O chefe do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernando Laércio Alves da Silva, participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da Câmara Municipal na última quinta-feira (24), onde discutiu a participação do Curso de Direito da UFV na 30ª edição do Interamerican Moot Court Competition (IAMOOT), que ocorrerá nos Estados Unidos em maio. Durante sua fala, o professor solicitou apoio para viabilizar a participação dos alunos.
Fernando destacou que, nos últimos anos, o Curso de Direito da UFV tem buscado ampliar sua atuação, não se limitando à formação de advogados e juízes, mas também cumprindo um papel social mais amplo, com impacto não só em Viçosa, mas em toda a região. Desde 2022, o curso conta com o Grupo de Estudos em Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GeSidh), que visa aproximar os alunos da realidade dos direitos humanos, ressaltando sua presença e importância na vida cotidiana. O GeSidh atua em três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão.
No entanto, devido à falta de recursos financeiros, muitas das iniciativas do curso, incluindo a participação no IAMOOT, enfrentam dificuldades. O professor explicou que a competição consiste em julgamentos simulados de direitos humanos e oferece uma oportunidade única para os alunos desenvolverem habilidades essenciais, como a defesa em diversas cortes, desde tribunais locais, como a Vara Cível Criminal de Ponte Nova, até instâncias superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica.
Fernando também mencionou que o Curso de Direito da UFV obteve bons resultados nas edições anteriores do IAMOOT e detalhou as ações do Departamento para tentar viabilizar a participação dos alunos, como rifas, vaquinhas e solicitações de apoio a diversos setores. Ele destacou que, embora apenas alguns estudantes participem diretamente, a ação terá um impacto positivo para toda a comunidade acadêmica da UFV.
Por fim, Fernando divulgou o canal para doações, que pode ser acessado através do e-mail: [email protected]. Os vereadores presentes na reunião agradeceram a participação do professor, se colocaram à disposição para apoiar a causa e reforçaram a importância da educação na formação de profissionais qualificados.