Uma operação policial de grande porte prendeu 27 pessoas nesta terça-feira (13), em ação contra o tráfico de drogas e homicídios no município. A Operação Impacto foi desencadeada após uma menina de cinco anos ser baleada dentro de casa durante um tiroteio entre facções criminosas no bairro Esperança, em 4 de novembro de 2024.
Segundo a Polícia Civil, o tiro de pistola atingiu a perna da criança, que sofreu uma lesão grave e ainda permanece com o projétil alojado no corpo. Dois dias após o crime, o principal suspeito foi preso na cidade de Ipaba.
A investigação identificou três grupos armados disputando o controle do tráfico na cidade, ligados a pelo menos dez homicídios recentes. Com base nessas apurações, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em diversos bairros de Ipatinga, com foco no Esperança.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de armas, drogas, motocicletas e outros materiais. A ação mobilizou 170 policiais, 53 viaturas, cães farejadores e até um helicóptero. A operação foi coordenada pelas unidades especializadas da Polícia Civil: Coordenação Aerotática (CAT) e Coordenação de Recursos Especiais (Core). De acordo com a polícia, o objetivo é desarticular as facções e restabelecer a segurança na região.