Evento macrorregional realizado em Manhuaçu reuniu representantes das microrregiões de Viçosa, Manhuaçu e Ponte Nova
Viçosa terá cinco representantes na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de junho, em Belo Horizonte. A delegação foi escolhida durante a 1ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no último dia 26 de abril, em Manhuaçu, no salão de convenções da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
O evento reuniu delegados e representantes dos usuários, trabalhadores e gestores da saúde pública das microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa, além de autoridades da Secretaria Estadual de Saúde, das Superintendências Regionais e dos Conselhos Municipais de Saúde.
A palestra magna de abertura foi conduzida por Renan Guimarães, representante da Secretaria de Estado da Saúde. Ele ressaltou a importância de discutir políticas públicas a partir das particularidades de cada território. “Essa conferência é uma oportunidade de valorizar aquilo que o território tem de particularidade e conseguir direcionar as políticas públicas, garantindo acesso ao trabalhador e à trabalhadora que precisam ser assistidos”, afirmou.
Ao final dos trabalhos, foram eleitos 32 delegados, sendo 16 representantes dos usuários, 8 do governo/prestadores de serviços de saúde e 8 dos trabalhadores da saúde. Entre os eleitos, Viçosa conquistou cinco vagas, todas com representantes na categoria de usuários e trabalhadores da saúde:
-
Dwovany de Oliveira Lacerda (Trabalhadores da Saúde)
-
Regiane Silvela dos Reis (Usuários)
-
Cláudio Conrado Gomes dos Reis (Usuários)
-
Paula Cristiane Trindade Gonçalves (Usuários)
-
Alessandra de Souza Cassimiro (Usuários)
-
José Atamaro de Barros (Usuários – Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Viçosa)
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Atamaro de Barros, a participação de Viçosa foi expressiva e fundamental. “Pudemos discutir temáticas relevantes sobre a saúde dos trabalhadores, inclusive os da zona rural, que muitas vezes não têm acesso adequado à assistência”, destacou.
A etapa estadual da conferência será um importante espaço para o encaminhamento das propostas debatidas nas etapas municipais e regionais, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores em todo o estado de Minas Gerais.
Informação: Prefeitura de Viçosa