O Grupo de Pesquisas em Incêndios Florestais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveu 03 (três) iniciativas com o objetivo de fornecer conhecimento sobre incêndios e combate às chamas, que provocaram danos ambientais em todo o país por conta do período de seca.
Em meados de agosto, o grupo concluiu um Manual de Prevenção e Combate de Incêndios Florestai elaborado para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O documento apresenta um roteiro para que os funcionários promovam ações nas áreas florestadas onde estão as usinas e instalações da Cemig.
Segundo o professor Filipe Tamiozzo, o trabalho é resultado de muitas pesquisas e novos conhecimentos para lidar com incêndios. Os autores são professores do DEF e pesquisadores da Universidade de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal de Alto Minho, em Portugal. Todas as técnicas podem ser empregadas em qualquer área florestal. O material é público, pode ser consultado no site da Cemig e ainda apresenta orientação para formação de brigadas de incêndio.