...

Flávio Venturi integra atrações do Festival Mistura, realizado pela Prefeitura de João Monlevade

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

No próximo mês, a Prefeitura de João Monlevade realiza, através da Fundação Casa de Cultura, o I Festival Gastronômico Mistura. O evento acontece nos dias 2 e 3 de julho, na Praça do Povo e contará com shows musicais, apresentações de dança e competição gastronômica. No sábado (2), a partir das 15h, o festival contará com aula de Aerodance com professores de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a apresentação do cantor e multi-instrumentista de renome internacional Marcelo Dai e do grupo musical Túlio Araújo & Choro Amoroso, com o melhor do samba e do chorinho.

Às 21h será a vez do cantor Flávio Venturini. Já no domingo (3), a partir das 10h se apresentam os monlevadenses Grupo Relicário, de roupagem baseada em MPB, Soul, Funk, Black Music e Jazz, a tradicional Orquestra Big Band e ainda haverá outras atrações surpresa. O Mistura é um dos eventos que acompanham a cerimônia de geminação de João Monlevade com a cidade luxemburguesa Esch Sur-Alzette (declaração de cidades-irmãs), que será realizada no dia 1º de julho (sexta-feira), na Prefeitura e na Câmara Municipal.

Gastronomia
Os selecionados para a competição gastronômica terão que elaborar pratos que combinem ingredientes da cozinha mineira e de tradições culinárias de Luxemburgo, conforme critérios previstos em regulamento. Eles vão receber tutoria online e gratuita de professores do Curso Superior Tecnológico em Gastronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e de professores do Curso Superior de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para aprimoramento do conceito dos pratos propostos.
Haverá troféus para os três melhores pratos escolhidos por votação popular, que será realizada durante o festival por meio de dispositivo eletrônico.

Relações
O Mistura integra uma série de ações de natureza cultural e turística iniciadas em março, quando foi lançado o projeto transmídia “A Colônia Luxemburguesa”, idealizado pela historiadora e cineasta Dominique Santana.
O trabalho de Dominique, luxemburguesa de ascendência brasileira, explora o legado histórico das relações entre Luxemburgo e João Monlevade, a partir da migração de luxemburgueses para o município nos anos 1930 para a implantação da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, atual ArcelorMittal Monlevade.
O projeto da historiadora envolveu a instalação do quiosque [L]Aço, um espaço interativo instalado na Praça do Povo, onde permanecerá até outubro.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content