No último 20 de novembro, às 10 h, a cidade Cajuri recebeu com festas as locomotivas que foram doadas pelo SESC-MG, direto do Distrito Grussaí, que pertence ao município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, após um trabalho conjunto da Superintendência de Ferrovias, órgão da secretaria de estado de Infraestrutura; da Comissão Parlamentar pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que é presidida pelo deputado estadual João Leite (PSDB).
Em julho de 2020 foi assinado convênio em cerimônia na Universidade Federal de Viçosa para a reativação do trecho de 06 (seis) quilômetros entre a Estação Hervé Cordovil (Viçosa) até a Comunidade dos Cristais (Cajuri), passando pelo campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O trecho foi reformado a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, do deputado João Leite. Outra emenda de R$ 620 mil possibilitará a expansão até ao município de São Geraldo.
O projeto do está dentro Circuito Turístico Serras de Minas. “Muitas autoridades foram convidadas e tudo promete que essa data vai se transformar num dia histórico. Esperamos a presença do Ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do secretário de Infraestrutura de Minas, Fernando Marcato, do senador Carlos Viana, do deputado federal Lucas González e do deputado estadual João Leite”, disse o presidente do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa, professor da UFV, Jershon Morais. Professor Jershon Morais (em pé) é o grande batalhador desta história.
O documento assinado em 08 de julho de 2020, teve as seguintes digitais: prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB); vereador Arlindo Carneiro (PT); prefeito de São Geraldo, Marcílio Barros (PSDB); reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius da Silva; o presidente do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa, Jershon Morais e o deputado Carlos Henrique Coelho Campos (PSL), representando o deputado João Leite (PSDB), autor da emenda do convênio.
Em Ponte Nova, o Núcleo de Preservação Ferroviária (Ferropon) e a AmaCopa/Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências assinaram termo de cooperação para reativação de 01 (um) trecho de cerca de 03 (três) quilômetros entre Copacabana e a Fazenda do Engenho para implantação do “Biclotrem Imperador”, cedido pelo professor Jershon Morais, que detém a sua patente industrial. Será em regime de comodato.