Projeto de biocombustível de macaúba recebe reconhecimento internacional

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A macaúba é uma palmeira nativa do Brasil que se adapta a todas as regiões

UFV

Professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que realizam pesquisas com a macaúba, espécie de palmeira nativa brasileira há cerca de 10 anos, tiveram um projeto de desenvolvimento da rede de valor sustentável da espécie aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o governo da Alemanha.

O financiamento é de mais de R$ 1 milhão e tem como objetivo apoiar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de bioeconomia. No início dos anos 2000, a partir do Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel, verificou-se que a macaúba era uma das espécies de planta mais promissoras para a produção de biodiesel e bioquerosene, que são fontes de energia limpa.

As pesquisas serão realizadas pelos professores do Departamento de Agronomia (DAA) através do projeto AcroAlliance. No Brasil, ele será coordenado pela UFV, com a participação do Instituto Agronômico (IAC) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Na Alemanha, a coordenação será da Universidade de Hohenheim (UHOH), com a participação do Instituto Fraunhoufer (IVV).

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content