A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14), a Operação Guardiões do Prata, uma ação de grande porte contra o tráfico de drogas e a atuação de uma organização criminosa com ramificações em diferentes estados. Coordenada pela 22ª Delegacia de São Domingos do Prata, a ofensiva ocorreu simultaneamente em São Domingos do Prata, João Monlevade, Dionísio, Timóteo e Ipatinga, todos municípios da área de abrangência do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga.
Ao todo, 32 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com o emprego de cerca de 100 policiais civis e 30 viaturas. A operação é liderada pelo delegado Raphael Dias do Carmo Machado e conta com apoio especializado da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE). Entre os recursos empregados estão uma aeronave do CAT, equipes do canil (COC) e o time tático (CORE), reforços que ampliam a segurança e a eficiência das diligências.
Até o momento, nove pessoas foram presas, e a polícia apreendeu drogas, uma arma de fogo e dinheiro em espécie. As investigações ainda apontam que o grupo criminoso mantinha fortes conexões com facções de outros estados. A operação segue em andamento. Caso deseje, posso preparar uma versão para redes sociais, nota oficial ou chamada curta para capa.
Fonte: O Plox
Um projeto inovador e totalmente gratuito promete movimentar Ipatinga nos próximos meses: o Container do Esporte. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), é realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale e apoio da Prefeitura de Ipatinga.
Voltado para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, o projeto oferece cinco mini modalidades esportivas — atletismo, badminton, voleibol, handebol e tênis — trabalhadas de forma lúdica e educativa. Também haverá capacitação gratuita para profissionais e estudantes de Educação Física. As inscrições já estão abertas, são presenciais e com vagas limitadas. Os participantes receberão uniforme e squeeze. O espaço será instalado na Praça do Bom Jardim, na Avenida das Flores. As atividades ocorrerão no contraturno escolar, entre 19 de janeiro e 10 de abril de 2026. Moradores de todos os bairros podem participar. Cada turma vivenciará todas as modalidades em ciclos de duas semanas, ao longo dos três meses de projeto.
Dias da semanaResponsáveis poderão escolher entre:
Segundas, quartas e sextas, ou
Terças, quintas e sextas
Manhã
8h às 8h50 – 6 a 7 anos
9h às 9h50 – 8 a 10 anos
10h às 10h50 – 11 a 12 anos
Tarde
14h às 14h50 – 6 a 7 anos
15h às 15h50 – 8 a 10 anos
16h às 16h50 – 11 a 12 anos
As inscrições são presenciais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos seguintes pontos:
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer3º andar da Prefeitura de Ipatinga – Av. Carlos Chagas, 789, Cidade Nobre
UBS Bom Jardim IRua Rosa Branca, s/n
Documentos necessários: ficha de inscrição preenchida, declaração escolar, cópias do RG e CPF do aluno e do responsável, além do comprovante de residência.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, celebrou a chegada do projeto: “É uma honra para Ipatinga receber o Container do Esporte, um projeto que une prática esportiva, formação e sustentabilidade. Essa parceria reforça nosso compromisso em ampliar oportunidades para as crianças e valorizar o esporte como ferramenta de transformação social.”
A representante do IDEC, Ariel Almeida, destacou o caráter social da iniciativa: “Nosso propósito é despertar nas crianças o gosto pela atividade física e pelos valores que ela representa, além de envolver a comunidade em um ciclo de aprendizado e transformação.” Representando a Vale, Álvaro Albergaria reforçou o compromisso da empresa: “O esporte promove inclusão, saúde e disciplina. Com projetos como o Container do Esporte, fortalecemos nosso compromisso em gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos.”
Profissionais e estudantes de Educação Física também poderão participar de uma formação especial, de 12 a 16 de janeiro de 2026, sempre das 8h às 12h. Informações e inscrições: (21) 99402-3642
O Container do Esporte integra esporte, educação ambiental e desenvolvimento social:
Espaço equipado com energia solar e eólica
Parede verde cultivada pelas crianças
Mudas levadas para casa ao final das atividades
Seleção de profissionais locais para atuar nas atividades
Capacidade de atendimento para até 240 crianças por município
Informações: Prefeitua de Ipatinga
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, concluiu a atualização do Plano de Contingência do Município. A medida integra o conjunto de ações voltadas à preparação da cidade para o enfrentamento de situações de risco, especialmente durante o período chuvoso. O documento estabelece diretrizes, estratégias e responsabilidades dos órgãos municipais e parceiros nas ações de prevenção, resposta e recuperação diante de desastres naturais ou tecnológicos — como inundações, deslizamentos, queimadas, incêndios e acidentes industriais.
De acordo com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Anderson de Almeida Pereira, o Plano de Contingência “detalha as ações a serem tomadas em situações de emergência ou desastres naturais, com o objetivo de preparar o município para responder de forma eficaz aos eventos adversos, minimizando danos e protegendo a população”.
A atualização leva em conta estudos recentes sobre cenários de risco e define, de forma precisa, as atribuições de cada órgão envolvido, em conformidade com a Lei Federal nº 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O plano contempla diferentes tipos de eventos adversos, incluindo riscos geológicos, hidrológicos, meteorológicos, tecnológicos e mistos.
Entre os conteúdos apresentados no documento estão o mapeamento das áreas de risco de Ubá, planos de evacuação, protocolos de comunicação e monitoramento, além de orientações sobre a atuação integrada entre secretarias municipais, forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Copasa e concessionárias de energia. Segundo Almeida, o Plano de Contingência funciona como um instrumento operacional capaz de antecipar decisões sobre o uso de recursos humanos, materiais e financeiros, garantindo uma resposta rápida e coordenada em caso de emergência. Datado de outubro de 2025, o novo plano passará por atualização anual e terá revisão completa em 2026. “Nosso compromisso é fortalecer a cultura de prevenção e assegurar que o município esteja cada vez mais preparado para proteger vidas e reduzir os impactos de desastres”, reforça o coordenador.
Saiba mais:
CLIQUE AQUI e acesse o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil 2025
Informações: Prefeitura de Ubá
Durante uma operação de incursão em área conhecida pela presença de atividades criminosas no bairro Jardim Primavera, a Polícia Militar recebeu denúncias anônimas de que um casal estaria atuando no tráfico de drogas em um ponto marcado pela intensa movimentação de entorpecentes na Rua Lauro Nicolato. As equipes iniciaram vigilância estratégica e confirmaram o fluxo típico do comércio ilícito. Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos tentaram fugir, mas foram alcançados e abordados. Um deles chegou a dispensar uma sacola em uma área de mata, onde os militares localizaram:
32 pinos e 32 papelotes de substância análoga à cocaína
56 pedras de crack
4 tabletes e 15 buchas de maconha
1 caderno de anotações com registros de transações via PIX
5 celulares
Rádios comunicadores utilizados para monitoramento da presença policial
Durante a ação, os militares também encontraram uma base de comunicação em uma residência próxima, evidenciando a estrutura organizada da atividade criminosa. O casal foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Ubá, junto ao material apreendido. A PMMG reforça a importância da participação da comunidade, que pode colaborar de forma anônima na identificação de pontos de tráfico e autores de crimes pelos telefones 190 e 181 (Disque Denúncia Unificado).
Fonte: 21º BPM
Informações: Jornal Ubaense
Entre segunda-feira (17) e quarta-feira (19), o Campus Florestal promove a Semana da Consciência Negra, organizada pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em parceria com a Coordenação do Ensino Médio Integrado e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).A programação é aberta a toda a comunidade acadêmica e externa.
O evento reunirá professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam a temas ligados à cultura afro-brasileira, além de especialistas convidados. O objetivo central é fortalecer o debate sobre igualdade, diversidade e a valorização das identidades negras, além de naturalizar a presença e permanência de grupos historicamente minoritários na universidade pública.
A Semana contará com:
Painéis temáticos
Mesas-redondas
Palestras
Rodas de leitura
Exposição “Memórias Negras nos Caminhos Reais”, do artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus, com obras em bronze que ficarão expostas no prédio do Laboratório de Ensino II.
A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia. O formulário está disponível no link: forms.gle/RRMFNdJ2R6XvQTxv5, onde também podem ser consultados todos os detalhes do evento, inclusive no arquivo anexo.
Programação da Semana da Consciência Negra - campus Florestal
Informações: UFV
O Centro Experimental de Artes (CEA), projeto da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude da Prefeitura de Viçosa, promove mais uma edição das apresentações das oficinas de música. O espetáculo deste ano traz o tema “A Volta do Viajante – O Retorno de Hervê Cordovil à Sua Terra Natal”, uma homenagem a um dos maiores compositores viçosenses da história da música brasileira.
A mostra propõe um mergulho na trajetória de Hervê Cordovil — compositor, instrumentista e arranjador que marcou gerações e influenciou grandes nomes da música nacional. O público será conduzido por uma viagem musical e afetiva, com releituras de suas canções e interpretações de artistas que atuaram nos mesmos gêneros em que Hervê deixou sua marca.
Os alunos e alunas das oficinas de música do CEA prepararam um repertório especialmente elaborado para expressar sentimentos de retorno, pertencimento e identidade cultural. Cada apresentação simboliza o reencontro com as origens e o amor pela terra natal, reforçando o papel da música na preservação da memória e valorização das raízes locais.
Mais do que um espetáculo, “A Volta do Viajante” reafirma o compromisso do CEA com a formação artística e com o fortalecimento da identidade viçosense. O projeto segue promovendo o acesso à arte, a educação cultural e o desenvolvimento criativo e humano dos seus participantes.
📅 Data: 23 de novembro⏰ Horário: A partir das 18h📍 Local: Espaço Fernando Sabino🎟 Entrada gratuita
Informações: Prefeitura de Ponte
Os vereadores de Ponte Nova deverão votar, na reunião ordinária da próxima segunda-feira (17), o Projeto de Lei nº 114/2025, enviado pelo prefeito Ângelo Chequer, que institui o Programa de Incentivo Financeiro por Desempenho e Metas destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município. A proposta cria um bônus anual variável, condicionado ao cumprimento de metas relacionadas à produtividade e à qualidade do atendimento, como cobertura vacinal, controle de endemias, ações de prevenção e adesão a programas de saúde pública.
Segundo o projeto, terão direito ao bônus os profissionais que:
estiverem em pleno exercício de suas funções;
alcançarem ao menos 75% das metas definidas para sua área de atuação.
A avaliação será conduzida por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e de entidades de classe. O incentivo terá caráter não salarial, ou seja, não gerará encargos sociais ou previdenciários. Os recursos para o pagamento virão exclusivamente de repasses federais, conforme regulamentações do Ministério da Saúde, sem uso de recursos próprios do município.
Na justificativa encaminhada à Câmara, o Executivo afirma que o programa está alinhado à legislação federal e tem como objetivo “valorizar os profissionais da linha de frente da saúde pública, estimulando o alcance de resultados concretos e a melhoria dos indicadores municipais”. Durante a reunião plenária da última segunda-feira (10), a vereadora Maria Prisca (PT) defendeu que a votação fosse adiada para permitir maior debate e possíveis ajustes no texto. A parlamentar acompanha a mobilização dos agentes ao longo deste ano e argumentou: “Não estou tentando atrasar o projeto, mas ele chegou de última hora. Esse diálogo vem acontecendo desde o início do ano, com o sindicato, com o prefeito e com os agentes. Podemos esperar mais uma semana, ouvir as categorias e melhorar o texto.”
Informações: Câmara de Viçosa
O vereador Wellington Neim (PP) é autor do Requerimento nº 185/2025, aprovado por unanimidade na reunião plenária dessa segunda-feira (10), no qual solicita à Prefeitura de Ponte Nova informações referentes à possível implantação de faixas elevadas nas avenidas Antônio Brant Ribeiro e Custódio Silva, nas proximidades da ponte da Barrinha.
No documento, Neim questiona se já foi realizado algum estudo técnico para viabilizar a instalação das faixas elevadas nesses pontos e quais providências estão sendo adotadas pela Administração Municipal. Ele também indaga qual seria o prazo estimado para execução do serviço, caso o projeto seja considerado possível. Durante a votação, o vereador reforçou a urgência da intervenção e destacou a preocupação com a segurança dos estudantes que circulam frequentemente pelo local:
“A gente vê diversos alunos atravessando, e a segurança é muito precária”, afirmou.
O requerimento é um instrumento previsto no Regimento Interno da Câmara, que permite aos vereadores, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente informações ao Executivo sobre assuntos de interesse público. Conforme determina a Lei Orgânica Municipal, a Prefeitura deve responder em até 15 dias. A recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informações falsas configuram infração político-administrativa.
Os vereadores aprovaram por unanimidade, na reunião plenária desta segunda-feira (10), o Requerimento nº 184/2025, de autoria do vereador Gustavo de Fizica (MDB). O documento solicita ao Poder Executivo informações detalhadas sobre o andamento do projeto de retaludamento e reconstituição das ruas Icaraí e Margem da Linha, no bairro Central.
Durante a votação, Gustavo reforçou a urgência da intervenção:
“Venho através desse requerimento, mais uma vez, pedir uma celeridade do Executivo, pois o povo já não aguenta mais aquela obra. [...] A gente precisa dar um acalento àquele povo, que espera por tanto tempo que essa obra aconteça o mais rápido possível. [...] Chegou o período das águas e, mais uma vez, o povo vem sofrendo com barro lá”, destacou o parlamentar.
O que o vereador está solicitando à Prefeitura
O requerimento pergunta:
Em que estágio está o processo licitatório para execução das obras;
Se a licitação já foi concluída e, em caso afirmativo:
qual empresa foi contratada;
o valor global do contrato;
o prazo de execução das obras;
Caso o processo ainda não esteja finalizado, qual a previsão para assinatura do contrato e início efetivo dos trabalhos;
Além disso, o vereador pede o número ou cópia do processo licitatório, para acompanhamento no Portal da Transparência.
Base legal do requerimento
O requerimento é um instrumento previsto no Regimento Interno da Câmara, que permite aos vereadores solicitar formalmente informações ao Executivo após aprovação em Plenário. A Lei Orgânica Municipal determina que a Prefeitura deve responder em até 15 dias, considerando infração político-administrativa:
recusar o envio das informações;
não responder dentro do prazo;
ou prestar informações falsas.
Na quinta-feira, 13 de novembro, representantes do Hospital Arnaldo Gavazza e da Irmandade do Hospital Nossa Senhora das Dores estiveram na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para dar continuidade às negociações relativas aos projetos de expansão das duas instituições de saúde de Ponte Nova. A agenda foi articulada com o apoio do deputado estadual Adriano Alvarenga, que acompanhou o grupo em uma reunião na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O encontro ocorreu com a área técnica responsável pela análise e aprovação de convênios — etapa fundamental para viabilizar a captação de recursos destinados às obras de ampliação.
Participaram da reunião:
José Bueno de Magalhães, presidente do Conselho Curador do Hospital Arnaldo Gavazza e consultor da Irmandade do HNSD;
Edicleusa Veloso, chefe de gabinete do deputado Adriano Alvarenga;
Adriano Toledo, gerente de Manutenção do Gavazza;
Thais Ribeiro, engenheira;
Geandra Lopes, arquiteta;
Antônio Carlos, engenheiro.
A comitiva destacou que a visita reforça o compromisso das instituições em avançar nos projetos estruturais que irão fortalecer a rede de atenção à saúde em Ponte Nova e em toda a região.
Informações: Assessoria de Comunicação HAG
Motorista já tinha antecedentes por tráfico de drogas e adulteração de sinais identificadores de veículo
Na manhã da quinta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 1,6 kg de maconha durante o atendimento a um acidente na BR-262, em Santo Antônio do Grama (MG). A equipe foi acionada para registrar a colisão entre dois veículos no km 109 da rodovia. Durante a checagem das informações, os policiais constataram que um dos condutores possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e adulteração de sinais identificadores de veículo, sendo já conhecido por diversas forças de segurança.
Diante do histórico do motorista, os agentes realizaram uma vistoria minuciosa no automóvel e encontraram compartimentos ocultos nos bancos dianteiros, onde estavam escondidos os tabletes de maconha. O condutor foi socorrido pelo SAMU e levado para atendimento médico em Rio Casca, sendo posteriormente transferido, sob escolta da PRF, para um hospital em Ponte Nova (MG). O veículo e o entorpecente foram encaminhados para a Polícia Civil de Rio Casca, que dará prosseguimento às investigações.
Na primeira quinzena de novembro de 2025, foi realizada em Ponte Nova a Operação “BACO – Adegas do Crime”, uma ação integrada de prevenção criminal voltada à fiscalização de bares e estabelecimentos similares. O objetivo foi coibir o tráfico de drogas, a venda irregular de bebidas alcoólicas e outras infrações administrativas e penais.
As fiscalizações tiveram como foco inicial bares alvos de denúncias e locais com histórico de perturbação da ordem pública ou suspeita de práticas ilícitas. A operação contou com a participação conjunta de diversos órgãos, entre eles:
Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG);
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG);
Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Igam);
Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG);
Vigilância Sanitária Municipal.
Durante as ações, foram encontradas bebidas irregulares, sendo que pequenas quantidades foram inutilizadas e descartadas pelos próprios proprietários. Já as maiores apreensões permaneceram sob responsabilidade dos fiscalizados, na condição de depositários fiéis, até a definição da destinação final pelos órgãos competentes.
Os estabelecimentos sem alvará ou com documentação irregular foram notificados a se regularizarem junto à Prefeitura, enquanto aqueles com AVCB/AVCM em desacordo receberam notificação do Corpo de Bombeiros para adequação conforme a legislação vigente. A Operação “BACO – Adegas do Crime” reforça o compromisso das instituições envolvidas com a ordem pública, a segurança e a saúde coletiva em Ponte Nova.