O Serviço de Atendi mento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE), que atua em Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu e cidades da macrorregião Leste do Sul, conquistou a certificação internacional EMS Angels na categoria ouro. A premiação, divulgada nesta segunda-feira, 05 de maio, reconhece o alto padrão de qualidade, a agilidade e o suporte técnico no atendimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame cerebral. A certificação EMS Angels avaliou serviços de saúde de diversos países, incluindo Itália, Espanha, Chile e Irã.
No Brasil, apenas 20 hospitais e serviços de urgência e emergência receberam a premiação no último trimestre. O SAMU 192 – CISDESTE se destaca como o primeiro SAMU do estado de Minas Gerais a alcançar a categoria ouro. Segundo o Secretário-executivo do SAMU 192-CIDESTE, Denys Arantes Carvalho, disse que receber a premiação EMS Angels na categoria ouro é uma grande honra para o SAMU 192 – CISDESTE. Para ele, a certificação reforça o compromisso da equipe em oferecer um atendimento de alta qualidade, eficiente e humanizado aos cidadãos dos 147 municípios em que o SAMU atende.
Para obter a certificação, o SAMU 192 – CISDESTE teve seus relatórios de atendi mento monitorados durante os 03 (três) primeiros meses de 2025, considerando 05 (cinco) critérios essenciais para o trata mento eficaz do AVC Critérios essenciais para avaliação: tempo médio de atendimento no local da ocorrência (em minutos); percentual de pré-notificação aos hospitais de referência para AVC; percentual de pacientes entregues em hospitais preparados para AVC; percentual de pacientes cujos detalhes da medicação foram comunicados ao hospital; e percentual de pacientes em que a hora em que foram vistos pela última vez foi informada à equipe hospitalar.
O Programa Angels, uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim, tem como objetivo qualificar os centros de AVC existentes e auxiliar na implementação de novos centros. No Brasil, mais de 150 hospitais integram o programa, que conta com cerca de 2.800 participantes em todo o mundo, promovendo treinamento e capacitação para todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente com AVC.