A Polícia Militar registrou, na noite desta terça-feira (2), um caso de corrupção ativa dentro da Câmara Municipal de Mercês. A denúncia ocorreu durante a sessão destinada à eleição da Mesa Diretora para o ano de 2026, quando um vereador afirmou ter sido alvo de tentativa de compra de voto. Segundo o parlamentar, um empresário de 66 anos o procurou diversas vezes nos últimos meses, oferecendo pagamento para que ele apoiasse determinados candidatos. Na manhã do próprio dia da votação, o vereador teria recebido R$ 100 mil, parte em espécie e parte em cheque, como suposta negociação para direcionar seu voto.
O vereador afirmou ainda possuir mensagens, vídeos e áudios que comprovariam a abordagem e a oferta indevida. Todo o material deverá ser entregue à Polícia Civil para investigação.Após a denúncia feita em plenário, o empresário deixou o local antes da chegada das equipes da Polícia Militar. Buscas foram realizadas, mas o suspeito não foi encontrado.
A quantia entregue ao vereador foi recolhida pelos policiais e permanece sob cadeia de custódia para análise pericial. A presidente da Câmara informou à PM que não tinha conhecimento de qualquer acordo ilícito envolvendo a eleição. Os envolvidos foram encaminhados ao destacamento policial para registro da ocorrência. O vereador relatou temer represálias depois de tornar o caso público.
Fonte: Notícias Rio Pomba
A Prefeitura de Ubá, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, deu início à Campanha de Natal de arrecadação de brinquedos. A ação tem como objetivo mobilizar a população ubaense para levar alegria, acolhimento e esperança às crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pelas políticas públicas do município.
A Pediatria Municipal 24h será o principal ponto de coleta. As doações também poderão ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social e na Secretaria de Saúde. Podem ser doados brinquedos novos ou usados, desde que em bom estado de conservação. A iniciativa destaca a importância da solidariedade e do cuidado coletivo. Um brinquedo pode transformar o Natal de uma criança — e cada gesto faz diferença.
Fonte: Prefeitura de Ubá
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na tarde desta terça-feira (02/12), o Projeto de Lei Complementar nº 020/25, que acrescenta dispositivos ao Capítulo X — Da Taxa de Serviços e Fiscalização do Meio Ambiente — da Lei Complementar nº 001/21, que institui o Código Tributário Municipal. Segundo o Executivo, a proposta busca adequar a legislação tributária à nova realidade administrativa e institucional do município. Com a descentralização do licenciamento ambiental, Timóteo passou a assumir atribuições que antes competiam ao Governo de Minas Gerais, incluindo o licenciamento e a fiscalização de atividades minerais, industriais, comerciais e de prestação de serviços.
Com a aprovação na CCJ, o PLC segue agora para análise das demais comissões permanentes antes de ser apreciado em plenário. Os demais itens da pauta não avançaram. O Projeto de Lei nº 4.674, que previa a coleta de amostras de água de reservatórios de escolas, creches e unidades de saúde, foi arquivado. Outras três proposições foram retiradas de pauta:
PL 4.634 – altera a Lei 3.840/22, referente aos cargos de coordenação da Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde;
PL 4.645 – modifica a lei do “Impostômetro Municipal”;
Projeto de Resolução 568 – altera a resolução que institui a Medalha do Mérito Legislativo Nadir Gomes da Silva.
Fonte: Câmara de Coronel Fabriciano
A Prefeitura de Ipatinga, por meio das secretarias de Saúde e Educação, deu início nesta terça-feira (2) ao Projeto Olhares do Futuro, considerado o maior ciclo de avaliação oftalmológica já realizado entre estudantes da rede municipal de ensino. Os primeiros atendimentos ocorreram na Escola Municipal Levindo Mariano, no bairro Bom Jardim, e na Escola Maria Rodrigues Barnabé, no bairro Iguaçu, em uma estrutura moderna que permitirá alcançar 21 mil alunos com triagem, consultas e exames realizados em uma unidade móvel ou em clínica credenciada.
O programa é resultado da ampliação da oferta de serviços oftalmológicos em Ipatinga após o novo credenciamento municipal, que elevou a capacidade mensal de atendimentos de 213 para mais de 2 mil consultas. Com isso, será possível reduzir rapidamente a fila reprimida, hoje composta por 4.767 pacientes, sendo 462 crianças, cujo tempo médio de espera varia entre quatro e seis meses.
Para garantir celeridade, duas equipes especializadas atendem simultaneamente nas escolas, permitindo uma média de 1.200 atendimentos por dia, com 300 alunos por turno em cada unidade. Após a triagem inicial, os estudantes que apresentarem indicação clínica serão encaminhados para consultas detalhadas e exames complementares. Quando necessário, haverá encaminhamento para confecção de óculos, que serão fornecidos gratuitamente a partir do início do ano letivo de 2026.
A expectativa da administração municipal é que o programa reduza de forma significativa o absenteísmo em consultas oftalmológicas e contribua para melhorar indicadores de leitura, atenção, rendimento escolar e alfabetização. O Olhares do Futuro seguirá avançando conforme o cronograma de atendimento por escola. A implantação do projeto representa um marco para a saúde pública e para o desenvolvimento educacional em Ipatinga, reforçando o compromisso da gestão com políticas de cuidado preventivo, inclusivas e estruturantes.
Fonte: Prefeitura de Ipatinga
Na última sexta-feira (28), os militares de Urucânia foram informados de que um homem havia dado entrada na Policlínica Municipal com um ferimento grave na garganta, decorrente de uma briga. Durante as diligências, constatou-se que o autor, um homem de 46 anos, agredia a própria mãe no Bairro Novo Milênio, quando a vítima, de 38 anos, interveio para cessar as agressões.
Segundo informações de uma testemunha, o autor, sua mãe e a vítima estavam consumindo bebida alcoólica em um bar. Em determinado momento, a mãe do autor o insultou, o que teria motivado o início das agressões. O autor passou a agredi-la com uma bacia de alumínio, e a vítima, ao não aceitar a violência, tentou intervir. Nesse momento, o autor golpeou a vítima com uma foice.
O ataque provocou um corte profundo na região da garganta. Devido à gravidade, a vítima foi socorrida ao Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, onde passou por cirurgia de reconstrução da traqueia. Ela foi entubada, perdeu grande quantidade de sangue e permanece em estado grave. Após rastreamento, o autor foi localizado, preso e encaminhado à Delegacia de Plantão de Ponte Nova, juntamente com a foice usada no crime.
Material apreendido:• 01 foice
A Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores realizou, na quarta-feira (26), o último Encontro de Gestantes de 2025, reunindo futuras mães de Ponte Nova e São José do Goiabal em um momento de orientação, acolhimento e troca de experiências. A atividade foi conduzida pela enfermeira obstetra Jéssica Fonseca, coordenadora do Centro Obstétrico do HNSD, que apresentou cuidados essenciais durante a gestação e informações importantes sobre o preparo para o parto.
O encontro também contou com a participação de Luciana Rossi, do Espaço Vida — parceira da iniciativa —, que abordou as transformações do corpo durante a gravidez e orientou sobre exercícios indicados para a gestação e o pós-parto. O Encontro de Gestantes é uma ação contínua desenvolvida pelo HNSD com o objetivo de oferecer às futuras mães um ambiente seguro para esclarecer dúvidas com profissionais especializados, compreender melhor cada etapa da gestação e fortalecer vínculos com outras gestantes da região.
Fonte: Assessoria de Comunicação HNSD
Dois projetos de lei aprovados na reunião plenária da última quinta-feira (27) promoverão mudanças na educação municipal de Ponte Nova. As votações contaram com a presença de profissionais da educação, servidores, familiares de estudantes com deficiência e demais interessados. As duas propostas, de autoria do Executivo, aguardam sanção do prefeito.
Política Municipal de Educação Inclusiva
O Projeto de Lei Complementar nº 4.148/2025 institui a Política Municipal de Educação Inclusiva. A matéria foi aprovada por nove votos a três, após receber modificações sugeridas pela Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ). Também passou pelas comissões de Serviços Públicos Municipais (CSPM), Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e Cidadania e Direitos Humanos (CCDH).
Principais mudanças
Criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (Napi), que substituirá o Caedes.
Ampliação do quadro de psicólogos da Semed: de 6 para 11 profissionais.
Redefinição da função de apoio, que passa a ser exercida por profissional de apoio, e não mais professor de apoio.
Concessão de adicional de 5% aos professores regentes que tiverem aluno com deficiência em sala.
Previsão de participação da família no processo de designação dos profissionais de apoio.
Manifestações dos vereadores
Contrários:
Emerson Carvalho (PP) criticou a falta de diálogo: “Foram ouvidas? Sim. Mas o que falaram não teve ouvidos da Prefeitura”.
Guilherme Belmiro (PT) afirmou que o projeto contém avanços, mas também retrocessos.
Gustavo de Fizica (MDB) disse não se render a “barganhas” e votou contra.
Favoráveis:
Marcinho de Belim (PDT) defendeu que o projeto traz avanços concretos, citando a ampliação de psicólogos e o adicional aos professores regentes.
Mudanças no ensino de Língua Inglesa
O Projeto Substitutivo nº 4.151/2025 altera a carga horária de Inglês nas séries iniciais. O texto:
remove a disciplina do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;
aumenta para duas aulas semanais no 3º, 4º e 5º anos.
A justificativa do Executivo é de que o ensino de Inglês nos dois primeiros anos poderia comprometer a efetividade do processo de alfabetização.
A matéria foi analisada pela CFLJ e pela CSPM.
Posicionamentos dos vereadores
Contrários:
Emerson Carvalho (PP) disse que o projeto “não acrescenta em nada”.
Guilherme Belmiro (PT) afirmou que a mudança não trará avanços significativos.
Gustavo de Fizica (MDB) declarou que não votaria contra seus princípios e que o projeto deveria ter sido melhor construído.
Wagner Gomides (PV) ressaltou que retirar o Inglês não resolverá o problema da alfabetização.
Favorável:
Marcinho de Belim (PDT) disse confiar nos dados apresentados pela Semed indicando prejuízo à alfabetização e, por isso, votou a favor.
Presidência destaca papel democrático da Câmara
O presidente da Câmara, Wellington Neim (PP), afirmou que o Legislativo cumpriu sua função ao promover debates amplos antes das votações.
“A instituição Câmara fez o papel dela de ouvir, de debater, de colocar pontos. Promovemos encontros, audiência pública e diálogo com todos os envolvidos”, afirmou.
Durante a reunião plenária da Câmara Itinerante realizada no sábado (29), na Praça Cid Martins Soares (Praça de Palmeiras), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Requerimento de Informações nº 191/2025, de autoria da vereadora Fernanda Bitenco (Agir). O documento solicita ao Executivo esclarecimentos sobre a manutenção e a utilização da pista de skate localizada no bairro Triângulo, com o objetivo de garantir que o espaço permaneça em condições adequadas de uso, oferecendo segurança e qualidade aos praticantes do esporte.
No requerimento, a vereadora questiona quem é o responsável pela manutenção e limpeza do local; se há atividades, eventos ou programas anuais promovidos, apoiados ou incentivados pelo Executivo voltados ao público do skate; e, caso existam, quais são os cronogramas, objetivos e investimentos previstos para o ano corrente, solicitando ainda o envio de documentação comprobatória.
Durante a votação, Fernanda destacou que foi procurada por diversos moradores preocupados com a situação da pista. “Quando foi construída, era um projeto muito bacana, muito bonito; porém, não houve mais manutenção. A pista se encontra muito suja e quebrada. E é nítido que a sujeira que está lá não é deixada por quem utiliza o espaço. [...] O local está abandonado e eu queria saber se haverá manutenção, se a pintura será refeita — não só da pista de skate, mas também de toda a área da Beira-Rio, onde há muitas folhas e galhos”, afirmou.
A Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, publicou o Edital nº 01/2025, que abre Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de profissionais que atuarão nas ações do ProFort SUAS. As inscrições começam nesta quinta-feira (27/11) e seguem abertas até 5 de dezembro, sendo gratuitas e realizadas exclusivamente pelo aplicativo Prefeitura Aqui.
A seleção prevê vagas para os cargos de psicólogo, assistente social, auxiliar administrativo e motorista (categorias C e D). A remuneração pode chegar a R$ 3.220,42, conforme o cargo. As contratações serão por um ano, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, de acordo com a necessidade da Secretaria. O processo inclui análise curricular e comprovação dos requisitos exigidos em edital. O documento completo — com pré-requisitos, carga horária, documentação necessária e demais orientações — está disponível no Diário Oficial do Município e no próprio App Prefeitura Aqui.
Informações: Prefeitura de Santana do Paraíso
A cidade de Ipatinga acaba de alcançar um marco histórico para a educação do Vale do Aço. O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira (26), as portarias que oficializam o credenciamento de dez novos campi de universidades federais no país — entre eles, o novo campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no município.
As atividades acadêmicas terão início no primeiro semestre de 2026, em um espaço provisório definido pela instituição: o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. O local será utilizado até a conclusão da sede definitiva, que funcionará no prédio da Suplan, no bairro Cidade Nobre, cedido pela Prefeitura de Ipatinga. A implantação do campus faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), iniciativa federal que reforça a expansão e a interiorização da educação superior pública e gratuita, especialmente em regiões antes desassistidas.
A secretária municipal de Assuntos Institucionais, Patrícia Avelar, destacou o empenho do município durante todo o processo.“Ipatinga se preparou e lutou por essa conquista. Trabalhamos junto à própria universidade para mostrar a força e a vocação da nossa cidade para receber uma instituição desse porte. Hoje celebramos o resultado de um esforço coletivo que coloca Ipatinga em um novo patamar educacional.”
Segundo a Prefeitura, a expectativa é oferecer até seis cursos no campus. Para 2026, o primeiro curso já aprovado pelo MEC é o de Pedagogia. A previsão é ampliar a oferta para Direito, Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fonoaudiologia, fortalecendo a formação profissional e ampliando oportunidades para toda a região. As vagas serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O reitor da UFOP, Luciano Campos, celebrou o avanço e reforçou o compromisso da universidade com a qualidade.“A UFOP chega a Ipatinga com a missão de oferecer formação de excelência, pesquisa e impacto social. Acreditamos no potencial da cidade e da região, e estamos muito motivados para iniciar essa nova etapa ao lado da Prefeitura e da comunidade local.” Com a autorização do MEC, Ipatinga avança de forma decisiva no fortalecimento das políticas públicas voltadas à ampliação do acesso à educação superior de qualidade, promovendo desenvolvimento social, econômico e científico em todo o Vale do Aço.
Fonte: Prefeitura de Ipatinga
A Polícia Militar apreendeu um adolescente de 14 anos por ato infracional análogo ao tráfico de drogas na tarde desta terça-feira, 25 de novembro, no bairro Cristo Redentor. A ocorrência aconteceu por volta das 17h10, após denúncias anônimas que apontavam que um jovem estaria comercializando entorpecentes em um escadão que liga as ruas Mantiqueira e Antônio Talma.
De acordo com a PM, as equipes se posicionaram em um ponto estratégico e flagraram o adolescente com uma sacola realizando a venda de drogas. Ao notar a aproximação dos militares, o jovem desobedeceu à ordem de parada e tentou fugir, correndo por diversas vias do bairro. Durante a fuga, o suspeito caiu e sofreu lesões leves, mas continuou correndo até ser cercado em um beco sem saída.
Com ele, os policiais apreenderam:
19 pedras de crack
9 pinos de cocaína
5 buchas de maconha
Um rádio comunicador
Certa quantia em dinheiro
Após atendimento médico devido à queda, o adolescente foi conduzido à Polícia Civil. A Polícia Militar destacou que as denúncias anônimas foram fundamentais para o sucesso da ação.
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a oferta do Programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que garante absorventes gratuitos e informação sobre saúde menstrual para meninas, mulheres e demais pessoas que menstruam. O programa, vigente desde 2024, reforça a promoção da saúde integral e o compromisso com a equidade de gênero. No município, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam o atendimento e emitem as autorizações necessárias para retirada dos absorventes, fortalecendo a Atenção Primária como espaço de cuidado acolhedor e livre de estigmas.
Quem tem direito aos absorventes gratuitos
Podem receber o benefício pessoas que menstruam, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico, que atendam a pelo menos um dos critérios:
renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa;
ser estudante de baixa renda matriculada em escola pública;
estar em situação de rua.
Como funciona a retirada
A distribuição é feita pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, mediante apresentação de:
documento com foto e CPF;
autorização do Programa Dignidade Menstrual, emitida pelo Meu SUS Digital ou presencialmente na UBS.
Cada beneficiária tem direito a 40 unidades de absorventes a cada 56 dias. Em Minas Gerais, mais de 5 mil farmácias são credenciadas ao programa, ampliando o acesso.
Saúde menstrual como direito e dignidade
A iniciativa vai além do fornecimento de produtos, promovendo informação de qualidade, autonomia e combate a tabus relacionados à menstruação. Dados nacionais reforçam a importância do tema:
1 em cada 4 meninas falta à escola durante a menstruação;
33% das mulheres já usaram papel higiênico por falta de absorvente;
32% das jovens de 14 a 24 anos já ficaram sem dinheiro para comprar o item.
Com acolhimento e orientação nas UBS, Ubá fortalece uma política fundamental para reduzir desigualdades e garantir direitos, dignidade e cuidado integral para todas as pessoas que menstruam.
CONFIRA AQUI a lista completa das farmácias credenciadas.
Informaçãoes: Prefeitura de Ubá