...

Livro com ilustrações do ponte-novense Eduardo Brettas foi entregue ao Príncipe Charles na COP 26, na Escócia

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Renato Casagrande com o Príncipe Charles, que segura o livro de Eduardo Brettas, e a ativista “tradutora” Flávia Bellaguarda

A revista “EXAME” traz reportagem do dia 04 de novembro, em Glasgow, na Escócia, quando a ativista brasileira Flávia Bellaguarda, que ajudou a organizar o Consórcio Brasil Verde, formado por 22 governadores do Brasil, foi a intérprete informal do encontro dos governadores brasileiros com o príncipe Charles durante a COP 26. O encontro foi considerado um sucesso pelos presentes. Animado, Charles ouviu atentamente as demandas dos brasileiros e prometeu ajudar, com financiamento, na transição para a economia de baixo carbono.

Um fato curioso chamou atenção: o príncipe Charles, herdeiro do torno do Reino Unido, aparece segurando o livro “Terra Papagali – Beija Flores do Brasil”, com ilustrações do ponte-novense Eduardo Brettas, que é considerado um dos 10 maiores ilustradores do Brasil. Nascido em Ponte Nova, Eduardo Brettas iniciou sua carreira artística ainda com 14 anos, quando fez sua primeira exposição, na década de 1980. Eram telas com animais pintados a bico-depena, com tinta nanquim preta sobre papel seda.

A reportagem não fala quem presenteou o príncipe Charles, mas tudo leva a crer que foi Flávia Bellaguarda, em nome dos governadores. Sua participação foi decisiva não somente nos bastidores, mas num sentido prático: foi ela que traduziu, ao pé do ouvido do príncipe de Gales, as falas dos brasileiros no encontro. E no seu primeiro contato com a realeza.

Flávia Bellaguarda é cofundadora da Youth Climate Leaders, rede global de educação climática com membros em 20 países; fundou a LACLIMA, rede de juristas latino-americanos dedicada a estudar a relação entre clima e justiça; é gerente de Relações Internacionais do Centro Brasil no Clima e coordenadora de justiça climática do Climate Reality Project, organização criada pelo ex-vice-presidente americano Al Gore.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content