Representantes da área da saúde de 30 municípios das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa participaram, no último dia 16 de junho, de uma reunião técnica na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova para definir as estratégias que integrarão o plano de trabalho do segundo ano de execução do Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (VisaCIS).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi), e tem como objetivo fortalecer as ações de Vigilância Sanitária nos municípios participantes. O encontro reuniu secretários municipais de saúde, coordenadores e fiscais sanitários, além da representante da SES-MG, Aline Barbosa Pereira Costa, referência técnica da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Superintendência de Vigilância Sanitária.
Segundo Aline, o momento foi importante para avaliar os resultados alcançados no primeiro ano do programa e planejar novas ações. “A proposta é discutir os avanços obtidos, identificar o que ainda precisa ser aprimorado e construir um plano de ação que reflita a maturidade e a experiência adquiridas pelas equipes ao longo desse período”, destacou.
Durante a programação, a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Ponte Nova, Graziele Dias, ministrou a palestra “Vigilância Sanitária – relevância e implicações para a saúde coletiva nos territórios”, abordando a evolução histórica da área até a implementação do VisaCIS. Ela ressaltou que a formação de equipes multidisciplinares por meio dos consórcios públicos amplia a capacidade técnica e operacional dos municípios, além de fortalecer os processos de descentralização e regionalização da saúde.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Ponte Nova, Maria Goretti de Sena Fernandes, também participou do encontro e apresentou o guia para elaboração do plano de trabalho referente ao segundo ano do programa. Com mais de 35 anos de atuação na área, Goretti destacou a importância da iniciativa para os municípios. “O VisaCIS aproxima os municípios de uma equipe altamente qualificada, capaz de oferecer suporte técnico, esclarecer dúvidas e contribuir para a solução das demandas locais”, afirmou.
Entre os avanços observados no primeiro ano de execução do programa está o fortalecimento das equipes municipais de Vigilância Sanitária. No município de Rio Doce, por exemplo, a estrutura foi ampliada. Antes, apenas um profissional atuava na área. Atualmente, o município conta com dois fiscais sanitários e prevê a contratação de um nutricionista e de um médico-veterinário para reforçar a equipe técnica.
Outro destaque é o município de Pedra do Anta, que implantou seu Código Sanitário com apoio técnico do VisaCIS. A experiência foi apresentada durante o Seminário Estadual de Vigilância Sanitária, promovido pela SES-MG em maio deste ano, como exemplo de fortalecimento da gestão sanitária local.
A coordenadora do VisaCIS pelo Cisamapi, Erica Faustino, destacou que o programa também tem contribuído para ampliar o diálogo entre os estabelecimentos regulados e as Vigilâncias Sanitárias municipais. Segundo ela, o aumento do engajamento reflete uma maior conscientização sobre a importância das ações de promoção, prevenção e proteção da saúde, favorecendo o cumprimento das normas sanitárias.
Já a secretária executiva do Cisamapi, Maria Regina de Carvalho Martins, ressaltou os impactos das capacitações promovidas pelo programa. “Os treinamentos, visitas técnicas e o acompanhamento contínuo têm proporcionado mais preparo, confiança e segurança aos fiscais sanitários para a realização das inspeções e demais atividades da área”, afirmou. Com a definição das novas estratégias, o VisaCIS inicia seu segundo ano de execução com a expectativa de ampliar ainda mais o suporte técnico aos municípios e fortalecer as ações de Vigilância Sanitária em toda a região.