A 15ª Conferência Municipal de Saúde de Viçosa foi realizada na última sexta-feira (19), no auditório Professor Arduíno Bolívar, localizado no Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer, sede da Prefeitura Municipal. O evento reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde, conselheiros e membros da sociedade civil com o objetivo de promover o diálogo, avaliar as políticas públicas existentes e propor diretrizes para o fortalecimento da saúde pública no município.
Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência debateu diferentes desafios e perspectivas para o Sistema Único de Saúde (SUS), abordando questões relacionadas ao acesso, financiamento, inclusão e gestão dos serviços de saúde.
Entre os principais eixos temáticos discutidos estiveram a democracia e a saúde como direito, o financiamento adequado e sustentável do SUS, os impactos das emergências climáticas e da justiça socioambiental na saúde pública, os modelos de atenção e gestão voltados ao cuidado integral da população, além das políticas direcionadas às pessoas com deficiência e à população LGBTIA+.
As discussões foram construídas a partir das propostas apresentadas durante as pré-conferências realizadas nos bairros do município, que serviram de base para os debates e deliberações da etapa municipal.
Durante o encontro também foram escolhidos os 12 delegados que representarão Viçosa na etapa estadual da conferência, prevista para abril de 2027, em Belo Horizonte. A composição dos representantes contempla seis usuários do SUS, três trabalhadores da saúde e três representantes dos prestadores de serviços, gestores e conselheiros de saúde.
A Conferência Municipal de Saúde foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, reforçando a participação popular na construção e no aprimoramento das políticas públicas de saúde do município.