A vida útil do aterro sanitário de Viçosa está chegando ao fim e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela operacionalização do serviço, ainda não conseguiu concluir o processo de licenciamento ambiental para ampliação do empreendimento. Inaugurado em 2003, o aterro de Viçosa recebe, em média, 55 toneladas de lixo por dia.
A informação foi obtida pelo Líder Notícias no site oficial do jornal Folha da Mata e confirmada pelo SAAE em 08 de março. A autarquia estima que a área atual do aterro, localizada na margem da Rodovia MG 482, saída para Porto Firme, só consiga receber resíduos por mais 04 (quatro) meses e já planeja levar o lixo para fora de Viçosa.
Para conseguir uma nova licença, a autarquia firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a secretaria de estado de Meio Ambiente, por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram – Ubá), em setembro de 2019. O TAC tem validade de 02 (dois) anos e estabelece uma série de pontos a serem cumpridos pelo Saae, sendo o principal deles a apresentação do estudo para ampliação da operação do aterro. Só que, para a entrega deste estudo, a Supram estabeleceu um prazo de 150 dias.
No final de 2020, o SAAE chamou a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para fazer o estudo, mas o atual diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, Marcos Nunes Coelho Júnior, teme que o trabalho não seja entregue no prazo. Uma empresa foi licitada, mas não entregou o trabalho em 09 (nove) meses de espera.
“Na metade de janeiro fizemos contato com a Supram e fomos atualizados da situação. Cerca de 40% dos pontos acordados no TAC foram cumpridos, mas o ponto principal, que é a entrega do estudo para ampliação, não foi. Vamos pedir a renovação do TAC para que a UFV consiga nos entregar os estudos necessários”, ressalta Marcos.