...

CBH Piranga investe 17 milhões em Ponte Nova, Oratórios e Amparo do Serra, para recuperação de nascentes e matas ciliares

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O Rio Piranga precisa maiores cuidados para continuar ser o maior bem material de todo o vale

Com a missão de proteger e preservar os rios, o CBH Piranga financia a execução da iniciativa “Rio Vivo”, que está investindo cerca de R$ 17 milhões. Em menos de 01 (um) ano foram cercadas mais de 150 nascentes nas cidades de Amparo do Serra, Oratórios, Piranga e Ponte Nova.  A iniciativa conta com a participação de produtores rurais, pilares fundamentais para a preservação do meio ambiente e da garantia da qualidade da água.

Em 2009, a Câmara Municipal criou o “Dia do Rio Piranga”, que é comemorado todos os anos em 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Um (01) ano antes, em setembro de 2008, o Prefeito Taquinho Linhares (2005-2008) sancionou a Lei Municipal 3.225, que declara o trecho do Rio Piranga situado na cidade de Ponte Nova como Monumento Natural e Patrimônio Paisagístico e Turístico. Em seguida, houve o tombamento realizado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Natural.

A Bacia do Rio Piranga é composta por diversos rios, entre eles os rios Piranga, do Carmo, Casca e Matipó e por áreas de drenagem de outros rios menores, como os rios do Peixe, Sem Peixe e Sacramento e além dos ribeirões Mombaça, do Turvo, do Belém e dos Oratórios. O Rio Piranga nasce no município de Ressaquinha e percorre 470 quilômetros, tendo como principais afluentes os rios São Bernardo, Xopotó, Turvo Limpo. No local chamado Barra do Piranga, há 22 quilômetros de Ponte Nova, ele se encontra com o Rio do Carmo para formar o Rio Doce.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content