...

Brasil sofrerá sua terceira onda de calor seguida

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Neste mês de março a população brasileira deve se preparar para a chegada da terceira onda de calor do ano que chega ao país. A previsão é que a nova onda de calor impactará diversas regiões.
A expectativa é de que os termômetros se elevem, dando início a uma sequência de dias escaldantes que afetarão o clima e também as atividades diárias dos brasileiros. De acordo com o site meteorológico Climatempo, as regiões afetadas ganharão força do ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.

O ar quente e seco, então, se expande para a Região Sul do país, MS, sul de MT, Triângulo Mineiro e interior de SP, regiões que terão calor intenso nos próximos dias. No oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de SP é onde as maiores temperaturas deverão ocorrer neste período. A previsão é que entre hoje segunda-feira 11/3 até o dia 15/3, as temperaturas variem entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período. Com a chegada dessa nova onda de calor, é importante estar ciente dos cuidados necessários para lidar com dias de calor intenso.

É necessário manter – se bem hidratado evitando também a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h, buscando abrigo em locais com sombra além de usar roupas leves e frescas utilizando o protetor solar regularmente. Também é de extrema importância estar atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, procurando assistência médica se necessário. Em entrevista concedida ao jornal Estado de Minas, a professora de climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV), Daniela Martins Cunha, o principal motivador para os dias de calor continua sendo o El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador

Informação: climatempo.com.br
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content