Se aprovada, a proposta terá vigência a partir de janeiro de 2026
A Câmara Municipal iniciou a análise do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 4.143/2025, de autoria do Executivo, que estabelece a idade máxima de 15 anos para veículos destinados ao transporte coletivo de escolares. A proposta altera a Lei Complementar nº 3.027, de 22 de janeiro de 2007, que institui o Código Municipal de Posturas.
Segundo a Exposição de Motivos apresentada pela Prefeitura, a medida busca alinhar o município às melhores práticas já adotadas em diversas cidades brasileiras. O objetivo é garantir a renovação gradual e contínua da frota escolar, proporcionando mais segurança, confiabilidade e tranquilidade para pais e responsáveis. O PLC foi encaminhado para análise das Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM). Após a emissão dos pareceres, o projeto poderá ser apreciado em plenário por todos os vereadores.
Solenidade será às 19h, no Plenário João Mayrink
Nesta sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Ponte Nova realiza sessão solene para a entrega dos diplomas de Mérito Legislativo 2025. O evento acontece a partir das 19h, no Plenário João Mayrink.
Instituída em 1991, a honraria é destinada a pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído para o engrandecimento e desenvolvimento do município, em diferentes áreas, como social, econômica, cultural, educacional, ambiental, de inclusão social, combate à discriminação, defesa de interesses coletivos, entre outras de relevância pública.
Homenageados de 2025
Academia Gomes e Souza Ltda. Medida Certa – Fitness Center – indicação do vereador Wagner Gomides (PV);
Alécio Neves Ferreira Siqueira – indicação do vereador Wellington Neim (PP);
Bartofil Distribuidora SA. – indicação do vereador Thaffarel do Povo (PSB);
Cleydiane Aparecida Leal Martins – indicação do vereador Gustavo de Fizica (MDB);
Fábrica de Hóstias Nossa Senhora de Fátima Ltda. – indicação do vereador Careca Totinho (Avante);
Fernando Ramos Gualberto – indicação do vereador Pastor Fabiano (Avante);
Geralda Loredo de Paula – indicação da vereadora Fernanda Bitenco (Agir);
Hermano Luís dos Santos – indicação do vereador Guilherme Belmiro (PT);
José Maia Filho – indicação do vereador Marcinho de Belim (PDT);
Luciana Maroca de Avelar Viana – indicação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV);
Pollyanna Tacchi Nogueira – indicação do vereador Rubinho (PP);
Raimunda da Conceição Gomes – indicação do vereador Zé Osório (PSB);
Samuel Rômulo Pinheiro Paes – indicação do vereador Emerson Carvalho (PP).
A parte artística ficará por conta do músico, compositor, produtor cultural e professor de violão Davi Primavera, que trará um repertório especial para a noite de homenagens. Com sólida trajetória, Davi já participou de oficinas e workshops com nomes como Ian Guest, Robertinho Silva (A Cor do Som), Márcio Borges, Telo Borges e Murilo Antunes (Clube da Esquina), André Siqueira e Gilvan de Oliveira. Também já se apresentou ao lado de Sérgio Reis, foi homenageado pela Rádio Inconfidência e tocou em espaços de destaque como a Câmara de Belo Horizonte e o Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. Seu trabalho autoral inclui o disco “Resquícios do Passado”, com 12 faixas próprias.
A Câmara de Ponte Nova mantém a tradição de incluir apresentações musicais em suas solenidades, como forma de incentivo à cultura e valorização da classe artística local.
Acompanhe ao vivo
A cerimônia será transmitida em tempo real pelos canais oficiais da Câmara no Facebook, Instagram e YouTube.
Na tarde da quarta-feira (24), um jovem de 22 anos foi preso em Ponte Nova por direção perigosa. De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento pela Avenida Doutor Otávio Soares, a guarnição do GEPMOR flagrou o condutor de uma motocicleta realizando manobras arriscadas, como “zigue-zague”, “cortar giro” e empinar o veículo em apenas uma roda (“grau”), colocando em risco a própria vida e a de terceiros.
Diante da situação, o motociclista foi abordado e detido na Avenida Getúlio Vargas, Bairro Triângulo, tendo sua moto Honda CG 160 Start prata, apreendida e encaminhada para o pátio credenciado do Detran. Além da prisão, foram lavradas quatro multas, que somam mais de R$ 2.000.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) da Zona da Mata, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Arlequina. O objetivo foi capturar a principal traficante da região de Viçosa e integrantes de seu grupo, suspeitos de integrar uma organização criminosa interestadual e de planejar a execução de um policial penal atuante na Zona da Mata.
Além disso, o grupo é investigado por homicídios ocorridos recentemente na microrregião, incluindo uma execução dentro da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Viçosa.
Alvos da operação
Foram expedidos:
15 mandados de busca e apreensão;
7 mandados de prisão preventiva;
1 mandado de interdição de imóvel usado pela facção para fins criminosos.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Viçosa e Cajuri.
Resultados parciais
Até o momento, já foram apreendidos:
armas de fogo,
munições,
grande quantidade de drogas,
além de outros materiais de interesse para as investigações.
Durante as diligências, a líder do grupo criminoso reagiu à abordagem e morreu em confronto com a Polícia Militar. A Operação que também contou com apoio de helicópteros e armamentos pesados no combate ao crime organizado na região, acabou com a morte de Osmara Bruni durante confronto com a Polícia Militar em Viçosa.
Crédito Foto: Folha da Mata Osmara Bruni
Durante uma incursão no distrito de São José do Triunfo, equipes da Polícia Militar foram recebidas a tiros. No confronto, Osmara Bruni, apontada como envolvida em tráfico de drogas e formação de quadrilha, já com registros anteriores no meio policial, foi atingida. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital São Sebastião, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Crédito Foto: Folha da Mata
A operação mobilizou cerca de 80 policiais militares, servidores do Ministério Público e quatro promotores de Justiça. O MPMG informou que novos detalhes sobre os resultados da ação serão divulgados ao longo do dia.
Fonte: Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
O jovem atleta Gustavo Carvalho Longuinho brilhou no tatame e conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Crianças Sem Kimono, realizado no último domingo (21), na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro. O torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), é considerado um dos mais prestigiados da modalidade e reuniu competidores de alto nível de diversas partes do mundo.
Representando com orgulho a cidade de Timóteo (MG), Gustavo demonstrou técnica, disciplina e garra ao longo das disputas. Após vencer as duas primeiras lutas, garantiu sua vaga no pódio diante de adversários experientes. O resultado consolida Gustavo como uma das promessas do Jiu-Jitsu mineiro, reforçando seu talento e dedicação ao esporte, além de servir de inspiração para outros jovens atletas da região que sonham em trilhar o mesmo caminho.
Informações: Prefeitura de Timóteo
Ação da Polícia Militar buscou reforçar segurança viária e coibir irregularidades
Na noite de quarta-feira (24), a Polícia Militar realizou uma operação de fiscalização de trânsito na Rua 13 de Maio, região central de Ubá. A blitz, de caráter preventivo, teve como objetivo garantir a segurança dos usuários das vias, verificar o cumprimento da legislação de trânsito e contribuir para a manutenção da ordem pública.
Durante a ação, foram abordados automóveis e motocicletas. Como resultado, 12 veículos foram removidos por apresentarem irregularidades. A operação contou com a participação da equipe RP Leste, sob o comando dos sargentos Peterson e Piubello. Segundo a PM, iniciativas como essa visam aumentar a sensação de segurança da população e contribuir para a redução da criminalidade na cidade.
Fonte: Notícias Rio Pomba
A Secretaria de Meio Ambiente concluiu, nos meses de julho e agosto, a construção de 4.493 metros lineares de aceiros em diferentes pontos da cidade. Os aceiros são faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo. Mantidas livres de arbustos e árvores, essas áreas são estrategicamente planejadas para reduzir os riscos de incêndios florestais.
As ações priorizaram as áreas verdes dos bairros Vila Mariah, Dico Teixeira, Shangri-Lá e Eldorado, que já receberam projetos de reflorestamento com o plantio de diversas espécies nativas e se encontram em bom estágio de recuperação ambiental. Além disso, toda a área do entorno do Parque Florestal Municipal (Horto Florestal) também foi protegida com aceiros, garantindo maior segurança para a floresta do parque.
Nos últimos dias, em função das altas temperaturas e da vegetação seca, incêndios ocorreram próximos a algumas dessas áreas. A efetividade dos aceiros pôde ser comprovada: as barreiras impediram que as chamas avançassem, protegendo tanto as áreas reflorestadas quanto o Parque Florestal.
A Secretaria reforça que, mais importante do que combater incêndios, é prevenir. Para isso, a população deve:
Não realizar a queima de resíduos (folhas e lixo) em quintais;
Não descartar lixo em áreas verdes ou em locais inadequados;
Não jogar bitucas de cigarro no chão.
Com a colaboração de todos, é possível preservar as áreas verdes da cidade e garantir a continuidade da recuperação ambiental.
Inforações: Prefeitura de Ubá
Na última segunda-feira (22), os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade, o Requerimento de Informações nº 154/2025, de autoria do vereador Gustavo de Fizica (MDB), que solicita à Prefeitura informações sobre os parques infantis do município.
Entre os pedidos estão:
Confirmação se a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) concluiu o estudo técnico para readequação dos parques e instalação de novo piso nos locais irregulares, e o cronograma das ações;
Cópia do cronograma de limpeza e manutenção dos equipamentos e das praças;
Informação sobre projetos em andamento ou em elaboração para ampliar a oferta de lazer e a qualidade de vida da população.
Gustavo destacou problemas como brinquedos quebrados, uso inadequado dos parques e riscos de acidentes para crianças, sugerindo até a interdição temporária de equipamentos danificados. O requerimento é previsto no Regimento Interno da Câmara, e a Lei Orgânica Municipal determina que a Prefeitura deve responder em até 15 dias, sob pena de infração político-administrativa.
Usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Ubá estão apresentando uma emocionante exposição fotográfica no Fórum Cultural, fruto de uma Oficina de Fotografia realizada especialmente para eles. A ação é resultado da parceria entre as Secretarias de Saúde e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, envolvendo usuários do CAPS II e CAPS AD III. Durante a oficina, os participantes percorreram diferentes pontos da cidade, registrando cenas do cotidiano e locais emblemáticos de Ubá sob um olhar sensível, criativo e singular.
No total, cerca de 30 fotografias compõem a mostra, que convida o público a enxergar a cidade sob novas perspectivas, valorizando a expressão artística e subjetiva dos autores. A abertura oficial da exposição acontece junto ao anúncio dos vencedores do concurso fotográfico promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
📸 Exposição Fotográfica da Rede de Apoio Psicossocial📍 Fórum Cultural – Praça São Januário (pavimento térreo)📅 Até 19 de outubro🕗 Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h🎟 Entrada gratuita
Informações: Prefeitura de Ubá
A Prefeitura de Visconde do Rio Branco promove, entre os dias 25 e 28 de setembro, a EXPO AGRO VRB 2025, em comemoração aos 143 anos do município. O evento será realizado no Parque de Exposições Mário Bouchardet e promete movimentar toda a região com uma programação diversificada de cultura, negócios e entretenimento.
A abertura oficial acontece na sexta-feira (26), às 20h, com a presença de autoridades locais e regionais.
Programação de shows
25/09 (quinta-feira): Zezé Di Camargo
26/09 (sexta-feira): Sambô
27/09 (sábado): Alee e Só Pra Contrariar
28/09 (domingo): Missa do Impossível com Padre Pierre Maurício
Outras atrações
1ª Feira de Negócios, com foco em indústria, comércio, agropecuária e artesanato, além de palestras, programas de fomento e exposições.
Rodeio, de sexta a domingo, sempre às 20h.
Feira de Artesanato, parque de diversões e praça de alimentação, disponíveis durante todo o evento.
Realizada pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco, com apoio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, a EXPO AGRO VRB 2025 se consolida como um dos maiores eventos do calendário local, celebrando a história e fortalecendo o desenvolvimento da cidade.
Fonte: Jornal Ubaense
No dia 1º de outubro, a partir das 7h, acontecerá III Caminhada Outubro Rosa, com saída da Praça de Palmeiras, em um momento de conscientização, saúde e integração. A programação conta com ginástica na praça, caminhada, atividades físicas, aferição de pressão, orientações sobre prevenção ao câncer de mama e combate às endemias, além da comemoração ao Dia Internacional do Idoso.
Na última terça-feira (16), o Cisamapi promoveu a 1ª Oficina do Programa de Treinamento do Vacimóvel, em parceria com o coordenador de Imunização do município de Ponte Nova, Vinicius Apolinário. Participaram do encontro a secretária executiva Regina Carvalho, a enfermeira Aliny Silva – responsável técnica pelo Vacimóvel no consórcio – e o enfermeiro assistente Luiz Lazarini.
O treinamento foi voltado para secretários de saúde e responsáveis técnicos das salas de vacinação, com foco na apresentação da logística do Vacimóvel, no guia de vacinação extramuro e em outros aspectos relacionados à vacinação móvel. Ao todo, 71 profissionais de 18 municípios consorciados ao Cisamapi marcaram presença no evento. Um passo importante para fortalecer as estratégias de imunização em nossa região!
Fonte: cisamapi