Esporte com alma, Rei com coroa e Peão com futuro

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

No bairro Ana Moura, o xadrez ganhou um clube. E o clube ganhou um nome com história: Clube de Xadrez Vovó Ana Moura. A dama mais importante desse jogo — e dessa história — nem precisou mover peça para ser imortalizada. Vovó Ana Moura, matriarca simbólica do bairro que leva seu nome, agora dá título ao mais novo projeto sociodesportivo e cultural do Vale do Aço: o Clube de Xadrez Vovó Ana Moura, inaugurado no Centro Comunitário que também carrega sua memória afetiva. Idealizado pela sinergia de dois gigantes do bem — a ONG Engenho do Saber e a ADCA (Associação Desportiva da Criança e do Adolescente) —, o projeto é capitaneado por um time de respeito. À frente da tática e da pedagogia, o incansável Professor Ronaldo, ladeado pelos Mestres Nacionais Fabiano Duarte e Thiago Guerino — verdadeiros estrategistas do tabuleiro, que conhecem bem o caminho das 64 casas.

Juntam-se ao esquadrão o educador físico André Luiz Ramos, responsável pelo plano de trabalho, que acredita que o cérebro também sua a camisa, e o advogado Karlesso Santos Nunes, que, no xadrez da vida, tem sido mais Cavalo que Torre: saltando barreiras, protegendo causas e defendendo ideias. O projeto conta com o apoio institucional do prefeito Capitão Vitor, que acredita na força transformadora do esporte educacional e aposta no sucesso do Clube de Xadrez como modelo de formação e inclusão para toda a cidade.As aulas acontecem às quintas-feiras, em quatro horários: pela manhã (7h30 às 10h) e à tarde (13h às 16h), atendendo até 80 alunos entre 8 e 17 anos, sempre de forma gratuita e com foco não só no aprendizado, mas na formação de talentos.

Aliás, talento é o que não falta. Tanto que o projeto já prepara uma seleção especial para o Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece em Caxambu-MG, em setembro deste ano. E como bem diz o ditado dos bons professores: quem treina com Peão, joga com Rei. A empreitada conta com o apoio da BRNET, do Colégio Mayrink e parcerias de peso: Federação Mineira de Xadrez (FMX), Casa do Xadrez (BH) e Liga de Xadrez do Vale do Aço — uma turma que joga sério quando o assunto é promover o esporte. E vem mais por aí! Em novembro de 2025, o Clube realizará um grande evento enxadrístico com apoio da Prefeitura de Timóteo e parceria com o Hotel Dom Henrique, levando o xadrez do tabuleiro para os salões da cidade.

Informação: Prefitura de Timóteo

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content