...

Paineira gigante é cortada na frente da Câmara Municipal

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Antes e depois do primeiro corte: imagens que ficarão gravadas na memória ponte-novense

Laudo determinou risco de queda, após besouros metálicos perfurarem seu tronco

O dia 14 de setembro de 2021 ficará marcado pela queda da imponente paineira gigante, com mais de 60 anos e cerca de 30 metros de altura. Ela desapareceu do belo cenário entre a Câmara Municipal e o Rio Piranga após ser cortada por servidores da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam), com acompanhamento do titular da pasta, o engenheiro civil, pós-graduado em Meio Ambiente, Bruno do Carmo.

A assessoria de comunicação publicou informações no portal do Legislativo ponte-novense informando que em 2015, técnicos da Semam, com acompanhamento do Codema, avaliaram a árvore que ficava situada no talude entre a sede do Legislativo e a avenida Antônio Brant Ribeiro, que dá acesso à Vila Centenário e Triângulo.

Num primeiro momento, embora a supressão fosse o mais indicado, optou-se por uma poda parcial, retirando parte da copa para diminuir a força de alavancagem durante as ventanias e assim reduzir a possibilidade de queda. Na época, este tipo de ação não se consolidou por falta de equipamentos que possibilitassem o corte sem riscos para os trabalhadores e as instalações do entorno.

Besouros metálicos furaram o tronco

No início deste ano (2021), observou-se a incidência de besouros metálicos (Euchro-ma gigantea) perfurando o tronco da paineira. “A Semam foi novamente acionada e percebeu-se a gravidade da situação. A árvore estava oca e, além da infestação de besouros metálicos, estava sendo atacada por cupins. Em caso de queda, a paineira poderia atingir o casarão, a rede elétrica ou veículos e pedestres transitando na avenida Antônio Brant Ribeiro”, afirma nota da Assessoria de Comunicação da Câmara.

Os técnicos da Semam concluíram que a árvore oferecia graves riscos e precisava ser suprimida com urgência. Por meio de um trabalho meticuloso com a retirada de pequenos galhos de cima para baixo foi suprimida toda a copa e eliminado o risco imediato de queda da paineira. O serviço será concluído nos próximos dias.

Besouro metálico flagrado saindo do buraco na paineira

(As fotos desta reportagem são de Ronaldo Fernandes)

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content