê: Classificatórias semanais, com votações populares às quintas-feiras; Final entre 18 e 23 de dezembro, com votação em plataforma fechada. O concurso premiará: Os três primeiros colocados de cada categoria (amador e profissional); Destaque de Votação Popular, independentemente da categoria. A cerimônia de premiação acontecerá em 3 de janeiro de 2026. Direitos autorais e uso das imagens As fotos permanecem como propriedade dos autores. Ao enviá-las, os participantes autorizam o uso institucional pela Prefeitura, sempre com a devida citação de créditos. Mais informações podem ser consultadas no Diário Oficial do município, edição de 28/11, e na retificação publicada no Diário nº 534, de 03/12. Fonte: Prefeitura de Viçosa

04/12/2025– 11:49

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo