Pesquisar

Sociedade

A ação integrada das forças de segurança foi deflagrada nesta terça-feira (03) em Rio Casca e região teve  o objetivo de enfrentar a atuação do crime organizado. A operação contou com a participação da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Civil de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Ao todo, 60 policiais e 16 viaturas foram mobilizados para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Durante as diligências, foram apreendidos: Três armas de fogo Quantia em dinheiro Diversos aparelhos celulares Todo o material recolhido passa por perícia técnica, incluindo a extração de dados dos telefones, que poderão subsidiar as próximas etapas da investigação e orientar novas diligências. Uma pessoa foi presa em flagrante e permanece detida à disposição do Poder Judiciário. Investigações em andamento Paralelamente à operação, a Polícia Civil segue investigando: Homicídios consumados e tentados, com suspeita de mando ligado a facção criminosa Tráfico de drogas Outros delitos associados à atuação do grupo O Ministério Público acompanha os desdobramentos e, por meio do GAECO, adota as medidas necessárias conforme o avanço das apurações. Próximos passos As investigações continuam com: Cruzamento de informações Oitiva de testemunhas Novas ações em campo O objetivo é identificar todos os envolvidos, mapear a estrutura da organização criminosa e interromper suas fontes de financiamento. Novas atualizações serão divulgadas à medida que o trabalho avançar.

03/03/2026– 09:42

A Prefeitura de Ubá divulga as informações atualizadas e consolidadas após a reunião do Sistema de Comando de Operações (SCO), realizada às 8h deste domingo (01/03), com a presença de representantes das secretarias municipais, forças de segurança, órgãos estaduais e instituições parceiras de apoio. Até o momento o município registra: - 7 óbitos confirmados; - 1 pessoa desaparecida. As buscas seguem sendo realizadas de forma ininterrupta pelo Corpo de Bombeiros Militar, com apoio das forças de segurança e equipes especializadas. ASSISTÊNCIA SOCIAL E HUMANITÁRIA - 27 desabrigados, acolhidos na Casa de Oração; - 4.480 pessoas desalojadas (aproximadamente 1.100 famílias) cadastradas, visitadas e assistidas por assistentes sociais e psicólogas; - 7.253 kits de assistência entregues (kits de higiene, kits de limpeza, roupas, água potável e cestas básicas); - 3.032 kits de limpeza destinados ao comércio local (água e materiais de higienização). As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social seguem em acompanhamento contínuo às famílias afetadas. ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO E DOAÇÕES As principais necessidades prioritárias identificadas neste momento são: 1. Enxoval 2. Utensílios de cozinha 3. Colchões 4. Fogões 5. Geladeiras Orientação para quem deseja ajudar: - Visitar as famílias afetadas e elaborar lista contendo nome, endereço e telefone; - Encaminhar as doações ao centro de apoio, no Horto Florestal; - Informações: (32) 99925-5050. Equipe das Secretarias Municipais de Cultura, de Desenvolvimento Social e de Esportes, além de voluntários estão em atuação no recebimento, separação e distribuição dos kits assistenciais. LIMPEZA PÚBLICA E OPERAÇÕES URBANAS O cenário operacional apresenta expansão das atividades, podendo chegar a até 42 frentes de trabalho ativas ; - 1.280 caminhões de resíduos já retirados; - Mais de 600 trabalhadores mobilizados diretamente; - Mais de 150 maquinários pesados em operação; - Efetivo total mobilizado nas operações: 889 pessoas. Equipamentos empregados: 49 caminhões-pipa (4 de 10.000L e 45 de 20.000L) 41 caminhões 38 caminhões caçamba 3 caminhões de transporte 24 retroescavadeiras 4 motoniveladoras 3 carregadeiras 3 mini escavadeiras 11 ônibus 15 jipes 3 guinchos 77 veículos leves 2 Marruá Recursos Humanos Mobilizados: 77 militares do Exército Brasileiro 45 militares do Corpo de Bombeiros Militar 15 policiais militares 20 Guardas Civis Municipais 21 engenheiros civis 5 integrantes da COMPDEC - As equipes atuam em pontos estratégicos ao logo de toda a Avenida Beira-Rio e ruas adjacentes. - Equipes da Secretaria de Agricultira e Meio Ambiente atuam na Limpeza da Feira Municipal. INFRAESTRUTURA E ACESSOS Pontes Urbanas e Vias 4 pontes colapsadas: - Ponte do bairro Rosa de Toledo - Ponte da rua dos Viajantes - Ponte Major Siqueira - Avenida Cristiano Roças - Ponte da rua Antônio Batista (Geladeira) 3 pontes inoperantes: - Ponte Av. Valoz David / Bahamas Mix - Ponte N. Sra Aparecida - Ponte Frigorífico 5 pontes com operação parcial: Ponte da Rua Antônio Gonçalves da Roça (próximo à Igreja da Lagoinha) Ponte da Av. Ex-Combatentes (Polícia Rodoviária) Ponte de acesso à A. Paulino Fernandes (Posto Zema) Ponte de acesso ao bairro Olaria / Meu Sonho Ponte de acesso ao Residencial Solar 4 pontes operacionais: Ponte Santa Edwiges Ponte Santos Dumont / Major Fusaro Ponte São José Ponte Conselheiro Augusto Cesar 7 pontes pendentes de vistoria: Ponte da Bandeira Ponte da rua Cel. Bernardino Carneiro Ponte da Praça Agenor Barbosa (Praça do Espetinho) Ponte da rua Monsenhor Linconh Ramos (em frente à Rodoviária) Ponte Mendes / CT Aymorés Ponte Città de Lucas Ponte da Rodovia Ubá x Visconde do Rio Branco (próximo à Ubá Pequeno) Intervenção emergencial na Ponte Nossa Senhora Aparecida ocorre neste domingo (01/03), com previsão de liberação até a noite. Todas as estruturas encontram-se sinalizadas e sob monitoramento técnico permanente. Infraestrutura Rural - 31 pontes rurais danificadas, afetando distritos como Ubari, Zueira e Miragaia; - 650 km de estradas vicinais comprometidas, causando isolamento de comunidades; -Comunidades estão sendo assistidas pelo poder público enquanto as equipes trabalham na recuperação dos acessos. Danos Estruturais 8 imóveis desabaram; 6 imóveis públicos danificados: 1 Policlínica 1 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) 1 Farmácia Municipal 1 Unidade de Saúde (EAP Central) 2 Escolas Municipais Danos graves em pavimentação urbana, drenagem pluvial, contenções, sinalização viária e encostas. DEFESA CIVIL: 639 chamados registrados desde 24/02; 448 atendidos; Vistorias em áreas de risco em 12 bairros; Força-tarefa com apoio de Defesas Civis de 11 municípios, Corpo de Bombeiros e CREA. SAÚDE: As unidades seguem em funcionamento, inclusive no fim de semana (28/02 e 01/03). Principais ações executadas: - Limpeza e recuperação da Policlínica Regional, Policlínica Odontológica, CEO, Farmácia Municipal e unidades atingidas; - Implantação de Pontos Centrais de Imunização (incluindo vacinação antirrábica); - Atendimento em abrigos temporários, incluindo idosos deslocados; - Reposição de vacinas; - Estabelecimento de novos fluxos assistenciais; - Apoio da Força Nacional do SUS (9 profissionais). Atendimentos registrados (28/02): Solar: 30 consultas Bom Pastor I: 20 consultas e 84 vacinas São Domingos: 112 vacinas Xangrilá: 20 consultas Santa Edwiges: 30 consultas e 60 vacinas Pires da Luz: 15 consultas Cibraci: 20 consultas e 93 vacinas São José I: 28 consultas e 60 vacinas Schiavon: 33 consultas e 90 vacinas Santa Bernadete e Paulino Fernandes: atendimento limitado por estrutura Foram mobilizados ainda 25 profissionais da Assistência Farmacêutica, equipes da Atenção Primária, Especializada e Vigilância em Saúde, 12 veículos assistenciais e viatura do SAMU. Dispensação de Medicamentos A dispensação de medicamentos passa a ocorrer provisoriamente, a partir de segunda-feira (2), na sede da Secretaria de Saúde, das 7h às 17h. A população também poderá realizar a retirada na unidade da Farmácia de Todos, no bairro Cohab. EDUCAÇÃO: A Secretaria Municipal de Educação segue mobilizada na preparação e distribuição de alimentação pronta destinada aos trabalhadores das frentes de serviço e às famílias afetadas. Ao todo, 210 profissionais estão envolvidos diretamente na operação, que conta com o apoio logístico de 9 veículos, garantindo agilidade na produção e entrega das refeições. Suspensão das aulas: Novo decreto de suspensão das aulas será publicado nesta segunda-feira, 02 de março. ABASTECIMENTO DE ÁGUA: - 85% dos bairros com abastecimento restabelecido ou em normalização; - Cerca de 15% ainda com intermitência. Bairros com abastecimento mais precário: • Alto São Domingos • Tanquinho e Laranjal; • Parte Alta do Santa Edwiges; • Vila Mariah; • Bom Pastor; • Alto do Peluso e Derminas; • Cristo Redentor; • Vitória; • Talma; • Parta alta do Jardim Élida e Mateus Schetino; • Nossa Senhora de Fátima; • Residencial São José; • Ponte Preta Duas travessias de adutoras seguem em fase final de reconstrução. A expectativa é de normalização gradual após a conclusão dos serviços. ATENDIMENTO AOS ANIMAIS: - Centro de acolhimento montado no Horto Florestal; - Distribuição volante de ração (mais de 300 kg previstos para este domingo). Todas as equipes do município seguem mobilizadas, atuando de forma integrada e ininterrupta na preservação de vidas, assistência às famílias, restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução da infraestrutura municipal.

02/03/2026– 11:42

A Prefeitura de Ubá informa que, a partir desta segunda-feira, 02 de março de 2026, os serviços municipais seguem reorganizados para garantir a continuidade dos atendimentos essenciais à população, em razão do Estado de Calamidade Pública. Centro Administrativo O Centro Administrativo retomou os serviços internos e o atendimento ao público, restabelecendo gradualmente as atividades administrativas do Município. A medida reforça o compromisso da gestão com a normalização dos serviços e a manutenção do atendimento à população. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h às 16h, oferecendo consultas médicas, enfermagem, vacinação, curativos e orientações. O atendimento odontológico está mantido em unidades específicas e conta com reforço de Carreta Odontológica para urgência, instalada no estacionamento do Hipermercado Mineirão (Av. Quintino Poggiali – Bairro Waldemar de Castro), com atendimento das 8h às 17h. A dispensação de medicamentos básicos e da Farmácia de Componentes Especializados (CEAF) ocorre provisoriamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, devido aos danos causados pela inundação no prédio da Farmácia Municipal. A Farmácia de Todos, no bairro Cohab, funciona normalmente, das 7h às 16h. O município aguarda ainda a chegada de quatro Unidades Móveis da Força Nacional do SUS e de um Hospital de Campanha, que ampliarão os atendimentos, especialmente nas áreas rurais e de difícil acesso. Desenvolvimento Social A rede socioassistencial permanece em funcionamento, com atendimento nos: CRAS CREAS Centro POP Cadastro Único Conselho Tutelar Centro de Convivência Albergue Municipal As equipes seguem mobilizadas para visitas domiciliares e acompanhamento das famílias afetadas. O Abrigo Emergencial Municipal, instalado na Casa de Oração, opera 24 horas, acolhendo pessoas e famílias desabrigadas ou desalojadas. Educação As atividades educacionais presenciais seguem suspensas até o dia 6 de março de 2026, conforme o Decreto nº 7.680, abrangendo toda a rede de ensino (municipal, estadual e particular), incluindo ensino técnico e superior. A única exceção permanece para as atividades de internato do curso de Medicina. A relação completa dos locais de atendimento, endereços, horários e telefones está disponível no site oficial da Prefeitura de Ubá. Prefeitura de Ubá

02/03/2026– 11:38

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Departamento de Esportes, alcançou em 2026 o maior repasse da história do município no ICMS Esportivo. Com a conquista de 1.932 pontos, o município garantiu um repasse estimado em até R$ 300 mil, o equivalente a 0,25050% do montante total, estimado em mais de R$ 100 milhões. O resultado consolida o protagonismo da cidade na gestão e no fortalecimento das políticas públicas esportivas na região. Nos últimos anos, os valores recebidos foram mais modestos: 2021: cerca de R$ 48 mil 2022: cerca de R$ 36 mil 2023: cerca de R$ 13 mil (impacto da pandemia) 2024: mais de R$ 90 mil 2025: R$ 48 mil O valor projetado para 2026 representa um salto histórico, mais que dobrando os maiores repasses anteriormente registrados. O ICMS Esportivo é um critério de distribuição de parte do ICMS destinado aos municípios mineiros, criado para estimular e fortalecer as políticas públicas esportivas locais. O valor do repasse é definido a partir de uma pontuação anual, obtida mediante a comprovação das ações esportivas realizadas pelo município, conforme critérios e prazos estabelecidos pelo Estado. Entre os aspectos avaliados estão: Organização da gestão do esporte; Execução de programas e projetos; Realização de eventos; Regularidade no envio das informações oficiais. Quanto maior a pontuação, maior o valor do repasse. 🎯 Impacto e perspectivas Nos últimos anos, os valores recebidos foram mais modestos: 2021: cerca de R$ 48 mil 2022: cerca de R$ 36 mil 2023: cerca de R$ 13 mil (impacto da pandemia) 2024: mais de R$ 90 mil 2025: R$ 48 mil O valor projetado para 2026 representa um salto histórico, mais que dobrando os maiores repasses anteriormente registrados. O ICMS Esportivo é um critério de distribuição de parte do ICMS destinado aos municípios mineiros, criado para estimular e fortalecer as políticas públicas esportivas locais. O valor do repasse é definido a partir de uma pontuação anual, obtida mediante a comprovação das ações esportivas realizadas pelo município, conforme critérios e prazos estabelecidos pelo Estado. Entre os aspectos avaliados estão: Organização da gestão do esporte; Execução de programas e projetos; Realização de eventos; Regularidade no envio das informações oficiais. Quanto maior a pontuação, maior o valor do repasse. O diretor do Departamento de Esportes, Ney Oliveira, destacou o marco histórico: “Esse resultado representa o maior valor já registrado e simboliza o primeiro passo concreto rumo à potencialização do esporte em nosso município. Temos diversas instituições e atletas que fortalecem o esporte local e representam nossa cidade em nível nacional. Esse recurso é uma importante oportunidade para ampliar investimentos e promover o desenvolvimento contínuo do esporte.” Já Elias Júnio, responsável pela comprovação dos programas e projetos junto ao ICMS Esportivo, ressaltou o trabalho técnico realizado: “Era necessário comprovar corretamente os programas e projetos esportivos. Estamos satisfeitos com o aumento expressivo, mas sabemos do enorme potencial existente e continuaremos trabalhando para ampliar ainda mais os recursos.” O aumento do repasse fortalece a capacidade do município de planejar e executar políticas públicas esportivas de forma estruturada, ampliando: Apoio a projetos sociais; Realização de eventos esportivos; Incentivo a atletas locais; Valorização do esporte de rendimento; Representação em competições regionais, estaduais e nacionais. O crescimento histórico reafirma o compromisso da gestão municipal com uma administração eficiente, utilizando o esporte como ferramenta de transformação social e valorização da cidadania. O diretor do Departamento de Esportes, Ney Oliveira, destacou o marco histórico: “Esse resultado representa o maior valor já registrado e simboliza o primeiro passo concreto rumo à potencialização do esporte em nosso município. Temos diversas instituições e atletas que fortalecem o esporte local e representam nossa cidade em nível nacional. Esse recurso é uma importante oportunidade para ampliar investimentos e promover o desenvolvimento contínuo do esporte.” Já Elias Júnio, responsável pela comprovação dos programas e projetos junto ao ICMS Esportivo, ressaltou o trabalho técnico realizado: “Era necessário comprovar corretamente os programas e projetos esportivos. Estamos satisfeitos com o aumento expressivo, mas sabemos do enorme potencial existente e continuaremos trabalhando para ampliar ainda mais os recursos.” O aumento do repasse fortalece a capacidade do município de planejar e executar políticas públicas esportivas de forma estruturada, ampliando: Apoio a projetos sociais; Realização de eventos esportivos; Incentivo a atletas locais; Valorização do esporte de rendimento; Representação em competições regionais, estaduais e nacionais. O crescimento histórico reafirma o compromisso da gestão municipal com uma administração eficiente, utilizando o esporte como ferramenta de transformação social e valorização da cidadania. Prefeitura de Coronel Fabriciano

02/03/2026– 11:33

A Prefeitura de Ipatinga, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, segue fortalecendo o cuidado com a saúde visual dos estudantes da rede pública com o Projeto Olhares do Futuro. No último dia 26 de fevereiro, teve início mais uma etapa importante da iniciativa: a escolha dos óculos pelos alunos que receberam indicação clínica após triagem e consultas oftalmológicas. As primeiras ações ocorreram nas escolas municipais: Levindo Mariano, no bairro Bom Jardim; Maria Rodrigues Barnabé, no bairro Iguaçu. A estrutura foi montada dentro das próprias unidades escolares, garantindo mais agilidade e conforto para estudantes e famílias. O programa é considerado o maior ciclo de avaliação oftalmológica já realizado entre alunos da rede municipal, integrando uma política estruturada de cuidado preventivo.   O avanço do projeto é resultado da expansão da rede oftalmológica municipal após novo credenciamento, que ampliou a capacidade de atendimento de 213 para mais de 2 mil consultas mensais. A medida permitirá reduzir a fila reprimida, que atualmente soma 4.767 pessoas, incluindo 462 crianças, com tempo médio de espera entre quatro e seis meses. 📌 Números da primeira etapa (dezembro/2025) 259 alunos triados; 295 encaminhados para consulta especializada; Na Escola Levindo Mariano: 127 consultas realizadas; 62 alunos diagnosticados com indicação para uso de óculos. A escolha dos modelos foi feita na própria escola, com apoio de óticas credenciadas. A entrega dos óculos está prevista para os próximos dias, diretamente nas unidades escolares. A Secretaria Municipal de Saúde estima alcançar 21 mil alunos ao longo do projeto, com fornecimento aproximado de 5 mil óculos. O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destacou o impacto da iniciativa: “O Olhares do Futuro é uma ação estratégica. Ampliamos a rede, organizamos o fluxo e levamos o atendimento até as escolas. Isso garante diagnóstico precoce, reduz a fila reprimida e evita que a dificuldade visual comprometa o aprendizado. Estamos falando de saúde, mas também de desempenho escolar e desenvolvimento social.”    Cronograma das próximas etapas 2 a 12 de março → Repescagem dos alunos que não participaram da triagem inicial; 13 de março a 7 de abril → Triagem nas demais escolas da rede municipal; A partir de 13 de abril → Consultas em escolas polo; Dia seguinte à consulta → Escolha dos óculos, garantindo continuidade e agilidade no atendimento. A iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção da saúde preventiva e com melhores condições de aprendizagem para os estudantes da rede pública.   Prefeitura de Ipatinga

02/03/2026– 11:28

Aconteceu, no plenário da Câmara Municipal, na última quarta-feira (25), a primeira reunião ordinária de 2026 do Parlamento do Idoso (PI). A pauta incluiu: Revisão da composição dos suplentes; Identificação das organizações e instituições representadas; Leitura e atualização do Regimento Interno de 2025. O principal tema debatido foi a organização de titulares e suplentes, além da regularização da documentação de cada integrante — etapa considerada essencial para garantir a continuidade dos trabalhos do Parlamento. Alguns participantes relataram que já haviam entregue toda a documentação solicitada. A parlamentar Creusa, membro do PI, afirmou que sempre houve organização e entrega regular dos documentos por parte dos integrantes. Segundo ela, desde o início das atividades, foram entregues cópias de documentos pessoais, fichas preenchidas e demais dados necessários, organizados em pastas e armazenados na Escola do Legislativo. Creusa destacou ainda que participou diretamente desse processo de organização, junto a outros membros, e que os documentos eram guardados em armários. A nova coordenadora pedagógica, Victória Ambrósio, reforçou o compromisso da atual gestão com o Parlamento do Idoso: “Gostaria de reforçar, mais uma vez, o compromisso da gestão atual com o Parlamento do Idoso. Vamos dar continuidade à organização da documentação dos titulares, suplentes e instituições. Assim, vocês podem ficar tranquilos, pois, na próxima reunião, já teremos toda a documentação solicitada. Também entraremos em contato com cada um para solicitar os documentos que, porventura, ainda estejam faltando.” Estiveram presentes na reunião: A vereadora Jamille Gomes (PT), nova coordenadora da Escola do Legislativo e responsável pela execução do projeto; A vice-coordenadora Marly Coelho (PRD); A vereadora Maria Prisca (PT). As representantes reafirmaram o compromisso de manter a organização da documentação dos titulares e suplentes, assegurando a continuidade e o fortalecimento das atividades do Parlamento do Idoso ao longo de 2026. CÂmara de Viçosa  

02/03/2026– 11:24

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) iniciará as aulas do primeiro período letivo de 2026 no dia 9 de março. Antes disso, entre os dias 3 e 6 de março, a Universidade promoverá quatro lives informativas voltadas aos novos estudantes, com orientações essenciais para quem está se preparando para começar a graduação. As transmissões são organizadas pelas pró-reitorias de Ensino (PRE), de Assuntos Comunitários (PCD) e de Extensão e Cultura (PEC), abordando temas como: Locais e horários das aulas Sistemas acadêmicos Restaurantes universitários Assistência estudantil Curricularização da extensão Lazer, cultura e apoio pedagógico  Todas as lives acontecerão pelo YouTube oficial: youtube.com/UFVBROficial Programação das lives  3 de março (terça-feira) Live: Passei na UFV! E agora? Saiba mais sobre a graduação e oportunidades para enriquecer sua formação acadêmica Horário: 14h30 às 16h  4 de março (quarta-feira) Live: O que você precisa saber sobre assistência à saúde, moradia, alimentação e qualidade de vida na UFV Horário: 14h30 às 16h  5 de março (quinta-feira) Live: Conheça as opções de lazer e cultura e como adequar atividades de extensão à sua formação na Universidade Horário: 14h30 às 16h  6 de março (sexta-feira) Live: Serviços de apoio pedagógico e acadêmico Horário: 14h30 às 16h  Recepção presencial a partir de 9 de março A partir do dia 9 de março, as boas-vindas serão presenciais, nos campi da UFV, por meio do evento Integra Calouros. A programação contará com diversas ações voltadas à adaptação dos novos estudantes à rotina universitária. Os detalhes estão disponíveis no site oficial do evento: integracalouros.ufv.br. Atenção às datas:  De 3 a 6 de março → programação virtual (lives).  A partir de 9 de março → atividades presenciais nos campi. A iniciativa busca orientar e acolher os calouros, facilitando o início dessa nova etapa acadêmica. Fonte: UFV

02/03/2026– 11:11

Uma grave ocorrência de violência doméstica e posse ilegal de arma de fogo mobilizou a Polícia Militar de Minas Gerais na zona rural de Canaã, no último sábado, 28 de fevereiro. O caso foi registrado na localidade do Córrego São Luís. A Polícia Militar foi acionada por uma das filhas do autor, que relatou estar sendo ameaçada de morte pelo próprio pai, de 59 anos. Segundo a denúncia, ele estaria armado durante o desentendimento. Além das ameaças, o homem também teria agredido outra filha, empurrando-a violentamente durante a discussão (vias de fato). Diante da gravidade da situação, uma guarnição se deslocou imediatamente até a propriedade rural. Após contato com as vítimas e o suspeito, os militares realizaram buscas no interior da residência. Durante a varredura, os policiais localizaram a arma escondida embaixo da mesa da cozinha. Também foram encontrados materiais utilizados para recarga, típicos de armamentos de fabricação artesanal: 01 espingarda tipo polveira; 03 frascos com chumbo granulado; 02 frascos com pólvora; 01 pote pequeno contendo espoletas. Diante da materialidade dos crimes e do risco à integridade física das vítimas, o homem recebeu voz de prisão em flagrante. Ele foi conduzido à Polícia Civil de Minas Gerais, onde foi autuado por: Ameaça; Agressão (vias de fato); Violência doméstica; Posse ilegal de arma de fogo. O material apreendido foi encaminhado à perícia técnica para os procedimentos cabíveis.

02/03/2026– 11:05

Dois projetos de lei aprovados por unanimidade pelos vereadores de Ponte Nova, na reunião plenária de 12 de fevereiro, aguardam sanção do prefeito Dr. Milton Irias para entrarem em vigor. As matérias tratam da destinação de recursos a entidades e organizações e da contratação temporária de servidores para o Programa Saúde do Rio Doce. Antes da votação em plenário, os textos foram analisados pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM), que emitiram parecer favorável. Subvenções a entidades – PLC nº 4.167/2026 De autoria do Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 4.167/2026 define os valores de subvenções que serão repassados em 2026 a instituições privadas sem fins lucrativos de caráter assistencial, educacional e/ou cultural. Entre as entidades contempladas estão: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Fundação Menino Jesus Centro Terapêutico Viver Eu Quero Guarda Mirim de Ponte Nova Na Exposição de Motivos, o Executivo destaca que as subvenções visam incentivar atividades e projetos considerados essenciais para o desenvolvimento social e cultural do município, ressaltando que a continuidade dos serviços prestados depende diretamente desses recursos. As comissões apresentaram parecer favorável e propuseram emenda aditiva ao texto. Contratações para o Programa Saúde do Rio Doce Também de autoria do Executivo, o projeto autoriza a contratação temporária de profissionais para atender ao Programa Saúde do Rio Doce, voltado à implementação de ações de controle epidemiológico. Serão contratados: 1 enfermeiro de epidemiologia; 1 técnico em enfermagem; 1 motorista; 2 auxiliares administrativos; Todos com jornada de 40 horas semanais. Segundo a Prefeitura, o programa possui previsão orçamentária de R$ 1.709.798,90 para 2026, destinados à Atenção Básica. As comissões da Câmara também emitiram parecer favorável à matéria. Projeto já sancionado O Projeto de Lei do Legislativo nº 2/2026 foi sancionado pelo prefeito e transformado na Lei nº 4.910/2026, já em vigor. A norma regulamenta, no âmbito da Câmara Municipal, a aplicação da Lei Complementar Federal nº 226/2026, que autorizou os entes federativos a reconhecerem como período aquisitivo — para fins de concessão de vantagens funcionais — o intervalo entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, além de permitir pagamentos retroativos. Durante esse período, tais reconhecimentos estavam vedados pela Lei Complementar nº 173/2020, em razão das medidas excepcionais adotadas durante a pandemia da Covid-19. Com o encerramento do estado de calamidade pública e a edição da nova norma federal, tornou-se possível disciplinar a matéria por meio de legislação própria. As Comissões de Finanças, Legislação e Justiça, Orçamento e Tomada de Contas e Serviços Públicos Municipais também emitiram parecer favorável antes da votação em plenário.

02/03/2026– 11:00

No dia 25/02, os atendimentos aconteceram no Distrito do Vau-Açu, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação contou com: A assistente social Maria Madalena Delgado; A equipe do Cadastro Único: Ana Paula Neves e Natália G. Barbosa; Os serviços do Programa Acessuas Trabalho, com Roberta Vasconcellos. Além dos atendimentos individuais, foram realizadas reuniões com a rede municipal para fortalecer o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade. Participaram também: A diretora da Escola Padre Rafael Farraci, Denise Guimarães; A enfermeira-chefe da UBS do Vau-Açu, Rose Honorato. Atenção, Vau-Açu! Os atendimentos do CRAS Volante acontecerão a cada 21 dias, das 8h às 11h, na Unidade Básica de Saúde. Próxima data: 18/03/2026 A assistência social vai onde o povo está.

02/03/2026– 10:43

O caminhão inicia a rota pontualmente às 7h da manhã, por isso é importante que os moradores deixem o lixo devidamente separado e acondicionado antes desse horário.  Os dias específicos de coleta para cada comunidade podem ser consultados: Nas redes sociais oficiais da Prefeitura; No site oficial, acessando o menu Meio Ambiente. Faça a sua parte!Separe corretamente o lixo comum do reciclável, contribua com a preservação ambiental e ajude a manter as comunidades mais limpas. A natureza e o nosso futuro agradecem.  

02/03/2026– 10:36

(*) Carlos R. Souza Por trás do uniforme e da coragem que mantêm nossa sociedade em ordem, existe uma realidade dura e pouco discutida: a saúde mental dos profissionais de segurança está em colapso. Policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários enfrentam diariamente situações de extremo estresse, violência e pressão, mas muitas vezes são deixados à própria sorte quando o peso desse trabalho começa a corroer seu equilíbrio emocional. O resultado é alarmante: um número crescente de profissionais desenvolvendo depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout e, nos casos mais extremos, tirando a própria vida. A natureza do trabalho desses profissionais os expõe a traumas constantes. Eles lidam com cenas de crimes, atendem a vítimas de violência, enfrentam criminosos armados e ainda precisam manter a compostura em situações que deixariam qualquer pessoa devastada. No entanto, quando precisam de apoio, muitos se deparam com a falta de estrutura adequada. O Estado, que deveria garantir assistência psicológica especializada, frequentemente falha em oferecer programas eficazes de acompanhamento. Muitos sequer têm acesso a terapias ou grupos de apoio, e o estigma em torno da saúde mental ainda faz com que muitos sofram em silêncio, com medo de serem vistos como “fracos” ou “incapazes”. Além da carga emocional do trabalho, há também a pressão institucional. Jornadas exaustivas, salários defasados, falta de reconhecimento e a constante sensação de que a sociedade os critica mais do que os valoriza contribuem para um ambiente desgastante. Para as mulheres na segurança pública, o cenário é ainda mais complexo, com desafios adicionais como assédio e dupla jornada. Não é surpresa que muitos acabem adoecendo, afastando-se do serviço ou, na pior das hipóteses, enxergando no suicídio a única saída para o sofrimento. Precisamos urgentemente falar sobre isso. Não basta homenagear os profissionais de segurança em datas simbólicas; é preciso garantir que eles tenham suporte real para lidar com as consequências psicológicas de seu trabalho. Investir em saúde mental não é um favor – é uma obrigação do Estado e uma necessidade para manter vivos aqueles que dedicam suas vidas a proteger a população. Se não agirmos agora, continuaremos a perder homens e mulheres valiosos para uma crise que poderia ser evitada. A segurança pública não pode ser construída sobre o sofrimento silencioso de quem a sustenta.   (*) Carlos R. Souza é delegado-geral da Polícia Civil de Minas Gerais; acadêmico da ALCSPCMG, Diretor da Associação dos Delegados de Polícia de MG. Graduado em Direito e graduando em Teologia; pós-graduação em Direito e Processo Penal e em Filosofia do Direito; MBA em Gestão de Pessoas e Processos.  

27/02/2026– 11:23

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo