Pesquisar

Sociedade

O professor Jader Fernandes Cirino, do Departamento de Economia (DEE) da UFV, apresentou na reunião ordinária dessa segunda-feira (24) o IPC-Viçosa, índice que monitora mensalmente o comportamento dos preços de bens e serviços consumidos pela população do município. A iniciativa, desenvolvida como projeto de extensão, busca oferecer informações confiáveis para apoiar a tomada de decisões de famílias, comerciantes, gestores e instituições, fortalecendo o planejamento econômico local. Por ser um projeto de extensão, o IPC-Viçosa cumpre o papel de aproximar a universidade da comunidade, transformando conhecimento acadêmico em dados acessíveis e úteis ao cotidiano da população. A apresentação foi conduzida pelos estudantes Miguel Lavorato, Dalbert Viana, Gabriel Gonçalves, Paulo Carvalho e Maria Eduarda Sobrinho, responsáveis pela coleta e análise dos preços. Os alunos iniciaram explicando o conceito de Índice de Preços ao Consumidor e destacaram as diferenças entre o IPCA, divulgado pelo IBGE — medida oficial da inflação no país —, e o IPC-Viçosa, que representa a inflação oficial do município. Eles enfatizaram que o índice local reflete com maior precisão a realidade econômica das famílias viçosenses, ao considerar seus hábitos específicos de consumo e a dinâmica local de preços. A equipe também ressaltou como as variações de preços impactam diretamente o orçamento das famílias, especialmente em itens essenciais como alimentação, habitação e transporte. Ao acompanhar a evolução mensal desses custos, o IPC-Viçosa permite identificar quais grupos exercem maior pressão sobre o custo de vida no município. Os estudantes apresentaram ainda as perspectivas de expansão do projeto, que incluem a criação de indicadores específicos — como o IPC-Idoso — e a intenção de levar a metodologia para outros municípios. Durante a apresentação, o vereador Omar Luz (União) questionou a inclusão do item “álcool” no grupo habitação. A equipe esclareceu que o termo se refere ao álcool de limpeza, enquanto as bebidas alcoólicas — como cerveja, vinho e aguardente — estão corretamente classificadas no grupo alimentação. Ao final, o professor Jader agradeceu o espaço concedido e destacou a importância da proximidade entre universidade, comunidade e poder público. “O Departamento de Economia, e tenho certeza de que todos os docentes, estão à disposição para ajudar e contribuir para Viçosa”, afirmou. O presidente da Câmara, Robson Alencar (PSB), agradeceu e parabenizou o professor e os estudantes pela apresentação clara, didática e relevante para o município. Fonte: Câmara de Viçosa

27/11/2025– 11:24

Cerca de 400 pessoas participaram, nos dias 13 e 14 de novembro, em Viçosa, do Seminário Macrorregional de Arboviroses Leste do Sul, etapa da Jornada Mineira de Arboviroses. O evento foi organizado pelas Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu e realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), reunindo representantes de 53 municípios. No primeiro dia, a programação abordou ações preparatórias e planos de contingência. No segundo, os conteúdos foram direcionados à qualificação dos profissionais da assistência envolvidos no atendimento de pacientes com suspeita de arboviroses. O superintendente da SRS Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães, destacou a importância do preparo dos municípios para o período sazonal das doenças.“Precisamos estar prontos para atender às necessidades de saúde e, nesse processo, destaco a importância da mobilização. É preciso contagiar pessoas e trazê-las para o lado do bem comum, que é o da saúde pública”, afirmou. O superintendente da SRS Manhuaçu, Victor Carvalho Vieira, ressaltou a presença dos 23 municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu.“É fundamental capacitar nossos municípios e ampliar a integração entre as regionais para que, no momento crítico, possamos enfrentar as arboviroses com respostas rápidas, eficientes e qualificadas”, disse. O pró-reitor de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno Henriques, reforçou a parceria entre a universidade e o Governo de Minas.Ele lembrou que o centro colaborador da UFV integra a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP) nas áreas de biologia molecular e entomologia.“Somente em 2025 realizamos 1.608 exames”, destacou. As referências técnicas da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial (CEVARB-CV), Mayara Rocha dos Santos e Sandra Elisa Barbosa da Silva, conduziram apresentações sobre planos de contingência, painel temático, resoluções, política de descentralização de UBV e portfólio de ações. Também trataram da vigilância epidemiológica de casos e óbitos.“Se bem executada, essa vigilância previne surtos, permite a alocação eficiente de recursos e garante respostas oportunas”, explicou Mayara. A programação incluiu ainda atualização sobre o fluxo de aquisição de medicamentos, ações de mobilização social e a apresentação de experiências exitosas dos municípios de Ponte Nova, Viçosa e Matipó. O segundo dia foi conduzido pela Força Estadual do SUS (FE-SUS), representada pelo médico Fagner Toledo e pelo enfermeiro Tiago Martins. “Estamos instrumentalizando médicos e enfermeiros com o manejo clínico de excelência, baseado nas melhores evidências, com destaque para a identificação de sinais de alarme e o estabelecimento das condutas adequadas”, afirmou Toledo. Martins complementou:“O objetivo foi trazer estratégias atualizadas, manejo adequado e diferenciação de diagnóstico, para que isso impacte positivamente na tomada de decisão e na redução de agravos e mortes.” Situação epidemiológica Segundo o SINAN, em 2025 a SRS Ponte Nova registrou: 6.617 notificações de casos prováveis de dengue; 6 óbitos confirmados e 1 em investigação; 101 casos prováveis de chikungunya. Na SRS Manhuaçu, foram contabilizados: 299 casos prováveis de dengue; 1 óbito confirmado e 1 em investigação; 24 casos prováveis de chikungunya. Por: Tarsis MuradFoto: Luciano de Souza

27/11/2025– 11:00

Moradores do distrito de Vau-Açu têm relatado acúmulo de lixo, folhas e entulhos em vias e espaços públicos, apontando falta de regularidade no serviço de varrição. A situação foi levada à Câmara Municipal pelo vereador Gustavo de Fizica (MDB), que apresentou o Requerimento nº 195/2025, aprovado por unanimidade na reunião plenária desta segunda-feira (24). Segundo Gustavo, diversos moradores reclamaram que a varrição não vem sendo realizada de forma adequada. “Recebi vários relatos de que não tem acontecido a varrição lá no Vau-Açu. Então, gostaria de informações do Departamento de Meio Ambiente para ver o que está acontecendo. Um distrito que passa ano, vira ano e continua do mesmo jeito... isso não pode acontecer”, destacou o parlamentar. No documento, o vereador solicita à Prefeitura esclarecimentos sobre: A inclusão do distrito na rota de varrição urbana do município; O número de servidores designados para atender a localidade; A frequência atual do serviço no distrito; A existência de previsão para reforço ou para a retomada regular dos trabalhos. Gustavo afirma que o pedido tem como objetivo garantir a prestação adequada do serviço, assegurando melhores condições de higiene, segurança e bem-estar para os moradores do Vau-Açu.

27/11/2025– 10:48

A Polícia Militar prendeu, na tarde da quarta-feira (26), um homem de 51 anos acusado de ameaçar sua esposa, de 60 anos, na Rua João Pinto de Godoi, no distrito de Vau Açu, em Ponte Nova. O caso foi registrado como ameaça em contexto de violência doméstica. De acordo com o relato da vítima, durante a manhã o cônjuge passou a proferir ofensas e ameaças, dizendo que iria matá-la caso ela embarcasse no ônibus de transporte. Conforme informado, o homem empunhava um facão e chegou a arranhar o chão com a lâmina para intimidá-la. Assustada, a mulher buscou abrigo na casa de uma familiar. No retorno, novamente foi insultada pelo autor, que aparentava estar embriagado. Diante da situação, a vítima acionou o 190. Uma testemunha confirmou ter presenciado as ameaças. A Polícia Militar efetuou a prisão do suspeito e apreendeu o facão utilizado na intimidação. Ele foi conduzido, junto à vítima, para a Delegacia da Polícia Civil, onde foram tomadas as providências cabíveis.

27/11/2025– 10:34

Na tarde da quarta-feira (26), a Polícia Militar foi acionada  para verificar uma denúncia de ameaça com arma branca envolvendo um casal de ex-cônjuges  na Rodovia MG-262 (Saída para BH). Segundo informações, na data anterior já havia sido registrado um boletim de ocorrência referente a ameaças do mesmo autor, um homem de 34 anos,  contra a vítima, uma mulher de 40 anos. Ao chegar ao local indicado, a equipe policial encontrou o autor conduzindo a vítima pelo braço na rodovia. Ela relatou que estava em seu local de trabalho quando o homem apareceu inesperadamente, afirmando que ela “não permaneceria ali porque havia muitos homens” e a ameaçando de morte caso viesse a ser preso. O autor retirou a vítima à força do local e passou a caminhar com ela pela rodovia, sentido bairro Pacheco. Durante o deslocamento, a viatura avistou o casal e realizou a intervenção. No momento da abordagem, a vítima conseguiu se afastar, permitindo que os militares efetuassem a prisão. Ambas as partes foram encaminhadas ao ponto de registro da ocorrência. Não houve agressões físicas, e os envolvidos dispensaram atendimento médico. O autor foi apresentado à Autoridade de Polícia Judiciária e autuado em flagrante. Material apreendido 01 faca

27/11/2025– 10:30

Um momento de aprendizado, troca e fortalecimento desta rede tão essencial para a proteção e o cuidado das nossas crianças e adolescentes. O Programa Família Acolhedora é uma verdadeira ponte de amor — cada gesto de afeto e acolhimento transforma vidas, garante dignidade e ajuda a construir futuros mais seguros e cheios de esperança. Participar deste seminário é reafirmar o compromisso com a infância, com o cuidado e com a responsabilidade social. ✨ Data: 27/11/2025Credenciamento: 18hLocal: Escola Municipal Pe. Alípio Martins Pinheiro Toda a comunidade está convidada para este encontro de conhecimento, sensibilidade e humanidade. Porque acolher é amar, e amar transforma. Informações: amapi.pontenova/Prefeitura Municipal de Oratórios

26/11/2025– 14:30

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, por meio do Acessuas Trabalho, está promovendo nos dias 24/11, 01/12 e 08/12 uma série de oficinas destinadas a jovens interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz. Na oficina desta segunda-feira, 24/11, os participantes receberam orientações da Rede Cidadã, instituição responsável por realizar o encaminhamento de todos para o programa de capacitação oferecido pela entidade. A iniciativa reforça o compromisso do município em ampliar oportunidades, fortalecer vínculos e preparar os jovens ponte-novenses para o mercado de trabalho, contribuindo para a construção de trajetórias profissionais mais sólidas e promissoras.

26/11/2025– 14:23

A interdição da mina d’água localizada na rua Eugênia Teixeira Bráulio, no bairro Pacheco, motivou o requerimento nº 193/2025, aprovado por unanimidade na reunião plenária dessa segunda-feira (24). O documento, de autoria do vereador Gustavo de Fizica (MDB), solicita que a Prefeitura esclareça os motivos da medida e informe se há previsão para reabertura ou recuperação do local. A resposta deve ser encaminhada ao Legislativo em até 15 dias. Durante a votação, Gustavo destacou que a decisão de interditar a mina foi tomada sem qualquer comunicação prévia aos moradores que utilizam a água diariamente.“Fomos pegos de surpresa. Ali é uma fonte de vida para todos. Muitas pessoas dependem daquela água. Infelizmente, no final do mês passado, nos deparamos com a mina simplesmente interditada. Este requerimento busca criar políticas públicas para nossas minas, porque não é só chegar e interditar”, afirmou. O vereador também lembrou que a possibilidade de contaminação da água gerou preocupação na comunidade. Por isso, o requerimento questiona quais medidas foram adotadas pela Prefeitura para apurar essa suspeita, se foram realizados laudos técnicos ou análises laboratoriais da qualidade da água e se existe algum cronograma para reabertura ou recuperação da mina.

26/11/2025– 14:17

Os vereadores Guilherme Belmiro (PT) e Gustavo de Fizica (MDB) são os autores do Requerimento nº 190/2025, aprovado por unanimidade dos presentes na reunião plenária desta segunda-feira (24), na Câmara Municipal de Ponte Nova. O documento solicita ao Poder Executivo uma série de informações referentes à conservação, manutenção e ao processo de tombamento do Cemitério dos Escravos, localizado no distrito do Pontal. Entre os questionamentos, os autores pedem: Quem é o responsável direto pela manutenção, conservação e limpeza do espaço; Qual o status atual do processo de tombamento do patrimônio histórico; Se há dotação orçamentária específica em 2025 para sua manutenção e valorização; Se a Secretaria Municipal de Cultura possui estudos, ações planejadas ou projetos em andamento relacionados à restauração, revitalização, pesquisa histórica ou criação de memorial; Quais ações foram realizadas pelo município nos últimos quatro anos para proteger o cemitério. Durante a discussão, Gustavo de Fizica destacou a importância histórica do local: “O Cemitério dos Escravos tem memórias de pessoas que ajudaram a levantar essa cidade. [...] Ele não pode ficar do jeito que está. Estive lá fazendo fiscalização e vi como o cemitério está largado. Aquilo é um patrimônio vivo que a gente tem.” O vereador também questionou o que tem sido feito para fortalecer a consciência negra em Ponte Nova, especialmente após as atividades da Semana da Consciência Negra. Guilherme Belmiro reforçou o caráter simbólico do espaço: “O Cemitério dos Cativos é extremamente importante para a gente pensar a nossa história e a nossa cultura. Falei recentemente na Palavra Livre sobre o cemitério e sobre a Semana da Consciência Negra. Isso precisa ser permanente. É algo para cultuar nossos ancestrais que ajudaram a construir a cidade.”

26/11/2025– 11:20

Um estudo conduzido no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu um método automatizado e de baixo custo para estimar a gordura subcutânea em carcaças bovinas por meio de imagens bidimensionais (2D). A inovação utiliza câmeras simples e técnicas de visão computacional aliadas à inteligência artificial, oferecendo uma alternativa eficiente aos métodos tradicionais, que são subjetivos, dependem da experiência do avaliador e, muitas vezes, envolvem procedimentos invasivos. O trabalho é assinado pela pesquisadora Nathalia Farias de Souza, sob orientação dos professores Érica Beatriz Schultz e Mário Luiz Chizzotti, e surgiu da necessidade de padronizar as análises de qualidade da carne, especialmente no ambiente industrial. Segundo Nathalia, a mensuração da gordura de cobertura é fundamental para determinar a qualidade da carne, o rendimento e o valor comercial do animal. A pesquisadora explica que o nível de gordura influencia toda a cadeia produtiva. Quando adequado, melhora a maciez, reduz perdas por resfriamento e valoriza a carcaça. Já níveis insuficientes causam perdas econômicas e comprometem a qualidade, enquanto o excesso eleva custos de produção e gera descontos no frigorífico. “Até agora, os métodos convencionais variavam de acordo com o avaliador e as condições do ambiente. Nosso objetivo foi desenvolver um método automatizado, não destrutivo e acessível, utilizando sensores de baixo custo”, afirma. Inteligência artificial a serviço da pecuária Para viabilizar o método, os pesquisadores capturaram imagens 2D das carcaças com câmeras comuns e aplicaram redes neurais convolucionais, com destaque para o modelo YOLOv11, capaz de identificar e segmentar automaticamente regiões como a carcaça, o músculo exposto e o epimísio. A partir dessas segmentações, foram calculados descritores morfológicos que permitem estimar com alta precisão a quantidade de gordura de cobertura. Segundo os autores, o grande diferencial do estudo foi demonstrar que sensores simples, combinados a algoritmos de aprendizado de máquina, produzem resultados robustos mesmo em ambientes desafiadores, como frigoríficos, onde há pouca padronização de iluminação e posicionamento. “As métricas de desempenho, com precisão e recall acima de 0,9, comprovam a viabilidade do uso de imagens 2D para avaliação de carcaças em situações reais”, destaca a professora Érica Schultz. O grupo trabalha agora nos ajustes finais do código em Python, que executará automaticamente o processo completo: aplicação dos modelos de segmentação, extração das máscaras das regiões de interesse e cálculo da razão entre a área segmentada de gordura e a área total da carcaça. O procedimento permitirá quantificação objetiva e padronizada da gordura de cobertura. Impacto para a cadeia produtiva e para a pesquisa Além de aplicações diretas na indústria frigorífica e em programas de melhoramento genético, a pesquisa contribui para o avanço científico na área de zootecnia ao ampliar o uso de visão computacional na análise fenotípica animal. O professor Mário Chizzotti ressalta que a abordagem pode apoiar políticas públicas e contribuir para a modernização dos sistemas de inspeção e classificação de carcaças no Brasil. “Trata-se de um passo importante rumo à digitalização da pecuária de corte e reforça o papel da UFV como referência em pesquisa e inovação no setor agropecuário”, afirma. O trabalho foi apresentado e premiado no 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2025), realizado em outubro, em Salvador (BA). A pesquisa integra o projeto financiado pela Fapemig – Rede de Inteligência Artificial Aplicada à Pecuária Digital – em parceria com o INCT – Ciência Animal e o iData/UFV. A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 — Indústria, Inovação e Infraestrutura — e 12 — Consumo e Produção Responsáveis. Fonte: UFV

26/11/2025– 11:17

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, recebeu nesta segunda-feira (24) uma placa de homenagem durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa. A iniciativa partiu do vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (SD), autor do requerimento, que destacou a trajetória e a contribuição do homenageado para a gestão pública mineira. Cristiano ressaltou que a homenagem reconhece “a notável trajetória do professor, escritor e atual presidente do TCE-MG”, marcada pelo compromisso com a ética, transparência e fortalecimento das instituições democráticas. O vereador também relembrou o momento em que conheceu Durval, em 2021, e afirmou que encontrou nele uma referência e alguém disposto a orientar quem está iniciando na vida pública. “Reconheço nele não apenas um grande servidor público, mas alguém que contribui para a minha formação e a minha visão de gestão”, completou. Reitor da UFV destaca desafios da cidade A mesa da solenidade contou ainda com a presença do reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, que ressaltou os desafios enfrentados pelo município, especialmente na área da saúde. “O IDH de Viçosa é o segundo pior de Minas Gerais. Precisamos muito da sua ajuda, presidente. Uma das demandas apresentadas ao TCE foi a implantação de um hospital universitário vinculado à UFV”, afirmou. Demetrius também destacou a importância da presença de autoridades estaduais e federais em Viçosa: “Só se conhece verdadeiramente a nossa cidade quando se tem a oportunidade de estar presencialmente aqui.” Durval Ângelo reforça compromisso com a sociedade Em sua fala de agradecimento, Durval Ângelo destacou o papel do Tribunal de Contas e a importância de manter o diálogo com a população. “A quem nós devemos prestar contas é ao povo. A gente tem que buscar legitimidade no contato com a sociedade, que precisa ver que o órgão de controle exerce um papel fundamental”, afirmou. Ele ainda comentou sobre o cenário político atual:“Vivemos um tempo em que alguns chegam ao poder negando a própria natureza da política, mas depois são forçados a usar argumentos da política para negá-la. Nós temos orgulho de ser gestores públicos.” Trajetória Durval Ângelo iniciou sua carreira política em Contagem, onde foi vereador em 1988 e 1992. Em 1994, elegeu-se deputado estadual, posição que manteve por quatro mandatos consecutivos, presidindo a Comissão de Direitos Humanos da ALMG por 12 anos. Em 2018, foi indicado pelo então governador Fernando Pimentel para o cargo de conselheiro do TCE-MG. Em fevereiro de 2025, assumiu a presidência do Tribunal de Contas para o biênio 2025–2026. Fonte: Câmara de Viçosa

26/11/2025– 11:12

Com gol de Tuzin, o Sapão derrotou o Paraíso por 1 a 0 e se sagrou campeão do VII Torneio do Paraíso. A decisão foi realizada no sábado (22), no Estádio Antônio Vitim (Campo do Paraíso). Além do troféu, a equipe levou também o prêmio de R$ 5 mil. O torneio é uma realização do vereador Marcão Paraíso, em parceria com o Departamento de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Viçosa, além do apoio de patrocinadores privados. Além do campeão e vice, houve premiações individuais. Luís Felipe, do Paraíso, foi o artilheiro da competição com cinco gols, enquanto Michel, goleiro do Sapão, recebeu o troféu de defesa menos vazada, com apenas três gols sofridos. Fundado em 19 de maio de 2003, no Bar do Alair, no bairro João Mariano — conhecido como Córrego do Sapo, que originou o nome da equipe — o Sapão contou na sua criação com Alair, o vereador Tistu, Marcim, Nadim e Agostinho. Além de Sapão e Paraíso, participaram também as equipes Mancha N, Líder B, Platinus, Silvestre A, Nova Vida e Sport. Informações: Prefeitura de Viçosa

26/11/2025– 11:07

Siga nas redes sociais
Seja um anunciante
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Os 10 artigos mais recentes
Contato Líder Notícias
Acessar o conteúdo