Com dezenas de crianças fazendo uma algazarra de felicidade ao ver os artistas do grupo teatral Embaixadores da Prevenção, de Campinas, 3ª maior cidade do estado de São Paulo, a presidente da Fundação Me nino Jesus, instituição filantrópica de apoio a crianças e adolescentes vulneráveis, Rita Cesarino, inaugurou oficialmente, na manhã de 30 de abril, o Circo Campo dos Sonhos.
A lona fica em terre no, que fica atrás das edificações físicas, perto da área de mata preservada. O evento sociocultural foi uma forma de homenagear a irmã Zélia Patrício, idealizadora do projeto. Rita Cesarino, presidente da entidade comandou a inauguração com a participação de Carlos Bartolomeu, diretor da Bartofil Distribuidora, patrocinadora do projeto via Lei Rouanet. Entre as ações acontecidas no picadeiro do Circo Campo dos Sonhos foram registradas apresentação de palhaço e a emocionante peça teatral, baseada no livro de Sandra Sahd, A Doce Valente, com a coordenação da produtora Cacho de Ideias.
Os atores e atrizes do grupo teatral Embaixadores da Prevenção encenaram a “história de Catina, uma jovem que descobre sua condição de diabetes Tipo 1 Crianças assistem entusiasmadas as encenações no picadeiro do Circo dos Sonhos enquanto lida com os desafios da vida na chácara da família, onde doces são produzidos. Com a ajuda de um amigo imaginário personificado em um amuleto, Catina supera as dificuldades com amor, enquanto aprende a lidar com as adversidades”.
A inauguração teve cobertura dos veículos de comunicação de Ponte Nova e a participação de alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), das escolas municipais Dom Bosco (Triângulo), Miquelina Martino Moreira dos Santos (Centro Histórico) e Senador Miguel Lanna (São Pedro), além de crianças da Unidade de Recolhimento de Volta para a Casa. Ao iniciar sua fala, Rita Cesarino homenageou a Irmã Zélia Patrício, lendo um poema do escrito Gilson José de Oliveira, que estava presente.
Irmã Zélia Patrício, religiosa salesiana dirigiu a Fundação Menino Jesus por muitos anos. Ela faleceu no dia 26 de março de 2020, quando ocupava a presidência da entidade filantrópica, que hoje acolhe cerca de 100 crianças e adolescentes. Rita Cesarino aproveitou a oportunidade e passou o chapéu da irmã Zélia para Carlos Bartolo meu, como forma de agradecimento à Bartofil Distri buidora que contribuiu para idealização e realização do projeto. Carlos disse que a empresa, criada pelo seu pai Francisco “Chiquinho” Bartholomeu Cordeiro, entende que deve haver sinergia entre empresários e projetos socioculturais como o Circo Campo dos Sonhos. (As fotos desta matéria jornalística são de autoria do repórter do Líder Notícias, Diego Siman).